O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Elis 07/10/2014

A sinopse do livro chamou logo minha atenção e fiquei muito curiosa pra saber o desfecho da história, acho que por isso não abandonei a leitura, embora tenha demorado quase 10 dias para concluir.
Me incomodaram as descrições sobre o clima e a vegetação local, isso deixa a história cansativa e monótona.Também achei confusas as passagens de tempo, que em alguns momentos parece que não conclui o assunto e quando volta no personagem a história não se encaixa.
Ponto positivo da leitura é a persistência e a coragem da personagem Caroline,em lutar pelos direitos da filha superando os desafios de criar uma criança com Síndrome de Down naquela época permeada por preconceito e incerteza, embora essa luta tenha sido pouco explorada pelo autor.

Ellen 06/10/2014

Não é uma historia de felizes para sempre, nem daquelas com grandes mistérios, amores, inimigos etc . É apenas a historia de um homem que tem que lidar com uma escolha errada pelo resto da vida. É um romance da vida real escrito de forma muito bonita e agradável, e de fato foi essa forma que me prendeu ao livro.
"O guardião de memorias" narra a vida de dr. David que por forças do destino, acaba tendo de fazer o parto de seu mulher. Nora da luz a duas crianças, e nesse momento David tem que fazer uma escolha que mudará sua vida,a de sua família e de uma certa enfermeira.

Maria Inês 19/09/2014

Lembranças de um passado
Muito bom! Drama de um médico que teve filho gêmeos e uma delas nasceu com síndrome de down, ele mente para sua esposa que um deles nasceu morto e pede para a sua enfermeira que dê um fim a ela, mas a mesma se apega a criança e cria como filha e sempre mantendo contato com o médico sem revelar o destino que se encontra. Dramático e comovente.
Amar é um dom que Deus nos deu, as lembranças pode nos atormentar, mas o perdão pode amenizar a tortura que nos acompanha.
Maria Inês 19/09/2014minha estante
Emocionante e cheia de surpresas, vale a pena lê-lo.

Mary D. 16/09/2014

Já tinha começado esse livro e parado na metade duas vezes, mas depois de ler O Filho Eterno de Cristovão Tezza, decidi que tinha que terminar ele, a temática é quase a mesma, Síndrome de Down, em O Filho Eterno, é narrada a vida de uma família com uma criança com a síndrome e em O Guardião de Memórias, é narrada a estória de um homem que vive atormentado por um segredo que ele escondeu de sua família por 25 anos. O abandono de sua filha recém-nascida, portadora da síndrome. Assim como em O Filho Eterno, parece que o leitor está sendo puxado para dentro da história, até um ponto que fica difícil diferenciar o que é real do que é fictício, muitas vezes fiquei pensando se a história não é um relato de algo verídico. Talvez pelo modo como a autora narra a estória.

Algo que comprometeu as minhas duas primeiras tentativas de concluir a leitura desse livro foi a riqueza de detalhes. Há livros em que essa característica prende o leitor, eu mesma tenho diversos livros que amo por causa da riqueza de detalhes e por causa da forma como o autor aplica isso na estória. Nesse livro, em minha opinião, nas primeiras páginas isso foi muito bem aplicado, mas no desenvolvimento a história ficou muito parada por causa disso, tanto que estava chegando no final do livro e eu me perguntava quando era que o desfecho iria começar.

De um modo geral, o livro tem uma temática interessante, diversos acontecimentos no decorrer do livro provocam reflexões sobre a magnitude das consequências das escolhas que fazemos, escolhas que pensamos que coloca um ponto final em tudo.

Se o leitor tiver paciência para uma narrativa detalhista e em alguns momentos muito lenta, recomendo, o desfecho da estória, em minha opinião, vale a pena.

Nanda 07/06/2014

Dr. David Henry em uma noite de intensa nevasca faz o parto dos próprios filhos, com a ajuda da enfermeira Caroline Gill. O que ele não sabia era que sua esposa Norah estava grávida de gêmeos. O primeiro a nascer foi Paul, um lindo menino saudável, e a segunda foi Phoebe, uma linda menina saudável com Síndrome de Down. Percebendo estes sinais na pequena criança, David pede para Caroline levar a menina para uma instituição psiquiátrica, e conta para sua esposa que a criança morreu.
Talvez fiquem se perguntando como David fez isso com a própria filha, mas no ano em que se passa a história pouco se conhecia sobre a Síndrome de Down, e David toma esta decisão para proteger a esposa do sofrimento nada disso justifica o que ele fez. Caroline leva a pequena Phoebe para a instituição, mas não tem coragem de deixar o bebê. Decide ficar com Phoebe e foge da cidade.
A história é narrada por vários pontos de vista. Cada capítulo vemos um pouco como aquela decisão mudou a vida de todos.
Na história, podemos notar o quanto uma atitude pode mudar drasticamente a vida de várias pessoas. Devemos pensar muito antes de tomar qualquer atitude para que outras pessoas não sejam prejudicadas. É um livro intenso, que fala sobre escolha, dor, tristeza, mágoa, culpa e amor.

Tiele.Iglesias 01/05/2014

Esperava mais...
Ao er esse livro, comecei com um espectativa que não foi correspondida ao longo da estória.
Detalhes que não precisavam foram colocados e um desenrolar que ja imaginavamos desde o momento em que os irmãos gemeos nasceram.
As unicas coisas que realmente me interessaram eram as partes que relatavam sobre a sindrome de down.

Jamile 16/04/2014

Livro agradável
O que mais me cativou na maneira como o livro é escrito foi a naturalidade do autor em relatar a vida de pessoas que parecem completamente humanas e um drama que pode fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas. Não é uma história forçada, com foco em romances irreais. Mas sim nas constantes falhas e fracassos as quais estamos submetidos. Não fiquei ansiosa pelo final, todo o decorrer do livro é intrigante e interessante, não por conter algo extraordinário mas por conter a simplicidade dos problemas cotidianos, dos relacionamentos falhos, das aproximações e afastamentos inexplicáveis que acontecem no decorrer de nossa existência. Indico! Ótima leitura e me fez refletir sobre a possibilidade da perda de um filho ou de ter alguma doença grave.

Evy 02/04/2014

Fazer o quê se não me surpreendeu!
Dizem que com uma ideia, um lápis e um pedaço de papel as pessoas costumam fazer estória. Esse livro acabou de provar o contrário. Tô meio sem entender, porque li algumas resenhas em que os leitores elogiaram o livro, disseram que se emocionaram com a estória, há até quem disse que foi o melhor livro que ele já leu!!! E eu fico pensando ... Hum?!!! Como pode ser?!
Se eu tivesse que usar uma palavra para descrever esse livro seria: ENFADONHO. A escrita é cansativa, a estória sem muita emoção, fiquei bastante entediada ao ler e por isso não consegui me envolver de fato com os personagens. Embora eu tenha achado que a estória tinha os ingredientes necessários para um livro sensacional a autora não conseguiu atingir o objetivo principal e o desfecho foi decepcionante.
A primeira vez que comecei a ler este livro foi em 2009, abandonei a leitura antes mesmo de terminar o primeiro capítulo. Ano passado resolvi dar uma segunda chance ao livro e recomecei a leitura. Confesso que levei semanas para terminar e por pouco não abandonei de novo. No geral a autora até que teve uma ideia interessante só que foi mal aproveitada. O problema é que ela ficou enrolando, enchendo a estória de detalhes (totalmente desnecessários) e isso deixou a leitura cansativa. Foi apenas nos capítulos finais que eu tive algum interesse pelo livro, tanto que até me emocionei quando o David morreu. Não achei justo o fim que a autora reservou para ele. Ele teve uma existência sofrida (vale lembrar que a autora fez questão de encher a estória de flashbacks do passado de David, revelando uma infância difícil) tomou uma decisão que gerou consequências até a sua morte, com certeza ele merecia uma chance de reparar seus erros e ser feliz. Pensei que essa chance tinha chegado quando ele conheceu a Rosemary, não entendi o propósito dessa personagem, não acrescentou em nada na estória. A autora se prendeu em detalhes e personagens desnecessários, como as traições de Norah que foram episódios totalmente irrelevantes, aliás, transformá-la de uma mulher submissa da década de 60 em uma adultera promiscua foi exagerado. Quanto a Phoebe, a personagem que merecia mais atenção e foi deixada de lado, não conseguiu me emocionar, quando a estória era sobre ela era tudo muito superficial. Enfim, o livro realmente não me agradou.

Pri 27/03/2014

Este livro é simplesmente maravilhoso, uma leitura estimulante que te prende do começo ao fim.

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] O Guardião de Memórias - Kim Edwards (por Lígia Colares)
O Dr. David Henry é um médico exemplar. Esforçado, sempre atende muito bem seus clientes, humano e sincero, chega a trabalhar muito depois do horário para atender pacientes que não podem pagar a consulta. Também possui uma mulher linda e carinhosa, Norah, com quem tenta construir uma vida simples e feliz. Tudo parece perfeito, principalmente quando ela engravida.
Quando Norah entra em trabalho de parto, David se vê na situação de fazer o parto do próprio filho, uma situação tensa que ele consegue enfrentar com solidez, até perceber que o parto era de gêmeos!

O primeiro menino nasceu saudável, forte e corado, mas a menina nasceu com características de Síndrome de Down... David, traumatizado por uma irmã que morreu jovem por uma doença genética, acaba pedindo para que a enfermeira Caroline leve a criança para um tipo de orfanato, e mente para a esposa dizendo que a menina morreu...
É ai que tudo começa. Caroline não sente coragem de se desfazer tão cruelmente de uma criança tão linda, e decide fugir com a menina e criá-la sem que os verdadeiros pais saibam.

Sim, a história é um drama, e bem diferente do que eu normalmente resenho aqui... Comprei esse livro numa promoção da submarino, pensando em emprestar para minha mãe e minha sogra, já que a história era tão parecida com as novelas da globo... Haha! Se elas gostam da novela, por que nao gostariam do livro? Mas claro, não ia indicar um livro sem lê-lo, não é? E só posso dizer uma coisa: chorei! E se chorei! Haha!
A história, ao contrário do que eu imaginava, não segue os mesmos clichês globais. Não tem intriga entre famílias diferentes, não possui o vilão e o mocinho, não há planos malignos para dominar o mundo nem nada parecido. A história é sobre personagens que fazem escolhas de acordo com o que a vida lhes dá, tentando fazer o melhor possível com as opções que tem, e sofrendo as consequências dos seus atos.
Por conta disso, eu não consegui odiar nenhum personagem! E ao fim da leitura - e muitas lágrimas depois, eu simplesmente admirei todas elas! A força com que enfrentaram as adversidades, as escolhas difíceis que são obrigados a tomar... E como, ao final, se você dá chance à felicidade, ela tende a vir a passos lentos, se instalando aonde você menos imaginava que ela estaria!

Esses três, Norah, David e Caroline são, teoricamente, os personagens principais. O narrador, onisciente, acompanha cada passo da vida dessas três pessoas e como um momento tão curto pôde mudar tanto suas vidas. Mas, com o decorrer dos anos, dois outros personagens aparecem aos poucos, e vão criando personalidade e força: Phoebe e Paul, os irmãos gêmeos. Eles crescem e começam a aparecer na história, e o leitor tem o privilégio de acompanhar esse crescimento, e poder perceber as sutis semelhanças entre esses dois irmãos!
Além disso, todas as barreiras enfrentadas por Caroline e Phoebe em uma sociedade preconceituosa, fazem refletir... Até onde julgamos sem entender o que alguns chamam de doença, e outros chamam de diferença?

Me fez refletir, me fez rir e chorar, e está na minha lista de livros que indicarei para muitas pessoas! Sem erros de português, com uma leitura fluida e fácil, você entra na vida dessas pessoas com grande facilidade, e sai da vida delas com a certeza de que é impossível julgar sem conhecer cada história!

Espero q vocês tenham gostado do meu retorno de férias! =D

site: http://www.way-2happiness.com.br/2013/01/resenha-o-guardiao-de-memorias-kim.html

Teka 05/03/2014

O guardião de memórias
O livro conta a história de David Henry, um homem que tenta tornar a vida de sua família o melhor possível, mas acaba falhando ao entregar a sua filha nascida com síndrome de down.O segredo forma uma barreira ao longo dos anos, o que acaba distanciando a sua mulher e seu filho. Uma história agridoce entre a tristeza e a felicidade, que comove, e ao mesmo tempo intriga o leitor.

Antonella 13/01/2014

Abandonei sem dó
O livro se "arrasta", contando a vida dos personagens no passar dos anos. É a segunda vez que recomeço a ler esse livro e o abandono. Não possui muitos momentos marcantes, o que me deixou impaciente,já que gosto de livros com grandes acontecimentos e que prendem a atenção do leitor. Talvez em uma outra vida eu consiga terminá-lo, mas por enquanto ele vai ficar de enfeite na minha estante.

Fer Kaczynski 11/01/2014

Um dos livros mais bonitos que já li!
Recebi este livro, da comunidade Livro Viajante do Skoob, e foi uma grata surpresa.

Muito bem escrito e costurado, o enredo nos emociona a ponto de não conseguir largarmos a leitura até o final surpreendente.

O livro conta a história de um obstetra, Dr. Henry, que ao realizar o parto de sua esposa, depara-se com o nascimento de dois bebês, porém, um deles tem Síndrome de Down, e naquela época (anos 60\70), cheia de preconceitos unida a uma mente mesquinha, resolve pedir a sua enfermeira para que leve a criança para um orfanato. A enfermeira tocada e pega de surpresa, não consegue deixar a criança na instituição e resolve ir embora da cidade e criá-la sozinha, como sua própria filha. Passam os anos, e eles acabam se reencontrando fazendo com que a história faça uma reviravolta marcada por mágoas e ressentimentos, e que demonstram o poder das escolhas em suas vidas.

Leia o restante em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/01/o-guardiao-de-memorias-kim-edwards.html