Don Quijote de La Mancha, I

Resenhas - El ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha
[primera parte]

Tahira-can 24/01/2024

Clássico
Minha meta é terminar de ler todos os clássicos que ainda não li. Faz tempo queria ler Dom Quixote, mas sempre ficava pra depois. É um livro bem diferente de todos que já tinha lido. É divertido, tem partes románticas, mas o que mais me chamou atenção, foi a maneira como o escritor falou do efeito que a leitura pode ter num leitor e nos que convivem com ele. (Podemos aplicar para vídeos e redes sociais) Hoje, na era das "fake news", quantas pessoas acreditam em coisas absurdas, como Don Quijote, e fazem loucuras sem ser realmente "loucos".
Poderia falar de muitas outras coisas legais que vi nesse livro, mas melhor que cada leitor tire suas próprias conclusões. Vale à pena!

(Demorei um século pra terminar porque quis ler no espanhol original...)
Vehalcantara 24/01/2024minha estante
Tá na minha lista, ansiosa!!

Jose6 26/08/2023

Livro em espanhol. Muito conhecido e pouco lido. Um pouco dificil de ler pois é de 1600.
O imperativo era usual na conversa formal. Recomendo para os que gostam de ler nas fontes originais.

Gabriel Schorr 22/08/2022

Uma leitura ímpar e muito diferente do que eu estou acostumado a ler. O autor faz toda uma sátira para escrever um novo tipo de novela de cavalaria ao mesmo tempo em que se refere a novelas de cavalaria já escritas anteriormente dando uma nova vida ao estilo literário. A maneira como Dom quixote fica louco após ler incansavelmente tantos livros de cavalaria e resolve então dar uma nova vida a essa literatura e a essa ficção pode ser tida como uma nova visão a respeito da loucura na época. Os elementos sejam culturais, religiosos e sociais da época impregnados nessa obra são uma viagem a 5 séculos atrás muito interessante a todos para ser feita.

JurúMontalvao 21/03/2022

Cervantes: a estrela de mundos gigantes!
Dom Quixote me achou num sebo, durante uma viagem. Morou na minha estante por anos e, após começos e abandonos, combinamos: ou lia ou desapegava!

O idioma das 1026 páginas da edição comemorativa do jornal argentino Clarín ajudou. Tenho lido nada em español, então conversar com Miguelito Cervantes no seu castellano lá de 1600 pareceu boa ideia! ?

Pra quem quer tentar ler no original, a estrada não é bem um tapete... tem buraquinhos, mas nada que Google ou RAE não resolvam.

Nessa primeira leitura, o que mais me conectou foi Cervantes e seu quarteto fantástico: Quixote, Rocinante, Sancho e seu burrinho.
Aliás, fiquei pensando se o "Burro" de Shrek não foi inspirado no de Sancho... ?
Como eu ri com esses 5! Às vezes, basta a lembrança, pois o momento "vômito trocado não dói" sempre me faz rir do nada! E Cervantes tibungando no livro é divertido também!?

Mas a tela em que ele traça o riso é historicamente triste e mostra um mundo onde educação (a simples alfabetização mesmo) é exceção, a pobreza é regra, o habitual é violência, escravidão, a mulher é decoração (Alô, Dulcinéia?), xenofobia é o 11° mandamento e por aí vai...

É uma selfie do chamado século de ouro da construção da identidade espanhola. Período ali pelos anos 1500 a 1600, que, como dizem, "abrió Colón [Cristóvão Colombo] y cerró Cervantes".
Nada soa estranho porque nessa foto a gente vê algo familiar que parece imutável. Um lugar onde as realidades humanas apenas surgem uma após outra: o terreno fértil da injustiça.

É lá onde Quixotes nascem, ou melhor, despertam pra ser a mudança que sabem andar faltando no mundo. Nosso lema é: "Vêm ni mim plot twists da vida, eu os chamarei aventuras!?" (tradução livre minha ?)

Desperta é como eu prefiro, mas entendo o ângulo de que talvez não seja Quixote quem desperta e sim Quijano quem dorme. Essa via da saúde mental também é tocante.
E talvez foi o que brilhou nos olhos do autor, pois parece que a inspiração pra escrever a obra veio no tempo em que esteve preso.
Presídios e hospitais psiquiátricos (que na época de Cervantes talvez compartilhassem o mesmo espaço) não são onde a humanidade despe seus filtros?

Muitas reflexões (é um livro gigante!), algumas curiosidades:

- Cervantes e Shakespeare partiram na mesma primavera de 1616 (há controvérsias se as datas foram próximas). O fato é que na mesma época, ingleses e espanhóis despediram-se de seus grandes.

- Essa aqui faria Sancho explodir de felicidade: em 2014, o sistema planetário da estrela Mu Arae (HD160691) foi nomeado em homenagem a Cervantes e sua obra.
No YouTube, o canal brasileiro "Viagens pelo Universo" fez um vídeo maravilhoso sobre isso (https://youtu.be/1Gx52wkrjRM).

O que é uma ilha pra quem nasceu pra planeta, né não Sancho?!???
Joao 21/03/2022minha estante
Que texto espetacular! Parabéns, Juliana!

JurúMontalvao 21/03/2022minha estante
vlw, João! acho q esse foi o livro com mais páginas q já li até aqui (somando os 2 volumes)!?

Joao 21/03/2022minha estante
Nossa, e além disso tem o peso que a obra tem para o mundo. Acho que é um dos 10 livros mais seminais para a nossa literatura e arte :D.
Leitura maravilhosa!

JurúMontalvao 21/03/2022minha estante
exato!...e depois q li fiquei me perguntando "pq demorei tantos años pra ler? eu poderia ter partido sem ler esse q já é um dos meus favs!!!!" ? ainda bem q deu tempo, já tá na bagagem da minha ilha deserta kkk

Joao 21/03/2022minha estante
Eu penso assim também hahaha. Falta tempo pra ler esses titãs e iria muito arrependido sem lê-los hahaha

MarcoTúlio 29/11/2013

El libro de mi vida
Don Quijote es uno de esos personajes que uno lleva consigo.   Dicen que de músico, poeta y loco, todos tenemos un poco; y el loco que el Caballero de la Triste Figura representa, es también el loco que está dentro de mí.
A veces creo que él no tiene nada de loco; sólo optó por una vida más entretenida a su modo de ver,   y los insensatos somos nosotros por no hacer la misma elección. Una historia llena de sutilezas, aventura, pasión platónica y devoción, batallas contra los más mortales enemigos, encantamientos y honra caballeresca, comedia y —por qué no decirlo— drama…
Os habéis de divertir mucho con esta emocionante historia.

Mille 20/01/2013

O livro é FANTÁSTICO! Tudo bem que não é a versão original (traduzida) de Miguel de Cervantes, mas eu amei o louco do Don Quixote e seu companheiro Sancho Pança! Ele me deu até vontade de ler a versão original de tão bom que é. Você rir durante o livro, a escrita é bem detalhada e as personagens são maravilhosos. E no fim... eu percebi, que todos nós devemos ser um Dom Quixote da vida, de ter a imaginação solta, acreditar nos livros e querer viver uma aventura. Recomendo!!!!

Adrieli 26/11/2012

eu adorei o livro eu recomendo pra todo mundo ler e muito divertido ele faz um monte de aventuras com um companheiro chamado sancho pancha.

ana 26/11/2012

Esse livro conta que Dom Quixote era muito fascinado em ler , mas ele deixava de fz td só para ler ,até que um dia ficou louco e baseado nas histórias lidas, saiu pelo mundo em busca de aventuras.E fez de um burro seu cavalo e chamor Sancho Pança para ser seu escudo,. Eles sainram e viveram muitas aventuras , e apanharam muito por causa das loucuras de Dom Quixote em muitas aventuras .Em muita andança sancho e dom quixote encontraram , uma princesa,que estava ajudando o padre,e o barbeiro para trazer o dom quixote para o castelo dele e por fim levou ela no castelo dele.

monique 08/11/2012

O livro fala sobre um cavaleiro que de tanto ler ficou louco e ele virou cavaleiro andante. Um dia enfiou na cabeça que queria viver várias aventuras legais e de tanto que ele queria lutar tudo que ele via achava que eram monstros gigantes. Chamou Sancho Pança e depois de variás aventuras vividas a empregada queimou todos os livros que havia na casa para Dom Quixote não ler mais.

kiki 07/11/2012

Era uma vez DOM QUIXOTE
ACHEI MUITO LEGAL E TAMBEM ENGRAÇADO,ele queria ser um cavaleiro andante pegou um burro para ser o seu cavalo e também chamou o seu amigo Sancho Pança para ele ser o seu servidor, ele ficou louco de tanto ler livros.VALE A PENA LER!

IsaMarah 07/11/2012

Dom Quixote e seu cavalo
Dom Quixote e seu cavalo Rocinante vivem muitas aventuras,junto com seu amigo sancho Pança tentando salvar a princesa inventada por Dom Quixote. Neste livro ha bastante humor e todos os personagens são engraçados.