Fissuras no Gelo

Fissuras no Gelo Raianne Viana

Resenhas - Fissuras no Gelo

jeni ramos 27/03/2024

Surtos e muitos surtos nesse segundo volume bombástico
Cally passou por poucas e boas em Minaster nos últimos meses e, ainda que esteja sofrendo com alguns conflitos internos que assombram sua mente, agora ela está prestes a encarar a reta final de seu treinamento para se tornar uma oficial: seis meses de intercâmbio em Zacarias, uma província vizinha a Minaster.

No entanto, durante a viagem até o tão esperado destino, Cally, Eros e Adrian ? além de outros oficiais em treinamento ? terão de enfrentar perigos cruéis, quimeras, e desafios que vão muito além do que esperavam.

E então, quando enfim chegam a Zacarias, poderão descobrir que esse lugar recheado de gelo também pode esconder outras coisas, como belezas e segredos um tanto inesperados?

?Eu mal lembrava como conseguia sobreviver antes. Lembrava como minhas pernas eram tão finas que eu não tinha ideia de como me sustentavam. Eu evitei encontrar o olhar com o Eros; já sabia o que ele diria. Vamos lutar contra isso! Vamos dar um jeito de salvar a todos da miséria!

Eu queria que isso fosse possível. Mas um exército de três era pouco pra vencer um reino inteiro.?

?Fissuras no Gelo? é o segundo livro de uma série de fantasia distópica com quatro volumes, e nele nós continuamos a acompanhar a vida da Cally, nossa protagonista, e todo o seu universo mágico e um tanto caótico como uma moradora de Minaster.

(Aliás, começo essa resenha dizendo que, se eu achava que já tinha surtado o suficiente no primeiro livro, esse aqui superou completamente todas barreiras, viu? Só pra avisar mesmo.)

Em FnG nos nós aprofundamos ainda mais nesse universo de magia, e agora também de tecnologia, pois além de um foco maior nessa questão do desenvolvimento dos poderes dos personagens, também nos é mostrado, em certo momento do livro, uma ligação maior com o lado tecnológico da história ? o que de fato é bem interessante de ler, digasse de passagem.

Inclusive, eu achei uma jogada esplendorosa o fato da autora ter construído dois lugares completamente diferentes, tanto no clima quanto na forma de lidar com a magia e a tecnologia ? já que em Zacarias, aprender a lidar com a magia é algo tão natural quanto respirar ou andar, e em Kimar o que prevalece são as ferramentas tecnológicas, já que possui algum dom e magia é considerado algo totalmente ?anormal? e indesejado para quem lá habita ?, o que nos ressalta ainda mais esse ?contraste? que existe dentro desse universo.

As cenas de luta e de maior foco nessa habilidade mágicas dos personagens, inclusive, são bem presentes nesse volume, e são cenas enriquecedoras e muito bem descritas ? o que, como eu ressaltei no primeiro livro, ajuda a mergulharmos mais naquele cena específica e também no universo do livro de um modo geral.

Outro ponto forte do livro é o amadurecimento e o desenvolvimento dos personagens, principalmente da Cally, nossa protagonista. Acho que todos os personagens principais tiveram uma grande desenvoltura em relação a suas personalidades e traumas passados, mas a Cally com certeza teve um dos arcos mais bem desenvolvidos nessa trama ? e o livro se passar pelo ponto de vista dela com certeza acabou intensificando esse ponto de vista pro leitor, o que é bem relevante pra nossa narrativa da série.

Ela conseguiu superar alguns pontos sensíveis como o luto, e também sua relação conturbada com sua família materna, e esse foi um detalhe muito bem construído e desenvolvido em alguns pontos da narrativa ? além de ter sido abordado e explorado de uma forma responsável pela autora, é claro.

Agora, eu não poderia deixar de falar sobre o que de fato mais me faz adorar essa leitura: o nosso trio caótico, Cally, Adrian e Eros. SIM, A AMIZADE DE MILHÕES ESTÁ AQUI NOVAMENTE AAAAAAAAAAA. Eu sou simplesmente apaixonada nesses três, e, nesse segundo volume da série, eles seguiram com as piadinhas, implicâncias, e também com o apoio uns aos outros nos momentos difíceis ? e um mini spoiler: depois dos 60% do livro, não faltou foi momento difícil viu, put@ merda.

E, agora, um detalhe que me fez ficar completamente surtada (e feliz, diga-se de passagem) foi ele: A REALIZAÇÃO DO MEU SHIPP. Foi depois de muitos momentos difíceis? Foi. Eu quase tive um treco tamanha a demora desses dois pra perceberem que gostavam um do outro? Sim. Eu fiquei sorrindo que nem uma boba na cena do primeiro beijo deles? Sim, MAS É TÃO FOFO GENTE, NÃO TEM COMO AAAAAAAAA.

Tá, passado o surto, fica aqui a dica que esse segundo livro traz alguns casais novos à tona, e é bem gostosinho de acompanhar essa parte também ? e de shippar, e de aguardar o casório e o final feliz? Tá. Parei.

No mais, o que eu tenho a dizer sobre FnG é que com certeza esse segundo volume
conseguiu manter a linha de maestria estabelecido pelo primeiro, superando-o nos quesitos de cenas de ação e também de plot twists chocantes ? pois, como em quase todos os livros de dona Raianne Viana, quando os personagens acham que está tudo indo bem, uma reviravolta incrível acontece (com direito a envenenamento, sequestro, lutas, e essas coisinhas bem leves sabe?).

Dito isso, se você está procurando um livro de fantasia e distopia, já fica aqui a minha recomendação! (É sério viu? Você PRECISA conhecer esse livro, mas comece pelo livro um, beleza? Beleza.)

Agora seguirei em rumo ao terceiro livro, e curiosa para saber o desenrolar dos segredos que ainda se escondem e se esgueiram entre a vida de Cally e seus amigos ?.

Bella 03/11/2021

Sequência surpreendente
É natural que hajam expectativas em cima de uma continuação, mas posso dizer que todas as expectativas que pude ter foram totalmente superadas numa leitura de três dias.
Fissuras no Gelo foi capaz de me tirar de uma ressaca literária de muitos meses e me fazer lembrar o quão maravilhoso é se afundar num livro e não lembrar de mais nada.
Como dito, o livro é envolvente, o crescimento e amadurecimento dos personagens é palpável, as novas personalidades adicionadas são únicas, no fim, nos vemos apegados a cada um dos personagens.
Não quero dizer muito, a experiência de leitura deste livro é única.
Raianne, obrigada por escreve-lo.

Basseto 13/10/2021

Opinião @basseto.books
Genteee para tudo! Esse segundo volume da série me deixou CHOCADA! Eu amei mais que o primeiro volume e o final desse livro me deixou tipo: O QUE? COMO ASSIM? NÃO É POSSÍVEL! MEU DEUS!

Uma história cheia de emoções e sentimentos, com uma escrita MUITO fluida!

Eu disse isso na resenha do primeiro livro e vou continuar dizendo: A Raiane criou um universo FANTÁSTICO, você fica curioso querendo saber logo o que vai acontecer a cada página que se passa. Eu simplesmente AMO demais esse universo. Os personagens dela também são bem elaborados, a série em si é muito bem construída.

A Raine vem me surpreendendo demais a cada página, a cada livro que leio, quando eu acho que é impossível me apaixonar mais e me apegar mais a série, aparece mais um motivo pra me apaixonar mais e querer continuar a história.

Confesso que depois desse final, estou com medo de dar continuidade, medo do que me espera no terceiro volume, mas ao mesmo tempo, eu também estou SUPER curiosa e ansiosa pra ver o que vai acontecer.

Estou muito feliz por estar gostando tanto da série, mas estou triste também, porque só falta mais dois livros pra terminar a série e dar adeus a Cally, ao Adrian e ao Eros? Eles viraram meus xodózinhos, meus nenéns, meu trio favorito.

Julianapandolfi 09/07/2021

Cally e seus colegas são mandados para Zacarias, para terminar os estudos para serem oficiais. Eles terão que enfrentar muitos perigos até chegar lá, mas nem tudo é perfeito como parece ser.

letycia 08/04/2021

DEMAIS
tô achando essa saga espetacular, eu amo tudo nela e fiquei muito feliz com um certo casal, quase chorei quando eles finalmente ficaram juntos
raianne novamente fez TUDO!

Liliane 05/04/2021

Gostei desse segundo livro, melhor que o primeiro. Os novos personagens são ótimos, o casal que eu shipava rolou, então fiquei feliz.

daniela.lopesferreira.1 02/03/2021

Uau 2!!!!
E a história continua bem intensa, cheio de reviravoltas que nem imaginamos. Leitura mto boa.

Rod Zandonadi 23/02/2021

Uma continuação maravilhosa para uma saga apaixonante
Em Fissuras de Gelo acompanhamos uma Cally mais madura, recém saída do luto de perder a primeira pessoa que amou. Decidida a continuar seus estudos, ela parte para Zacarias para completar seus estudos de magia. Mas isso não é spoiler, tá na sinopse do livro rs.

O que tenho a dizer é que amei Ruínas de Mínaster. E Fissuras de Gelo conseguiu me conquistar ainda mais.

Cada novo evento te deixa mais vidrado na leitura. Apesar da narrativa em primeira pessoa ser focada na Cally, dá para acompanhar as subtramas dos demais personagens se desenrolando. Raianne é tão talentosa que você não sente que perdeu partes da história dos demais personagens. Através de reencontros ou revelações em conversas, ficamos por dentro de tudo que ocorreu nos momentos em que Cally não estava por perto.

E lógico, não podia faltar aquele plot twist louco, que a Raiane, escritora do livro, é fera em inserir em seus livros. No meio do livro, depois de você se recuperar do que achou ser o plot twist do livro, vem uma bomba daquelas, digna da Raiane.

Com magia e tecnologia finalmente se enfrentando, Cally começa a ver que uma coisa não exclui a outra. Só quero ver como isso vai se desenrolar em Sangue e Ruínas, próximo livro da série.

Se eu pudesse avaliar com 100 estrelas, eu faria. Uma leitura que prova que os escritores nacionais conseguem escrever livros tão bons e, nesse caso, até melhores que muita coisa "da moda" que vem de fora.

Faça um favor a você mesmo. Leia Ruínas de Minaster, e depois, Fissuras no Gelo. E seja feliz como eu.

site: https://medium.com/cronicas-de-etherion/resenha-fissuras-no-gelo-5eb2df4ab28b

Marilis 19/12/2020

"Melhor secar essas lágrimas, não queremos que seus cílios congelem"
Quando, na resenha do livro anterior eu disse “bota a mão no coração que ele vai acelerar” eu não esperava que o livro seguinte fosse me dar taquicardia (mentira, esperava morrer mesmo, essa autora ainda vai ser a minha morte).
Gente, QUE LIVRO!

~Pausa. Acho que deve ter algum spoiler aqui, mas é suave, mas tbm avisei...~

Acontecem tantas coisas nesse livro que eu mal consigo organizar tudo direito na minha cabeça.
Quer dizer, temos: casamentos, o trio contra o crime, viagens arrombadas por lugares cheios de quimeras e outros perigos mil (tipo, mano, para e pensa, todo ano esse povo tem que fazer essa viagem pra esse lugar e NINGUÉM PENSOU EM CRIAR ALGO PRA FACILTAR A VIDA DESSE PESSOAL? MUDA MINASTER!); aí chegamos em Zacarias, que é todo um rolê a parte...
Tem toda a coisa de aprender a usar os poderes, a ex demônio querendo causar (na vdd mais de um se vs parar pra pensar...), pessoas novas chegando no squad, reencontros familiares (você quer Eliana?), casais se formando, mais muros sendo arrombados (se fosse eu fazia seguro pra esses muros, pq já estamos na média de 1 muro destruído por livro), sequestros, confusão, bem vindos à terra dos demos, gritaria, doença, fugas doidas, pessoas salvando os salvadores, cavalos num barco; chegamos à Zacarias NOVAMENTE!!!
E terminamos como? Cally dando uma de Luciano Hulk e reformando o muro dos outros (é sério isso), mais casamentos e... Zumbis? Mais um quadro do programa da Eliana de reencontro de parentes? Casos de família? Você decide u.u
Eu só sei que eu AMEI, continuei morrendo de rir (e de amor) com o Eros kkkk Continuei querendo colocar o Adrian num potinho. MEU SHIPP se realizou, Gardênia se lascou, e a Cally saiu de mais um livro com novos problemas psicológicos para tratar em terapia...Ou seja, mais um dia normal de trabalho.
Esse livro é muito mais frenético do que o primeiro, e se continuar nessa crescente a próxima resenha vai vir direto do hospital.
Então só tenho uma coisa a dizer: Levanta a mão pro alto e sente o rajadão! (aparentemente agora virou uma coisa eu terminar isso com uma música da Pabllo)

Thata 24/07/2020

? Olá, queridos.?
Hoje vim falar dessa continuação que esperei o final do ano passado e inteiro.?
? Fissuras no Gelo é o segundo volume da quadrilogia Ruínas de Minaster. Nele, voltamos a acompanhar a história de Cally, pelo árduo treinamento militar de sua nação. Porém, agora, os aprendizes precisam chegar a Zacarias para completar seu treinamento de magia, para controlarem seus dons, e enfim, se graduarem soldados completos.?
Se não quer spoiler do volume 2, volta suas casas.?
?? O livro começa um pouco arrastado, depois do final emocionante que é o de Ruínas, esperamos muita emoção, mas é compreensível quando Cally passou por tantos problemas. A viagem a Zacarias é demorada, perigosa, mas quando enfim chegam, ela descobre coisas sobre seu passado que jamais esperava desvendar ali.?
O desenvolvimento de Cally é crescente, ela vai de uma menina perdida a uma mulher que sabe o que quer: e ela quer cuidar dos amigos, ter uma vida feliz, e se encontrar nesse novo amor.?
Novos personagens nos coroam com sua presença, e personagens antigos ganham mais destaque, e isso é ótimo.?
E a trama envolvendo a nação inimiga só fecha com chave de ouro toda a cultura e mundo criado pela autora.?
? O que será que Kimar fará agora que, graças a Cally, seu lider esta morto??
Fissuras no Gelo é uma fantasia distópica com muito a brilhar. E vocês precisam conhecer essa história!?
Vale ressaltar aqui: Eros é e sempre será o melhor personagem da vida da Raianne.?
Disponível na Amazon Kindle. ?
#resenha #resenhanacional #livronacional #apoieumnacional #eutolendonacionais

Geegis 15/06/2020

Uma saga que surpreende
Assim como no primeiro livro, muitas emoções nesse livro. Por diversos motivos, atrasei bastante na leitura de Fissuras no Gelo, mas me arrependo amargamente por isso. É uma leitura gostosa e a complexidade dos acontecimentos deixam você mais e mais vontade de ler tudo de uma vez. Na metade eu senti que a história poderia parar ali e poderiam ser outro livro da metade pro final, porém me enganei quando vi que muitas coisas teriam que acontecer exatamente do jeito que aconteceram e precisava de uma continuidade.
O final deixa um gosto ainda pior de quero mais do que o primeiro.
Com certeza uma saga que indicarei e presentearei muitas pessoas quando sair a versão física.
Sim, logo sairá a versão física de Ruínas de Minaster pela Épos Editora. Fiquem de olho.

Thalita @desabafoliterarioo 13/05/2020

A situação em Minaster se complica após o último evento que ocorreu na província. Mas isso não impediu de Cally de concluir seus últimos meses de treinamento para se tornar uma oficial. A última etapa do treinamento são seis meses de intercâmbio em Zacaria, onde tudo é gelo. Não foi nada fácil a viagem para chegar na cidade, nem sabia Cally o que esperava para ela em Zacaria.

Em Minaster o que prevalece em uma luta é o esforço físico, já em Zacaria é a mágia. São culturas totalmente diferentes. Para Cally, Adrian e Eros será um grande desafio. A adaptação na província será o menor dos seus problemas.

Nesse segundo volume, da trilogia Minaster, faz com que Cally tenha algumas novas mudanças, também trás respostas que tanto procurava mais nem todas agradáveis.

Concluir a leitura com gostinho de quero mais e com o final daquele então! Fiquei tipo: O que? Como? Não é possível! Estou ansiosa para o terceiro.

Tiveram alguns capítulos que achei que poderia ter sido resumidos, porque ficou um pouco cansativo a leitura, e eu queria que chegasse logo as partes de ação. Fiquei imaginando como seria top uma série do livro. Minaster é o meu preferido!

O livro Minaster e Fissuras no gelo está disponível para venda em e-book na Amazon.

Michelle.Pina 24/01/2020

Fissuras no Gelo é Ótimo!!!!
Se você é um grande leitor ou apenas gosta de ler algum livro ou outro, jamais subestime os autores brasileiros, 2019 para mim foi um ano de descobertas justamente nessa questão, encontrei e/ou fiz parcerias com bons escritores nacionais.
Uma dessas foi a Raianne, que possui dois livros publicados e é sobre o segundo volume, ?Fissuras no Gelo?, que eu vim falar hoje.
Ele é a continuação de ?Ruínas de Minaster? (cuja crítica também está publicada aqui) seguindo narrando a trajetória da protagonista Cally, a forma de narrativa da autora continua sendo na minha opinião um dos grandes pontos positivos dessa história.
A linguagem simples, torna a leitura fluida e prazerosa, além de possuir o maior número o maior número de personagens carismáticos dentro do mesmo universo que eu já li.
Cally, Adrian, Anette, Cris e meu favorito Eros, entre outros, a lista é grande e o leitor se vê na torcida para que todos eles tenham seu merecido final feliz.
Raianne demonstrou mais uma vez sua capacidade em prender a atenção do leitor do início ao final do livro, o que não é pouca coisa, afinal este volume possui quase 900 páginas. E digo novamente, ele mantém sua fluidez e com bom conteúdo, e é esse tipo de história que com certeza merece reconhecimento.
Então, para aqueles que leem as minhas resenhas, está aqui registrado mais uma indicação minha. Sigam a Raianne e adquiram seus livros. Boa leitura a todos!!

Anna 11/01/2020

O que dizer desta saga que chega em seu segundo livro e cada vez mais ganhando meu coração?
Desta vez, podemos acompanhar a evolução de nossa querida protagonista e seus amigos após os acontecimentos sinistros do volume anterior (Sem spoilers! Se quiser saber, leia! Bjs de luz!).
Cada um desenvolvendo seus dons, algumas reviravoltas...
A história nos traz algumas surpresas e quando chega ao fim do livro a gente só consegue pensar "quando sai a continuação, pelo amoooor de Deus?!".