Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - TERRA SONÂMBULA

Sunight 15/10/2023

Em resumo, um livro impressionante e que faz você gostar dos personagens. Achei uma narrativa interessante que apresenta ideias surreais. Acho que essa pode até ser uma boa palavra pra resumir esse livro: surreal.
Me impressionei do começo ao fim, cada história, as realidades vividas. Tudo me pareceu tão real e ao mesmo tempo a realidade fugia deles tanto quanto eles fugiam da guerra.
O fim é surpreendente e eu acho que estou muito afim de ler mais livros do autor.

Allan.Franck 29/05/2023

Sonhos e guerra
Livro de extrema beleza na forma de narrar e envolvente leitura. Mia Couto nos faz viajar nos dois relatos presentes em Terra Sonâmbula: o do menino Muidinga e os das cartas de Kindzu. Narração em prosa poética que nos mostra uma guerra civil em Moçambique a qual os personagens sobrevivem em meio aos percalços e mazelas por ela ocasionados. É um livro que merece ser revisitado.

May | @vidadaleitora 10/05/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, e essa resenha estou fazendo num formato diferente, pois eu ainda estou lendo o livro da foto, mas senti necessidade de já começar a escrever sobre ele. Estou impressionada com o efeito que ele está me gerando.
É minha primeira vez lendo Mia Couto, e como já divulguei em story antes, fui influenciada pelo @memorialdeumleitor após ler a resenha perfeita dele. Com o livro na minha estante e à vista, é óbvio que separei pra leitura imediata. Esperava leitura difícil, porque o André só lê livros cult, e esperava que um escritor premiado com Camões (maior prêmio da Língua Portuguesa) me colocasse em cativeiro. Pois nunca estive tão livre! Estou numa fase que ler clássicos têm me trazido torpor porque eles são maravilhosos e hoje eu posso entendê-los! Sinto que os estou lendo no momento certo, agora que sou mais madura como leitora.
Até o momento, li metado do livro e eu fico impressionada com a arte de colocar histórias dentro das histórias de um livro dentro do livro, sem perder o ritmo e os tons. Mas nada está me impressionando mais que o português de Mia. Não é moçambicano nem brasileiro nem de Portugal, eu julgo a escrita do autor como o Português de Mia Couto, porque é só dele mesmo, e é lindo de ler. Não estou exagerando, É LINDO MESMO. Até algumas palavras que acho que são neologismos, são criados tão poeticamente que emociona. Ao menos, eu fico emocionada e hipnotizada haha
Wowwww! Que leitura foi essa! Eu não acredito que já finalizei essa belezura! Que livro lindo, que escrita mais...única. Eu não esperava que fosse curtir tanto essa obra, mas eu amei, a ponto de pensar em releitura tão logo recebi o plot twist exatamente no último parágrafo (Mia planejou tudo e me pegou mesmo). Já estou com saudades da escrita, então buscarei mais obras do autor para pura apreciação de arte, pois é o que Couto faz. Impressionante!

Beatriz.Alves 18/07/2022

Terra Sonâmbula
Livro denso, mágico, intrigante, envolvente. Muidinga e Tuahir nos levam para uma viagem pra dentro de nós mesmos.

Julia3023 14/07/2022

Não li esse livro por pura livre e espontânea vontade, mas vou dizer ele não é ruim só é difícil de se entender e acompanhar.
Aqui vemos uma história que se passa em um período de guerras, com a perspectiva de três personagens Miudinga e Tuahir que ao fugirem da guerra encontram um carro abandonado com cadernos e um homem morto.
Este homem é Kindzu, ele escreveu estes cadernos enquanto estava em busca dos Naparemas, porque pensava que com os guerrilheiros ajudaria a acabar com a guerra.
Porém quando Miudinga começa a ler os cadernos do falecido mostra sua vida e aventura e esperanças.

Agora minha suspeita que depois de ler o livro é que todos estão interligados e que Miudinga e Gaspar são a mesma pessoa.

maria9211 11/07/2022

Muito bommmm
Acho que foi o livro da lista da fuvest que mais me prendeu. A escrita é ótima e traz diversas reflexões. Adorei a junção de fantasia com realidade, os personagens e o final? me surpreendeu MUITO. Enfim, gostei bastante e foi uma experiência ótima.

Miguel.Moreira 25/03/2022

Terra sonâmbula
Mia Couto é um escritor moçambicano que retrata momentos de guerra sob a perspectiva de pessoas simples. O livro não aborda explicitamente o cenário político de Moçambique pós-independência, mas há algumas informações históricas dentro desse romance.
É um livro que passa por diversos temas atuais, como racismo, abuso infantil, estupro, corrupção e acima de tudo, esperança de uma vida melhor.
A narrativa é divida em dois paralelos, onde há dois protagonistas, um chamado Muidinga, que está a fugir da guerra com seu parceiro de viagem Tuahir. O outro é Kindzu, o autor de um caderno achado por Muidinga em sua viagem, que aparentemente é um tanto mais velho que Muidinga, e estava em fuga da guerra.

No decorrer das narrativas, é possível visualizar a semelhança entre Muidinga e Kindzu, pois ambos estão em busca de uma vida melhor, e cheios de esperança e bondade em seus corações. Mas há uma peculiaridade nisso, pois Kindzu procura um futuro melhor, e anseia tempos que hão de vir, e Muidinga está obliviado se seu passado, não sabe quem foram seus pais, e nem mesmo se lembra de seu próprio nome, então sua busca é pelo passado em meio às brumas do esquecimento.

A escrita é extremamente poética e muito rica em vocabulário (para mim, que sou brasileiro, talvez um moçambicano ache tranquilo de ler), mas isso não quer dizer que seja um texto difícil, é uma leitura mais lenta para um romance, mas qualquer pessoa que tenha o hábito de ler se dará bem com o livro.

Acredito que o autor poderia abordar alguns temas culturais com um pouco mais de profundidade, como o estupro e o racismo entre a cultura que é descrita como tribal.
Apesar de um livro curto, a história é cheia de acontecimentos, o que nos obriga a ler o mais rápido possível para não se esquecer de nada.

É um livro muito bom, pela sua riqueza em retratar a vida de um fugitivo da guerra, acredito que seja exatamente assim ma vida real, claro que há diversos pontos fantasiosos e culturais, mas o principal foi feito com sucesso, que é um bom romance, com características históricas.

Bianca 08/02/2022

Terra Sonâmbula, de Mia Couto.
Mia Couto é um autor moçambicano que sempre traz contextos históricos em suas obras e com Terra Sonâmbula não foi diferente. O cenário da obra é de guerra, é importante sabermos que Moçambique passou pela Guerra da Independência entre 1964-1975 (pois até então era colônia de Portugal. Em 1977 começa uma guera cível que só termina em 1992 e é exatamente em 1992 que Mia Couto pública Terra Sonâmbula.

É interessante percebermos que Mia Couto escreve a obra durante a guerra e quando ele pública, todos os acontecimentos da guerra ainda estão muito frescos, então imagine só o peso que essa obra teve em Moçambique na época!

Terra Sonâmbula é um conjunto de duas narrativas, a primeira narra a passagem de Muindiga (uma criança) e Tuahir (um velho). Esses dois personagens estão andando entre corpos e toda a distribuição da guerra atrás da sobrevivência e ao encontrar um corpo não carbonizado, ao seu lado também encontram uma mala que contém comida e alguns cadernos. O velho logo se interessa pela comida e o menino pelos cadernos, o velho diz que os cadernos podem servir para fazer fogo, mas Muidinga usa somente as capas para fazer figueira e ler os cadernos em voz alta para ele e para o velho.

Os cadernos contam a história de Kindzu, logo esses cadernos são batizados como "Cadernos de Kindzu" . Kindzu morava em um vilarejo com a família, mas com a morte do pai, o desaparecimento do irmão e a loucura da mãe, resolve ir embora e todos esses acontecimentos são narrados em seus cadernos.

O livro é dividido em 11 capítulos, para cada capítulo também há um caderno, os cadernos de Kindzu que nos leva a inúmeras aventuras que encantaram a Muindiga, a Tuahir, a mim, e com certeza encantará a você! ???

Milla 26/10/2021

No começo pensei que era apenas um livro infantil como já li outras vezes na escola, porém fiquei horrorizada quando percebi que o livro abordava o machismo, violação de menores e o estupro como se fosse algo totalmente comum, a todo momento me deparava com falas como: "essa puta" "prostituta", entre outras. Sem contar que em uma parte em que uma menina conta sobre como o homem com quem vivia a estupra, nessa parte eu me senti extremamente desconfortável. Enfim, nem sei o que mais posso falar sobre esse livro.
Miguel.Moreira 23/03/2022minha estante
Mas os melhores livros não abordam temas confortáveis para nós, leitores. Os bons livros nos ensinam a partir de desventuras. Estou no final dessa obra de arte, e é desconfortável ler as cenas que a senhorita citou, mas isso não torna o livro impróprio para menores ou um livro ruim, pois a mensagem principal vai além disso. Pelo que li até agora, o livro retrata a história de dois garotos que vivem no meio de uma guerra civil em momentos diferentes. Enquanto Muidinga busca seu passado em meio às atrocidades mundanas, Kindzu procura seu futuro no meio da violência e à falta de compaixão, e em ambos os casos podemos viver momentos felizes para os personagens, como às cenas em que Muidinga enxerga Tuahir como seu pai, ou Kindzu sente amor nas suas relações com suas amantes Farida e Carolinda, o que o movem em busca de um bem maior que o próprio desejo carnal. Em ambos os casos no meio de uma guerra.

Milla 02/06/2022minha estante
Com certeza! Porém por ser um livro de leitura obrigatória na escola, creio que deveriam avisar em questão de gatilhos e sobre o que se trata, pois em muitos momentos me senti desconfortável durante a leitura. Porém imagino que esse desconforto tenha vindo por parte de não ser uma leitura da minha escolha, o que me faz subjugar grande parte do livro por esse quesito?

Letícia 18/04/2021

Terra Sonâmbula foi escrito pelo autor moçambicano Mia Couto, premiado com o Camões em 2013. Esse livro narra a trajetória de Tuahir e Muidinga, sobrevivendo juntos no meio de uma guerra miserável.

Eles encontram os escritos de Kindzu, a partir do qual conhecemos mais facetas da situação em Moçambique. É um romance cheio de simbolismos que exalta a riqueza da cultura em Moçambique.

Veja a resenha no link para conhecer mais da história!

P.S.: Recomendo demais a leitura.

site: https://desafiolivrospelomundo.com/2021/04/18/terra-sonambula/