O Guarani

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tia Polly 10/04/2024

O guarani
A linguagem do livro, para os tempos atuais, é um pouco complicada, mas nada que não dê para entender o sentido.
A história é um pouco enrolada, o que deixa o livro chato em certas partes.
A obra faz parte do movimento de literatura Romantista, apesar de ter sido publicado em 1857, possui mais características da 1° geração romântica.
Não encontrei muito romance, só "migalhas", se é que dá para considerar. É mais uma relação de cuidado e desprezo.
A melhor parte do livro é a 4° parte.

Maria17400 06/04/2024

Bom! li para a escola, no começo a leitura é difícil, mas depois flui muito bem. o final te prende bastante.

Larissa804 23/03/2024

Nesta obra teremos contato mais uma vez com o estilo de Alencar, o livro dividido em partes,primeira parte o presente, depois teremos contato com o passado dos personagens. Dessa maneira, conheceremos primeiro as consequências, depois os fatos que originaram elas,o que nos fará ter contato com a obra de perspectivas diferentes enquanto o seu desenrolar.

A história será narrada em torno de Cecília, de família portuguesa que veio para o Brasil servir. A moça possui encantadoramente de forma devota todo o amor de Peri,índio da nação Goitacá, que já veio a salvar sua vida, e se coloca na posição de ter que fazer o mesmo novamente. Cecilia encontrará não só toda essa devoção de Peri, mas o amor de Álvaro e o fascínio do Italiano.

Entraremos também nas relações da família, assim desvendando as intrigas e os motivos delas, os amores guardados, angústias de muito tempo e erros do passado e presente. Dom Antônio de Matriz é um homem respeitado que já veio a servir a realeza, tem uma esposa forte e perspicaz, difícil, mas de bom coração. possui uma boa casa com dois filhos, a encantadora Cecília e o imaturo Diogo, além de abrigar em seu lar sua sobrinha, que divide as opiniões da família. Apesar de todo o respeito que possui e os servos devotos que o protege, até quando isso perdurará?

O livro é a pura e viva literatura de Alencar, que reflete em suas histórias os fatos de realidade, de uma forma que instiga o leitor a acompanhar do início ao fim.

Heloisa511 12/03/2024

A história é linda e tem personagens cativantes, minha única questão é que a narrativa é meio cansada.

anniely1 27/02/2024

QUE LIVRO MAGNÍFICO, eu falei muito mal sobre josé de alencar no começo e sinceramente ele me surpreendeu muito!!!! história muito linda e rica de detalhes, te amo peri e ceci ???

Wellington 25/02/2024

Micro Resenha de "O Guarani" de José de Alencar
"O Guarani" é mais uma obra genial de José de Alencar, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira que passou por aqui, mais especificamente lá no século XIX, no movimento Romântico.

Essa obra traz o conceito de como nós, brasileiros, fomos criados. É uma critica e uma idealização de como fomos feitos: misceginados por índio e um europeu. Alencar traça uma história de idealização do indígena, característica principal do movimento, trazendo o selvagem como herói da nação.

Peri é o protagonista dessa história juntamente com Cecilia. Os dois desenvolvem uma amizade após Ceci, como ele chama, passa por um perigo e Peri a salva, fazendo, a partir disso, adorá-la sendo sua santa, uma semideusa. Peri passa então a ser um servo diante de Cecilia, que a muito não gosta desse gesto, mas, em determinadas cenas, ela acaba utilizando desse comportamento do indígena para evitar com que ele tome riscos, pois ela não quer perdê-lo.

Nessa história, outros personagens, coadjuvantes e antagonistas, fazem o conflito do romance ser genial. Loredano, o antagonista, movimenta a história muito bem. Um italiano em busca de diamantes que tentava roubar a tempos, tem a oportunidade quando se integra no grupo de aventureiros de Álvaro, outro personagem importante e que ama Cecilia, mas não tem reciprocidade da menina. Quem tem esse papel é Isabel, prima de Ceci, que o ama com toda a força.

"O Guarani" é uma obra que apresenta riquezas de linguagens, na escolha de palavras e de estrutura. Alencar organiza seu romance de forma fragmentada, o que pode gerar confusão na leitura, mas é uma organização que faz toda a diferença para que o final possa ser fechado com chave de ouro, ou como conhecemos, o plot twist. Não é uma leitura fácil, insisto, mas é uma obra que nos faz entender como esse movimento trabalhou a idealização de modo geral, da nacionalidade e da busca por uma identidade brasileira, que bem sabemos, estava começando a ser criada.

clarita 17/02/2024

Uma nova experiência
Eu comecei a ler esse livro por pura obrigação da escola mas acabei me surpreendendo com ele, uma escrita um pouco difícil de se acostumar por conta da época mas apesar disso, o livro é muito bonito, fiquei mt focada na trama e sempre queria ler mais e mais, recomendo para todos que amam ler, muito bom. Me lembrei que meu professor pediu para a turma dar uma chance ao o livro pq Jose de Alencar nunca escreveu nada ruim, estou feliz por ter dado uma chance a esse livro

Anderson.Vinnycius 10/02/2024

O primeiro romance que li. Sempre ouvi falar que as obras brasileiras são de difícil compreensão, de fato é. Mas O guarani, é simplesmente um livro emocionante e envolvente, um deleite para o leitor numa tarde chuvosa no campo.

Mariza27 29/01/2024

Por incrível que pareça...
Não sou muito de clássicos, porém, volta e meia estou lendo um. Quando comecei O Garani, me deparei com a monotonia dos clássicos, mas aos poucos fui avançando e a leitura foi me conquistando.

O enredo destaca- se pelo poder que a cultura indígena tinha/tem e os conflitos gerados naquela época, ocorre envolvendo o amor de Peri ( índio), pela então senhorinha branca Ceci.

Peri a todo custo quer salvar e livrar Ceci de qualquer mal que a rodeie, até mesmo colocando em risco sua própria vida.

No final do livro eles fazem uma apologia a uma nova geração de seres humanos como Adão e Eva.

Mas pra descobrir porque essa comparação vai ter que lê o livro, não vou da mais spoiler.

Gostei muito!
Recomendo !

comenttnat 28/01/2024

A descrição fielmente de como é um amor puro e sem amarras, o amor de peri é simplesmente sincero e terno.

Laura3437 18/01/2024

Há quem critique minha literatura brasileira, mas eu não vivo sem ela. Como não se apaixonar com Peri que tem um amor mais devotado que já li. Um amor sem egoísmo, sem buscar reciprocidade, apenas o bem da sua amada. Todos os detalhes de José de Alencar me encantam. Só tenho elogios para essa obra incrível!

Livros Sem Complexo 31/12/2023

Clássico brasileiro
Olá, leitores, hoje vim falar de mais um clássico da literatura brasileira! ?O Guarani? de José de Alencar foi escrito em 1857, porém, se passa no ano de 1604 na nossa região!
O livro foi escrito após uma visita do autor a Cascata Conde D'Eu em Sumidouro, onde Alencar encantado com a beleza do local teve a inspiração de escrever essa obra, que foi futuramente citada no Hino de Sumidouro.
O clássico tem uma escrita densa, porém, muito poética, que descreve a fauna e flora de nosso país de uma forma magnífica.
Além disso, cada personagem possui um papel fundamental na história e representa um pedaço da identidade de nosso povo, pois, o livro foi escrito em um período em que estávamos começando a construir a individualidade nacional.
Vale ressaltar que, por conta do tempo que foi escrito e a época que o livro se passa, existe uma visão bem distorcida e preconceituosa sobre os indígenas. No entanto, se você possui a vontade de conhecer mais a história de formação do Brasil, esse livro é perfeito para isso.

Para mais resenhas e curiosidades sobre a literatura brasileira, siga-nos no nosso Instagram: @livrosemcomplexo.

Ana Monique Souza 28/12/2023

Sério?
Se tem algum movimento artístico que eu não consigo gostar é o romantismo. Como alguém pode tratar um indígena como um animal adestrado, superestimando sua destreza, verossimilhança disse adeus!

LavAnia.Coimbra 10/10/2023

O guarani
Tenho que dizer que achei o começo do livro chato, eram muitas explicações e muitos detalhes que me davam sono, mas quando chegou a terceira parte de história fui prestando mais atenção e esse final meus amigos, foi incrível, triste mas muito bom. Um clássico maravilhoso que todos deveriam ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6