O Teatro do Bem e do Mal

O Teatro do Bem e do Mal Eduardo Galeano




Resenhas - O Teatro do Bem e do Mal


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ronaldo Thomé 07/04/2023

Mais um Pequeno Grande Livro
Mais uma pequena grande surpresa do mestre! Galeano aqui nos proporciona uma análise muito interessante sobre os efeitos do Capitalismo no período chave da virada do milênio - mais especificamente, entre 1999 e 2002.

Aqui, você pode esperar várias crônicas e minitextos sobre o 11 de setembro, a violência e a repressão que se seguiram; a guerra do Iraque e o trabalho controverso (provavelmente o autor diria covarde) dos americanos e as potências mundiais em resposta ao ocorrido.

O autor vai além e faz, em seus próximos escritos na obra, um longo testemunho da violência do homem contra seu planeta, em especial no que se refere às questões ecológicas. Embora não fosse possível saber da ascensão da extrema direita nos nossos dias, Galeano já deixava um alerta: a América Latina é o continente onde o maior percentual de habitantes se mostrava indiferente ou até contrário à democracia!

Se você não curte o estilo inconfundível de Eduardo, esse com certeza não será o livro que o fará mudar de ideia. Do contrário, se você gosta (como eu), mergulhe de cabeça.

Por fim: belíssimo exemplar do que Eduardo Galeano era capaz de fazer!

Indicado para: saber por um ângulo literário e imaginativo o que se temia de verdade na época da virada do milênio, e permanece como desafio atual.

Nota: 10,0 de 10.
comentários(0)comente



Nathalia184 29/11/2022

Verdades duras de engolir, mas estão lá.

Eduardo Galeano faz críticas sólidas aos problemas socioeconômicos mundiais, mas nessa coletânea de artigos, boa parte dela está focada na supremacia dos Estados Unidos e da influência que o país tem em conflitos ao redor do mundo.

Existem trechos escritos com uma dose de bom, mas é foda ver que textos escritos 20 anos atrás só refletem o quanto a humanidade insiste em não evoluir.
comentários(0)comente



Patrícia.Bilibio 03/04/2022

Nuestro Galeano
"O que são as pessoas de carne e osso? Para os mais notórios economistas, números. Para os mais poderosos banqueiros, devedores. Para os mais eficientes tecnocratas, incômodos. E para os mais exitosos políticos, votos."
comentários(0)comente



Mariana 16/01/2022

Muito atual
O livro contem textos do Galeano de 1999, 2001? mas todos são incrivelmente atuais, infelizmente.
O livro é muito bem organizado e os textos são ótimos, ajudando a dar um panorama da geopolítica, da economia mundial e até da situação ambiental da época em que foram escritos, com uma linguagem própria do autor.
Como disse, infelizmente os textos se demonstram atualíssimos, pois a situação não melhorou em nada. Vale a leitura.
comentários(0)comente



romulorocha 18/05/2021

O teatro do bem e do mal, de Eduardo Galeano - nota 10/10
Eduardo Galeano foi um jornalista e escritor uruguaio, autor de mais de 40 livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História.

Em O teatro do bem e do mal, Galeano descreve, como em boa parte de seus livros, um compilado de pensamentos, reflexões e críticas sobre diversos temas como, política internacional, capitalismo, direitos humanos e meio ambiente. Nesta obra, em particular, o autor aborda diversas incongruências entre o que é tido como ?bem e mal? e como estes conceitos se perdem e se confundem com os detentores do poder.

É uma narrativa super agradável de ler, em primeira pessoa e com textos curtos em sua maior parte.

A cada livro que leio do Galeno, eu só penso: como não conheci suas obras antes? Eu realmente gostaria que todo latino-americano tivesse a oportunidade de ler o que este autor escreveu.

#resenhasdoromulo
#oteatrodobemedomal
#eduardogaleano
comentários(0)comente



Gustavo Ferreira 04/05/2021

Reflexões atemporais de um autor atemporal
É incrível como neste compilado, Eduardo Galeano consegue usar frases curtas e cômicas para evidenciar e refletir sobre problemas extremamente relevantes. As provocações são sobre terrorismo, indústria armamentista, racismo, guerras, capitalismo, opressão e diversos outros temas que estavam em alta no início do milênio e continuam atuais.
O orgulho latino de Galeano se faz presente em diversas passagens do livro, mas diferente de sua principal obra "Veias abertas da América Latina", a escrita é muito mais simples e irônica. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



DIEGO 14/04/2021

Autêntico poeta e humorista
Galeano com sua maneira particular de escrita surpreende com a quantidade de informações, sendo preciso, irônico e sobretudo grande crítico.
comentários(0)comente



Fabiano1980 24/02/2021

Nada mais que a verdade
Nada mais que a verdade, é o que li em cada página deste livro onde Galeano foi certeiro e "mexeu na ferida" dos imperialistas capitalistas.
Soube com sua essência e sabedoria, abordar assuntos tão atuais da política, economia e peculiaridades da América Latina e do mundo.
E com certa dose de ironia, me arrancou muitas gargalhadas.
comentários(0)comente



_Ane_ 19/02/2021

Só li verdades nesse livro.
Mais uma vez, Galeano mostrando sua crítica à política corrupta e descarada em doses de humor ácido e irreverente.
comentários(0)comente



Angelica75 14/02/2021

Dolorida realidade.
Meu anti imperialista favorito, Galeano destrincha e mostra a dura realidade e
o sofrimento que vários países passam. Os EUA sempre envolvidos, são “os donos do mundo”, estão envolvidos nas guerras (a indústria de armas tem que ter alguma finalidade), em Golpes
Militares sofridos desde sempre na América Latina (com $eu$ intere$$es em nossos recursos naturais).
De uma maneira irônica e ácida Galeano nos deixa de boca aberta e refletindo. Você não vai ver o mundo da mesma maneira após ler os livros dele.
comentários(0)comente



Glayd 28/06/2020

Lendo verdades que eu já sabia mas precisei ler pra perceber
Eduardo muito certeiro e afiado em todos os artigos, nos fazendo rir das piadas ácidas e nos indignar a cada linha de seus textos com uma realidade que na conhecemos mas quando menos de forma tão verdadeira sentimos que somos otários. Fica o pensamento sobre como esses textos seriam se fossem feitos nos últimos tempos, como seria o sentimento, penso que seria mais revoltante.
comentários(0)comente



Michele 01/08/2017

O Aquém
Estimado senhor Futuro,
de minha maior consideração:
Escrevo-lhe esta carta para pedir-lhe um favor. V. Sa. haverá de desculpar o incômodo.
Não, não se assuste, não é que eu queira conhecê-lo. V. Sa. há de ser um senhor muito ocupado, nem imagino quanta gente pretenderá ter esse gosto; mas eu não. Quando uma cigana me toma da mão, saio em disparada antes que ela possa cometer essa crueldade.
E no entanto, misterioso senhor, V. Sa. é a promessa que nossos passos perseguem, querendo sentido e destino. E é este mundo, este mundo e não outro mundo, o lugar onde V. Sa. nos espera. A mim e aos muitos que não cremos em deuses que prometem outras vidas nos longínquos hotéis do Além.
Aí está o problema, senhor Futuro. Estamos ficando sem mundo. Os violentos o chutam como se fosse uma pelota. Brincam com ele os senhores da guerra, como se fosse uma granada de mão; e os vorazes o espremem, como se fosse um limão. A continuar assim, temo eu, mais cedo do que tarde o mundo poderá ser tão-só uma pedra morta girando no espaço, sem terra, sem água, sem ar e sem alma.
É disso que se trata, senhor Futuro. Eu peço, nós pedimos, que não se deixe despejar. Para estar, para ser, necessitamos que V. Sa. siga estando, que V.Sa. siga sendo. Que V. Sa. nos ajude a defender sua casa, que é a casa do tempo.
Faça por nós essa gauchada, por favor. Por nós e pelos outros: os outros que virão depois, se tivermos um depois.
Saúde V. Sa. atentamente,
Um terrestre.
comentários(0)comente



MF (Blog Terminei de Ler) 15/06/2017

Uma boa coletânea do escritor uruguaio
Coletânea de textos do escritor uruguaio, onde ele toca principalmente na Política. Seus textos, uma mistura de ensaios/contos/artigos, quase sempre reflexivos, possuem uma ironia e hum bom humor incríveis. Muito bom!

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2016/07/28/o-teatro-do-bem-e-do-mal-eduardo-galeano/
comentários(0)comente



Luciano 18/07/2016

Infelizmente um livro atual
Essa é mais uma leitura que faço de nosso mestre Eduardo Galeano, com a seguinte cronologia, Palavras andantes, as veias abertas da América latina, de pernas pro ar, descoberta da América latina (que ainda não houve) e contra senha. Mesmo depois de tanto tempo e livros Galeano ainda se torna um personagem atual, o livro se desenrola em temas altamente políticos e religiosos, porém temas como islã e EUA financiando golpes são temas infelismente atuais, depois do livro dos abraços pessoas buscam poesia em Galeano, vão dizer que pode ser enfadonho falar tanto de política porém é a melhor qualidade de nosso autor em questão, com seu humor ácido e escrita poética traz para nós um livro superinteressante de ler, faço um projeto de iniciação científica em Antropologia política da América latina e Galeano confesso a todos tem sido um pilar essencial.
comentários(0)comente



Larissa 09/07/2015

.
Uma herança pesada - texto inteiro

Pobres sao os qe tem a porta fechada.

..os unicos discursos que merecem credito, sao os discursos nao pronunciados.

A desqualificação tinha, e continua tendo, outro motivo muito realista: estamos amestrados para ouvir e repetir a voz do vencedor.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR