A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Livrendo 27/07/2023

Indico demais.
A saga “O Cemitério dos Livros Esquecidos” mexeu com todos os meus sentimentos, provocando uma verdadeira revolução. Senti revolta, fiquei feliz, triste e me emocionei... muuuito. Torci desesperadamente por alguns personagens, odiei outros, embarquei no clima loucaço de aventura, enfim, a saga provou um verdadeiro rebuliço em meus sentimentos.
Hoje, estou aqui para indicar os quatro livros que formam a saga – A Sombra do Vento, O Jogodo Anjo, O Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos Espíritos – magistralmente escrita pelo saudoso Carlos Ruiz Zafón que faleceu há aproximadamente cinco meses. Fiquei muito triste em saber que jamais teremos a oportunidade de ler, novamente, os enredos cheios de mistério e recheados de dramas amorosos que saiam da cabeça do autor espanhol. Realmente, uma pena.Apesar de muitas pessoas disserem que os livros da saga podem ser lidos fora de ordem já que não são sequências diretas uns dos outros, o meu conselho é para que a galera interessada leia, sim, na sequência. Isto porque, vocês irão acompanhar a ordem cronológica dos acontecimentos, apesar dos quatro livros terem tramas independentes, com começo, meio e fim. Aliás, o próprio Zafon disse que cada livro da saga apresenta uma porta diferente de entrada para a trama, podendo ser lidos em qualquer ordem, mas repito, prefiro lê-los na sequência cronológica do enredo e não dos lançamentos dos livros.É importante frisar que a trama de cada um dos romances acontece numa época diferente e sempre ganhando novos personagens que passam a interagir com os personagens do núcleo principal da trama, formado por Daniel, seu pai – o Sr. Sempere – Beatriz e Fermin Romero. A genialidade de Zafón fez com que até mesmo personagens secundários ganhassem uma importância enorme na trama, deixando os leitores com um gostinho de quero mais, hiper-curiosos para saber detalhes sobre as suas vidas. Acredito que esse foi um dos motivos que levou o autor a escrever os outros três livros, após o lançamento de A Sombra do Vento que foi publicado, inicialmente, sem a intenção de tornar-se o ponto inicial de uma trilogia ou quadrilogia. Por ter um grupo de personagens muito interessantes e que poderiam ser melhor desenvolvidos em outros livros, Zafón teve o insight de escrever O Jogo do Anjo, O Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos Espíritos, nascendo assim, a famosa saga.Em A Sombra do Vento, lançado em 2001 – chegou ao Brasil, pela editora Suma, somente em 2007 - e que transformou Zafón num escritor respeitado em todo o mundo, conhecemos um Daniel Sempere criança que foi criado pelo seu pai, um livreiro, após a morte de sua mãe Isabela. Daniel, aliás, nunca chegou a conhece-la e como o Sr. Sempere preferiu ficar calado sobre o passado da esposa, o jovem pouca coisa sabe.
Quando completa 11 anos, Daniel é levado pelo seu pai para visitar uma biblioteca enorme chamada de o “Cemitério dos Livros Esquecidos”. Neste local há uma regra que deve ser cumprida à risca. Chegando lá, você tem o direito de escolher um livro e se comprometer a cuidar dele. O garoto escolhe, então, uma obra chamada “A Sombra do Vento” escrita por Julián Carax, um autor misterioso e que publicou apenas esse livro. Daniel gosta tanto da história que resolve investigar um pouco mais sobre a vida desse enigmático autor que viveu na Barcelona dos anos 20, há quatro décadas da Barcelona dos 60, onde Daniel vive com seu pai. Para tentar decifrar o mistério envolvendo Carax, o jovem conta com o apoio de Fermin Romero que trabalha na livraria do Sr. Sempere. Os dois se envolvem numa intriga arriscada relacionada ao livro “A Sombra do Vento”.
Eu amei esse livro e posso dizer que ele é uma porta para esse universo acolhedor e ao mesmo tempo eletrizante dessa série maravilhosa. Eu indico demais.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/reels/

Lá Fernandes 04/04/2021

Envolvente e surpreendente
Vidas que se cruzam pelos anos de uma Barcelona em guerra.
A guerra não é e nunca será o foco destas vidas. O amor o é.
O amor proibido, a amizade genuína, o amor ao próximo e segredos pela sombra do vento....

O melhor livro do ano!

Gabi Ferrari 13/08/2023

Escolhi esse livro por indicação no tiktok porque foi descrito como ?uma carta de amor aos livros? e realmente quem disse isso estava certo. é uma história que mistura suspense, terror, mistério, romance e aventura de um jeito muito gostoso, uma leitura um pouquinho mais densa do que romances adolescentes, mas vale muito a pena. recomendo a leitura.

Ana - @edicaodebolso 13/07/2020

A sombra do vento
Que leitor não gosta de livros que falam sobre livros ? Costumo dizer que esses já têm garantido uma estrelinha nas minhas leituras. Amo  histórias que abordam o prazer e o poder da literatura em nossas vidas.

A sombra do vento vai além de falar sobre livros, é um romance cheio de mistérios e reviravoltas, com mensagens sobre amor, amizade, preconceito e falência humana.

Uma obra completa. Capaz de despertar um misto de sentimentos no leitor, que durante a narrativa se envolve ao ponto de fazer sua também a busca do menino Daniel, passando a procurar fragmentos na história na tentativa de montar o quebra cabeça. O suspense é envolvente e a narrativa poética.

Nesta busca eletrizante você vai se deparar com momentos trágicos; a tristeza nos fatos é comum, e muitos outros sentimentos como raiva e indignação, mas também a empatia e o carinho que você desenvolve por determinados personagens fazem parte desta leitura.

Para quem é leitor tem uma identificação especial com a mensagem de amor a literatura que o  livro aborda.

Uma história encorpada, profunda e bem construída, eu diria que é impossível não se envolver por completo nesta obra.
Adriana.Aquino 13/07/2020minha estante
Recomendo todos os livros dele. Prendem a atenção até a última palavra

rana.castillo 15/06/2022

SE FOSSE POSSÍVEL, EU CASARIA COM ESSE LIVRO
Alguns autores me deixam pasmada com a sua escrita e criatividade; Carlos Ruiz Zafón foi um deles.
Durante a leitura deste livro eu me pegava admirando as frases, lendo e relendo trechos, olhando pro nada e refletindo sobre diversos assuntos. Também chorei, COPIOSAMENTE, em vários momentos. Amei e me conectei tanto com alguns personagens que era até capaz de sentir na pele o que eles sentiam - Férmin e Miquel são personagens INESQUECÍVEIS, sofri demasiadamente pelos dois.

Só de lembrar alguns acontecimentos que ocorrem na história  já sinto uma nostalgia imensa. É realmente o tipo de livro que não importa quanto tempo passe, sempre os recordaremos com carinho.
Eu já tô chorando aqui só de escrever sobre ele aaa kkkk. Foi uma experiência inigualável, arrebatadora e memorável.

LEIAM
radamis 24/06/2022minha estante
Eu também hehehehehehe

Malu 29/07/2021

Grata primeira experiência com Zafón
Eu tinha grandes expectativas quanto a esse livro, já que é um dos mais bem falados e bem avaliados que se encontra por ai. Ter grandes expectativas é sempre muito perigoso, já que a não superação delas muitas vezes é mais culpa do leitor do que do livro.

No caso de A Sombra do Vento, confesso que a narrativa ficou um pouco aquém do que eu imaginava. Daniel Sempere não me cativou, tampouco suas investidas românticas o fizeram. Esse fato atrapalhou um pouco o meu engajamento na história, mas tenho noção de que trata-se de uma opinião impopular. Por outro lado, Fermín é um dos melhores personagens que já tive o prazer de encontrar dentro de lombadas e o livro ganharia muitas estrelas graças a ele de qualquer jeito.

Feitas as ponderações que entendo como pertinentes, dois elementos (além da existência de Fermín) me ganharam na obra: (1) a ambientação, que ressalta o tempo todo uma Barcelona fria, nebulosa, marcada pela guerra e com inúmeras cicatrizes de tempos turbulentos, nos transportando com absoluto sucesso para o local onde a trama se desenvolve e; (2) a escrita de Zafón, a habilidade de fazer com que queiramos marcar e guardar na memória cada trecho majestrosamente escrito, metáforas utilizadas, lições de vida mescladas com frases bem humoradas e o tom poético que envolve e cativa o leitor.

Tenho a impressão de que se eu tivesse lido esse livro na minha adolescência, ele se tornaria rapidamente uma referência e um marco na minha vida. Mesmo não sendo o caso, encontrei em A Sombra do Vento uma leitura deliciosa que dá vontade de fazer entre as cobertas em uma tarde de domingo, e em Zafón um ponto onde agora sei que encontrarei histórias muito boas quando estiver ansiando por algo extremamente bem escrito.
Xaaaa 29/07/2021minha estante
Essa obra ê perfeita!

Dudu Menezes 04/01/2021

Que baita livro!
A história de A Sombra do Vento, do Carlos Ruiz Zafón, tem como pano de fundo a Espanha do pós-Guerra Civil Espanhola (1936-1939), em plena Ditadura Franquista. É um livro que mostra como a história é muito mais do que uma sucessão de fatos e o quanto estamos envolvidos uns com os outros mesmo sem nos darmos por conta.

O narrador é um menino que, ao completar 11 anos, é levado pelo pai até o Cemitério dos Livros Esquecidos, onde tem o direito de escolher um, entre milhares, para levar para casa, ler e cuidar de sua memória. Algumas partes do enredo fazem lembrar de Fahrenheit 451, tanto na relação de aprendizado e amor pela leitura, quanto no fim que se dá aos livros de um autor em particular, que, por algum motivo, também são considerados perigosos.

O protagonista de A Sombra do Vento vai se envolver em uma série de situações, nesse contexto de ditadura franquista, para proteger a obra e a memória do autor de um sujeito que pretende queimar todos os seus livros. Logo no início um dos personagens explica: "cada livro, cada volume que você lê, tem alma. A alma de quem escreveu e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito se expande e a pessoa se fortalece". Um dos melhores que li em 2020!

Dany 13/04/2022

A primeira ida ao Cemitério dos Livros Esquecidos a gente nunca esquece
Em 2001 Zafón, um escritor espanhol apaixonado por sua cidade natal decide escrever o que seria o início de uma série que lhe rendeu sucesso mundial. Misturando elementos de diferentes gêneros como, romance, aventura e mistério, com um dos momentos mais tenebrosos da história da Espanha, a Ditadura Franquista, ele criou um roteiro original, intrigante e emocionante.
Em A Sombra do Vento acompanhamos a saga de Daniel Sempere, inicialmente um menino curioso e assustado por não lembrar mais do rosto da mãe, que perdeu quando do seu aniversário de quatro anos, se transformar em um jovem ávido por conhecimento e por desvendar mistérios que se apresentam a partir da sua primeira ida ao, quase mítico, Cemitério dos Livros Esquecidos.
Assim que “adota” um livro misterioso chamado A Sombra do Vento, de um escritor mais misterioso ainda chamado Julián Carax, Daniel vai se ver em meio a uma trama que nos faz mergulhar junto dele por uma Barcelona de décadas atrás, nos apresentando personagens cativantes e um enredo cheio de amores proibidos, amizades poderosas, ciúme, traição, morte e redenção.
Impossível não se relacionar, enquanto amante de livros e Letras, com a personagem de Beatriz, a moça que vai encantar Daniel com suas opiniões fortes e vontade de se libertar das “amarras” impostas. Outro personagem que merece destaque é Fermín, com sua mente cômica e ágil, sempre nos deleitando com suas “máximas”. A sinceridade do laço entre Carax e Miquel também são um ponto alto da trama.
Recheado de referências literárias, me lembrando, por vezes, um certo Fantasma da Ópera, A Sombra do Vento é um verdadeiro ode à literatura, um livro sobre livros e escritores malditos e, acima de tudo, uma história envolvente e emocionante que ficará para sempre no coração de seus leitores.

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

Diego Ramos 15/09/2021

Um ótimo livro
A leitura foi muito boa e todo o mistério da história já me interessou logo no início. A escrita de Carlos Ruiz Zafón é bem fluída!

Carol.Caetano 01/09/2020

Livro apaixonante e intrigante do início ao fim. Drama, suspensa e romance. Daqueles livros que você termina com vontade de abraçar sabe?
Amei!
Ronaldo Pereira 01/09/2020minha estante
Bom saber... tenho ele na estante mais ainda não entrou na minha meta de leitura!

Carol.Caetano 03/09/2020minha estante
Vale muito a pena! Fiquei apaixonada

Vitória Marcone 12/04/2021

Em A SOMBRA DO VENTO (primeiro livro da série: cemitério dos livros esquecidos) Zafón destaca lindamente o amor pelos livros e faz nossa lista de desejos crescer com as várias menções a outros livros.
O autor nos leva a Barcelona e retrata tão bem as cenas que nos sentimos dentro da história. Ao longo da leitura acompanhamos dramas, romances e mistérios de forma muito envolvente.
É difícil parar a leitura, o livro nos prende do início ao fim, e quando pensava que estava começando a compreender alguma coisa ficava mais perdida e mais presa na leitura.
Iniciei essa leitura sem nenhuma expectativa e me surpreendi muito com a escrita de Zafon, amei a leitura.
Ãnimo Total 07/08/2021minha estante
Comecei....?

Vitória Marcone 08/08/2021minha estante
? espero que vc goste tanto quanto eu ?

Guilherme.Maia 12/11/2020

Simplesmente perfeito!!!
A sombra do vento!!!
Encontrei em um livro magia, uma magia que me fez ver a leitura de um livro de forma diferente, a muito tempo procurava um livro que ganharia meu coração.
O livro ganhou o primeiro lugar em livros que já li até hoje, não li muitos mãe concertada entrou no meu top 3 de leituras.
Vi muitas resenhas sobre o livro, logo resolvi comprar, confesso que não dei muito valor pela capa, mas logo nas primeiras páginas fui me envolvendo e quando vi, foi amor à primeira leitura.
Recomendo a todos o livro, creio que mais pessoas precisam se apaixonar por esse livro, simplesmente amei.
Alessandra.Goncalv 12/11/2020minha estante
É um livro e tanto mesmo! Um dos meus preferidos. O autor é incrível.

Guilherme.Maia 12/11/2020minha estante
Realmente ele é perfeitooo.

Aryana 12/11/2020minha estante
Recomendo a continuação da saga: O Jogo do Anjo, O Prisioneiro do Céu e o Labirinto dos espíritos

Guilherme.Maia 12/11/2020minha estante
Vou continuar a saga, realmente esse livro é um hino.??

Guilherme.Maia 13/11/2020minha estante
Estou ansioso para ler os primos livros.

Alessandra.Goncalv 13/11/2020minha estante
são todos incríveis mesmo. tb recomendo

Andre.Carlesso 02/04/2020

A sobra do vento
Livro com reviravolta incrível. Confesso que começou bem chato mas depois realmente me prendeu a atenção e não consegui largar até terminar a leitura.
Cheio de frases impactantes e personagens marcantes!!! Recomendo

Guilherme.Monteiro 16/04/2021

Uma homenagem ao encanto da imaginação literária
Acho que da pra dizer que esse livro é uma mescla de vários gêneros, que vai do romance ao suspense, e no meio desse caminho uma compilação de tudo o que um bom livro precisa ter. Estou fascinado com o que Zafón escreveu e deu vida aqui, não só por sua escrita que é simples e bela, o que gera bastante facilidade no envolvimento da leitura, como, principalmente, a narrativa de mistério e romance que é magnífica. A história nunca perde o ritmo e vai ficando cada vez mais envolvente, e eu diria até cada vez mais pessoal. É incrível como essa obra vai sempre além do que parece ser, e mesmo eu sendo um leitor recente consegui presenciar essa paixão literária que acaba por ser o fio condutor de tudo.

Como se a imaginação literária que temos durante a leitura de um livro fosse descrita e compreendida ali, nas mesmas páginas que estão fazendo isso agora.

*Obs: Fermin é sem dúvidas o personagem mais carismático e cativante que já li em um livro.

Elena 19/06/2020

Adeus, Zafón. E obrigada.
Faz poucas semanas que eu concluí o Labirinto dos Espíritos e me juntei ao seleto grupo que torcia por mais obras suas, de preferência alguma com Fermín Romero de Torres.

Hoje toda essa expectativa acabou de uma forma tão abrupta. Você se foi. Nem quando Gabo morreu eu senti que uma parte da minha história tinha partido assim. Alguém que eu sequer conheci pessoalmente, com quem não convivi, mas que compartilhou, a partir de duas obras, sua vida, seus interesses, suas críticas sociais.

O que mais me atraía pelo seu trabalho, Zafón, era encontrar personagens com os quais me identificava: Martín, com sua vontade de ser alguém na vida ainda que tudo lhe dissesse não; Fermín, que perdeu anos de sua vida e sua saúde sob as maldades de um governo autoritário sem que lhe roubassem o bom humor e o jeito para dar conselhos; e em todos eles a paixão pelos livros, que é o que une a todos nós, seus leitores.

Já perdi as contas de quantas vezes reli seus livros. E agora é a única coisa que vai nos restar. Me apego à convicção de que se eu - e certamente tantos outros fãs - me sinto assim, é porque você cumpriu seu legado, de que em meio à tanta fantasia e mistério, suas palavras em A Sombra do Vento são verdadeiras:

"Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece".

Descanse em paz, Zafón, suas palavras permanecerão vivas em nossa alma e a todos que hão de ler suas páginas.
Jessie - @jessierrodrigues 19/06/2020minha estante
Um dia triste :(

Giulipédia 19/06/2020minha estante
Vc conseguiu expressar em palavras td q eu sentir ao saber a morte dele hj, infelizmente uma luz brilhante se apagou nessa terra, mas o legado q ele deixou está em seus livros e nos corações dos leitores q foram fisgados por suas belas obras, é um dos meus favoritos e os livros dele me marcaram de uma forma q eu só tenho a agradecer, parabéns pelas palavras ????