O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Geslei 24/12/2013

Realmente de cortar o coração
Apesar do livro ter muitos detalhes desnecessários que acaba cansando a leitura, ele é um livro que nos faz refletir sobre alguns pontos de nossas vidas, de como a mentira pode destruir uma família e destruir vidas. David perdeu a irmã ainda criança e sabia que Norah sua esposa, poderia passar pelas mesmas coisas que a mãe de David passou com a morte de sua irmã. Phoebe nasceu com Síndrome de Down, David imaginou que sua filha não iria viver muito como sua irmã não viveu... Por isso decidiu dar sua filha para a doação dando a sua enfermeira Caroline, que não teve coragem de tomar essa atitude, e decidiu pegar a criança para ela. O final do livro para mim foi satisfatório, mas poderia explorar mais a relação entre Phoebe e Paul. Realmente o livro é de cortar o coração com palavras bem arranjadas por Kim Edwards que acaba dando mais drama a história.
Patricia 20/11/2014minha estante
Concordo com você, muitos detalhes desnecessários! Mas também cortou meu coração.Acho que você vai gostar deste também: http://youtu.be/p2hwjV5iB6Q

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: O Guardião de Memórias, de Kim Edwards
“David tinha tentado proteger o filho das coisas que sofrera quando criança: pobreza, preocupações, tristezas. Mas seus próprios esforços haviam criado perdas que ele nunca tinha previsto. A mentira crescera entre eles como uma rocha, obrigando-os a também crescerem de forma estranha, como árvores retorcidas em volta de um pedregulho.”
“Ele nunca havia compreendido a tristeza da mãe, embora mais tarde houvesse passado a carregá-la consigo, para onde quer que fosse.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2008/12/o-guardio-de-memrias-kim-edwards.html

Mel 12/12/2013

O Guardião de Memórias - Kim Edwards
O livro "O Guardião de Memórias" de Kim Edwards retrata a história do médico e fotógrafo amador David Henry que, bastante egoísta, abre mão de sua filha por ter Síndrome de Down. Tem como preferência dizer à sua mulher, Norah, que a menina faleceu durante o parto e apenas Paul sobreviveu. Até onde pode chegar a mentira para proteger alguém?

A partir do livro conhecemos uma verdadeira história de família, com todos os seus problemas e peculiaridades. A carga da lembrança torna-se uma força motor para os personagens, levando-os muitas vezes a tomarem atitudes dignas de desaprovação, como por exemplo a mentira. Diversas vezes o doutor teve a oportunidade de se encontrar com sua filha, chegando a observá-la por trás de um vidro. Por medo ou covardia, recuou e absorveu a ideia de que ela ausente de sua vida seria melhor para todos. As constantes falhas de David nos fazem refletir sobre o peso da omissão e a importância de estar com a consciência limpa.

A obra da autora Kim Edwards é boa, mas peca no aspecto do excesso descritivo. A narrativa, apesar de envolvente, se mostra bastante descritiva, deixando a leitura lenta e pesada. São páginas e páginas de descrições de ambiente que, ao meu ver, se tornam dispensáveis na medida em que há problemas a serem solucionados. Tendo em vista a temática do conflito em uma família marcada pela ausência de diálogo, confirmo com precisão a necessidade da leitura por sua característica realista.

Em suma, penso que o final do livro poderia ser melhor explorado, além de demarcar melhor traços da personalidade de Phoebe, filha de David. Apesar da narrativa lenta, a história prende devido à sua carga realista e a curiosidade da forma como resolverão um problema enfrentado por muitas famílias atualmente. Recomendo para quem não se importa em esperar o próximo acontecimento de fato de um livro.

Jandyra Bolais 20/11/2013

Um livro que trata a traição, a síndrome de Down, a morte, os conflitos entre os sonhos dos filhos e as expectativas dos pais e outros assuntos de nosso cotidiano de uma forma tão viva e próxima que a vulnerabilidade do homem à todos estes problemas fica mais clara e facilmente assimilável.

Costumamos viver com a errônea sensação de que as tragédias, os conflitos, problemas, quaisquer acontecimentos considerados negativos se mantêm a certa distância de nós, nos mantendo de certa forma seguros, inatingíveis. Ocorre que, este livro mostra exatamente o contrário e o que surpreende é a proximidade que as ditas "tragédias" estão de nós.

As mentes mais imaginativas poderiam ter duas versões da mesma história: aquela que consta no livro de fato e uma outra, uma que a história contada induz a criação. É possível imaginar a história sem todos os conflitos que ocorreram, com todos os personagens sendo bem sucedidos, vivendo felizes e agindo corretamente, desde o início do enredo. Mas, esta não seria a vida real. Seria apenas a história.

Desta forma, lendo este livro somos forçados a colocar os pés no chão, viver muito bem cada minuto de nossos dias e encarar cada crise vivida da melhor forma, pois são nestes momentos que mais aprendemos e talvez sejam estes os momentos em que as coisas certas realmente terão a chance de acontecer.
E, detalhe: eu chorei nas últimas 5 páginas, rs.

Paty 14/11/2013

Não é um livro, é um roteiro de supercine.
Arsenio Meira 14/11/2013minha estante
kkkkkkkkkkk GOSTEI!

DIRCE 02/12/2014minha estante
Dorei. Não o romance, e sim, a sua resenha.

Clarinha 26/10/2013

O poder das escolhas
Admito: O Guardião de Memórias foi o primeiro livro nesse estilo que li na minha vida, e foi por causa dele que criei um amor imenso por livros.
Talvez algumas pessoas não valorizem a história por não ser como a maioria, mas as melhores histórias são assim... Diferentes.
Um livro que provoca reflexão e ao mesmo tempo te leva numa viagem de fortes emoções.
Olhando para trás, talvez esse não seja o meu livro favorito, mas com certeza foi o livro que fez com que eu me apaixonasse.
Super recomendo!

Thais 18/10/2013

Três Estrelinhas!
Antes de comprá-lo, vi várias resenhas positivas sobre o livro, o que me deu mais vontade de ler. O Guardião de Memórias conta a história do Dr. David Henry e sua esposa Norah, ela grávida, entra em trabalho de parto durante uma nevasca, é levada ao hospital, mas seu médico não consegue chegar a tempo e quem faz o parto é o seu marido, onde com surpresa descobre que a mulher estava grávida de gêmeos. Nasce primeiro um menino e depois vem a menina, esta com Síndrome de Down. Esse acontecimento faz com que David lembre da morte prematura da sua irmã e assim o sofrimento de sua mãe e num impulso, pede para que a enfermeira que ajuda no parto, levar a menina para um abrigo. Acontece que, a enfermeira Caroline, não consegue abandonar a criança no abrigo e assim, leva ela pra casa. Nesse meio tempo, Norah recebe a notícia da suposta morte da filha e fica arrasada.
Os anos se passam e a cicatriz da perda da filha continua no casamento de David e Norah, fazendo com que ele se sinta cada vez mais culpado e levando Norah a um mundo de traições.
Não vou contar o fim do livro, mas queria deixar registrado que a história é muito bonita, fala sobre a Síndrome de Down, o preconceito que ainda hoje existe com essas pessoas e mostra que Phoebe é tão capaz quanto seu irmão Paul que nasceu sem nenhuma deficiência. Fala bastante sobre culpa, amor, decisões, família e o pior, mostra que mentiras só destroem, seja uma família, uma amizade ou um casamento.
Gostei bastante do livro, mas é muito cansativo, com passagens desnecessárias. Ainda sim, recomendo a leitura, pra quem gosta do tema e pra quem esteja com tempo!

Lunardi 16/10/2013

Contém 1 drama
Este livro é para aqueles que curtem um bom Drama, com um D bem grande. Confesso que comecei a ler com entusiasmo, mas depois achei que a história foi perdendo a força. No fim fica de lição o valor que uma escolha pode ter, no caso de David uma escolha que mudou completamente o rumo da vida de Norah sua esposa, Paul seu filho e Phoebe a irmã gêmea com síndrome de Down que foi rejeitada pelo pai. A atitude dele embora tenha sido baseada em problemas do passado, foi um tanto quanto egoísta mas a vida se encarregou das consequências.

Outro ponto negativo são as descrições, não gostei de TANTAS descrições do ambiente ou sentimentos como Kim Edwards fez. Em TODAS as páginas é possível ver coisas do tipo:
'' O céu fez-se azul marinho e os postes de luz acenderam.'' ou ''Caroline fechou os olhos e pensou nas azeitonas pretas que nunca tinha provado''. (Página 219)

Enfim, apesar disso é um bom livro, não o melhor que já li, mas bem escrito, você fica preso na narrativa e não larga enquanto não terminar.

Por esse ano não aguento mais ler nenhum livro desse tipo, literatura pesada, triste, densa. Ainda bem que acabou, ufa!

S. Entre Amigas 14/10/2013

O Guardião de Memórias
O guardião de memórias, de Kim Edwards. Ler esse livro foi algo bastante emocionante, digamos assim. Confesso que cometi inúmeros erros antes e durante a leitura em relação ao livro e a própria autora. Começando por pegar o livro na biblioteca. Pela capa e título estava esperando um romancezinho estilo Nicholas Sparks (oh, Nicholas), ou algo no estilo de “A cabana”. E acredita que leria isso enquanto me aventurava pelas primeiras páginas do livro. Até cometer outro “erro”. Ler a sinopse do livro. Tá, isso não é errado, mas me enchi duma revolta tão grande de mim e do protagonista da história que na hora me pareceu bastante errado. Eu tinha revelado para mim mesma ao ler a sinopse o grande fato do livro, e acho que me surpreendi mais pela anormalidade e maldade do que por ter descoberto mesmo.
O livro começa no ano de 1964, quando Norah Henry, grávida, acaba entrando em trabalho de parto numa noite de nevasca na sua cidade. Seu marido, David Henry, cirurgião ortopedista, acaba sendo forçado a fazer o parto do próprio filho, ou filhos no caso.

Durante o parto David descobre que na verdade se trata não de um filho, mas de gêmeos. O primeiro, Paul, nasce normalmente, e é a felicidade do pai, mas a segunda, Phoebe, nasce com um “defeito”: Síndrome de Down. David entra em desespero e pede que a sua enfermeira, Caroline Gill, que leve-a para um centro de retardados, que era como chamavam os portadores da doença.
Caroline vai até o centro, mas ao deparar-se com a crueldade que tratavam essas crianças ela se vê incapaz de largar a pequena Phoebe naquele lugar terrível e foge para outra cidade com intuito de criá-la.
David diz para sua mulher que Phoebe morreu durante o parto, e esse segredo construirá o pior dos pesadelos daquela família.

Ok eu esperava tudo desse livro, menos me surpreender tanto com essa autora. Quando eu estava simplesmente nervosíssima com o que David fizera, em como tratavam os portadores da Síndrome tão mal, denominando-os retardados, ela fez o favor de me surpreender. Eu peguei-me pensando e cheguei à conclusão de que parecia que a autora estava ali lendo meus pensamentos e modificando o livro para que ele nunca fosse o que eu esperava dele. E isso é o que mais me encanta em livros.
Li, recomendo, assino embaixo. Espero que a autora surpreenda cada um que se aventurar em “O guardião de memórias” assim como me surpreendeu. Leia, não será tempo perdido, prometo! Enjoy the Reading!

Abinaã 11/10/2013

Memórias
O livro conta a história do Dr. David e sua mulher Norah. Norah estava dando a luz do primeiro filho do casal quando ele acaba descobrindo que ela estava dando a luz a dois filhos. A surpresa não acaba por ai, pois David descobre que um de seus filhos sofre de Síndrome de Down.
Atormentado com as dificuldades que ele teve com a sua irmã que também sofria alguns problemas de saúde e por isso acabou morrendo , ele resolve pedir para sua enfermeira Caroline fugir com o bebê e deixá-lo em algum orfanato ou algo do tipo.

Fábio 21/09/2013

Uma decisão tomada em um momento psicológico intenso, baseada em trauma de infância e senso comum levou a um sofrimento eterno.
A autora conduziu bem a trama de forma envolvente porém com final previsível. A mensagem deixada é para que todas as suas atitudes devam ser flexíveis e principalmente decididas com que será compartilhada.

Rosa Maria 05/09/2013

O peso da escolha.
Depois de uma infância muito pobre o protagonista elege como objetivo de vida formar em medicina e salvar vidas.
Houve muitas perdas na infância. Perdas e dor.
Tudo o que ele queria era evitar o sofrimento da família que ele constituiu.
Ele não teve como evitar o seu sofrimento e da sua família na infância.Agora,médico bem sucedido faria o possível para que as pessoas que amava não sofressem ...
Muito lúcido ele sabia que somos responsáveis por nossas escolhas .Somos responsáveis pelas consequências dessas escolhas.
Essa consciência acompanha o protagonista por toda a sua vida , por todo o romance.
Não é o mais agradável dos romances ,nem o mais alegre. Não é um romance que fala de alegria . É um romance que fala de angústia e que angustia o leitor.
Kim Edwards escreve seu romance com maestria. É tão bem narrado que não parece ficção . Parece um livro de memórias. Você sofre junto , padece junto. Não há nada a ser feito . É o preço da escolha ...

Sabrina 10/08/2013

Romance
Achei a história muito triste e enrolada, e sinceramente acho que o título não tem nada a ver com o conteúdo, mas mesmo assim é uma leitura agradável.
karina 13/09/2013minha estante
ao contrario do que você disse o titulo tem tudo a ver você que não prestou atenção aos detalhes, o guardião de memoria se refere a câmera fotográfica , se refere as fotos e tudo que fica como lembrança para família.

Sabrina 14/10/2013minha estante
Eu li todos esses detalhes, (fazem parte do livro!). Sim todos esses detalhes correspondem a guardar uma lembrança ou um momento. Mas memórias (geralmente) são de algo que não existe mais, a filha dele ainda era viva, e a partir do momento que ele deixa de viver ele não pode mais guardar memórias pois está inanimado... Por isso achei o título muito forte para a história. Mas eu respeito a sua opinião, aliás cada um lê o livro e o guarda para si de formas e sentimentos diferentes... ;)

Luiz Eduardo 16/07/2013

Demorei, mas terminei!
QUE LIVRO CHATO! No começo e no fim, alguns fatos interessantes ocorrem, de modo que há interesse em continuar a leitura do livro. No meio, contudo, não acontece NADA.
Além disso, parece-me que o autor se demora demasiadamente nas descrições, fazendo com que a história ande muito devagar.
Não recomendo a ninguém.
karina 13/09/2013minha estante
que pena que você não gosto , encontrei neste livro sentimentos belos e distintos que a gente encontra as vezes em uma família, que apesar de tudo que o pai faz o filho perdoa...

Deanny 14/07/2013

Sabe aquele livro que foi cansativo de ler? Ocorre que a autora se perde em descrições, parece até que tá "enchendo linguiça" pra aumentar o número de páginas, ao menos foi essa a minha impressão. O que é uma pena porque a história tinha potencial, é bonita, comovente... Vale pra aqueles momentos em que você tá sem nada melhor pra ler...
karina 13/09/2013minha estante
não sei por que todos dizem que este livro é cansativo , as descrições fazem parte como vamos entender a historia sem isso , adorei é uma historia comovente e verdadeira...