O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Celso 22/01/2016

O guardião de memórias
Este livro estava em minha meta de leituras. Por isso, tentei lê-lo algumas vezes, mas sempre me deparava com a narração de detalhes desnecessários. Repararam quantas páginas para descrever uma simples festa em que nada acontece? Desisti porque insisti em dar chance para ver a narrativa fluir... isso não acontecia em momento algum.

Paula 22/12/2015

O guardião de memórias
O livro tinha tudo para ser perfeito e entrar para os favoritos de qualquer leitor,porém o enredo do história não prender o leitor,a história é arrastada mas bem "profunda" um verdadeiro drama chega ser até um pouco triste e emocionante ver pelo oque os personagens passam,porém o escritor quis acrescentar muitos detalhes que por parte são banais tudo bem que o tema que é abordado é um tema pesado que se encaixa perfeitamente em um drama bem forçado.O fim não era bem o esperado mas é um fim surpreendente.
Recomendo : para quem gosta de drama.

Andy Santana 09/11/2015

Tocante
A resenha desta vez é sobre um livro tocante e com um vocabulário denso. Um best seller na lista do New York Times.

Como uma decisão pode mudar a vida de várias pessoas? Kim Edwards aborda este questionamento pelas páginas de seu sucesso de vendas e críticas “O Guardião de Memórias”, o romance que é narrado em 1964 e no qual o protagonista David Harry, um médico ortopedista se vê em um dilema quando descobre no nascimento de seus filhos gêmeos que um deles possui a síndrome de Down (a filha Phoebe) e instintivamente decide doar a criança à uma instituição.

Caroline, a enfermeira que auxiliou no parto é escolhida para fazer a entrega da garota à instituição que cuida de pessoas com limitações. Porém o amor por um ser inofensível e frágil é maior, com a decisão de cuidar da pequena Pheobe, ela direciona a sua vida à uma nova etapa.

Com uma linguagem muito detalhista, o livro é difícil em seu começo até porque a história se alterna entre a vida da família de David, Norah e Paul, com a da Carolina, Pheobe e Al. Quando você leitor se dá conta, já está envolvido com a trama e quer descobrir o que pode acontecer com ambas histórias que se destinam a se encontrar.

Com algumas reviravoltas que faz os personagens repensar seus atos, o final não surpreende tanto quanto a história promete. Vale a pena a leitura, pois mostra a luta que alguns pais tiveram que travar no passado para uma criança com síndrome ter acesso à educação e à saúde.

“Faça o que gosta que o dinheiro vem atrás” - Kim Edwards

site: www.cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

Taah 20/10/2015

Guardião? Não estou certa disso
Em muitos livros o título dá uma pista sobre o assunto e admito ter me deixado levar por essa suposição. No entanto se fosse a autora o título não seria esse.Supomos que David seja o guardião, mas me pareceu que na verdade esse papel é de Caroline.
Kim Edwards me surpreendeu no final, embora ela seja um tanto minuciosa demais em descrever algumas coisas. Se conseguir vencer essa barreira verá que é um livro emocionante, até me arrancou umas lágrimas.

MazzaroEX 11/09/2015

Boa história. Algumas lições.
A história no geral é muito boa e, para alguns, muito comovente. Ela nos mostra que uma mentira pode destruir várias vidas e mudar completamente seus rumos. Além disso mostra o descaso e preconceito com pessoas com Sindrome de Down que se arrastam até hoje.

Ashley 06/09/2015

O Guardão de Memórias
Na minha opinião, um livro complexo, que você se emociona e ao mesmo tempo teme o que pode acontecer!!Pra mim, uns dos melhores livros...Se sente realmente no lugar deles, a mesma emoção, vibração....

Arlene 02/09/2015

Difícil
Difícil ler, porque a autora insiste nos detalhes, que vão ficando cansativos demais. Difícil, porque a história tinha tudo para ser emocionante e nao me comoveu. Difícil, porque a história começa a interessar lá pela página 160, isso mesmo, tem que persistir para não abandonar a leitura.

Me.Ricardo 27/08/2015

Livro Surpreendente
Eu li algumas críticas de pessoas que acharam a história deste livro linda, mas cansativa por causa do excesso de detalhes, realmente isto acontece mas a curiosidade de saber o final dos acontecimentos sobressai e digo que o gostinho de quero mais valeu super a pena o esforço. Me peguei em vários momentos torcendo pelos personagens e ao mesmo tempo os odiando, mas posso concluir que foi maravilhoso o tempo que passei lendo esta história e com certeza está na lista dos livros que
quero reler algum dia.

Lissa 25/08/2015

Bom mas detalhado demais
Não é o tipo de livro que me prende da primeira à última página. A história é intrigante, é algo que acontece todos os dias porém a quantidade de detalhes que a autora usa é cansativo, chega a ter 1 página inteira só de detalhes. Só precisa de paciência pois vale a pena!

Renata 16/05/2015

...
Não consegui chegar a metade do livro. Ele tinha tudo para se tornar perfeito, mas acabou por ser massante e exemplificativo demais. Uma pena, porque odeio começar a ler uma história e não ter ânimo para acabar.

Ana320 24/04/2015

O Guardião de Memórias
Não gostei dos detalhes excessivos, o livro começa a ficar bom nos últimos capítulos. É uma bonita história, porém, previsível.

Jonathas Passos 31/03/2015

Crítica O Guardião de Memórias - Kim Edwards
Por Jonathas Passos

Um dos meus códigos de conduta literária é: Sempre leia o livro até o final. Na maioria das vezes sou presenteado com histórias maravilhosas e cheias de reviravoltas, porém, em outras, me sinto num martírio sem fim, implorando por tudo o que é mais sagrado que o livro chegue logo a sua conclusão. E foi exatamente isso que aconteceu enquanto eu lia O Guardião de Memórias.

Kim Edwards é uma romancista premiada e essa obra, em específico, ficou durante muito tempo em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times. (Confesso que até hoje me pergunto Como? e Por Que?)

Bem, vamos ao livro. A história acompanha a vida de Norah e David, recém-casados eles aguardam ardentemente a vinda do primeiro filho, contudo no dia do parto uma surpresa acontece, Norah dá a luz a gêmeos, Paul e Phoebe, Paul nasce extremamente saudável, enquanto Phoebe vem ao mundo com Síndrome de Down.

Marcado por lembranças trágicas do passado David toma uma decisão extrema, ele decide dar Phoebe para que ela seja criada por outra pessoa, porém, lhe falta a coragem de dizer a Norah o que ele havia feito, então mente ao afirmar que a menina veio ao mundo morta.

Depois de 25 anos desse evento catastrófico, as marcas dessa decisão afetam de forma intensa a vida dessa família. Norah passa todo esse tempo sentindo a morte da filha, sentindo o fato de se quer tê-la visto uma única vez, pois por ter sido um parto difícil ela ficou inconsciente durante todo o tempo. David não consegue conviver com aquilo que fez, por isso acaba obcecado por máquinas fotográficas e fotos de crianças. Paul se torna um jovem tímido e retraído, causando diversos problemas ao seus país, envolvendo-se com pessoas erradas e com uma vontade imensa de saber um pouco mais sobre a sua irmã morta. Cada vez mais a família vai se desgastando e eles acabam minando todos os laços que os uniam.

Em contra partida, Phoebe cresce em uma família totalmente amável, tendo por mãe a pessoa de Caroline, a antiga assistente de David em seu consultório. Caroline tenta fazer com que a vida de Phoebe seja a mais normal possível, no entanto ela sofre diversos problemas e perseguições para conseguir o seu intento.

Mesmo com um escopo tão promissor, o livro não conseguiu me prender. Exitem momentos no texto em que a descrição da cena é tão desnecessariamente aprofundada que o maior desejo é passar pra outra página ou até mesmo para o outro capitulo, posso citar como exemplo um trecho em que Norah sofrendo pela filha, está tomando vinho em frente a lareira e com esse pequeno momento a autora consegue ocupar uma folha e meia só de descrição, do crepitar da chama a gota de vinho que escorre da taça.

Mas obviamente nem tudo deu errado. Os últimos momentos do livro conseguem trazer a carga emocional que ele tanto necessita. Paul e seu violão, os momentos Phoebe e Caroline são momentos bons, mas que mesmo assim não conseguem salvar o panorama geral do livro.

Falando da edição, a Editora Arqueiro consegue com sua sutileza fazer artes maravilhosas e a capa do livro é a tradução perfeita disso.

Bom LiterAgentes é isso. Obrigado e até a próxima.

site: http://blogliteragindo.blogspot.com.br/2014/09/critica-o-guardiao-de-memorias.html