Os Trabalhadores do Mar

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Mickael11 12/04/2024

Os Trabalhadores do Mar
Ambientada na esplêndida e perigosa ilha de Guernsey, essa obra de Victor Hugo nos imerge em uma realidade que demanda coragem, amor e luta contra as forças naturais.

Seus personagens complexos e sua trama repleta de reviravoltas, envolvem o leitor do início ao fim.

Uma celebração à resiliência humana e ao ambiente marítimo.

Raquel.Furchinetti 27/02/2024

Um desafio lindo e triste
Como todo livro do Victor Hugo, a estória é linda e muito triste. Bem amarradinha também. Ele consegue amarrar coisas que eu já até tinha esquecido, mas que fazem todo o sentido para a estória e torna tudo mais poético.Mas como todos os livros do Victor Hugo é um desafio ler. São muitassss as descrições. Aqui com o tema marítimo, além das muitas descrições, tem muito vocabulário marítimo, que eu que não vivo no mar, desconhecia. E é claro, existem milhares de referências culturais e históricas. Ou seja, é sempre um desafio de leitura. Ele gosta de ser poético também, o que torna a escrita gostosa, mas às vezes muito arrastada já que a tendência poética é grande. Mas enfim, eu super recomendo o livro. Na primeira tentativa de leitura não consegui seguir adiante exatamente porque no começo é muito descritivo e cansa. Mas vale a pena seguir em frente e chegar ao fim porque é uma estória muito bonita e trsite. Pegue seus lencinhos!

Amidalin 21/02/2024

Antes de tudo é importante enfatizar o quão bem Vitor Hugo escreve, o jeito que ele descreve situações, sentimentos e ideias. 'Os trabalhadores do Mar', devo admitir, foi uma leitura bem maçante, muitos capítulos que pegavam detalhes de algo e começavam a "fugir" da narrativa principal, com um em específico que fala sobre expressões marinhas que eram utilizadas e deixaram de ser; algo que arrastou muito a minha leitura.
Vitor Hugo nos mostra como era a vida dos moradores de Guernesey, onde estava em exílio, em uma narrativa romântica; retrata homens simples com suas superstições por serem homens do mar, como era sua economia, suas lendas, a paisagem em sua volta e tendo dois protagonistas, ao meu ver, a Ilha (obviamente) e Gilliatt nosso bruxo que vivia na sua casa amaldiçoada, ambos sendo descritos perfeitamente.
O livro após um tempo de monotonia nos traz bastante tensão e expectativa que ao final se desencadeia numa resolução realista, mas com uma pitada agridoce que Francês gosta, mais amarga do que doce. Um bom livro que algum dia vou reler.

Isaqsf 21/02/2024

Engana-se que acha que esse livro é somente estórias sobre o mar, marujos, monstros... É um despertar para a vida, basta apenas ler com o coração aberto!

Felipe Augusto 17/02/2024

Bom livro, em alguns momentos um pouco arrastado e com muitos detalhes mas a história é bem construída com personagens fortes e bem desenvolvidos. Um que de solidão e reflexão de alguns personagens que me identifiquei em alguns casos, é um grande livro com certeza que merece ser lido por todos.

Dirtyharry82 12/02/2024

Um Herói Subestimado
Um clássico literário de um dos mais renomados autores franceses da história, "Os Trabalhadores do Mar", apresenta uma aventura sobre solidão, ambição, amor, superação e dilemas simbolizados pela vida no mar.
O ponto de partida desta obra vem das experiências vividas pelo escritor Victor Hugo na ilha de Guernesey seu local de exílio e a partir disto, conhecemos o jovem e solitário Gilliat,
o ambicioso e orgulhoso Lethierry e a doce e inocente, Déruchette, cujas vidas se cruzarão após o naufrágio do vapor Durande.
É a partir deste acontecimento que o jovem Gilliat provará o seu valor, resgatando Durande, sob a promessa de ganhar a mão da doce Déruchette, porém, sobreviver às forças do mar não se provará nada perto da dor causada por uma desilusão que atingirá Gilliat.

Natália 23/01/2024

Rochedos Douvres
"Os Trabalhadores do Mar" é uma obra que pareceu-me ter o objetivo descrever a batalha do homem contra a natureza, explorar a Tríplice ananke, como o autor descreve nas primeiras páginas.
Apesar de já ter tido contato com outras obras de Victor Hugo, essa sem dúvidas foi a mais longa e cansativa, pois em boa parte do livro passamos no mar, com descrição de um resgate, onde é desenvolvida a imagem do herói...
O que fez valer todas as páginas descrevendo o rochedos Douvres foi o final que temos aqui.
Recomendo.
Reginaldo Pereira 23/01/2024minha estante
Natalia, sua resenha me animou a entrar em mais uma aventura com Hugo!!!!!

Isa.liborio 04/01/2024

Aqui, a proposta é retratar a batalha do homem contra a natureza, embora a ?batalha? final não resulte dessa batalha.
Embora o autor seja bastante prolixo, o final compensa toda a espera.

Déborah.Costa 25/09/2023

Sensacional e Magnífico
Depois de exatos 1 mês, finalmente consegui terminar. Leitura densa ao mesmo tempo que é fluida e envolvente. Quis dar toda atenção e concentração pra essa obra, ler devagarinho e saborear cada página de Victor Hugo. Definitivamente é meu tipo de escrita! Me agrada demais. A tradução do Machado de Assis acabou por deixar a leitura um pouco rebuscada, o que tornou um pouco difícil a compreensão de alguns termos, tive que consultar algumas palavras no dicionário, mas ao passo que vamos avançando na leitura, dá pra ir entendendo pelo contexto. Enfim, junção de dois dos meus autores favoritos. Obra magnífica!

Rafael1906 07/09/2023

Um verdadeiro homem honrado.
Victor Hugo é mestre em construir heróis imensamente dignos. Nesse enredo maravilhoso, cheio de detalhes e aventuras, o autor descreve a vida de um homem do mar em busca de uma embarcação naufragada e do amor de uma moça prometida a quem conseguisse tal feito. Um final surpreendente nos indica como o amor pode e deve ser um sentimento que sobreponha todas as dificuldades existentes.

lucaszugaib 03/07/2023

Foi meu primeiro contato com a obra do Victor Hugo, e não sei se foi a melhor possível. Digo isso pois notei uma escrita muito prolixa, com detalhes ao extremo, e que não enriquece tanto a leitur, só a tornam cansativa. De verdade, há vários capítulos que em nada somam na história...
Uma outra "desvantagem" que notei, foi o fato de que o autor usa e abusa de termos náuticos, ou seja, eu como um leigo do assunto marítimo, senti minha leitura um tanto prejudicada por não conhecer muitos termos usados, e que foram importantes na história.

Tirando tudo isso (rs), a história é incrível, o Gilliatt é um personagem que você praticamente consegue vê-lo na sua frente, e se mostra um exímio navegante. O desenvolvimento dele foi bem feito e não foi cansativo.

Quanto ao final, é surpreendente.
Valeu a leitura! Gostaria que tivesse sido mais fluída, mas foi uma viagem muito boa.

Ps: se Os Miseráveis é prolixo desse jeito, jamais chegarei perto daquele monstro gigante rs.

ailinkhaos 18/11/2022

delicinha demais, você lê que nem sente juro.. q livro meus amigos... q livro sensacional, tudo nele traz uma energia diferente sla deve ser esquizofrenia minha mas eu realmente amei

Luciana.Lira 01/11/2022

Fascinante
Nossa ... Que leitura fantástica, estou sem fôlego tamanha a obstinação de um dos personagens, este com muita honra, honestidade, e, que perseguia um único sonho. Os personagens são muito bem retratados, assim como os cenários onde se passa a história. Imperdível, por isso, na minha humilde opinião, considerado um dos clássicos da literatura mundial.

malanotti 27/10/2022

esqueci de resenhar esse
Demorei um bocado pra saber se dava 3 ou 4 estrelas pra esse livro, e o que me dificultava era a lentidão para ler, as linguagens fora do meu vocabulário, mas depois de uns dias, meu coração disse que mereciam 4..... A história é muito boa, te insere no ambiente (ambiente esse que eu AMOOO, o mar) e você cria um apego... o fim me fez ficar pensando por dias, não foi nada do que eu esperava, mas ainda sim eu gostei, a leitura foi lenta sim, mas não deixa de ser um livro que vou sempre recomendar
Luciana.Lira 01/11/2022minha estante
Esse livro é um pouco lento, pois é muito descritivo. ?

@patrickalves.adv 11/08/2022

De início, a tradução ser realizada por Machado de Assis torna melhor ainda a experiência de leitura. Em seguida, o autor escreve de forma sem igual, razão pela qual recomendo fortemente a leitura deste clássico. Os Trabalhadores do Mar foi um livro que me conquistou e muito ensinou.

1 | 2 | 3 | 4