Beldade presa na gaiola

Beldade presa na gaiola Yuya Kirimi

Resenhas - Beldade presa na gaiola

Kath 21/01/2024

Quem me acompanha ha mais tempo sabe que eu me tornei fujoshi não tem muito, acho que uns três anos, mais ou menos e quem me colocou nisso foi Mo Dao Zushi. O primeiro BL que eu assisti foi a adaptação de uma obra da MAME, TharnType, seguido por Until We Meet Again e, de lá pra cá, se teve uma coisa que aprendi é que esse é um gênero no qual você só aproveita a viagem sem pensar muito porque, se for problematizar, sério, não dá pra ver nada. Boa parte do universo de autoras desse gênero é bem problemático, nem todo BL consegue ser Cherry Magic com as fofurinhas e a dose certa de cada coisa. Assim, eu comecei a aproveitar a vista e não deixar esses problemas afetarem minha degustação da coisa, embora algumas vezes fique bem difícil, aí a gente reclama, né? Fazer o quê?

Ganhei esse mangá tem um bom tempo e de lá pra cá já devo ter lido umas dez ou doze vezes. Se não fiz resenha até agora foi por não saber bem como se sentia em reação a ele. Lendo de novo sei lá por qual vez, notei o motivo de ter gostado tanto dele logo de cara: a ideia é muito boa. Sério, se tratada da maneira correta ela seria incrível, mas pensando bem não é o mais problemático que já li.

Falando de maneira bem resumida para não dar muito spoiler, a história gira em torno de Reiri, um jovem que sofria de problemas do coração. Durante a segunda guerra mundial, ele foi preso por um Onmiyoji em uma mansão e, de maneira bem cruel, obrigado a se tornar um ikigami, no folclore japonês seria uma divindade em forma humana. Preso na mansão por 60 anos, foi obrigado a servir aos chefes da família Amano, pertencente a esse Onmiyoji. A parte interessante dessa história é o fato de que os poderes dessa família se concentram em usar espíritos que estão dentro de livros, criados das formas mais cruéis e diferentes possível. A autora, contudo, não aborda bem esse lado da história, nem como os livros podem ser usados, nem mais sobre eles.

Bem, um dos últimos chefes aparece uma noite na mansão e leva um livro que Reiri tinha advertido ser muito perigoso pra ele. Então, no dia seguinte, um homem estranho aparece anunciando ser o filho desse homem e agora novo chefe da mansão. Reiri percebe que embora ele "use" muito ele, não parece interessado no poder dos livros. Por mais que ache aquilo estranho, não tem outra opção além de servir a ele. Seu nome é Kenji. Após tantos anos sendo tratado como um mero objeto, por que Kenji Amano parece, de algum modo, tratá-lo diferente dos outros chefes da família?

O problema desse mangá pra mim foi mais como ela escolheu construir a história do que a ideia em si. Como disse antes, a ideia é muito boa, mas fica difícil se convencer que personagem X é diferente dos outros quando ele age igual logo de cara. Há muitas perguntas sem resposta também, todavia é praticamente a mesma coisa de ler um conto, já começa perto do final então nos resta preencher as lacunas sozinhos. Ainda assim, sendo bem sincera, eu gosto muito desse mangá. Se estivesse apta a escrever BL faria uma fanfic dele porque tem muita coisa que poderia ser explorada aí.

Se a autora tivesse desenvolvido a relação do Kenji com o Reiri de forma diferente, teria ficado muito mais fácil de shipar eles. Mas isso é algo recorrente no gênero, não só certo "sadismo" por parte dos ativos, mas relacionamentos que nem sempre começam da maneira mais saudável. E, como disse antes, se a gente vai problematizar o que lê ao invés de aproveitar a viagem, esse é um gênero perdido, até hoje eu vi pouquíssimas obras sejam mangás, audiovisual ou livros que sejam realmente isentas de problemática. Algumas extrapolam? Sim. Mas mesmo as que parecem mais inocentes, se prestar atenção, vai ter algum tipo de absurdo.

Alex 19/12/2023

Esqueci de resenhar
Ganhei esse livrinho de mimo, nossa achei meio pesado, um pouco, desde o começo você já fica um pouco chocado

Lipee113 02/10/2023

Bomba
Como que alguém cogitou em escrever e publicar essa bomba?? gente eu fiquei horrorizado do começo ao fim, essa história é EXTREMAMENTE problemática (não é minha opinião, ela realmente romantiza assuntos muito problemático) ela trata ?strüp0 e p?d0fï|i@ como se fosse algo bom e romântico. saber que alguém pensa assim me deixa com medo da sociedade.

miri.miri 27/09/2023

A maldição, a paixão repentina e o dragão poderoso
Em termos de romance, foi muito rápido, sem mais nem menos. Mas os elementos mágicos/místicos são muito bacanas, e o traço é belo, de verdade faltou um romance bem feito.

Nada foi muito aprofundado, ficou meio superficial o enredo. (Título dá resenha sem spoiler, apenas alguns pontos bons do mangá, sem contexto)

Andressa1327 01/09/2023

Poderia ser maior
Tudo acontece muito rápido e é abordado de maneira superficial justamente por isso. Tem abuso sexual e cárcere, meio que um sistema de magia tbm, mas pouco aproveitado e totalmente secundário. Os traços são lindos e o romance em si, apesar das circunstâncias, tbm. Daria uma putah obra se fosse mais extensa e a parte da fantasia mais bem trabalhada.

Leh 28/08/2023

Não há muito o que dizer. A história é legalzinha e da pra matar um tempo . Recomendo para quem quer dar um tempo de leitura ?pesada?.

Livia Barini 23/08/2023

De embrulhar o estômago
O traço é sem dúvida bonito, mas o conteúdo...
Neste manga você vai encontrar estupr0, vi0lencia sexual, escravidã0 s3xual e s3xo sem consentimento. Tudo envolto em um fundo de magia mal desenvolvido.
Romantização do abus0.

rafazaakar 29/06/2023

Não se deixem levar pela capa e pelo título!!!
A capa e o título desse mangá são PÉSSIMOS! Mas a história é muito boa, bem desenhada e com um enredo vem diferente.

gahbrieles 24/05/2023

A história é legal de ler, mas acontece tudo tão rápido, que nós não temos tempo nem de nos conectar com os personagens e suas histórias. Senti falta desse aprofundamento, de ver o relacionamento de desenvolver, deles se apaixonando.

Clara.Mariana 20/03/2023

Vale a pena
No geral o mangá é bom, mas acaba sendo muito superficial. Não tem desenvolvimento do porque as coisas acontecem. Também acho que a sinopse não retrata bem o livro, mas vale a pena a leitura.

xtwsantos 01/02/2023

Não achei que fosse, mais eu gostei
Quando eu li a sinopse pensei na hora, não vou ler, pelo menos não agora, mais aí eu resolvi ler logo. Pelo contexto da história eu achei q seria problemático por que eu tenho um pouco de problema com o tema abordado na história, mais acabou que não foi muito aprofundado isso e mostrou de uma forma um pouco mais leve de como eu imaginava e eu gostei bastante disso e isso foi até o que me motivou a continuar lendo!

O romance dos personagens foi bem legal, eu achei fofo (a cena do Deus dragão é perfeita rs) recomendo, achei bom e os traços são incríveis!

Clara 30/10/2022

Quase foi 5 estrelas
Para um volume único e bem curtinho, ele me entregou um romance q achei MT fofo.
Os personagens mesmo sem aprofundamento, achei legais, e bem bonitos (os traços são divinos).
Morri de rir com os diálogos aleatório kkk.

Mas o q me incomodou foi a história do Reiri, oq ele passou e oq fizeram com ele (até o próprio Kenji me decepcionou no começo), ele é um amorzinho, merecia ter uma vida normal e não viver trancafiado por 60 anos sendo abusado, oras.

A fantasia é deverás interessante, super leria se tivesse livro/mangá com essa promissa (o dragão é lindão).

ENFIM, eu curti, foi uma leitura ótima para o momento em q li, mas com os contras citados acima, eu dei 4,5 ?

Ewerton 23/09/2022

Médio
A história em si não é ruim, mas é tão rasa e rápida, que não dá pra se apegar tanto aos personagens. Me incomoda essa questão de abuso. Parece que os BLs fazem questão de mostrar isso. Esse meio que até naturaliza isso. Esse é o ponto mais negativo. Mas o traço leve no desenho é bem bonito.

darkblueonfire 17/09/2022

É um bom mangá
Gostei da história em grande parte dos aspectos, ela é interessante, envolvente, certos fatores na história são um pouco desagradáveis mas é tolerável, já li bem piores nesse sentido, quem tem experiência com BL sabe bem que a leitura desse é considerado até leve, a história acontece rápido demais mas é o suficiente para um volume único, os personagens são interessantes, gostei da construção da história mas principalmente da arte, tem traços leves e delicados, cheios de expressão, foi uma das minhas partes favoritas de toda a obra.