Os presidentes

Rodrigo Vizeu

Resenhas -

Giu 04/02/2021

Ótimo trabalho
Este não é um livro para quem queira se aprofundar na história do Brasil - na verdade, me senti fazendo uma revisão dos conteúdos de história do Ensino Médio. Isso definitivamente não é ruim, porque a proposta do livro não é mesmo aprofundar, mas construir a cara da República Federativa do Brasil através dos mandatários que passaram por ela.

O mais interessante, para mim, foram os comentários e análises dos especialistas e historiadores em cada capítulo, que enriquecem bastante a compreensão dos eventos.

Quero agora ouvir os podcasts que deram origem à obra!
Giselle.Pessoa 18/05/2021minha estante
Voce já consegui ouvir o podscast? meu caminho foi o contrário de voce. descobri primeiro o podcast e depois o livro. Ainda nao comecei a leitura mas espero que seja bom como eu achei que os episodios foram. Nao muito longos, nem muito curtos. Com a quantidade certa de informação sem muita enrolação.

Soliguetti 02/04/2020

História nada entediante
Rodrigo Vizeu é um excelente contador de histórias. A trajetória dos presidentes da República brasileira, repleta de momentos marcantes e nada entediantes, fica ainda melhor na narrativa desse livro, que vai direto ao ponto, sem deixar de se ater a detalhes bastante importantes ou curiosos. Talvez o único defeito do livro seja que, sempre muito direto e com essa ótima narrativa, o leitor fique com a sensação de que algumas situações poderiam ser um pouco mais detalhadas e exploradas. Para ficar em um único exemplo, a carta de Michel Temer a Dilma, pouco antes do impeachment da presidente, é reproduzido apenas parcialmente, quando o documento inteiro poderia ter sido exposto. No mais, é um livro excelente, um ótimo complemento para os livros de Laurentino Gomes, que tratam do período monárquico.

Magno.Macedo 16/05/2020

Ótimo livro
O livro é bom para conhece um pouco da história do país como república, o livro conta sobre todos os presidentes e vices que assumiram o poder.
O livro faz um bom complemento ao podcast da folha o presidente da semana.
A leitura e agradável, e o autor não se propõe a aprofundar em nenhum dos presidentes a analisados.

Gabriela Trezzi 26/05/2020

A história se repete
Apesar de a narrativa do Vizeu ser excelente, é uma leitura agridoce em um momento como esse. Muito triste perceber como repetimos erros e padrões fracassados.

Matheus Nunes 12/06/2020

Não há nada novo debaixo do sol.
Se houver realmente algo de novo sob o Sol, o Brasil e seus presidentes, juntamente com seus militares forçosamente presidentes, habitaram e continuam a habitar em uma esfera completamente diversa da realidade da maioria. São quase sempre as mesmas velhas famílias no poder, nomes que durante a história se repetiram tantas vezes que faz em certos momentos a história parecer monótona.

Levando a esse panorama e me esforçando ao máximo para evitar certos anacronismos, parece por ora que não deveríamos ter saído de uma Monarquia e entrado as presas em uma República sem planejamento algum, e por hora parece que ainda vivemos em uma Republica-monarquista na qual de forma indireta certos nomes continuam a rodear os bastidores de nossa velha história de uma forma claramente e escancaradamente hereditária.

São raros os momentos de paz e de sensatez, nossos governantes sempre parecem envoltos em uma enorme tempestade, algumas vezes criadas por ele mesmo, e por outras são pegos de surpresa por fatores externos. A turbulência nesse meio é mais antiga que a palavra Democracia e na maioria das vezes é quem dita a regra.

Aqui o autor, Rodrigo Vizeu, consegue narrar como ninguém a historia de nossos presidentes e construir perfis biográficos com maestria e com a responsabilidade de um historiador que não toma partidos na historia.

Esse sem duvidas é um trabalho esclarecedor, mesmo que as vezes nos entristeça, saber do passado desde a origem do poder Executivo com toda a certeza nos faz olhar com mais clareza e até certa confiança para os momentos atuais e para os que estão por vir. Com todo o arsenal de perfis traçados aqui é difícil dizer que, neste momento em que vivemos (2020), existe realmente algo de novo em quem nos governa.
Talvez o eco do passado seja quem realmente nos governa.

Sobral 03/08/2020

Razoável.
Vizeu não inventou a roda nesse livro! Segue o senso comum da historiografia regular. Porém, as vezes abre mão do academicismo pra aparentar um bom contador de histórias que se aproxima do público. Comete anacronismos fazendo comparações entre presidentes de momentos totalmente distintos da história e não desenvolve coisa alguma. Falar de um presidente da república e seu governo em 3 folhas é quase impossível.

O livro cumpre o que propõe: Um resumão de cada presidente e governo. Indico a leitura desde que seja feita com cuidado e bastante senso crítico.

@zurcenila 06/08/2020

Resenha (Livro) - Os Presidentes: A História dos que Mandaram e Desmandaram no Brasil - Rodrigo Vizeu
Mais um livro de uma Leitura Coletiva! Aqui o objetivo é lermos conteúdos históricos e biografias, conhecer melhor a história do Brasil e do mundo para tentar entender o nosso presente.
📖 Os Presidentes: A História dos que Mandaram e Desmandaram no Brasil
✏️Rodrigo Vizeu
▪️Editora Harpercollins
🗣 Política
▫️336 páginas
📆 LC Mai/2019
🇧🇷O primeiro livro escolhido foi este, escrito pelo jornalista Rodrigo Vizeu. Esta obra nasceu a partir de um programa de podcasts que foi ao ar antes das eleições de 2018 onde cada episódio trazia a história de um presidente do Brasil, de Deodoro da Fonseca à Jair Bolsonaro (eleito em 2018), de forma imparcial, mostrando os prós e os contras de nossa história, lançado pela Folha de São Paulo com o título “Presidentes da Semana”.
🇧🇷O programa teve seu formato e criação inspirados na série “Presidential” do jornal americano The Washington Post que antecedeu a eleição que elegeu Trump.
🇧🇷Neste livro, Rodrigo não está sozinho, em cada episódio ele fundamenta os assuntos abordados com a participação de grandes historiadores, economistas, jornalistas e advogados quando os temas exigiram.
🇧🇷Política é um tema polêmico em nosso país, quase tanto quanto futebol. Muitos dizem que o brasileiro não tem memória e como consequência faz escolhas ruins, outros que não há renovação política e partidária. Nesse livro, Rodrigo resgata toda a nossa história política contextualizada, mostra nuances de cada época que eram desconhecidas (pelo menos para mim).
🇧🇷Minha formação é na área de exatas, então tive história na escola só até o fim do ensino médio e (pelo menos na minha época) a história nos era apresentada de uma forma muito “romântica”, sem revelar os jogos de interesse que envolviam cada episódio.
🇧🇷Acredito que esse livro seja necessário (para não dizer obrigatório!) como uma revisita à nossa história ou descoberta de vários fatores que justificaram acontecimentos importantíssimos para o nosso país e alguma base para percebermos com outros olhos o país que vivemos.
Nota: 5/5

Cortina 29/03/2021

Excelente para revisitar e entender um pouco mais sobre a história do nosso Brasil!

bruno.barreto 11/05/2021

incrível
Ler esse livro foi como colocar uma lente nos meus olhos e me fez enxergar muitas coisas do país que vivemos. Ele me ajudou a contextualizar melhor muita coisa que quero estudar, perfeito.
E TAMBÉM MEU DEUS QUE ÓDIO DE TODO MUNDO

Tiarajú 02/06/2021

Tão bom quanto o podcast
Já havia ouvido alguns episódios do podcast Presidente da Semana, que originou o livro do Vizeu e que me atraiu para a leitura do livro. Tanto um quanto o outro são excelentes: trazem uma linguagem clara e atrativa para que conheçamos a história do Brasil e dos nossos presidentes.
A conclusão que se chega ao ler o livro (ou ouvir o podcast) é que a história do Brasil se repete; que muitos discursos que hoje parecem novidade já foram pronunciados 50 ou 100 anos atrás; e que não há muita novidade na política.
É uma excelente leitura para qualquer idade.

Jessica.Goncalves 29/06/2021

Os presidentes é um livro bem direto, com capítulos curtos.
Faz entender o ciclo vicioso na política brasileira, que começou lá na República Velha.
As trocas de favores, bem como os militares volta e meia querendo estar na política e no poder vem antes mesmo de Getúlio Vargas.
Livro pra entender a atual política brasileira.

Maísa 01/12/2021

Comentários
Na espiral de projetos pessoais, circulam o de conhecer melhor a história do Brasil e o de conhecer melhor os autores paraenses que por acaso convergiram na indicação do @igordinizk para o trabalho de Vizeu. Reunindo anedotas, dados e o contexto de cada eleição e de cada mandato, Vizeu não quer te convencer de nada, mas vai te guiando desde Deodoro até Bolsonaro numa "conversa de bar" de rápidas e tranquilas 330 páginas, amparadas da opinião de historiadores (com visões antagônicas muitas vezes) e dos registros históricos, para não te deixar esquecer.

Ao fim, clareado o caminho, bate aquele calorzinho de orgulho.

Vai! Lê Vizeu! O cara não decepciona.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 26/06/2022

Um livro necessário para votarmos melhor.
Para quem gosta de história do Brasil e se preocupa em que o rumo da política melhore, esse é um livro necessário.

Quanto melhor conhecermos os erros e os acertos de nossos ex presidentes, melhor será nossa escolha para os próximos.

Recomendo a leitura!,

Caetano.Bezerra 03/07/2022

O Podcast no qual o livro se baseia é naturalmente mais interessante, mas é um livro bem legal de você ler em ano eleitoral.

Acaba sendo resumido demais em alguns pontos importantes do passado, sendo mais extenso no presente (o que é natural), mas é um história bem contada.

Sofre com a falsa imparcialidade jornalística, mas é o de menos.

ca ;) 20/09/2022

Livro sensacional! A maneira em que o livro foi escrito torna-o muito interessante e de fácil entendimento! Tem a visão tanto de historiadores de esquerda tanto de direita, acabando sendo ?imparcial?. Tem uma grande riqueza de detalhes, com diversas curiosidades interessantes! Pra quem quer estudar/saber um pouquinho mais da história do Brasil ou de política, esse livro é perfeito!