Do Espírito Geométrico Pensamentos

Do Espírito Geométrico Pensamentos Blaise Pascal

Resenhas -

Luiz Henrique 31/03/2024

Em "Do Espírito Geométrico", Pascal intencionou debater a geometria como parâmetro para o pensamento lógico e sistematizado, elaborando um método para que o conhecimento seja validado.

Mas o que mais me encantou foi, dentro desse processo, uma reflexão (provavelmente não proposital) sobre aquilo que é tão básico e tão inerente ao entendimento humano.

A mera definição de certas palavras mais complicaria do que simplificaria o processo de entender seu significado.

Me lembrou dos momentos, em aula, que tentei - em vão, claro - conceituar ponto, reta, plano, energia...

Confesso que as demais obras do volume não me conquistaram da mesma maneira que essa primeira.

Emi 05/08/2021

Aprendi e aprendo bastante com esse livro, esse é um daqueles que quanto mais relemos, mais interpretações tiramos; com certeza é um dos que visitarei sempre que puder pelas citações e reflexões que fazem pensar muito.