As Implicações Práticas do Calvinismo

As Implicações Práticas do Calvinismo Albert N. Martin

Resenhas - As Implicações Práticas do Calvinismo

EWERTON 01/07/2016

O genuíno espírito calvinista
As implicações práticas do Calvinismo é um pequeno livro que explora o assunto da união inseparável entre as doutrinas da graça e a prática cristã, tendo o calvinismo como expressão dessa relação. A. N. Martin nos mostra que o propósito de Deus em instruir a mente é para que exista uma transformação da vida; o autor trabalha fazendo um contraponto com a imagem do calvinismo "caricatura": que não busca pela santidade, vida de oração, dependência de Deus, restando somente uma confissão lógica / filosófica dos aspectos soteriológicos, ou apenas a adequação ao sistema teológico, como uma contradição do próprio termo "calvinismo", acusando essa caricatura de ser ilegítima e totalmente distinta do calvinismo real.
Esse pequeno trecho pode resumir muito bem a intensão desse livro:
" É isso o que Deus faz, quando torna uma pessoa calvinista. De uma forma ou de outra, Ele lhe dá uma visão da Sua própria majestade, soberania e santidade como sendo o Alto e Sublime, que acaba trazendo consigo um senso experimental profundo e pessoal da pecaminosidade humana e em termos da nossa própria natureza. Esse encontro traz um conhecimento íntimo da voz de Deus, uma total resignação à vontade e aos caminhos de Deus" pág.19
A importância de estarmos na total dependência e gratidão de Deus é relevante por toda a exposição, o autor afirma sobre os perigos dos resíduos de corrupção no homem que mesmo depois de termos sido regenerados, são tão grandes, que se Deus retirasse a Sua mão sobre nós, por um momento sequer, esses resíduos nos colocariam em estado de rebelião e condenação, sendo assim, deveremos ser constantes na vigilância e oração.
Outro ponto abordado no livro é sobre o orgulho, algo incompatível com a posição calvinista, a ponto do autor afirmar também que a expressão: "calvinista orgulhoso” é uma contradição de termos. Isso se deve pela natureza do entendimento e transformação ocorridos na vida de todo aquele que professa a grandeza de Deus diante de sua criação limitada e pecadora.
O autor é bem direto e conciso em suas afirmações, indico essa leitura a todo cristão e especialmente aos calvinistas que querem conhecer melhor acerca das raízes motivadoras da sistematização desse pensamento cristão, e se resguardarem dos pecados que podem acompanhar o entendimento errôneo do calvinismo.
Leitura rápida e obrigatória!