Os presidentes

Rodrigo Vizeu

Resenhas -

Albuquerque 26/05/2024

Um bom resumo
O livro cumpre bem o papel de fazer um apanhado do que foi o período de governo de cada presidente. É uma leitura bem amigável, numa linguagem informal e acessível. Um livro de "consulte rápida", eu diria, para quem quer conhecer o básico dos nossos ex-presidentes. Recomendo!

ca ;) 20/09/2022

Livro sensacional! A maneira em que o livro foi escrito torna-o muito interessante e de fácil entendimento! Tem a visão tanto de historiadores de esquerda tanto de direita, acabando sendo ?imparcial?. Tem uma grande riqueza de detalhes, com diversas curiosidades interessantes! Pra quem quer estudar/saber um pouquinho mais da história do Brasil ou de política, esse livro é perfeito!

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 26/06/2022

Um livro necessário para votarmos melhor.
Para quem gosta de história do Brasil e se preocupa em que o rumo da política melhore, esse é um livro necessário.

Quanto melhor conhecermos os erros e os acertos de nossos ex presidentes, melhor será nossa escolha para os próximos.

Recomendo a leitura!,

Maísa 01/12/2021

Comentários
Na espiral de projetos pessoais, circulam o de conhecer melhor a história do Brasil e o de conhecer melhor os autores paraenses que por acaso convergiram na indicação do @igordinizk para o trabalho de Vizeu. Reunindo anedotas, dados e o contexto de cada eleição e de cada mandato, Vizeu não quer te convencer de nada, mas vai te guiando desde Deodoro até Bolsonaro numa "conversa de bar" de rápidas e tranquilas 330 páginas, amparadas da opinião de historiadores (com visões antagônicas muitas vezes) e dos registros históricos, para não te deixar esquecer.

Ao fim, clareado o caminho, bate aquele calorzinho de orgulho.

Vai! Lê Vizeu! O cara não decepciona.

Jessica.Goncalves 29/06/2021

Os presidentes é um livro bem direto, com capítulos curtos.
Faz entender o ciclo vicioso na política brasileira, que começou lá na República Velha.
As trocas de favores, bem como os militares volta e meia querendo estar na política e no poder vem antes mesmo de Getúlio Vargas.
Livro pra entender a atual política brasileira.

Tiarajú 02/06/2021

Tão bom quanto o podcast
Já havia ouvido alguns episódios do podcast Presidente da Semana, que originou o livro do Vizeu e que me atraiu para a leitura do livro. Tanto um quanto o outro são excelentes: trazem uma linguagem clara e atrativa para que conheçamos a história do Brasil e dos nossos presidentes.
A conclusão que se chega ao ler o livro (ou ouvir o podcast) é que a história do Brasil se repete; que muitos discursos que hoje parecem novidade já foram pronunciados 50 ou 100 anos atrás; e que não há muita novidade na política.
É uma excelente leitura para qualquer idade.

Matheus Nunes 12/06/2020

Não há nada novo debaixo do sol.
Se houver realmente algo de novo sob o Sol, o Brasil e seus presidentes, juntamente com seus militares forçosamente presidentes, habitaram e continuam a habitar em uma esfera completamente diversa da realidade da maioria. São quase sempre as mesmas velhas famílias no poder, nomes que durante a história se repetiram tantas vezes que faz em certos momentos a história parecer monótona.

Levando a esse panorama e me esforçando ao máximo para evitar certos anacronismos, parece por ora que não deveríamos ter saído de uma Monarquia e entrado as presas em uma República sem planejamento algum, e por hora parece que ainda vivemos em uma Republica-monarquista na qual de forma indireta certos nomes continuam a rodear os bastidores de nossa velha história de uma forma claramente e escancaradamente hereditária.

São raros os momentos de paz e de sensatez, nossos governantes sempre parecem envoltos em uma enorme tempestade, algumas vezes criadas por ele mesmo, e por outras são pegos de surpresa por fatores externos. A turbulência nesse meio é mais antiga que a palavra Democracia e na maioria das vezes é quem dita a regra.

Aqui o autor, Rodrigo Vizeu, consegue narrar como ninguém a historia de nossos presidentes e construir perfis biográficos com maestria e com a responsabilidade de um historiador que não toma partidos na historia.

Esse sem duvidas é um trabalho esclarecedor, mesmo que as vezes nos entristeça, saber do passado desde a origem do poder Executivo com toda a certeza nos faz olhar com mais clareza e até certa confiança para os momentos atuais e para os que estão por vir. Com todo o arsenal de perfis traçados aqui é difícil dizer que, neste momento em que vivemos (2020), existe realmente algo de novo em quem nos governa.
Talvez o eco do passado seja quem realmente nos governa.

Gabriela Trezzi 26/05/2020

A história se repete
Apesar de a narrativa do Vizeu ser excelente, é uma leitura agridoce em um momento como esse. Muito triste perceber como repetimos erros e padrões fracassados.

Caetano.Bezerra 03/07/2022

O Podcast no qual o livro se baseia é naturalmente mais interessante, mas é um livro bem legal de você ler em ano eleitoral.

Acaba sendo resumido demais em alguns pontos importantes do passado, sendo mais extenso no presente (o que é natural), mas é um história bem contada.

Sofre com a falsa imparcialidade jornalística, mas é o de menos.

Vitinho 29/12/2023

Rodrigo Vizeu é editor de jornais para a Folha de São Paulo,além disso é jornalista e entrou no mundo da escrita com o seu livro Os Presidentes. Sua carreira acadêmica consiste em jornalismo na Universidade de Brasília e ciências políticas na Universidade Paris III.
O livro Os Presidentes é composto por 336 páginas de pura história, sendo dividido em capítulos que seguem a linearidade temporal dos presidentes desde Deodoro da Fonseca(quando o sistema democratico começou) até Bolsonaro,fazendo uma análise do governo de cada um e se utilizando para isso de dados, imagens e citações.
A narrativa começa falando da velha república, que foi composta por presidentes militares, cada capítulo começando com uma foto do devido presidente e colocando o seu nome e período de governo no título. Após esse período o autor irá falar da Republica Oligárquica que foi quando São Paulo e Minas Gerais dividiram a posse da presidencia, até chegar nos ultimos cenarios politicos, que são tão polemicos, que levou Vizeu a convidar comentaristas de esquerda e de direita para expor os dois pontos de vista.
Fica claro, portanto, que Os Presidentes é um livro que busca expor o passado histórico do Brasil, focando nos seus principais representantes e seus feitos, sendo uma ótima leitura para os amantes de conhecimento. Ademais, é uma leitura muito fluida e fácil, sendo recomendada para todos os públicos.

Pedro 21/03/2024

Muito bom. Um vislumbre da história do nosso país tendo como foco aqueles que o governaram. Muito bem escrito