O Guarani

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isa 04/03/2021

Mudei de opinião
Antes de ler o complemento de leitura, que explicou muita coisa, eu pretendia dar 4 estrelas ao livro, mas analisei melhor, entendi o contexto e criei uma ligação com os personagens, principalmente com Peri.
Guardarei os personagens, que me foram muito queridos!
Outra coisa que me fez aumentar a nota, foi o contexto histórico, a valorização da formação nacional, da importância do indígena na formação brasileira. Não estava gostando da idealização de Cecília, mas descobri que é característica, do movimento Romantismo, idealizar tudo! Mas gostei por trazer mais a questão Nacional, em vez de valorizar apenas o estrangeiro.

amandaleu 06/10/2023

Resenha de O Guarani
Escrita no século 19, a história se passa no século 17 no estado do Rio de Janeiro, onde fica localizada hoje a cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Rio.
Peri, indígena goitacá, tem uma espécie de fascínio por Cecília, filha do figaldo Dom Antônio de Mariz. O irmão de Cecília, Dom Diogo, acaba matando uma indígena da tribo dos Aimorés, rivais da tribo de Peri. Para se vingarem da morte da moça, os Aimorés tentam matar Cecília, o que Peri não permitiria que acontecesse de forma alguma, já que Peri e Ceci têm uma relação muito forte de protetor e protegida. Por meio das paisagens brasileiras, dos povos que juntos nos deram origem e de algumas figuras históricas (Dom Antônio, por exemplo, que foi um dos fundadores do estado do Rio), José de Alencar traz aqui os fortes traços do Romantismo, movimento artístico que tinha como uma das principais funções a criação de uma identidade nacional.
É uma história que propõe muitos debates sobre a relação do branco com o indígena e, principalmente, dos autores da época com a tradição das tribos, seus vocabulários e costumes. Em muitas passagens pude perceber a figura de Peri embranquecida pela narrativa, de como o comportamento de seu povo deveria ser o de total submissão perante o homem branco, e de como eles deveriam ser agradecidos por estarem aprendendo sobre cultura e cristianismo. É óbvio que isso é um traço da época, mas que, se analisarmos com cuidado, podemos ver que ainda reverbera no Brasil de hoje.
Muitas frases que compartilhei aqui no Skoob mostram a surpresa dos personagens brancos com a forma com que Peri via e sentia as coisas, em como ele era sábio e como sabia se expressar de forma assertiva. Isso me lembrou uma fala de Conceição Evaristo, de como as pessoas ficam surpresas ao verem inteligência e delicadeza num determinado grupo excluído pela sociedade. Isso nos mostra que o saber não tem dono; para ser sábio, poeta e grande basta ser um ser.

Obs: Vale ressaltar que Carlos Gomes compôs O Guarani, ópera mais famosa do Brasil, porque ficou encantado com a história. Esta trilha sonora serviu de abertura para o programa de rádio "Voz do Brasil" (Em Brasília, às 19h).

Lala 02/05/2021

Uma aventura bem br com muitos surtos
Caramba, eu ainda tô tentando processar o que aconteceu aqui haha. O livro é muito bom, foi meu primeiro contato com a escrita de José de Alencar e eu amei a forma com que ele conduz a narrativa, não é maçante nem cansativa, muito pelo contrário, achei o ritmo fluido e a história envolvente, além de ter descrições muito poéticas sobre a natureza.
Mas sobre o que é essa história?
Aventuras nas matas virgens do rio Paquequer, um herói brasileiro que usa arco e flecha como ninguém, triângulos amoros condenados á tragédia, uma tribo vingativa e conspirações sobre tesouros perdidos e assassinato. Sério, isso é tipo a fórmula pra uma história me prender kkk, o melhor é que cada um desses elementos funciona muito bem na narrativa.
A trama não fica parada (as vezes dá aquela enrolação básica descrevendo, mas passa rápido), tensão e aventura estão presentes na obra a todo momento e você fica querendo saber o que vai acontecer com aqueles personagens: Será que o vilão vai conseguir realizar o seu plano?O que vai acontecer com a família da Ceci?Será que eles vão conseguir escapar dos aimorés?E esses casais, no que isso vai dar?A minha resposta é:leia. É tudo muito inesperado e surpreendente, eu surtei bastante tanto no sentido positivo quanto no negativo da palavra.
Pra falar a verdade O Guarani é uma história bastante trágica (E põe tragédia nisso!Dica:não espere um final feliz), contando o drama da família de dom Antônio de Mariz nos tempos coloniais em meio à uma situação de conspirações e cenários naturais.
Eu sempre fui fã de romances de aventura desses bem folhetinescos, mas ainda não tinha lido nenhum nacional e foi incrível encontrar esse livro, sei lá, me senti em casa lendo kkk, eu já li aventuras francesas, inglesas, mas ler uma brasileira foi especial, ver a nossa natureza descrita daquela forma tão poética trouxe uma imersão muito grande e uma espécie conforto em ler algo feito em casa, temos romances de aventura aqui tbm!(e eu já estou doida pra ler outros!)
Lembrando, é romantismo, ent vai ter idealização pra tudo quanto é lado.
Eu recomendo demais a leitura pra quem tá procurando uma boa e velha aventura com muito drama e reviravolta, foi uma leitura incrível!
nath191 20/06/2021minha estante
Eu tô tentando criar coragem pra ler esse livro faz meses haha. Sua avaliação me convenceu de que ele não é um bicho de 7 cabeças

Lala 20/06/2021minha estante
Eu tbm tava com medo, mas na prática eu achei até que de boas, claro que tem umas palavras difíceis pq foi escrito em outra época, mas pra mim foi uma leitura fluida

Lala 20/06/2021minha estante
Aliás, amei sua foto de perfil kkk. Zuko=tudo. Melhor personagem de Avatar, cara

Francyelen 24/06/2021

Amei!
Esse livro me impressionou enquanto eu o lia.

Certo, não comecei com tanta expectativa mas no desenrolar da história o livro me prendeu muito. Eu demorei, demorei, mas foi por causa dos outros livros que eu estava lendo que me interessaram mais do que esse, porém, eu me arrependi de deixar de lado a leitura desse e ler outros livros. Não foi desde a primeira página que o livro me cativou, foi lá pelo capítulo XIII, mas é claro que isso depende da pessoa que está lendo.

Gostei muito como o autor descreveu a natureza no livro. Cada flor, árvore, animal, entre outros, mostrava quão rica é a natureza desse Brasil. Foi um dos únicos livros com que tive esse "contato" com a natureza, o 1° foi o da Anne de Green Gables e o 2° foi esse, esses 2 livros descrevem a natureza de uma forma magnífica.

Eu gostei muito da escrita, não foi arrastada a leitura, ao contrário, fluiu muito bem. Tem muitas coisas ainda para falar, mas não irei mencionar por que vai ficar enorme a resenha.

Enfim, essa obra vai para a estante de favoritos com certeza. RECOMENDO.

Anderson.Vinnycius 10/02/2024

O primeiro romance que li. Sempre ouvi falar que as obras brasileiras são de difícil compreensão, de fato é. Mas O guarani, é simplesmente um livro emocionante e envolvente, um deleite para o leitor numa tarde chuvosa no campo.

readcaiou 18/07/2021

superou minhas expectativas
eu esperava um romance simples, e recebi um enredo complexo e muito mais interessante.
me surpreendi em como esse livro tem plots e mistérios bem semelhantes aos de livros mais atuais, mostrando que um clássico sobrevive a qualquer época.
gostei que o autor deu foco ao cenário e contexto histórico, pude me situar muito melhor.
o enredo em si é muito bom, e se amarra muito bem.
quanto aos personagens, apesar de interessantes, não me cativaram tanto, com exceção de Isabel e Álvaro.
no mais, além de conhecer mais sobre a época, sobre como o Brasil era visto e retratado no no século 19, há aqui uma história incrível e necessária.

alex 27/04/2022

O Guarani, de José de Alencar (1857)
Emblemático do Romantismo nacional, o livro apresenta uma história na qual se misturam elementos (estigmatizados) europeus e indígenas - e, embora busque apresentar Peri como um herói, o faz de modo discriminatório e vil.

Os especialistas afirmam que o livro marcou época por inaugurar uma nova fase do Brasil independente (pós-1822), numa tentativa de buscar originalidade e identidade nacionais.

Enquanto literatura, é por vezes enfadonha (com um romantismo exagerado e simplório de pessoas, coisas e lugares), mas tb consegue te segurar para descobrir o desenrolar dos fatos.

Em tempo: relendo "O Guarani", entende-se melhor o que significou "Macunaíma" (de Mario de Andrade, 1928) para a literatura e o modernismo brasileiros.

Taci.Souza 13/05/2020

Releitura
Às vezes uma releitura abre nossos olhos para alguns problemas numa obra que antes considerávamos perfeita. O Guarani sempre foi uma das minhas obras favoritas de Alencar, mas a cada releitura percebo que, ainda seja uma ótima trama, se peca um pouco ao enaltecer a força do homem e exagerar a fragilidade da mulher.

Tianna0 24/09/2021

O guarani é uma obra do movimento romântico, que narra a história de um índio escrito por um homem branco, José de Alencar. Peri, personagem principal, desiste de sua vida na aldeia para ser escravo de uma mulher branca e cristã, devotando toda a sua vida a existência dela.
No começo foi difícil engatar na leitura, mas quando comecei a conhecer os personagens, a leitura fica mais fluída. O primeiro capítulo, o qual Peri foi apresentado já se percebe uma romantização do personagem, com força capaz de capturar um a onça! A força e devoção de Peri a sua Senhora é reforçada na segunda metade do livro com o ataque e sacrifício de sua vida para salvá-la.
Dá para perceber a aversão e visão que os europeus tinham dos índios. O proprio Peri chama os índios de tribos rivais de selvagens, palavra muito utilizada no livro. Contudo, há a apresentação de costumes indígenas, que deixam a obra mais "real". A catolização também aparece, quando tentam fazer o índio a se batizar.
No final a obra consegue prender o leitor com os acontecimentos, que mesmo não condescendo com a realidade, possuem uma carga de aventura e um desenvolvimento incrível, de drama, fantasia, romance e traição.

joana 15/08/2022

o que é isso aqui????????????????????????????
provavelmente é romance mas odiei.
eu não tenho mais vocabulário pra gastar com essa obra, as únicas pessoas que eu ainda gostei em uma parte da história foram isabel e alvaro. O resto????? SEM CABIMENTO!
quero pegar o caba que colocou esse título como clássico e perguntar olhando profundamente nos olhos dele: O QUE FOI QUE TU VISSE NISSO AQUI???????
eu me amava mais quando não tinha colocado os meus olhos para lerem essa coisa.
tudo errado, tudo errado.
Nataly 15/08/2022minha estante
Passada

joana 15/08/2022minha estante
eu também fiquei, amiga. primeiro clássico que li e não gostei

Nataly 16/08/2022minha estante
Amiga eu vou ler por curiosidade mas já preparada pro baque, porque eu tinha muitaaaaa vontade de ler o guarani

DihMoraes 21/04/2021

Tamandaré.
Nossa eu estou amando Literatura Brasileira... Com O Guarani finalizei o box de José de Alencar: Senhora, Til e O Guarani. Cada uma dessss obras pertecem a um gênero da fase do romantismo brasileiro: o primeiro é um romance urbano, o segundo um romance regionalista e o terceiro um romance indianista. Obras importantes no processo de formação da identidade brasileira, bem como de outros autores cujas obras pretendo ler logo logo.

Ana Monique Souza 28/12/2023

Sério?
Se tem algum movimento artístico que eu não consigo gostar é o romantismo. Como alguém pode tratar um indígena como um animal adestrado, superestimando sua destreza, verossimilhança disse adeus!

18/05/2022

Leitura ?obrigatória?
Li ?O Guarani? para realizar um seminário sobre romantismo e achei um porre, tanto pela escrita extremamente descritiva, tanto pelo conteúdo muito problemático. Porém, considero uma leitura obrigatória para entender o romantismo no Brasil que foi um movimento de extrema importância para a literatura brasileira e também os sentimentos com relação aos povos indígenas no contexto daquela época. Por influência do romantismo, José de Alencar trouxe a premissa de valorização da fauna e cultura brasileira, as identidades que fazem o Brasil ser o Brasil, mas na prática isso não foi bem executado, pois apresenta uma visão totalmente deturpada do indígena e a valorização de suas tradições e culturas é dado de forma incorreta. Portanto, o livro apresenta diversos defeitos, mas ainda assim considero uma leitura importante para os brasileiros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6