Anos de Tormenta

Anos de Tormenta A. J. Cronin
A. J. Cronin

Resenhas - Anos de Tormenta

Bano 01/06/2023

Romance inspirador sobre como superar adversidades

"Anos de Tormenta" (Shannon's Way) é um romance escrito pelo renomado autor escocês A.J. Cronin. Publicado originalmente em 1948, o livro conta a história do Dr. Edward Shannon, um médico determinado que enfrenta inúmeras adversidades enquanto busca estabelecer sua carreira como cientista e fazer descobertas médicas significativas.

No cerne da narrativa está a jornada de Shannon em busca da cura para uma doença específica. Ao longo do enredo, o leitor é apresentado às lutas pessoais e profissionais do protagonista. Shannon é um médico obstinado que deseja contribuir para o avanço da ciência médica, dedicando-se incansavelmente à pesquisa e ao estudo.

No entanto, Shannon se depara com várias dificuldades ao longo do caminho. Ele enfrenta a falta de apoio e recursos, bem como a indiferença de seus colegas e superiores, que muitas vezes não compartilham de sua visão e ambição científica. Apesar dessas adversidades, o protagonista não se deixa abater e continua sua busca pela cura, mesmo quando isso significa enfrentar a oposição e a falta de reconhecimento.

O livro retrata a jornada de Shannon como uma metáfora para as lutas e desafios enfrentados por aqueles que se dedicam à pesquisa científica. Cronin habilmente explora os temas da perseverança, da determinação e do desejo de fazer a diferença. A história também aborda questões éticas e morais relacionadas ao papel da ciência na sociedade e aos dilemas enfrentados pelos médicos e pesquisadores.

Ao longo do livro, o leitor testemunha o crescimento e a evolução de Shannon como personagem. As dificuldades enfrentadas moldam sua personalidade e o tornam mais resiliente e consciente de sua própria capacidade. "Anos de Tormenta" destaca como as adversidades podem ser enriquecedoras e como o processo de superá-las pode levar a uma compreensão mais profunda de si mesmo e do mundo ao redor.

A escrita de A.J. Cronin é envolvente e emotiva, capturando os dilemas e os anseios do protagonista de forma cativante. O autor usa sua experiência como médico para retratar com precisão o ambiente médico e os desafios enfrentados pelos profissionais da área. Além disso, ele apresenta personagens secundários complexos que contribuem para o desenvolvimento da trama e aprofundam as questões abordadas.

Em suma, "Anos de Tormenta" é um romance inspirador que retrata a jornada de um médico em busca de uma cura, enfrentando adversidades e desafiando as convenções. É uma história que ressalta a importância da persistência, da determinação e do desejo de fazer a diferença, mesmo diante das maiores dificuldades. Não deixe de ler.

Danton 20/01/2018

Acontece: aquele que vê o mundo com tonalidades de cinza se apaixonar por aquela cuja visão não admite concessões - ou se é preto ou se é branco.

A. J. Cronin trata disso em seu "Anos de Tormenta" e é lindo.

Já recomendo, porém, aos amantes, estudantes de medicina e entusiastas da pesquisa científica. Religiosos também, por que não?

Felipe.Laurindo 29/08/2016

Anos de Tormenta
Com uma escrita afiada e dinâmica, Cronin nos apresenta os relatos de uma parte da vida de Robert Shannon. A narrativa em primeira pessoa destaca o que este jovem médico almeja em sua carreira e todos os empecilhos que a vida acaba colocando em seu caminho tortuoso. Tudo começa com uma bela introdução da sua rotina como um simples ajudante de certo departamento científico, onde tudo nos é descrito com esmero e paciência. A atmosfera mesquinha, o colega de trabalho que lhe é indiferente, o ajudante que nutre um ódio quase instintivo por Robert e seu chefe que se importa mais com o prestígio do que com a pesquisa científica em si; tudo faz parte de um contexto onde nosso querido personagem se sente preso pelas obrigações profissionais e sociais.
O desenvolvimento do personagem principal vai se tornando muito orgânico e honesto na medida em que vamos acompanhando suas mais variadas atitudes com relação a certos acontecimentos. Robert possui certa propensão a ser espontâneo e sincero, agindo muitas vezes de acordo com as emoções que lhe afloram. O belo contraste entre sua mentalidade racional, desenvolvida pelo exercício da ciência, e essa sua propensão a atitudes mais temperamentais e irrefletidas, faz com possamos nos deleitar com um personagem complexo e nada estereotipado.
A despeito de toda sua tentativa de autodomínio, Robert acaba traçando certos caminhos na sua vida, que se originam devido a sua falta de pudor e excesso de espontaneidade. Além de tudo, percebemos uma grande propensão à autocrítica por parte do personagem, juntamente com certo excesso de indulgência para com as atitudes mesquinhas das pessoas. Shannon é sempre muito severo para consigo e, em alguns momentos, se considera um crápula e indigno de qualquer benefício que a vida possa lhe proporcionar.
Vários elementos importantes tornam o ambiente do livro muito complexo. O autor nos relata o desenvolvimento do grande amor do personagem por uma jovem simples, religiosa e provinciana chamada Jean. Esta personagem enfrenta ao longo do livro, um embate entre suas velhas tradições e sua vontade de amar efusivamente. É nesse momento que Cronin nos mostra o quão repressor pode ser um sistema de educação baseado em preconceitos e obrigações religiosas. O autor nunca ataca feroz e covardemente a religião, mas pura e simplesmente nos mostra as frustrações que esta pode causar em certos indivíduos que possuem anseios diferentes e mais expansivos. Apesar disto, nos mostra a dose de hipocrisia e egoísmo que a vontade de impor certo virtuosismo religioso aos filhos pode ter.
Cronin desenvolve toda a complexidade de uma vida com uma narrativa simples. Ao final de tudo, é sobre isso que devemos refletir: a simplicidade. Isso porque, apesar de todas as suas ambições e anseios científicos, Robert só se sentiria completo ao lado de seu grande amor. Acredito que, ao findarmos o livro, é quase impossível não sentirmos certa sensação de purificação.
É particularmente tocante a maneira como o amor entre os dois jovens, Robert e Jean, é desenvolvida. Tudo acontece naturalmente e sem afetação, nos mostrando um amor sincero e espontâneo. A maneira como é traçada a personagem Jean, com sua doce ingenuidade e falta de conhecimento da vida, faz com que fiquemos encantados.

site: http://www.blogsince85.com/anos-de-tormenta-resenha/#comments