O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Deise 05/01/2021

O Guardião de Memórias
Gostei, mas esse livro não é daqueles que prende a gente; não é uma leitura empolgante. A narrativa com excesso de detalhes, torna a leitura um pouco cansativa e lenta. O final também me decepcionou, esperava mais.

Cris.Aguiar 02/01/2021

Surpreendeu
Esse não foi um livro que conquistou desde o início, para ser sincera, teria desistido dele logo no segundo capítulo, senão fosse meta para a leitura do mês do Clube.
Porém, a medida que você vai lendo, a autora vai fisgando sua curiosidade pelo desfecho desse drama.

Eu resumiria esse livro na palavra: humano.
Gostei muito da construção dos personagens, a história num todo é bem formulada, e ela consegue ficar numa linha tênue para não descambar para o piegas.
Você torce, você fica brava, você ama, você se revolta.... mas no fim, são só seres humanos... é década de 60/70, são fatos da vida.... e quem somos nós para julgar.

Recomendo esse livro principalmente pelo final, conseguiu me surpreender.

Livro 01 SLV - Tema Livre - Janeiro/01

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

its.ellen 29/12/2020

Descrições cansativas
O livro é muito bom, de verdade, a história é cativante mas como falei antes, as descrições são chatas mesmo kkkkkk sei que os detalhes são importantes mas as vezes são desnecessários ou apresentados de forma monótona e acaba deixando a leitura chata, confesso que pulei algumas partes com descrições assim mas o livro em si é ótimo, recomendo! ?

Mariana.Duarte 27/12/2020

É uma história impactante
Conheci esse livro através da minha professora no 7° ano eu acho, na época estava começando meu gosto pela leitura e não consegui terminar o livro.
Esse ano encontrei em promoção no Kindle e resolvi voltar a leitura.
Ele me fez voltar no tempo, imaginar a vida de uma pessoa com síndrome de down em 1964 se hoje ainda sofrem bastante preconceitos.
É uma história tão simples, mas aborda vários temas como a perda de um filho, a luda de uma família especial, mentiras em um relacionamento, os pitacos e falta de apoio em um pós parto...
Achei muito emocionante!

Neiva 06/12/2020

Duas vidas uma escolha
Um médico se vê diante de sua mulher preste a dar à luz gêmeos em meio a uma nevasca.Ele terá de fazer o parto.
Quando o seus filhos nascem um deles tem síndrome de Daw e ele terá que fazer uma escolha....
Que o perseguirá eternamente.

Shirlei 08/11/2020

Esse livro e lindo! E triste e ao mesmk tempo tocante.
Tinha lido a uns anos atras, emprestado, quando ganhei este mês e tive que reler.
Novamente me apaixonei.

As escolhas que fazem por medo do que vao falar, por medo do desconhecido, por qualquer que seja a razao, sao as mesmas escolhas que vao acompanhar durante toda a vida, e em alguns casos não tem como escapar.
Recomendo que leiam!

Daiane389 02/11/2020

Você costumava ser muito mais.... grandiosa. Você perdeu sua grandiosidade." - O Chapeleiro Louco para Alice, no filme Alice no país das maravilhas ( 2010) -

Laryssa Barros 01/11/2020

Uma história sobre o peso das escolhas
Esse livro apesar de ter um tema forte, me pareceu em alguns aspectos lento, a história é bonita e os personagens são bem construídos, mas se a autora não tivesse esticado tanto o livro com algumas páginas desnecessárias de contemplação, esse livro teria um impacto bem maior e satisfatório.

Mariana Santos 24/10/2020

Lento
O livro é muito lento e chato,demorei uns 4 messes para terminar de ler ele. Porém achei ele bem dividido durante os anos.

Helen.Francineli 11/10/2020

Comecei o livro e deixei parado a leitura por mais de 1 ano. A história começa interessante porque faz o personagem principal reviver a infância sofrida com sua irmã que faleceu e era portadora da síndrome de down. Ele por medo de fazer a esposa sentir na pele o que a família dele passou, resolve "dar" a criança para uma instituição, porém a enfermeira que trabalha com ele se recusa e resolve cuidar da criança "escondida" dele. Enfim, a história tem um desenvolvimento cativante.

Kel 10/10/2020

Não gostei!
Esse livro me deixou um gosto amargo na boca, achei cruel e massante. A história é de um médico que faz o parto dos filhos gêmeos e percebe que a menina ao nascer é portadora de síndrome de down, então ele simplesmente opta por descartá-la sem ao menos deixar a esposa ver a criança. A enfermeira que o ajuda no parto acaba ficando com a menina. A desculpa é que ela seria mais suscetível a doenças, a ter condições cardíacas assim como a irmã do pai e ele tem uma dor grande pela perda dessa irmã, mas aqui também entra a clara questão do preconceito e isso me incomodou, achei muito cruel. Daqui por diante a vida dele só declina, por não querer ter mais filhos a esposa vai se afastando dele, por ver a menina no garoto que ficou ele acaba se afastando do menino também, é uma família quebrada. Enquanto isso a menina cresce em um ambiente mais humilde mas criada com amor pela enfermeira, alguém que constantemente incentivou seu potencial em progredir. O médico continuou mandando dinheiro para a enfermeira para ajudar na criação da filha e morreu com esse segredo, amargurado e infeliz. Após a morte dele a enfermeira enfim pode levar a menina para conhecer mãe e irmão e aqui somos expostos a uma mãe de quem foi tirada a chance de criar sua filha e que foi obrigada a carregar um luto que nem existia por uma decisão mesquinha, egoísta e cruel de um homem frio e sem coração. E a menina que mesmo tendo crescido bem criada e protegida agora se vê diante de dois estranhos cujos laço de sangue são eternos. Me deixou com um aperto no peito e ainda mais incomodada em saber que infelizmente esse tipo de atitude realmente existe na realidade.

Jeanine 08/10/2020

Um livro que estava na minha estante faz tempo e eu nunca tinha parado para ler. Enfim tomei coragem para lê-lo e descobri uma incrível leitura. David casado com Norah esperavam seu primeiro filho que veio durante uma noite cheia de complicações. Não sabendo que esperava gêmeos, David toma uma decisão que acaba mexendo com todos durante muitos anos. Nasce Paul e Phoebe, esta com síndrome de Down e por esse motivo David decide, com a ajuda da enfermeira, mandá-la para uma instituição e dizer à esposa que sua filha nasceu morta. Esse segredo/luto acaba transformando a vida de todos.
Apesar de ter uns saltos bruscos para o passado sem nenhuma sinalização, bem no meio da história (o que me deixou com certeza dificuldade no início) e de muito ouvir dizer que ele era muito descritivo e que por isso se tornaria cansativo, eu me surpreendi com as reviravoltas da história, muitas vezes achei bem realista, como a tentativa de Paul em ser visto pelo pai (que com o tempo se tornou bastante fechado), as inúmeras tentativas de demostrar afeto ou amor dentro da família (David, Paul e Norah) que se tornou impossível à convivência, a síndrome muito bem retratada não só nas falas de Phoebe, mas na corrida de politicas públicas para se ter acesso a educação.
O livro trás o significado de uma câmera utilizada por David chamada de “guardião de memórias”, mas podemos também fazer um paralelo de como ele se torna esse um ser guardando um segredo, muitas vezes sem consegui transmitir pela conversa ou toque tantos outros sentimentos, apenas tentando capturar imagens pela lente da câmera, armazenando e catalogando o frívolo, sem tomar atitudes. Enfim, achei uma história riquíssima!

Lilia Oliveira 08/10/2020

Uma explosão de sentimentos a cada capítulo
Quando eu comecei a ler, definitivamente achei a leitura muito narrativa, mas de alguma forma o autor consegue lhe cativar a continuar lendo.

Tentei imaginar diversos desfechos para o livro, mas nada realmente se tornou concreto. De clichê o livro não tem nada.

De todos os personagens do livro, Phoebe e Al foram os únicos a qual não conseguia sentir raiva. De resto, todos conseguiram me fazer sentir uma explosão de raiva, angústia, medo e até mesmo desprezo. Porém, mesmo assim você consegue terminar o livro amando literalmente todos os personagens.

Fiquei feliz com o final do livro. E isso é tudo o que posso falar sobre ele, sem que possa haver spoiler.

Eruditando trechos de livros 06/10/2020

Resenha O Guardião de memórias
Um livro surpreso desde a primeira página. Um casal, recém casado, apaixonado que tem sua vida abalada por um evento marcante: o nascimento dos filhos. Parece que na época que se passa a história não tem muitos recursos para acompanhar o desenvolvimento da gestação, apesar do pai ser médico. Isso me intrigou um pouco, pois deviam saber sobre as condições da mãe e dos filhos. Na hora do parto tiveram duas surpresas, literalmente, que mudaram o rumo da vida de todos. A história é bem real, pode acontecer ainda nos dias de hoje, apesar de termos muitos estudos e fontes de conhecimento para não ter medo. Mas ainda é uma grande batalha a inclusão de pessoas com Síndrome de Down. Os segredos que vão aumentando, a distância também e o amor que se esvai. O medo de assumir os erros, de tentar corrigir, de usar o amor para se erguer... isso não é só poético, é real. Pais que perdem filhos deixam um vazio que nunca vai ser preenchido, por mais que tentem. No meio de tudo há mentiras, segredos, exclusão, traições e depressão. Ainda há pessoas com esperanças que acreditam que o amor pode mudar o mundo e a vida das pessoas. Uma enfermeira, acabou acolhendo sua missão e viu sua vida mudar de uma hora para outra. Uma história emocionante, cheia de segredos na ponta da língua que no fim são descobertos gerando os mais mistos sentimentos.
Um livro que não conseguia largar por muito tempo, que sempre me prendeu, me surpreendeu e deixou uma boa reflexão. Super indico!!

site: https://www.facebook.com/eruditando https://www.instagram.com/eruditando_trechosdeliv/ https://www.youtube.com/channel/UCzpRq2kjS0c88gJwXvMCEeg?view_as=subscriber