Tradicional Essência

Tradicional Essência Ray Pereira

Resenhas - Tradicional Essência

Lélia 02/05/2022

Para quem leu os volumes anteriores da série, logo vem à cabeça o questionamento ?mas porque a Maala?! Que é uma mala?, mas o Raji resolveu tentar ir pela tradição, mas a cunhada dele, que é uma força da natureza, resolve que ele não pode agir pela tradição sem ter certeza de que está fazendo a coisa certa, ?mas ela vai se meter na vida dos outros de novo?!? Vocês não tem noção do quanto ela vai se meter.

Não pensem que a vida da professora Bia vai ser fácil, já que não vão faltar reviravoltas neste livro e gente para encher o saco deles.

Juliana.Magaldi 08/12/2020

Mateus, Bia e Raji
“Tradicional Essência” da Ray Pereira é um livro lindo emocionante assim como os dois anteriores da série Diário. Estava muito ansiosa para ler a história do Raji que sem sombra de dúvidas é o meu personagem favorito no primeiro livro. Voltar a índia pelas lindas descrições da autora também era outro ponto pelo qual anseava. Em ambos os aspectos o livro é primoroso, a Índia é cenário de parte do livro, mas as tradições e elementos culturais permeiam todo o livro e Raji como protagonista é ainda mais encantador e envolvente. Seus erros, suas angustias e sua integridade compõe um pacote muito potente.
Por outro lado fui surpreendida positivamente com a narrativa do sonho de qualquer leitora. Bia, a protagonista, leu, assim como eu, o primeiro livro da série, já que Alice na série é uma escritora e lança seus livros. Ela também tinha o Raji como seu favorito e de repente vê seu crush literário de carne e osso. Esse aspecto de meta narrativa é deliciosamente trabalhado ao longo da história.
Todas essas características são importantes para o livro, mas o que me marcou desde o primeiro momento foi a centralidade e a força do personagem Mateus. O filho de Bia que tem um pai a princípio ausente mas que vai se revelando abusivo e ensandecido. Meu coração bateu mais forte por ele o tempo todo. Ele é o eixo da história, primeiro por ser a pessoa mais importa te do mundo para a Bia, segundo por ter conquistado Raji imediatamente, justamente ele que o que mais sonhava era ter filhos. Sonhei com Mateus e não com Raji, apesar de amar o segundo. O meu coração de mãe sofreu e bateu por esse lindo menino de 10 anos

site: www.facebook.com/avessoju

Samara 13/05/2020

Menina dos Livros
Se você já me acompanha a algum tempo, vai saber que eu amoo demais a escrita da Flávia (Ray), sempre ler, gostosinha de ler e tudo mais. Então isso não foi novidade para mim. A grande questão para mim é que esse livro acabou comigo, eu sou muito apegada a Maala e muito apegada ao Raji, o tempo todo eu fiquei torcendo para ele e a Bia ficarem juntos, e ao mesmo tempo com o coração na mão pela Maala, que merece o mundo todo depois desse livro.
A Ray (Flávia) sempre trás para os livros da série Diário, um pouco mais da cultura indiana e para mim esse é um ponto muito forte, eu termino o livro cheia de vontade de pesquisar mais sobre o país seus costumes, com vontade de viajar para lá, e eu amo essas sensações que ela leva para o universo que escreve.
A Ray trás algumas situações um tanto complicadas nesse livro, no caso, a relação Pai-Filho do Matheus com seu pai, confesso que passei bastante nervoso com isso. Além de outras situações bastante divertidas, que trouxeram leveza ao livro, em meio a tanto mistério sobre a vida da Noiva do Raji e as dificuldades que a Bia vem passando com o pai do Matheus.
Neste livro eu pude tirar grandes aprendizados sobre família, amor, amigos, sororidade, e sobre a força que um amor pode ter, seja ele romântico ou não. Eu de verdade recomendo demais essa leitura, que foi tudo para mim.
Beijos e até mais!

Aline 12/05/2020

Uma essência para toda a vida!!!
Essa história ela é um pouco diferente, pois ela tras uma mistura de essências de vários personagens.

Raji após ter decidido noivar na Índia, foi para o Brasil em busca de encontar sua verdadeira essência, mesmo tendo que encarar seu ex amor que escolheu formar familia com outro homem e visitar seu irmão Ravi junto o cunhada Sam, que decidiram viver lá, após ter sua linda bebê e ter vivido aquela confusão em sua estadia na Índia.

O que nao estava em seus planos, foi em seus passeios no Rio de Janeiro, iria se deparar com uma linda mulher, professora, batalhadora e mãe solteira de um garotinho muito esperto, e que acabou encantando Raji. Mas e agora? Qual será a escolha de Raji, voltar para Índia e casar mesmo sem amar a noiva, apenas para cumprir sua promessa ou buscar sua verdadeira essência junto a Bia e seu filho? Decisões sempre são difíceis de toma-las, ainda mais quando tem pessoas que podem sair machucadas.

Mas venham conhecer essa instigante história e saber que as vezes precisamos entender e buscar a propria essência para viver um grande amor e quem nem sempre elas são fáceis de escolher.

Parabéns Ray, por mostrar nessa história que nem sempre mandamos em nossos corações e as vezes temos que tomar difíceis decisões para que encontremos a felicidade, infelizmente as vezes corações são partidos nesse processo, mas necessário para que algo grande aconteça..

Joana235 18/12/2019

A essência mais importante é a do amor 💜💜💜
Oi amores, tudo bem com vocês? No post de hoje trago a resenha de mais um livro da série Diário, da @autora.raypereira, seu mais novo lançamento. Vamos conferir?
Nessa estória, conheceremos mais de perto a estória de Raji, um indiano íntegro que é muito apegado às tradições de seu país.
Ele acredita que não nasceu para o amor, já que foi iludido por Karina, seu amor da juventude e também por Alice, garota por quem nutriu um amor platônico durante muito tempo.
Após essas decepções, Raji se sente perdido, sem aspirações. Então, depois de muita reflexão, ele resolve viajar ao Brasil para que possa encerrar o ciclo com Alice de uma vez por todas.
Entretanto, Raji acaba se esquecendo de que sua família prometeu sua mão à Maala, uma jovem sofrida que teve um passado turbulento com muitos segredos e, por conta disso, sempre foi uma pessoa insegura e emocionalmente instável.
Durante sua viagem, Raji conhece Bia, uma jovem professora, que luta dia após dia para dar uma melhor condição de vida a seu filho Mateus, fruto de seu relacionamento com Marcos, um cafajeste de mão cheia.
A conexão entre Bia e Raji é instantânea, sendo moldada na cumplicidade e respeito de ambos, alem da afinidade e carinho que o indiano desperta no garoto, que sempre sofreu com a indiferença do pai.
Será que depois de tanto tempo, Raji será capaz de se entregar ao amor ou ficará preso às promessas do passado?
"Cada vez que nós falávamos, era como se esse sentimento fosse regado em meu coração e agora ele tem raízes fortes."
"Como os pardais encontram suas casas, Bia encontrou um espaço em meu coração."
A cada dia que passa, fico mais apaixonada pelas estórias da Ray, pois tem a capacidade de reunir numa só estória, inúmeras emoções e sentimentos: o enredo foi construído de forma gragradiva e sobretudo, de maneira natural, desde o sofrimento por Alice, passando pela ética e resignação em manter o compromisso com Maala em respeito à cultura, para finalmente, chegar ao ponto da sua autoaceitacão, ao perceber que, em qualquer lugar do mundo pode ser ele mesmo, com suas qualidades e defeitos,desde que mantenha sua essência ligada ao amor de Bia e Mateus.

Mey 13/12/2019

Uma Tradicional Essência Marcante
No terceiro livro dá Serie Diário, nós conhecemos verdadeiramente e profundamente Raji o personagem que arrancou suspiros desde do primeiro livro. E para ser sincera ele é o homem literário de muitas leitoras que a acompanham, por isso, achei incrível a autora ter colocado como par romântico uma “leitora” da série.

“ ― Você é o Raji da Alice? ― Colocou a mão na boca, espantada. ― Uau... isso é... ― Sorriu. ― Bom, eu sou sua fã. Torci mesmo por você. Brincava com minhas amigas que se a Alice não queria, eu estava à disposição... ― De repente ela pareceu constrangida. ― Ai, caraca! Desculpa... não foi isso que eu quis dizer, eu só... é que... Bom, eu torcia por você.

Sorri para ela. Ficou ainda mais encantadora assim, sem graça.”

Bia é uma mulher especialmente comum professora, mãe solo, carioca e da periferia confesso que de primeira eu não me apaixonei por ela. Na verdade, eu torcia por sua “rival” Maala e eu neguei até o último momento até que eu entendi os sentimentos que esse livro me causava.

Raji é um homem literário perfeito e eu não aceitava que uma mulher comum o cativasse. E era muito mais fácil escolher a Maala porque eu já tinha livros de conexão com ela. Mas, então a Bia mostrou ao que veio e tudo se encaixou e eu entendi também uma coisa importante. Uma mensagem oculta da autora.

Maala é uma personagem forte, impactante e ela ainda não tinha percorrido o caminho, não tinha evoluído, aprendido e pagado seus pecados. Ela precisa contar a história dela e ela vai fazer em breve no próximo livro (Por trás do véu).

Raji e Bia se completam, eles cresceram juntos ao longo dessa jornada. Jornada com muitos percalços, dificuldades e subtemas muito importantes, atuais e necessários.

A autora além de construir bem a trama principal soube trazer personagens antigos de forma brilhante nos permitindo ver a evolução deles como pessoas e de uma maneira participativa na medida certa. Além, de introduzir bem novos personagens para preencher a história. Preciso destacar a Dezza e sua amizade incrível e sua alegria que trouxe humor e leveza. Confesso que quero uma pra mim.

Para finalizar, acredito que esse livro mostrou a evolução da série, mas, também mostrou a evolução da autora. Vale muito a pena a leitura, principalmente se você acompanhou os outros livros.