O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Jessie / @livrosmeusmimos 26/12/2017

Livro extremamente realista, com um final de partir o coração.
Comecei este livro sem nenhuma expectativa, varios amigos haviam me falado mal dele.

Mas por ele estar a quase 3 anos na estante acabei o colocando na minha meta de leitura.

Pela premissa podemos ver que a história é triste, mas mesmo assim a autora soube escreve-lá de maneira bem realista.

O livro narra a história do Dr. David Henry um ortopedista que precisa fazer o parto de sua esposa por conta de uma nevasca.
Eles acabam sendo pais um casal de gêmeos, mas ao ver que a menina nasceu com Sindrome de Down ele resolve entrega- lá a enfermeira para ser levada a um hospício.

No livro vemos a história se desenrolar a partir do nascimento das crianças, acompanhamos o crescimento das duas , o sofrimento dos pais e o sentimento de culpa do David, conhecemos também a história da Caroline a enfermeira que o auxiliou no parto.

O livro é muito bom, mas fiquei triste com o final. Ele foi completamente diferente do que eu esperava. Mas como disse anteriormente esse é um livro extremamente realista.

Ao terminar a leitura vi que não era possível o livro terminar de outra forma, apesar de todos os finais alternativos que criei em minha mente, nenhum era tão realista quanto o do livro.

Fiquei triste pois houve questões mal resolvidas no final , e foi justamente por isso que não o classifiquei como 5 estrelas.
Mas por fim, é uma leitura válida e tocante. Daquelas que em algum momento você vai chorar por perceber que um final feliz talvez não seja possível.

Deza Farias 25/12/2017

"HUUUMMM NÃO SEI"
Eu pensei que realmente essa seria uma boa estória. Afinal tinha o drama que eu tanto gosto e uma pintada de romance , isso sem fala do apelo que ele tem .

Porém eu não curti muito , não foi aquele livro que despertou emoções .
Os personagens na minha opinião foram mal desenvolvidos , e a estória em sim é um pouco corrida , não tem nenhuma ação que desperte as emoções do leitor .

O autor não entra muito em detalhes na trama , sobre a síndrome de dawn. Mesmo assim ele trouxe muitas informações em como a doença era vista e em como as pessoas que tinham necessidades especias eram tratadas.

Uma das personagens que eu mais gostei foi a Caroline , a enfermeira que cria Phoebe , ela me cativou pela forma que ela amou e lutou pela menina .Também me apaixonei por "Al" a forma como ele ama elas é inscritível

Os outros personagens não despertaram quase nenhuma reação em mim. Principalmente a Norah a mulezinha chata viuu , sem sal , sem vida . Eu não sei se foi o fato de ela ter perdido uma filha que a deixou amargurada , mais não curti muito ela , não.
Quanto ao Dr David achei ele muito mal resolvido , o cara passa a trama todo se sentindo culpado , nan ninguem merece isso não.

A minha nota para o livro é 3 porque mesmo o livro não sendo , aquele livro arrebatador , ele também não é péssimo.
Dar para dar uma boa distraída com ele , sem fala que cada pessoa tem um gosto literário e uma percepção bem diferente da minha , então eu acho que independente da minha opção , leia o livro e tire suas próprias conclusões.

Ps : Sobre o "FILME" , como sempre assim que termino um livro eu gosto de ver a adaptação , e filme é bem fiel ao livro , e eu daria 3 1/2 ao filme. ( leiam o livro e vejam o filme ).
Uma das coisas que eu mais amo em ver as adaptações , é em como é os nomes dos personagem kkkkk ( eu sempre leio errado )
Tipo nesse livro eu lia Phoebe assim "Poebe" e no filme se lê com o som de "Fibe". Então acho muito divertido .

Boa leitura a Todos :)

Wanessa 21/03/2018minha estante
concordo plenamente, fora que quando a Phoebe se encontra pela primeira vez com a Norah e com o Paul não teve a mínima emoção, um final forçado e caótico... achei muito ruim mesmo

Erika 28/07/2018minha estante
Verdadeeeee! Eu esperava ele contar, ou ela descobrir o que ele fez e armar um barraco. Mas não aconteceu. Queria que ele se arrependesse e visse o que perdeu. Se aproximasse da menina. Também fiquei decepcionada com o final. Mas no geral achei o livro bom.

marci.teixeira. 28/12/2018minha estante
né ?

Renato 04/09/2017

Amei a História
Não vou começar por um sinopse, todas já sabem aqui, vamos lar.

A historia em si, é perfeita, a forma transponhe detalhadamente todos os personagens do mais antigo ou maia novo, detalhes como o passado, transformado em lembranças, o presente visto por determinados sentimentos, sentimentos determinantes a cada personagem ao seu ver, como também suas aflições, muito vistas na história, personagens bem construídos, conectados de forma correta para um fim, aceitável, independente de quem esteja lendo, a ambientação, os capítulos de meses até anos foram de fato, agradáveis colocando de uma forma, mais especial, aquele momento que é importante, os sentimentos de culpa, rancor, desafio e superação entre outros são bem presentes, dando mais sentindo para cada personagem da forma que ele a encara, com que os últimos capítulos você não consegue acabar mesmo querendo saber o final de tudo, pois você sente em si toda aquela realidade, mostrando que sim, as escolhas que fazemos mudam nossas vidas, e de quem estiver próximos de nós, senso ela boa ou ruim, recomendo.
Renato 04/09/2017minha estante
Uma Obs, Um comentário extra, foi perfeito foi, porém deveriam ter aprofundado a morte de um personagem principal e a historia final um pouco, só isso, eu travava a cada ultimas páginas.

Jaina 02/09/2017

Fascinante!
Este romance tem uma história impactante que envolve tantos assuntos delicados e polêmicos que você fica até com falta de ar. É uma trama muito bem escrita e que reúne depressão pós parto , traumas de infância, preconceito/falta de acessibilidade para pessoas com síndrome de down, alcoolismo, adultério, arte (fotografia/música)... Tudo envolto em uma teia de mentiras e muito muito muito drama.
O final é surpreendente, inesperado e longe de ser perfeito - exatamente como é a vida.
Quando o livro termina, entendemos que todas as nossas escolhas tem consequências e muitas vezes os caminhos não tem volta.

Brenda 12/08/2017

Me marcou
Até hoje um dos livros que mais me marcaram, porque chorei por uma semana com o final.

AmandaVM 10/08/2017

Um pequeno comentário para quem já leu o livro
Um livro sobre as escolhas da vida. E uma vida sem muitas escolhas.
Consequências, arrependimentos... a vida que segue o seu curso independente das nossas atitudes. Mas que cobra o preço, quando menos se espera, ou todos os dias.
De maneira sincronizada, a leitura traz aquele sentimento de ver a vida, no exato momento em que ela acontece. Parar, observar, fotografar e ouvir o som.
Uma história de culpa, amor e, acima de tudo, sobre o tempo, o verdadeiro guardião de todas as memórias.

por Chrystiene Queiroz 10/08/2017

O guardião de memórias
❄Sinopse: “#OGuardiãodeMemórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da #síndromedeDown. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha.”
.❄Será que os caminhos vão se cruzar?
.❄A força deste livro não está apenas no realismo de seus personagens, mas numa trama tensa, que faz o leitor refletir sobre o poder das #escolhas #culpa #perdão #amor e #família

site: https://www.instagram.com/p/BXoS-SMFBSb/?taken-by=sapekaindica

Lly 04/08/2017

LIDO : 1 vez
DATA : 30/04/2017 - 21/05/2017
TENHO : ??/??/2017

Suellen.Nobre 03/08/2017

Me decepcionei.
Esperava mais deste livro. Infelizmente, a estória não teve o final que eu esperava encontrar após tantas e tantas reviravoltas.
Gosto muito de livros justamente por me transportarem para um mundo imaginário onde tudo é possível, mas a autora preferiu fazer uma novela mexicana e retratar a maldade, o egoísmo e a futilidade do ser humano, coisa que estou farta de lidar no dia-a-dia, seja na minha rotina ou em noticiários.
Sim, eu esperava um final feliz digno de romances e contos de fadas, mas não é o que este livro procura trazer.

Camila 21/07/2017

O guardião de memórias
Maravilhoso livro onde você aprende a valorizar suas escolhas, pois na vida não temos opções de voltar para reparar nossos erros mas podemos buscar melhorar antes que seja tarde demais. Leitura inteligente que nos faz enxergar um mundo onde ainda há gente de bom coração como é o caso dá enfermeira,e vemos também casamentos acabando tristes por ter mentiras e tristeza.

Gicelma 27/03/2017

Livro maravilhoso imã lição

Paula.Oliveira 06/03/2017

Mostra o quão podemos ficar presos a uma mentira!

Francelle 03/03/2017

Uma ótima surpresa.
Definitivamente, a melhor sensação é se surpreender com uma obra que a gente lê sem expectativa ou pretensão nenhuma. Comprovei isso com o livro da Kim Edwards; e a animação foi tanta ao encerrar essa leitura, que eu senti necessidade de vir conversar com vocês sobre O Guardião de Memórias.
Antes de iniciar a leitura, procurei resenhas sobre a obra e, na maioria das que eu li, a opinião era negativa ou decepcionada. Dessa forma, comecei a ler com zero expectativas e até um certo receio de estar perdendo o meu tempo. Ainda bem que, durante a narrativa, fui sendo cada vez mais cativada pela escrita da Kim. Confesso que os "floreios" utilizados estavam forçando a minha paciência no início do livro, mas assim que eu me acostumei a eles tudo fluiu melhor.
A história se passa entre as décadas de 1960 a 1980, e é bem linear, começando com a decisão de David de doar a filha e continuando a partir daí a mostrar as consequências desse ato em toda a vida do personagem, assim como de sua esposa e seu filho. Também vamos acompanhando o que acontece com a vida da Phoebe e da enfermeira Caroline, que aprende a cuidar da menina e constrói uma família que a acolhe.
O que mais me impressionou nessa história foi a sensibilidade da autora, expressa nos pensamentos e sentimentos dos personagens, que nos são detalhados todo o tempo e os deixam perfeitamente humanos - quase palpáveis. Tal sensibilidade na escrita nos guia, lentamente, ao futuro de David e sua família, e nos apresenta ao que uma única escolha errada pode resultar, ao sofrimento e a mudança do destino de cada um deles, que poderia ter sido bem mais feliz e totalmente diferente.
A "lição de moral" da história é fazer com que prestemos atenção aos nossos próprios atos, visto que uma única decisão pode nos impactar e mudar o rumo de nossa história para sempre.
Apesar da escrita parecer um pouco arrastada, a força dessa história faz com que valha a pena ter paciência extra e nos deixar sermos levados pelo rumo dos acontecimentos. Ano após ano, e a cada página, somos apresentados e colocados dentro das vidas destes personagens. É inevitável que, em algum momento do livro, vamos digerir cada nova informação sobre essas pessoas e vamos querer saber ainda mais, sempre buscando compreender o que personagens tão reais (cheios de defeitos e virtudes) ainda tem pela frente. Ou ainda, se haverá um final feliz ou algo parecido.
Não é uma história leve, e muito menos uma história fofinha, mas O Guardião de Memórias é um livro que merece uma chance, merece ser lido e, também, mais divulgado.
Indico para todos vocês, com certeza.