O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Luciana 29/04/2021

Me lembro de ter ficado com raiva do pai por ter abandonado a criança, e um amor pela enfermeira que resolveu cria lá.
Um livro que traz muitas reflexões da vida
Imagino se o pai não o fizesse como seria diferente a vida todos

Sem estante 25/04/2021

Uma perda que não aconteceu
O livro conta a história de David e Norah um jovem casal que tem filhos gêmeos, mas a menina nasce com síndrome de Down e acreditando estar protegendo a família David decide dizer a mulher que a filha morreu e manda que Caroline, a enfermeira, a deixe em uma instituição para pessoas com essa condição. Tocada pela forma como as pessoas eram tratadas na tal instituição Caroline se compadece da criança e resolve criá-la ela mesmo, a despeito de toda dificuldade que iria enfrentar. A família de David e Norah ficou destroçada e diante da perda que acharam ter tido cada um se fechou em seu mundo, deixando uma vida que poderia ter sido muito feliz, sombria e solitária. Um livro pra fazer pensar, apesar de ser bastante extenso nos detalhes, acredito que o autor o tenha feito dessa forma, pois foi através dos detalhes que tudo aconteceu. Se David não tivesse reconhecido os traços da síndrome de Down na filha, a vida teria sido muito difefente para todos da família. Vale a pena ler e eu o tenho no meu top 10.

Livia.Moraes 07/04/2021

Aprendizagem
História que nos leva a refletir o relacionamento que temos com nossos familiares e com nossos próximos.
Qual o nosso nível de preconceito para com quem tem síndrome de down?
Interessante conhecer o início da luta pelas conquistas de igualdade.

Isadorarte 28/03/2021

Ótimo livro para você saber o que não fazer com seus filhos
O livro é bom, a quantidade de detalhes não me incomou, o problema é que na matade começou a focar demais na Norah que tava enchendo a porra do meu saco. Todavia, o final valeu super a pena, chorei demais, amo a Phoebe, bjos.
Vitor.Augusto 28/03/2021minha estante
Chorou mesmo que eu vi

Rafael Oliveira 23/03/2021

FINAL DE LEITURA
Pra mim foi um livro maravilhoso, muito profundo. Os acontecimentos ricos em detalhes, alguns desfechos inesperados, tensão em certos momentos.
Me emocionei com a Phoebe e toda a situação que à envolvia, me fez lembrar de sentimentos que passei na minha vida, coisas tristes e boas também... Nota 10
Indico esta leitura

Poliana 21/03/2021

Todo mundo deveria ler
Esse livro vem com uma temática que acho muito importante de se ler, aqui mostra a história da Phoebe, a bebê síndrome de down que foi abandonada pelo pai, que forjou sua morte e adotada pela enfermeira. Sim, muito triste a realidade que ela passa, mas é algo que para mim, chorei rios de lágrimas em situações que a menina passava, por isso ele recebeu o favorito, mas a escrita da autora não é tão fluida o que me deixou empacada algumas vezes na leitura levando a nota de 4 estrelas.

Júlia França 25/02/2021

A história boa, mas a forma como foi escrita é ruim
Comecei a ler a anos atrás, abandonei a leitura, por falta de paciência com os milhões de detalhes insignificantes, mas esse ano decidi dar uma chance para o livro.

Vale a pena insistir no livro, com o passar das páginas a história começa prender a atenção, para isso, você precisa pular os parágrafos de descrições.

No geral é uma boa história, nos faz pensar no poder que as escolhas tem em nossa vida.
As vezes tomamos uma decisão errada e com o tempo colhemos as consequências que muitas vezes são irreversíveis.

Matheus.Toussaint 23/02/2021

O Guardião de Memórias
Um livro de ini?cio morno, mas ao decorrer da histo?ria muitos acontecimentos surgem e no final do livro na?o deixamos de refletir sobre o poder que as nossas escolhas e atitudes tem sobre nossas vidas. Tanto as boas quanto as ruins, elas sa?o fardos, as vezes leves, as vezes pesados, mas que carregamos pela vida inteira.

O Guardia?o de Memo?rias e? uma ca?mera fotogra?fica. E o personagem do livro David Henry acredita que estar ?in camera? era agir em sigilo. Porque toda pessoa tem um universo isolado. Acreditando que todos no?s temos os nossos pro?prios segredos. ?A fotografia tem tudo a ver com segredos, os segredos que todos temos e nunca revelamos.?

Diana Vila 21/01/2021

Temos livre arbítrio
Temos livre arbítrio, e as nossas escolhas afetam não só a nossa vida, mas também a vida daquelas que nos cercam. E uma decisão precipitada traz consequências destruidoras.

No ano de 1964 os recém casados David e Norah Henry estão a espera do 1° filho. Ela entra em tabalho de parto durante uma inesperada e terrível nevasca. David é ortopedista, mas na impossibilidade de chegar ao hospital, precisará realizar o parto em seu próprio consultório, com o auxílio de Caroline Gil, a enfermeira que trabalha no consultório há alguns anos e é apaixonada por ele desde que o conheceu.

O parto acontece e nasce um menino lindo e forte. Em seguida a espesa perde os sentido e ele percebe que há mais um bebê a caminho, uma menininha...mas ele nota que ela tem algumas características, ela tem síndrome de down. E é nessa fração de tempo que ele, assombrado por lembranças doloroas do passado, toma uma decisão que vai mudar pra sempre, não só a sua própria vida, mas também a vida dos filhos, da esposa e da enfermeira Caroline, a única que sabe da verdade.

Uma história emocionante e que poderia facilmente ter sido baseada em fatos reais.
Maria Cleusa 26/01/2021minha estante
Já li há algum tempo, mas me lembro do drama de preconceitos como era tratada uma criança que nascia com alguma deficiência, eram como um objeto que podia ser descartada, mesmo sendo o pai um homem de conhecimento da ciência. Chorei muito durante essa leitura, mas gostei muito.

Fernanda 19/01/2021

O Guardião de memórias
Gostei bastante, é no entanto um livro com muitas descrições o que poderá não ser do agrado de todos. Com uma historia bem desenvolvida e que demonstra como a síndrome de Down era/é vista.

Fernanda3166 09/01/2021

Escolhas
"O guardião de memórias" é um livro tenso, dolorido e comovente. Vidas são construídas e moldadas em cima da escolha errada de David. Como teria sido a vida de todos, se ele tivesse agido de outra forma? Ele carrega dores de seu passado, mas não consegue olhá-las e julga que seus familiares não aguentariam passar pelas mesmas dores e dessa forma cria uma fortaleza através de mentiras para protegê-los. Só que não percebe que é ele que está causado mais dor. David queria estabilidade. Gostaria que sua vida fosse fixa como as fotos que tira. Mas ela corria, era dinâmica e ele não poderia capturar toda sua dimensão em uma imagem. O livro é narrado em terceira pessoa, inicialmente a partir da visão de três personagens: David, Norah e Caroline. Posteriormente, Paul também tem sua visão apresentada. Acredito que a autora conseguiu desenvolver um texto que  prende a atenção do leitor e também criou personagens complexos que foram se transformando ao longo do livro. Senti falta de mais detalhes sobre a vida de Phobe, acredito que teria sido rica a narração da visão dela sobre tudo. Enfim, é um bom livro, ficamos presos até as últimas passagens desejando saber como será o desfecho. E assim como na vida, o desfecho é só o início de mais um ciclo.

Deise 05/01/2021

O Guardião de Memórias
Gostei, mas esse livro não é daqueles que prende a gente; não é uma leitura empolgante. A narrativa com excesso de detalhes, torna a leitura um pouco cansativa e lenta. O final também me decepcionou, esperava mais.

Cris.Aguiar 02/01/2021

Surpreendeu
Esse não foi um livro que conquistou desde o início, para ser sincera, teria desistido dele logo no segundo capítulo, senão fosse meta para a leitura do mês do Clube.
Porém, a medida que você vai lendo, a autora vai fisgando sua curiosidade pelo desfecho desse drama.

Eu resumiria esse livro na palavra: humano.
Gostei muito da construção dos personagens, a história num todo é bem formulada, e ela consegue ficar numa linha tênue para não descambar para o piegas.
Você torce, você fica brava, você ama, você se revolta.... mas no fim, são só seres humanos... é década de 60/70, são fatos da vida.... e quem somos nós para julgar.

Recomendo esse livro principalmente pelo final, conseguiu me surpreender.

Livro 01 SLV - Tema Livre - Janeiro/01

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

its.ellen 29/12/2020

Descrições cansativas
O livro é muito bom, de verdade, a história é cativante mas como falei antes, as descrições são chatas mesmo kkkkkk sei que os detalhes são importantes mas as vezes são desnecessários ou apresentados de forma monótona e acaba deixando a leitura chata, confesso que pulei algumas partes com descrições assim mas o livro em si é ótimo, recomendo! ?

Mariana.Duarte 27/12/2020

É uma história impactante
Conheci esse livro através da minha professora no 7° ano eu acho, na época estava começando meu gosto pela leitura e não consegui terminar o livro.
Esse ano encontrei em promoção no Kindle e resolvi voltar a leitura.
Ele me fez voltar no tempo, imaginar a vida de uma pessoa com síndrome de down em 1964 se hoje ainda sofrem bastante preconceitos.
É uma história tão simples, mas aborda vários temas como a perda de um filho, a luda de uma família especial, mentiras em um relacionamento, os pitacos e falta de apoio em um pós parto...
Achei muito emocionante!