Maurice

Maurice E. M. Forster

Resenhas - Maurice

cat 01/04/2022

amor e solidão
achei a escrita meio confusa, queria mais detalhes da relação deles, mas no geral gostei.

esse livro me deixou triste e feliz ao mesmo tempo, amar alguém não deveria ser tão difícil.

Leonardo Bezerra 29/03/2022

"Maurice havia desaparecido por ali, sem deixar nenhum traço de sua presença, exceto um montículo de pétalas de prímulas noturnas, que jaziam no chão como um fogo agonizante. Até o fim de sua vida, Clive não soube dizer qual foi o momento exato da partida e, com a chegada da velhice, já não tinha certeza se o momento havia de fato ocorrido. O quarto azul cintilava, as samambaias ondulavam. De algum ponto de uma Cambridge eterna, seu amigo começou a acenar para ele, todo envolto pela luz solar e espalhando os eflúvios e os sons da primavera".

Maurice apresenta o retrato de um jovem gay no começo do século XX, trazendo todas as suas tristezas, medos e solidão. O que me encantou principalmente nesse livro foi a angústia do personagem em não só querer "se livrar" de algo que a ele foi ensinado que deveria ser condenável, mas também na constante busca sobre quem ele deveria ser e se algum dia seria amado.

Ao se ver sem o amor de sua vida, Maurice se enreda em caminhos internos sombrios, mas que o autor apresenta da forma mais leve possível. É a leveza para temas pesados e a fluidez da escrita que dão charme ao livro, além de suas passagens filosóficas e reflexões que não apenas dizem respeito à homossexualidade, como também a diversos outros aspectos da vida.

O livro relata o aprendizado de Maurice em uma época ainda mais sombria que hoje para a homossexualidade e é muito interessante como o autor não deixa explícito seu crescimento, mas o leitor vai percebendo com o passar das páginas. Muito interessante também como, apesar de ser narrado em terceira pessoa, entendemos o personagem e nos sentimos dentro da cabeça dele como se fosse em primeira.

Ágil, direto ao ponto e essencial, Maurice é uma excelente e angustiante leitura, daquelas que sempre te fisgam para continuar mesmo que você não saiba direito o motivo.

Antonio.Junior 20/03/2022

O Idealismo e a brutalidade enfim se uniram, juntos no amor.
Devo diz que nunca me emocionei desta maneira com outro livro. Belíssimo! A sensação que fica ao terminar a última página é de ter terminado uma encantadora viagem e de ter que retomar (com uma lagrima nos olhos) à velha rotina sempre.

Este livro, assim como o resto das obras do E. M Forster precisam retornar imediatamente às livrarias do Brasil. Por favor editoras!

Fantasus 11/03/2022

Este livro é simplesmente lindo e maravilhoso. Um dos melhores livros que eu já li na vida, com um clima verossímil sobre a homossexualidade na década de 10/20 pela Europa. Adorei que Maurice conseguiu ter o seu final feliz mesmo depois de Clive.

Gael 07/03/2022

Maurice é uma obra de 1912, escrita por E.M. Foster, que não pôde ser publicada em seu tempo pelo simples fato de retratar um desfecho inesperado a um casal de homens, um final feliz. É exatamente essa saída do clichê de relacionamentos gays no cinema e na literatura, sempre retratando uma tragédia, que foi o ponto que mais me trouxe vontade de dedicar a primeira leitura do ano a este livro.
No que se refere ao enredo, Maurice enfrenta desde o início as dificuldades de sua existência como homem gay em um contexto cristão e conservador, é nesse instante que começa sua negação intensa sobre si mesmo e seu processo de autodescoberta, evitando detalhamentos aqui para não entrar em spoilers, mas podendo afirmar que o livro trouxe angústia a mim por uma questão clara de empatia com o personagem.
Por fim, faz-se necessário informar que este livro inspira um filme tão maravilhoso quanto e que se há interesse em lê-lo, vejam o filme também.

Ticiana 12/02/2022

Após ver o filme sabia que precisava ler o livro e fico feliz de não ter me desapontado com essa história doce e sobre o jovem Maurice

Daniel 28/01/2022

Uranianos na Belle-Époque
É um livro que não teria propósito se ñ tivesse um final feliz, como o próprio autor reconhece. Por esse final feliz também teve de ser publicado postumamente, em um ano feliz. É um livro sobre amor, solidão e lealdade. Me sinto previlegiado de ter o lido, de ser tocado por esse protesto ao direito de ser e amar oq se é.

MIRANDA 07/01/2022

Maurice. Um clássico de Edward , que em 1913 escreveu de uma forma romantizada os conflitos psicologicos e sociais de pessoas normais hoje demoninadas lgbtqi+a . Os preconceitos eram tantos que somente em 1971 o livro foi publicado . Evoluimos muito , mas o preconceito ainda é grande . HOMOFOBIA É CRIME !

Camila 20/11/2021

?Sou um dos imencionáveis, do tipo de Oscar Wilde?.
Senti muitas emoções com essa leitura.
Maurice acaba sendo um romance que expõe a homossexualidade da forma mais natural e fluida possível, e é compreensível o livro só ter sido publicado décadas depois do contexto em que foi escrito.
Apesar de sua personalidade intensa e sentimentos conflitantes, Maurice é apenas um rapaz que sente atração por outros rapazes. O que conquista aqui é a forma poética de narrar os envolvimentos amorosos de Maurice e os efeitos que a rejeição e a aceitação, encarnados em dois personagens diferentes, causam em seu ser. Maurice rejeita qualquer padrão de felicidade da época, e surpreende indo em direção ao o que considera ser a sua verdadeira felicidade.
Sinto que o final não poderia ter sido diferente, foi a melhor escolha para Maurice, eu teria feito o mesmo?
Uma obra sensível, bela e digna de mais visibilidade. Recomendo a adaptação Maurice (1987), é igualmente incrível!!

garotdainternt 18/11/2021

só sei que não sei tem alguns spoilers
queria começar essa resenha dizendo que nunca sentir tanta raiva do clive, eu tentei entender o lado dele, realmente tentei, mas não conseguir.
tenho para MIM, que alec realmente foi o amor da vida de maurice. a forma como eles ficaram juntos depois de tudo me deixa tão!
maurice mostrando mais uma vez que sempre amou alec pq desistiu de ?tudo? para ir com ele e viver seu grande amor, enquanto clive só fugiu e se casou com uma mulher e continua negando seus desejos até o fim do livro.

?O volume do passado de ambos deveria ser restituído à estante, e lá era o local, em meio às trevas e às flores minguantes. Também devia isso a Alec. Não podia permitir que o velho se imiscuísse ao novo.? esse capítulo final foi extremamente necessário, maurice deixando clive para o passado e seguindo o futuro com alec foi tudo que eu sempre quis.

quando eu li a nota do autor e vi que até ele mesmo sentiu uma raivinha na hora que desenvolveu clive eu me sentir melhor.

eu realmente gostei do livro, não achei que conseguiria terminar por que depois dos 50% ficou muito chato mas eu conseguir. to tentando me aventurar nos clássicos e esse é dos primeiros que eu pego para ler e vejo que realmente gosto, só acho parado.

letícia 12/10/2021

livro que merece mais reconhecimento
assisti o filme e me interessei pelo livro, gostei muito, personagens bem construídos, e principalmente: um final feliz. leiam maurice e assistam o filme (a adaptação é realmente muito boa e fidedigna).