The Death of Vivek Oji

The Death of Vivek Oji Akwaeke Emezi

Resenhas - The Death of Vivek Oji

Angie Poggi 08/10/2023

?4.75 - Pluralidade de morte e luto
A Morte de Vivek Oji não apenas retrata o luto de uma maneira bela, mas também traz a nós, leitores, esse luto.

A morte de Vivek não é apenas sobre o ato de não poder mais respirar, é sobre a morte de quem sua família pensava que ele era e, assim como seu nascimento que foi acompanhado de luto, sobre o renascimento dela.

É uma história tão cuidadosamente tecida que nunca abandona as nuancias de cada decisão e pensamento dos personagens, os quais, se você me dissesse que eram reais, eu teria acreditado sem perguntar.

Mesmo que existam alguns relacionamentos sobre os quais tenho sentimentos conflitantes e acredito que poderiam ter sido trazidos aqui de uma maneira diferente, ainda vou carregar essa história para o resto da vida e pensar frequentemente sobre ela.

Camila 18/04/2023

Primeiramente devo dizer que li o livro através de Audiobook e devo dizer que o livro exigia uma atenção mais cuidadosa do que dei dado o formato. Ainda assim que livro extraordinário e que história potente

Daisy 29/08/2022

Poderia ter sido magnífico...
A escrita é linda, mas não compensa o que a história deixa a desejar. A narrativa não é linear, e isso nem sempre resultou. Não sei porque é que alguns autores decidem quebrar a narrativa dos personagens em que o leitor está investido para introduzir um capítulo de n páginas dedicado a uma personagem irrelevante para a história. Não funciona no geral, e não funcionou aqui.
O fim de uma personagem como Vivek poderia ter sido uma mensagem poderosa, porém foi anticlimático e sem sentido. Outra coisa que não gostei foi a relação entre as personagens, sendo elas quem são. Já para não falar que a autora parece introduzir as ideias, mas depois tem medo de se comprometer, deixando um trabalho que parece incompleto.
Escrita linda, personagens complexas que deixam o leitor a torcer pela sua felicidade, mas história poderia ter sido muito melhor.

rafaella 13/05/2022

if nobody sees you, are you still there?
putz, que livro!!!

desde o início tive uma ideia de pra onde a história tava indo, e mesmo assim me envolvi horrores em tudo. todos os personagens muito bem trabalhados, todas as temáticas, tudo. e escrito de uma forma muito linda e respeitosa. não falarei mais pra não ter que marcar como spoiler hahaha

definitivamente favoritado e definitivamente lerei outros livros de akwaeke!!

Alessandra 12/03/2022

...
Bom, eu terminei esse livro é fiquei horas pela casa igual ao meme do Pablo Escobar...
Inclusive, acho que ainda estou assim
Lucas.Godoi 12/03/2022minha estante
O MAIORRR, mt feliz q tu leu essa perfeiçao amgg ??

gabi 25/04/2021

Comecei esse livro sem saber nada da história e me surpreendeu muito, acho bom avisar que discute uns temas bem pesados, então cuidado pra quem vai ler.

Esse livro fala sobre luto, preconceito e muitas outras coisas, achei muito interessante a autora apresentar partes da cultura nigeriana durante a história. É um livro sobre perder uma pessoa que você nem conheceu de verdade. É muito triste.

tiahgo 23/04/2021

Expectativas altas demais
Estava ansiosíssimo para ler esse novo livro, depois do EXCELENTE "Freshwater". Infelizmente, esse não me empolgou. Akwaeke Emezi tem muito talento para escrever, mas a primeira metade do livro não captou minha atenção. Do meio para o fim fica mais interessante, porém os conflitos se resolvem muito rapidamente e de maneira extremamente didática, o que para mim compromete a verossimilhança da história, além do desperdício da chance de enriquecer o enredo. O final é surpreendente, mas um tanto clichê.

ordinary.beraldo 12/04/2021

uma cronica da morte anunciada queer
eu to simplesmente chocado com o que acabou de acontecer...

Uma história em plena Nigéria... isso os leitores do mainstream contemporâneo podem até se sentir familiarizados pela voz feroz e atual de chimamanda, pela elucidação ancestral de chinua achebe, pela narrativa imagética de chigoze obioma... mas com "the death of vivek oji" o ritmo passa por um looping gigantesco e salta para um patamar de futuro livro a ser revisitado e revivido com os anos.

vivek oji morre - como o próprio título nos sugestiona - mas a memória de sua vida nos traz à tona a vivência dos estranhos ao sistema opressor de qualquer sociedade consumada sobre a égide da estratificação social e da tipificação pelo padrão heteronormativo branco ocidentalizado.

a morte de vivek oji não é apenas um demonstrativo de uma condição inferiorizante posta à margem por todes nós. vivek oji declama que "i'm not eaht anyone thinks i am. i never was. i didn't have the mouth to put it into words, to say what was wrong, to change the things i felt i needed to change. and every dat it was difficult, walking around ans knowing that people saw me one way, knowing that [...] THE REAL ME WAS INVISIBLE TO THE. IT DIDN'T EVEN EXIST TO THEM"

um pedido de socorro recorrente a todas as vidas de todes aqueles que, em algum momento de sua existência parta, se enxergaram como queers à condição humana. um socorro que infelizmente acabou sendo inaudível, inflingindo uma retirada de lágrima de meus olhos ao fim da história, que, na verdade, é o seu próprio começo ainda desvendado e sob nuvens etéreas de narrativas dispersas por uma polifonia entre cada capítulo dessa jornada da qual sabemos o fim, mas não reconhecemos a trajetória.
Machado 12/04/2021minha estante
lacre

Francesca 16/03/2021

Livro incrível. A maneira como a história é narrada, os personagens...tudo é muito bem construído. Que vontade de pegar vivek no colo.

Damy 02/02/2021

beautyful
Eu fiquei encantada com a escrita desse livro, sério, uma das melhores que eu ja vi. To até agora chocada com o final.

shelukessonarry 18/01/2021

um futuro clássico
Eu esperava uma boa leitura, mas não esperava que fosse tão boa
Se você acha que sabe tudo sobre este livro antes de começar, você não sabe de nada, eu realmente pensei que nada mais viria, e meu Deus

Este foi um dos livros mais bem contextualizados que já li, u autore faz um trabalho muito bom em apresentar um lugar desconhecido para mim de uma forma tão natural
Senti que estava recebendo todas as informações de que precisava para entender em que situação Vivek estava e como isso afetou sua vida, o que só me alegrou pra ser sincera, porque geralmente você só consegue essa contextualização de forma natural em livros que estão dentro do gênero fantástico
Além disso, a escrita é MUITO fluida e muda de perspectiva para perspectiva de uma forma tão rápida e inteligente que eu não conseguia parar de ler
Eu até reli algumas passagens para entender melhor o que estava acontecendo (por causa do número de personagens em algumas cenas) e parece que cada vez que releio um parágrafo, descubro mais detalhes dentro da cena, u autore tem uma forma muito boa de adicionar significados em camadas na frase

Mesmo que o livro pretenda que o leitor conheça Vivek por meio dos olhos/pontos de vista de seus amigos e familiares (o que é feito com sucesso), minha avaliação baixou um pouco por causa disso
Eu senti que algo ainda estava faltando, e poderia ser ou conhecer o personagem principal através de seus olhos ou conhecê-lo um pouco mais em alguns capítulos extras (não sei, não consigo apontar exatamente o quê; mesmo que eu ache que o final foi um pouco repentino, ele reflete a maneira como os outros personagens o conheciam, então eu gosto de qualquer maneira?)

Enfim, no geral é um livro muito bom, muito bem escrito, adorei a forma como os termos locais eram usados ??no diálogo falado, o audiolivro inclusive faz um trabalho incrível ao integrar essas partes da fala de forma fluida, eu estava ouvindo ele e eu não conseguia nem perceber que eles estavam falando palavras estrangeiras/desconhecidas para mim, especialmente porque o tom e a intenção estavam lá, então parabéns aos atores/narradores (Este ponto também é uma contribuição para o meu 4.5, porque quando eu li um capítulo em forma de texto - não em áudio - eu não senti que as palavras estrangeiras estavam tão bem integradas quanto no diálogo falado, eu estava um pouco confusa e perdida, mas acho que também é algo com o qual eu preciso me acostumar)

É político, é social, é pessoal, se relaciona com família, amigos, confiança e tantas outras coisas! Este livro literalmente grita CLÁSSICO para mim, estou esperando o momento em que isso será ensinado nas escolas porque mostra tanta autenticidade, ugh eu adorei

luan_dal 12/08/2020

nossa... que livro triste.
menines, não tem no Brasil, li pelo NetGalley.

A autora já tem um livro publicado por aqui, chamado "Água Doce" da editora Kapulana, mas não li ainda. Então "The Death of Vivek Oji" foi o primeiro que li dela, e foi uma grande surpresa.

A gente começa sabendo que Vivek morreu, o que é óbvio, já que tá no título, então né... A mãe dele encontrou seu corpo jogado na entrada da casa, com parte da cabeça esmagada e muito sangue. Aí a gente acompanha a vida dela, de Vivek, de amigos, do primo Osita, etc, etc.

Não quero falar muito do livro, por medo de estragar a leitura de quem fizer, já que não tem muito o que falar além disso. O livro é um drama familiar que fala sobre luto, família, identidade, questões relacionadas à sexualidade, entre outros.

Eu sabia que ia ter algo LGBTQ+, pensei que fosse algo gay, mas vai além disso. Achei que foi retratado de forma respeitosa, mas não sei se outras pessoas também acharam, vou ter que procurar.

Como já falei, a história é bem triste, e só vai piorando. O final é bem emotivo e os capítulos narrados pelo Vivek são lindos (além do ponto de vista dele, tem o do Osita, e em terceira pessoa). Eu achei os personagens muito bem construídos, a relação que eles têm entre si são muito boas; a dor que a mãe sente foi muito bem retratada.

Sobre o final: doloroso. É triste saber que isso acontece na vida real, onde as pessoas precisam esconder quem elas são de verdade, até das pessoas que elas amam, por medo de magoá-las. E tem uma parte que mostra os pais que é cruel de ler.

Tem algumas coisinhas desnecessárias, que podiam ter sido excluídas, mas no geral é um livro ótimo.