Maurice

Maurice E. M. Forster

Resenhas - Maurice

Kathleen19 08/03/2023

Se existe uma certeza no mundo é de que Clive morreu virgem
Uma relação de amor e ódio por esses burgueses safados. Acho que Clive usava uma máscara de destemido pra esconder o quão amedrontado ele estava com as consequências de ser quem era, infelizmente ele não conseguiu bancar a própria identidade. Pelo menos isso serviu para acordar Maurice a tempo, antes que ele seguisse uma vida absolutamente infeliz.

Nenhum dos dois é bonzinho, herói e acho que nem tentam ser. Clive era tão profundamente perturbado com a ideia de ser descoberto que se tornou alguém arrogante e hostil, nas condições que vivia, também não posso julgar. Maurice quase viveu da mesma miséria que seu primeiro amante, mas eu gosto de imaginar que o Scooter tenha conseguido mudar sua visão de mundo.

Enfim, no mundo pós-moderno o Clive seria o Eduardo Leite, certeza.

Ps: Maurice teve sua redenção (ou foi só eu implorando por algum final feliz?), não era otário no começo, aprendeu a ser com o Clive ? aquele safado ?, depois voltou a tentar ser quem era antes. Na fanfic da minha cabeça, depois ele se acerta com a mãe e irmãs e deixa de ser otário

Ruan Lipe 05/02/2023

Perfeito.
Maravilhoso em todas as suas propostas, tocante, poético, um esplendor de escrita. Uma verdadeira pena o atraso na sua publicação, já que claramente temos um livro a frente do seu tempo.

Jules 21/12/2022

Simplesmente magnífico
Esse livro é com absoluta certeza um dos meus favoritos, sendo inclusive o livro tema do meu tcc, acredito que pela época em que foi escrito e os temas abordados a história se torna muito mais cativante e tocante. A leitura é rápida e fluida, o livro é pequeno e os capítulos são curtíssimos, um ótimo livro para sair da ressaca literária!

julia 18/12/2022

"Fixando o teto com olhos e boca crispados, nada compreendia, exceto que o homem fora criado para sentir dor e solidão sem dispor da ajuda dos céus."
Para mim, é difícil definir meus sentimentos com relação a Maurice pois eles variaram entre antipatia e raiva até compaixão pelo personagem principal. Mas depois de certa reflexão posso dizer que gostei sim da leitura e Maurice se tornou um dos melhores livros que li esse ano.
A história do próprio Maurice ao longo do livro é interessante e sua trajetória com o passar dos anos é cativante e é possível observar as mudanças que ocorrem em seu ser (que não são fáceis ou rápidas). Não é um livro sobre uma história feliz mas sim um livro sobre uma jornada que leva a uma possível história feliz.
Os preconceitos e as diferenças entre classes são evidentes ao longo do livro e deixam o leitor revoltado e enojado. Ao meu ver, E.M. Foster fez um grande trabalho ao caracterizar os personagem e a época em que o livro se passa e existem várias passagens do livro que são belíssimas. Apesar disso, a escrita do autor não me cativou por inteiro e eu achei que tinha algo estranho durante os primeiros capítulos até conseguir me acostumar com o modo como o autor escreve (mesmo assim, eu ainda acho que falta um trabalho melhor em cenas diálogo).
Gostaria de fazer uma menção especial ao Clive pois simplesmente odeio ele e desejo tudo de ruim pra esse personagem. A cena final onde Maurice fala várias verdades na cara do Clive é a minha favorita do livro.
Em suma, achei Maurice uma história muito bonita que tem a capacidade de despertar os mais diversos sentimentos no leitor atual e com certeza é um livro que eu pretendo reler.

obcecada pelo harry 22/11/2022

muito fluído
gosto do filme, então fui ler o livro... é igualmente maravilhoso!
da pra ler em uma sentada.
gostei que aqui mostra um pouco de como o Clive se sentia tbm, mas ainda desgosto dele.

Manú 05/10/2022

Um romance escrito na Inglaterra medieval e publicado mais de 100 anos depois. Maurice jovem aristocratico vive um amor platônico com um colega, anos depois rejeitado entra em desespero pensa em suicídio vai atrás de cura para seu "problema", até conhecer Alec e superado a diferença de classe vislumbra futuro mais feliz.

Bookster Pedro Pacifico 23/08/2022

Maurice, E. M. Forster
Sempre tento manter minhas leituras com obras que estão disponíveis no Brasil. Até porque, se minha intenção é incentivar vocês a ler os livros, não faz sentido ficar indicando algo que o leitor brasileiro não consiga encontrar. Mas e se, às vezes, eu tentar usar essa nossa força aqui para estimular a publicação (ou republicação) de obras esgotadas no Brasil, no caso de a recomendação despertar o interesse em vocês?

“Maurice” é um livro que já estava na minha lista de desejados há um bom tempo. Sempre que eu pedia dicas de livros com temática LGBTQIA+ para vocês, “Maurice” aparecia como uma obra relevante. Porém, está esgotado no Brasil. Quando encontrei essa edição portuguesa no aeroporto de Lisboa, não tive como não garantir a minha!

Bom, mas valeu a pena? Em primeiro lugar, é inegável a importância da obra de Forster para a literatura LGBTQIA+. O autor foi corajoso ao escrever, entre os anos de 1912 e 1913, uma narrativa que aborda paixões entre homens. No início do século passado, o tema ainda era um grande tabu e a possibilidade de retaliações contra o autor era grande. Pelo fato de a sociedade da época não conseguir compreender a obra, o desejo do autor foi que “Maurice” fosse publicado somente após a sua morte, o que ocorreu muitos anos depois, em 1971.

O enredo se concentra em Maurice, um jovem que passa a perceber uma atração por outros colegas, quando a sociedade espera que um adolescente sinta desejo por garotas. É uma história sobre autoaceitação, solidão, mas, acima de tudo, liberdade.

Confesso que demorei para engatar a leitura, mas após as primeiras 50 páginas, consegui me conectar com a obra. Além disso, é importante ter em mente que um romance gay não será abordado por um autor no início do século passado da mesma forma que encontramos hoje na literatura, sobretudo em relação ao retrato e profundidade das relações.

O destaque, para mim, foi o final da narrativa. Após lermos as notas escritas pelo autor, conseguimos entender ainda mais a importância do desfecho da obra! Leiam!

PS: entrei em contato com a @globolivros, mas não tive uma resposta se há pretensão de reimprimir o livro!

Nota 8,5/10

site: http://instagram.com/book.ster

Jessy 09/08/2022

Final feliz
Demorei muito mais tempo do que deveria pra ler essa obra pelo simples medo de ter um final trágico, tanto pela época em que se passa quanto pela própria narrativa no meio do livro. Confesso que tive uma leve crise de ansiedade e imaginei coisas terríveis que poderiam acontecer... Mas a felicidade reinou família!!
As notas no final do livro falam sobre o final e o quão polêmico foi, ao ponto de atrapalhar a publicação na época.

Guilbonfim 06/08/2022

Emocionado
O Maurice foi/é um emocionado. Totalmente entregue a quem lhe oferecesse uns minutinhos de atenção.

Crime, amar demais.

Davi.Dallariva 01/08/2022

A descoberta, a solidão, a liberdade. Como é lindo que este livro escrito há mais de um século tenha um dois homens juntos em um final feliz, e como é triste que só tenha sido publicado décadas depois de ser escrito, porque em 1910 esse tipo de final não seria aceitável para a sociedade.

catcherintherye 30/06/2022

Demorei um mês para ler porque achei a escrita confusa e fiquei travado em alguns momentos... Talvez seja porquê eu não esteja acostumado a ler livros antigos.

Por ser um livro antigo e abordar temática LGBT, achei que teria um final super triste como muitas obras, mas confesso que me surpreendi.

Gostei bastante, embora não tenha compreendido algumas coisas, mas pretendo reler algum dia.

nat | @magicplaceofwords 25/06/2022

Você precisa conhecer Maurice
Maurice é um clássico escrito por E. M. Forster entre 1913 e 1914 e lançado apenas postumamente em 1971. Motivo disso? O romance é um dos precursores da temática LGBTQIA+ e, tendo sua origem em uma época onde a homossexualidade era crime, o autor permitiu que o mesmo fosse publicado apenas após a sua morte.

Mas mesmo nos anos 70, o livro foi extremamente criticado por narrar a história de autodescoberta de um jovem gay que não se rende aos preconceitos da sociedade e, ao contrário do que todos esperam, consegue ter seu final feliz.
E é essa característica em especial que torna Maurice um marco simbólico e representativo da literatura.

Com tamanha relevância, é triste ver o quão Maurice é subestimado. No Brasil ele foi publicado somente uma vez e hoje em dia é possível adquiri-lo unicamente em ebook. Ou seja, fica aqui meu apelo para alguma editora trazer esse clássico pra gente numa edição digna da obra. (@antofagica @editoramartinclaret @clubedeliteraturaclassica)

?? Pra quem tem interesse, existe uma adaptação belíssima de 1987 numa pegada dark academia disponível no Youtube. Amo e recomendo!

Benicio 11/06/2022

Sad beautiful tragic
Quando vi o filme no ano passado, tinha certeza que deveria ler o livro e não me arrependi. É um dos livros mais bonitos, profundos e delicados que já li.
Maurice consegue fazer você parar para refletir nos mais diversos temas, assim como faz você desenvolver uma enorme empátia pelo protagonista desejando-o um final feliz.
É um livro que merece ser lido e reconhecido por todos.

Paola 04/06/2022

...
Maurice é um livro revolucionário, escrito entre 1913 e 1915, mas sendo publicado bem mais tarde, apos a morte do autor.

O livro foi polêmico pois tinha um final feliz, que era inconcebível para aquela sociedade, que via a homossexualidade como um mal, que só levaria a solidão e tristeza...

Foi bom acompanhar o desenrolar do livro, ser novamente levada aos costumes de uma época passada, perceber o como hoje em dia ainda herdamos os pensamentos dos séculos passados...