O Guarani

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jack Kline 11/04/2023

Primeiro do José de Alencar
Para um romance escrito naquela época, foi uma leitura que me agradou muito. Não pela inovação ou amabilidade, mas pela qualidade vívida da obra.

José de Alencar ama descrever os lugares no qual sua história se desenvolve e isso é feito de uma maneira muito boa. Pois conseguimos imaginar o cenário perfeitamente. Se desconsiderarmos as partes exageradas da trama, temos um drama muito bem escrito. Com personagens ricos e uma ambientação nara.

Não fui cativado pelo casal principal. Peri é um ser totalmente intocável, Cecília é mimada e os dois juntos são bem chatos, porém a relação deles não é incoerente! É dramática e, apesar dos apesares, bonita.

O que realmente me cativou mesmo foi o casal secundário! Álvaro e Isabel, que mesmo subdesenvolvidos, são os personagens mais complexos da trama. Numa vibe meio Romeu e Julieta.

Álvaro foi o melhor personagem! Real, coerente e humano. Não posso deixar de mencionar o D. Antônio de Mariz, um homem de honra! Bom pai, esposo, fidalgo e amigo! Tem seus defeitos, obviamente, mas não deixa de ser uma ótima pessoa e um personagem marcante.

Resumindo, foi uma boa história, mas eu não leria de novo! Mas, pelo D. Antônio, Isabel e Álvaro, valeu a pena!

Bibi 11/04/2023

Confesso que tiveram certos momentos que realmente gostei muito do livro. Provavelmente pelo fato da narrativa ser tão agitada, diferente de certos clássicos que se mostram entediantes. Basicamente girando entorno de um mesmo conflito, uma mesma decorrência de fatos.
Os personagens também são bastantes interessantes, inclusive, e possuem certo nível de caráter e excentricidade na medida do possível. Além da explicita exaltação do cenário brasileiro de uma forma a se fazer parecer a coisa mais bela e divina do mundo.
Apesar disso, não é muito o tipo de leitura que me enche os olhos ou me faz sentir prazer na literatura.

Jady23 25/03/2023

Esse foi o primeiro livro de José de Alencar que li, e gostei muito da escrita do autor.
Na minha opinião, um dos melhores clássicos da nossa literatura.

ana :) 03/03/2023

Selvagem do coração branco
Primeiramente, é essencial que para a leitura de um livro como este exista um conhecimento prévio do contexto histórico, caso não ocorra, o leitor, se bem integrado a certos absurdos, julgará a obra um horror. Bom, apesar de já conhecer a história do livro e da escola literária, não deixo de achar a história grotesca.

José de Alencar foi um brasileiro do século XIX, dessa maneira, sua produção literária está profundamente ligada com um dos objetivos do Segundo Reinado: criar uma identidade nacional. Desse modo, a figura do indígena é idealizada para os padrões cavalheirescos da Europa medieval.

Em O Guarani, conhecemos Cecília, uma brasileira que tem a família ainda ligada às tradições portuguesas; descrita com toda a inocência de uma moça recatada de 18 anos, ela é a personificação da cristã do coração puro. Já Peri, um selvagem pagão, diferencia-se dos outros nativos por sua submissão ao fidalgo e sua filha, o que é entendido como uma grande salvação para sua alma perdida no pecado.

Peri devota sua vida à moça após associá-la a Nossa Senhora, com quem teve uma visão. Assim, ao salvá-la uma vez de uma pedra, aproxima-se da família e se compromete a proteger a moça, incluindo satisfazer todas as suas vontades ? até mesmo aquelas que envolvem caçar uma onça. Por sua vez, Cecília se afeiçoa do indígena, buscando sempre a adulação que ele lhe oferece. Somente no final do livro que a menina enxerga Peri além de um escravo, como também é somente no final que Peri torna-se cristão, com o objetivo de salvar, mais uma vez, Cecília.

Enquanto isso, há ainda dois aventureiros, Loredano e Álvaro, ambos apaixonados por Cecília mas com diferentes intenções. Já no final do livro, há a punição destinada ao italiano que traiu seu manto religioso, enquanto Álvaro apaixona-se por Isabel, a prima. Contudo, ambos possuem um destino trágico, um pela fogueira e outro pelo combate, que levou também à morte de Isabel com todo seu amor a Álvaro.

É interessante como está presente em todo o momento do livro a ideia do bom colonizador e do bom selvagem. O primeiro trouxe a civilização e o outro a submissão para que se formasse este país. Sob mesma perspectiva, a associação de selvageria, ruindade e desapropriados de bons costumes aos outros nativos que não se renderam a colonização e resistiram seja pelo combate seja pela perpetuação de sua cultura está presente no combate final entre os aventureiros e os indígenas Aimorés.

Kauann 05/02/2023

O melhor da literatura brasileira que eu li!
Obra muito boa, leitura super fluida e história bem envolvente, recomento pra todos que desejam ler livros da literatura brasileira começarem por esse!

Dani 30/12/2022

Gostei com ressalvas
Eu particularmente amei o romance, mas é preciso apontar alguns detalhes na obra, dado o tempo em que foi escrito e na época em que ele se passa, a visão sobre os indígenas era bem distorcida e ofensiva, inclusive a relação entre o Peri e a Cecília traz uma ideia escravocrata (apesar de ele realmente não ser obrigado a serví-la), e levando em conta que Alencar estava tentando criar um mito fundador do Rio de Janeiro. Eu particularmente não achei a linguagem muito ruim, mas os primeiros capítulos são bem irritantes de serem lidos pela descrição excessiva, e levando em conta que já estou um pouco acostumada com esse tipo de linguajar, mas a história foi escrita em formato de folhetim, ou seja, sendo um capítulo lançado por semana (igual nossas fanfics atuais), com isso todo capítulo é instigante, algo que te mantém preso na leitura e a trama é muito bem desenvolvida e entrelaçada entre os personagens.

Maria Ester 23/12/2022

Livro clássico brasileiro, expressa a grandiosidade da fauna tipicamente brasileira e tem um enredo incrível!
É maravilhosa a forma como o livro retrata a interação entre os brancos e os indígenas de duas formas e o empenho que Peri tem em deixar satisfeita a sua senhora.
No fim, o livro ainda traz de forma ficcional como o povo brasileiro criado, da miscigenação de portugueses e indígenas.
Um livro antigo, que as vezes tem uma linguagem cansativa, mas que vale a pena!

Tiago Fachiano 20/12/2022

Ótimo escritor, mas livro ruim
Achei o livro raso, principalmente comparado com outros do mesmo escritor, como Til e Senhora. Não gostei e a leitura foi entediante.

Lu 09/11/2022

Um romance romântico.
Gostei mesmo da poesia toda pra descrever os cenários e as tramas paralelas.
A relação Peri e Ceci achei um saco, mas vale lembrar que essa idealização toda é típica do movimento Romântico.

Camila 26/10/2022

O Guarani
Com esse livro eu percebi que eu gosto mil vezes mais do Romantismo do que do Naturalismo. A escrita é difícil por ser antiga e as vezes você tem que ler de novo o mesmo parágrafo, mas a história é ótima, fiquei só um pouco confusa no início. Achava que eu ia odiar Álvaro, mas amei o personagem. Achei interessante que o Peri não tem um amor romântico pela Cecília, ele a ama e a preserva como se ela fosse uma deusa e sem querer nada em troca

joana 15/08/2022

o que é isso aqui????????????????????????????
provavelmente é romance mas odiei.
eu não tenho mais vocabulário pra gastar com essa obra, as únicas pessoas que eu ainda gostei em uma parte da história foram isabel e alvaro. O resto????? SEM CABIMENTO!
quero pegar o caba que colocou esse título como clássico e perguntar olhando profundamente nos olhos dele: O QUE FOI QUE TU VISSE NISSO AQUI???????
eu me amava mais quando não tinha colocado os meus olhos para lerem essa coisa.
tudo errado, tudo errado.
Nataly 15/08/2022minha estante
Passada

joana 15/08/2022minha estante
eu também fiquei, amiga. primeiro clássico que li e não gostei

Nataly 16/08/2022minha estante
Amiga eu vou ler por curiosidade mas já preparada pro baque, porque eu tinha muitaaaaa vontade de ler o guarani

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6