O casamento do céu e do inferno & outros escritos

O casamento do céu e do inferno & outros escritos William Blake




Resenhas - O Casamento do Céu e do Inferno & Outros Escritos


29 encontrados | exibindo 16 a 29
1 | 2


Giovanna.Charrone 26/06/2020

Uma obra peculiar
Não vou mentir, não entendi muito bem a primeira parte do livro (o casamento do céu e do inferno em si), tem muitas referências à bíblia e, como não tenho muito conhecimento sobre, acabei não absorvendo essa parte por completo, mas gostei muito da segunda parte do livro, dae poesias menores, tem um tom muito natural e lírico, bem fluído
comentários(0)comente



Saulo 11/04/2010

Os poemas não são apresentados integralmente no livro e as traduções, apesar de interessantes, tiram um pouco da "magia" do livro. Aconselho a lerem em inglês mesmo.
comentários(0)comente



Cinara... 15/02/2020

"Provérbios do inferno
...
Se o louco persiste em sua loucura, torna-se-ia sábio. ...
A raposa culpa a armadilha, jamais a si mesma. ... Um pensamento abarca a imensidão. ...
Estejas pronto a dar sua opinião, e os vis te evitarão.
...
Espere veneno da água estagnada.
...
Escuta as críticas dos imbecis. É um nobre elogio. ...
Seríamos tolos, se os outros já não fossem.
...
O melhor vinho é o mais velho; a melhor água a mais nova. ...
Preces não aram, louvores não colhem.
...
Alegrias não riem. Tristezas não choram. ... "

Quando tudo em um livro faz total sentido na sua vida!
comentários(0)comente



Na Literatura Selvagem 31/12/2017

Blake e o casamento do céu e do inferno
William Blake é um autor inglês considerado precursor da liberdade sexual da mulher, do individualismo e um revolucionário. Sua obra influenciou autores como Walt Whitman e a obra O casamento do céu e do inferno é considerada sua obra-prima. Além de poeta, foi pintor e gravurista.

Em meados de 1790 ele escreveu O casamento do céu e do inferno, em chapas coloridas com desenhos que circundavam todo o texto. O livro tece uma crítica à religiosidade, atacando a ortodoxia das igrejas, além de princípios sociais, literários e políticos de sua época.


leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/12/blake-e-o-casamento-do-ceu-e-do-inferno.html
comentários(0)comente



Douglas 09/11/2017

O Casamento do Céu e do Inferno
Apenas conhecia William Blake de nome, referências e através do documentário "The Romantics", produzido pela BBC (extremamente recomendável, por sinal). E, sendo o romantismo minha vertente literária favorita, assim que vi esta publicação da Hedra, corri para ler.

Com certo desapontamento, notei que, "O Casamento do Céu e do Inferno" não é uma obra poética, mas sim, política. É inegável a sua relevância, ainda mais dado o cenário da época em que foi escrita, e também o lirismo que há em seus argumentos mas, inegavelmente é um livro político.

Passado este impacto, recebi outro, este maior. A imensidão dos pensamentos contidos nesta obra são imensos em suas 80 páginas ainda hoje em dia. Não sou cristão, menos ainda sou religioso, mas o Céu e o Inferno de Blake independem de religião, pois são humanos. Temos os dois em nós, independente da crença, ou mesmo a não-crença.

Este livro propõe apenas que una-mos estes nossos lados em matrimônio, para vivermos plenamente.
comentários(0)comente



Joy 27/02/2016

Apesar de curtinho, um livro com um conteúdo imenso e incrível.
Levei três dias para ler, pois queria absorver com cuidado toda a fina e rica retórica de Blake, cheia de conceitos incríveis e que transcendem seu tempo.
comentários(0)comente



Luccubus 10/07/2014

O Anticristo
Blake realmente poderia ser considerado um profeta do futuro que agora acontece, este individualismo excessivamente impulsivo presente no livro dele só consigo descrever como Satanismo. O universo de "casamento do céu e do inferno" é tão profundo e intenso que, sem querer ser presunçosa "sobre as raízes pairando no abismo estelar", se assemelha a um sonho criado pelo subconsciente genial de Blake. A psicologia dos anjos e demônios, como trata dos demônios como serem a serem valorizados ou ao menos estudados, menosprezando os anjos, é algo revolucionariamente balanceador. O mal e o bem, pontos de vista do além, tal qual Blake coloca: todo homem é um anjodemônio ou demônioanjo, sua salvação e perdição e só há a distinção se há os dois elementos. Só se criou esta obra pra ser a antítese (ser consumida por estas) de todas as outras preconceituosas, as que consomem tudo criado.
Ele mesmo se coloca como alguém que diz verdades que já eram sabidas, e realmente para quem já viu as profecias realizadas de Blake não é nada de novo, porém entre todos os plágios da natureza que chamamos de arte, o Casamento do Céu e do Inferno é uma das melhores traduções para o imaginativo coletivo.
comentários(0)comente



Ronaldo 20/03/2014

O Poeta da contracultura (150 anos antes...)
"Se as portas da percepção se desvelassem, cada coisa apareceria ao homem como é, infinita". Foi este verso de "O Casamento do Céu e do Inferno", do poeta, pintor e gravurista inglês William Blake (1757-1827) que teria feito Jim Morrison batizar o seu grupo de "The Doors". O fato é que William Blake se tornou o guru da contracultura, de Jim Morrison a Raul Seixas, um século e meio depois depois da sua morte. E não é para menos: ele dizia conversar com anjos e demônios regularmente...

Eis alguns versos famosos de "O Casamento do Céu e do Inferno":
"Aquele que deseja e não age engendra a peste";
"Se o louco persistisse em sua loucura, tornar-se-ia sábio";
"As masmorras são erguidas com as pedras da Lei; os bordéis, com os tijolos da religião";
"Quem sofreu o teu domínio te conhece.", e por aí vai.

Escrevendo coisas assim na passagem do século XVIII ao XIX, Blake foi muitas vezes incompreendido, mas é um dos poetas mais originais e estranhos que conheço, e por isso recomendo muito, ainda mais nesta edição de bolso da LP&M, muito bem cuidada e baratíssima. Não dá para perder.
comentários(0)comente



Charles 02/12/2012

Muito interessante ler os poemas no idioma original em voz alta. Bonito e místico.
comentários(0)comente



Victor 13/02/2012

William Blake era esquisitão. Não podia ser diferente dado seu processo de educação e as atividades que desenvolveu ao longo da vida, além da carga visionária e mística que havia ao seu redor. "O Casamento do Céu e do Inferno & Outros Escritos" é complicado, divagante, metafórico em cada sílaba. Os poemas que compõem a última parte do livro são apresentados em versão bilíngue, e é aí que fica clara a complicação causada pela tradução. Quem saca legal o inglês consegue captar a real intenção do autor, uma poesia simples e delicada (alguns destes poemas foram escritos quando ele ainda era uma criança de pouco mais de 11 anos) sem grandes floreios como a versão traduzida tenta nos convencer.
comentários(0)comente



Henrique Pontes 31/01/2011

O casamento do Céu e do Inferno - William Blake
Quem estiver interessado em levar um chute no saco da idéia de bem e mal, devia ler este poeta, e principalmente, este livro, datado de 1970 e já incrivelmente romântico. Não sei quanto aos dotes mediúnicos do poeta, mas a sua capacidade de encarnar anjos e demônios em sua obra, tanto a literária quanto a da pintura. este livro, repleto de visões aterradoras, é a dissolução da divisão entre céu e inferno, entre corpo e alma, unindo-os como um só - energia- a " Energia é eterna delícia".
" Sem contrários, não há evolução. Atração e Repulsão, razão e Energia, Amor e Ódio são necessários à existência Humana"
http://estudoeestetica.blogspot.com/2011/01/william-blake-o-casamento-do-ceu-e-do.html
comentários(0)comente



joedson 15/12/2010

O CASAMENTO DO CÉU E DO INFERNO

memorável visão
oráculo maluco
sem o não da religião
comentários(0)comente



Divino 26/09/2010

Sublime
Ensina mais sobre religião que qualquer igreja.
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 16 a 29
1 | 2