O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards




Resenhas - O Guardião de Memórias


542 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


ana :) 25/01/2023

"Seu pai tinha tentado fixar tudo, mas o mundo era fluido e impossível de conter."
" ? Quando voltarmos, traremos nosso bebê conosco. Nosso mundo nunca mais será o mesmo."
Um casal com um ano de casamento à espera de seu primeiro filho. Contudo, uma nevasca obstruiu o caminho do parteiro e o pai, que também era médico, realizou o nascimento. Em uma época que doenças genéticas ainda eram tratadas com estigmas, o pai e médico deparou-se com um parto gemelar, em que a segunda criança nasceu com Síndrome de Down.
O livro trata de escolhas que visando evitar dores já sentidas, afetam a vida de família que se cruzam ao caso. Desde uma enfermeira de plantão até um caminhoneiro em um estacionamento, desde viagem em família até um interessado em fotografia…
Ao escolher enviar a filha com deficiência para uma instituição, por meio da enfermeira que o auxiliou no parto (Caroline Gill), David, o pai, busca driblar uma infância ressentida para o filho, a qual ele próprio viveu devido problemas cardíacos da irmã, June.
No entanto, Norah, a mãe, entra em um difícil puerpério, juntamente com o desenvolvimento de uma vida depressiva, como lidar com a morte da filha? Ao mesmo tempo, Gill acolhe a pequena Phoebe, criando a criança que carregará empecilhos para uma "vida normal". Ou o mundo que cria empecilhos para pessoas com deficiência?
Conviver com as escolhas é algo que todos carregam. E em um casamento abalado, David encontra na fotografia uma maneira de capturar o Tempo, algo tão relativo e volátil que ao manipular cria-se diferentes perspectivas.
"O guardião de memórias" aborda 25 anos de vida de pessoas que escolheram ou não suas dores. Arrependimento, incerteza, tristeza e perseverança estão presentes nesse romance.
comentários(0)comente



Whell 17/01/2023

Lembro bem de ter iniciado a leitura bem instigado no enredo que foi prendendo menos a minha atenção ao longo que se desenrolava. Terminei a leitura, não é de todo ruim.
comentários(0)comente



Lorrayne.Perantoni 17/01/2023

Favorito da vida!
Eu sou completamente apaixonada por esse livro! Uma história linda e envolvente, te faz repensar e resignificar a vida. Sempre indico para meus amigos.
comentários(0)comente



Endara 15/01/2023

O Guardião de Memórias
A história nos trás a vida completa de uma família e todos os caminhos que ela toma após a decisão do pai, que no momento do parto da esposa decidiu entregar a filha dele que nasceu com Síndrome de Down a sua enfermeira e para a esposa disse que a filha havia falecido.
A escrita densa, com descrição do clima a todo o instante o que tornou cansativo, descrições das árvores, folhas e rios de forma insistente.
É uma história sobre escolhas e como elas nos afetam mas a sinopse é exatamente o livro,não acontece nada!
Nenhum acontecimento marcante a não ser a entrega da filha e algo que ocorre nas 30 últimas páginas, que poderia ter ocorrido antes e talvez ter sido mais explorado.
A alguns caminhos que a vida deles tomam que achei que poderiam ter sido abreviados ou nem acontecido porque não agregaram em muita coisa.
Leitura cansativa,com uma história simples que não teve muitas reviravoltas.
comentários(0)comente



eusougabriela 14/01/2023

um retrato real e sensível da vida real, que nos coloca em circunstâncias nas quais questionamos nossos valores, que trazem o lado ruim e o lado bom de todas as pessoas. demorei pra terminar de ler, chorei muito com os personagens? um dos meus favoritos ????
comentários(0)comente



Paula 06/01/2023

Não me prendeu
O livro não me prendeu ! A escrita é muito lenta e tem uma descrição de detalhes um pouco exagerada. As situações demoram um pouco para acontecer, só li até o final porque eu estava curiosa para saber o que iria acontecer , mas deixou a desejar.
comentários(0)comente



Michela.Cantarini 03/01/2023

O guardião de memórias
Um livro com ensinamentos sobre viver, de verdade, e não ficar só colecionando as memórias. E não apenas guardar memórias, mas segredos também, e a dor que isso pode nos causar.
comentários(0)comente



Julliy 29/12/2022

O guardião de memórias
Sinceramente, foi cansativo ler esse livro. Ele possui muitos detalhes desnecessários, coisas que não têm nada a acrescentar na estória. Entretanto, eu recomendo esse livro para quem pensa em lê-lo. Mesmo com os detalhes desnecessários, a leitura foi boa, gostei do enredo e tudo mais. :)
comentários(0)comente



Dani 28/12/2022

O guardião de memórias
Achei a proposta da história muito boa, porém a construção deixou muito a desejar, tem muita enrolação e achei o final muito monótono, apesar de tudo eu gostei do livro no geral
comentários(0)comente



Isabela Di Ãngelo 27/12/2022

Bacana.
Achei bem bacana, mas acho que os personagens me irritaram bastante. O final é bem legal. Leia por sua conta e risco.
comentários(0)comente



Cristiane.Oliveira 27/12/2022

Tenho um carinho muito grande por esse livro, lembro que peguei na biblioteca na minha época de escola e que foi o responsável por me introduzir a livros com narrativas mais densas, com contexto de dramas familiares. Me emocionei várias vezes, a escrita de Kim Edwards me cativou desde as primeiras linhas, achei impactante como ela conseguiu descrever a importância de nossas escolhas e como que isso vai influenciar nossa vida adiante, e realmente há feridas quem nem o tempo consegue curar.
comentários(0)comente



Zana 14/12/2022

Era pra ser. Não foi.
Quando a tentativa de impedir a repetição de sofrimentos passados influencia e molda decisões futuras. E essa decisão retira o inalienável direito de escolha do outro, presumivelmente ninguém sairá impune.

É o que acontece quando o médico David faz o parto de sua esposa Norah e, sem que ela saiba, decide enviar para uma instituição um dos gêmeos no momento em que percebe que um deles tem Síndrome de Dawn, condição pouco conhecida na época.

Assim, o leitor transcorre a leitura ávido pelo momento da descoberta ou revelação. Contudo, o que é entregue ao leitor é apenas o desenrolar das consequências no transcorrer da vida dos personagens. Tão somente o remorso, a angústia, o silêncio e o sofrimento impactando na vida de todos ao longo do tempo.

O Tempo foi o 'cômodo' elemento escolhido pelo autor, ao invés de escrever o clímax da história. Era para ser um belo drama, se é que um drama pode ser belo, mas o ápice foi cruelmente negado ao leitor. E nem o consolo da convivência de Norah e Pheobe foi fornecido porque o tempo, digo o livro acabou. Ah vá, Kim Edwards!
comentários(0)comente



Suelli.coelho 06/12/2022

Apesar de ser um livro meio arrastado e lento ele tem esse proposito com muita descriçao de cenas e flash back(isso me deicou meio incomodada),mas no geral é um bom livro,amei a historia e chorei tambem
Senti que 1 personagem ficou esquecida e nao foi mais mencionada e talvez tivesse sido legal de saber o que aconteceu
Mas leiam é um livro bom
comentários(0)comente



Marcos.Rodrigues 18/11/2022

Em 1964 o doutor David Henry é obrigado a realizar o parto de seus próprios filhos gêmeos. Sem muitas condições e recurso para realizar o parto, ele se vê em uma situação crítica, juntamente com sua enfermeira Caroline, pois a tempestade de inverno lá fora, faz com que a situação fique cada vez complicada, visto que os melhores hospitais de parto estão penalizados pelo tempo.

Ao realizar a primeira extração, o doutor e pai da criança nota que o menino está em perfeitas condições físicas de saúde, mas, ao realizar o segundo nascimento, o doutor e depara com uma situação delicada que pode, aos seus olhos, colocar todo seu futuro e reputação no lixo.

A segunda gemelar nasceu com Síndrome de Down o que faz com que David tome, por impulso, uma decisão que o castigará até sua morte, ele pede que sua enfermeira entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu.

E é aí que a trama começa cada vez mais se desenrolar, com segredos e mentiras que o tempo não pode esconder ou curar. Com memórias guardadas por um guardião que a vida não deixará partir sem se deparar com seus atos, mesmo que mínimos, mas que mudaram o percurso da vida de muitos.

Terminar o livro não foi fácil. O grau de drama é altíssimo e em muitas passagens a autora dissemina de forma exageradamente tornando a leitura um pouco cansativa e saturada.

Confesso que não cheguei a terminar o livro, mas fiz nas ultimas paginas uma leitura dinâmica para compreender o final da história e seu final.

Criei muitas expectativas e vi que, não só eu, mas uma porrada de outros leitores, tiveram a mesma conclusão sobre a escrita. Para esse livro, classifico com ???
comentários(0)comente



11/11/2022

Esperava mais
Uma história de um enredo bacana, tendo tudo pra fluir monstruosa mente, mas não teve esse efeito. Um final nada surpreendente.
comentários(0)comente



542 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |