Que Seja em Segredo

Que Seja em Segredo Ana Miranda

Resenhas - Que Seja em Segredo

Rittes 17/04/2015

Mais romantismo do que luxúria
É louvável o esforço de Ana Miranda em resgatar uma parcela da história do Brasil e Portugal, mas este livreto com o subtítulo de "textos de devassidão" tem mais chatice romântica do que propriamente licenciosidades. O teor erótico é baixíssimo e o exagero próprio do romantismo irritantemente alto, ou seja, me parece que a capa e a intenção apontam para um lado e aquilo que na verdade é a obra, para outro. Não acredito em má fé da autora, quando muito na esperteza do editor, mas se você procura erotismo, passe bem longe desse livro. Se procura histórias picantes reais dos conventos nos séculos XVII e XVIII, também. Prefira ler o sempre excelente e estimulante volume de José Paulo Paes "Poesia erótica em tradução" ou qualquer coisa da fase pornográfica de Madame Hilda Hilst.
Indiacy 07/04/2017minha estante
Concordo com você, achei a proposta muito boa, mas a obra muito rasa!!

Henrique 01/08/2020

Menos interessante que o esperado
Apesar de toda a curiosidade do tema (poesias proibidas!!!) a verdade é que grande parte do material pecaminoso é de versos pobres e sem o toque da "musa". Gregório de Matos salva grande parte do livro e mostra porque o Boca do Inferno é um dos maiores poetas brasileiros.
É um bom livro, de leitura rápida e mata a curiosidade, já que serve como janela aos costumes de uma sociedade que, convenhamos, sempre foi (interessantemente) depravada.

Horroshow 15/09/2015

Sexo e espiritualidade
Resenha por Renato Fonseca

Uma das características mais interessantes da literatura é a de sobreviver aos momentos históricos em que certos temas eram tabu. Se em algum século era proibido falar da realeza, inúmeros textos com esse tema apareceram e foram conservados até a contemporaneidade. É o caso desta obra; a proibição deste tempo era a do sexo, a proibição dos atos libertinos, o que sem dúvida funciona como o melhor dos afrodisíacos.
Esta publicação da L&PM Pocket é uma rara oportunidade de conhecer um mundo que não nos é mais familiar, mas que tem uma produção literária vasta e profunda. Estou me referindo aos séculos XVII e XVIII. Muito se produziu neste período em matéria de devassidão, libertinagem, conquistas e desejos sexuais. A coletânea de poemas selecionada por Ana Miranda mostra essa realidade nos conventos brasileiros e portugueses, afinal, vocação religiosa não era a única razão para que uma mulher se tornasse freira.

É importante ressaltar logo que Que seja em Segredo não é um mero apanhado de poemas eróticos escrito por freiras ou para freiras, mas trata-se de um mergulho num período histórico em que mulheres podiam ser enviadas a força para conventos simplesmente por se mostrarem mais inteligentes que os homens com quem conviviam; muitas eram enviadas para a clausura por excesso de sensualidade, por ter perdido suas virgindades e muitas vezes para diminuir o fardo de um casamento custoso.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/08/que-seja-em-segredo-ana-miranda.html

adalto.simoesde 04/12/2014

ADF