Matched

Matched Ally Condie

Resenhas - Matched

Marie 07/06/2021

Meh
Achei um livro okay, não é aquele livro que eu escolheria ler se tivesse essa opção já que li apenas para a escola. O livro é bem escrito mas muito parado e mesmo com todos os plots twists, nenhum deles prendia sua atenção ou levava um sentimento de querer ler sem parar. Para um livro pedido pela escola, ele é bom, mas estou dando 3 estrelas já que o final não existe por ser uma trilogia e Matches não ter ?vendido? sua saga. Não recomendo por mais que traga bons questionamentos. O pior livro que li esse ano, mas enfim, ele é okay.

Nati 20/11/2019

"Every minute you spend with someone gives them a part of your life and takes part of theirs."
DNF - 60%

Tenho que dizer, estou um pouco desapontada. Não esperava tanto desse livro, até por que sabia que ele pesaria a mão no romance e pela premissa, já não é um livro que funciona super pra mim, mas acho que esperava pelo menos terminar. A premissa do livro é interessante, eu queria saber mais sobre essa sociedade, por que as coisas do passado são proibidas, o que estava acontecendo ali por debaixo dos panos, porém o livro fica tão focado num triângulo amoroso que de triângulo não tem NADA, por que já dá pra saber desde sempre com quem a mocinha vai ficar, tão focado no dia a dia e na mudança (muito lenta) da personagem com relação a postura e entendimento das mentiras que a sociedade vem contanto, que o que é realmente interessante aqui só é mostrado em flashes, e não é bem desenvolvido até praticamente depois da metade da história.

As coisas demoram muito a acontecer, e isso meio que prevê um final corrido e com muita coisa deixada para o segundo volume. Eu gostei da Cassia como protagonista, ela tem atitude e não é tão cega para o que vem acontecendo dentro do seu mundo, e meio que gosta um pouco de desafiar as regras. Em compensação, ela, e talvez a família, é a personagem com mais personalidade e mais interessante. Os dois lados do triângulo são meio meh e não senti conexão com nenhum dos dois. Ou seja, a parte em que a autora foca mais durante a história, que é o romance, não me cativou em nenhum momento, então pra mim o livro começou a ficar extremamente arrastado, ao ponto que eu não conseguia me forçar a pegar o livro (no caso, o Kindle) pra ler.

Uma pena, por que a escrita é bem gostosa, fluída e leve, e por causa disso eu consegui chegar aos 60%. E sim, tem vários pontos que, se fossem melhor explorados, deixariam o livro muito melhor, porém, eles são subdesenvolvidos e só aparecem ocasionalmente. Não pretendo continuar com o livro ou com a trilogia, mas talvez confira no futuro algum outro livro da autora, pra ver se houve alguma evolução na construção das histórias dela.

Rainha Azul 02/09/2015

Destino
De Ally Confie.
Uma história juvenil, mas muito bem amarrada.
Descobri quase no fim que era o primeiro de uma trilogia. Isso me irrita um pouco.
Gostei como a coerência é presente nesse livro de ficção futurista. Fato que admiro por não ser tão simples assim

Biah @garotapaidegua 27/01/2012

A história de Cassia Reyes, personagem principal do livro, se passa em mundo futurista, em que o governo do país, que eles chamam de Sociedade, controla cada aspecto da vida dos habitantes: quando e com quem eles se casam, quando têm filhos, o que comem, o que vestem, qual sua vocação, quando morrem, tudo!!
O livro começa com Cassia e seu melhor amigo Xander se preparando para o grande Banquete do Par, onde serão mostrados seus futuros parceiros. Ela está muito ansiosa, já que seu parceiro foi escolhido através dos dados coletados sobre ela durante todos os anos anteriores, e pode acontecer de ela ser marcada para nunca se casar.
Quando o nome de Cassia é chamado ela fita ansiosa o monitor que mostrará o rosto de seu futuro marido. E qual não é a surpresa ao ver na tela o rosto de seu amigo Xander? Os dois se olham super felizes, claro, pois é raro os dois pretendentes serem do mesmo lugar e eles já se conhecem há muito tempo. Cassia e Xander recebem cada um, um cartão magnético contendo informações sobre o outro. Esse cartão é necessário porque normalmente são formados casais vindos de vilas, províncias diferentes, e os primeiros conhecimentos sobre o outro estão contidos nesse cartão.
Apesar de achar que não vai encontrar nada no cartão que ela não saiba, Cassia decide ver que informações estão lá. O cartão mostra uma foto de Xander, mas a tela se apaga e aparece outro rosto no lugar. É o rosto de Ky Markham. E agora Cassia está cheia de duvidas. Como podem aparecer dois companheiros pra ela? As marcações da Sociedade não são sempre exatas? E se não forem, significa que tu em que ela sempre acreditou é uma mentira? A confiança absoluta que ela tinha na Sociedade agora está abalada.
Ela vai passar por um dilema que quase todos nós já vivemos, por exemplo, quando alguém que você confiava mente sobre alguma coisa importante e você passa a se questionar se tudo o que aquela pessoa já te disse era realmente verdade, quantas mentiras ela já contou e tal. Vocês sabem que a cabeça se enche de dúvidas e questionamentos em uma situação dessas. E com Cassia não vai ser diferente.
São essas dúvidas sobre a sociedade que permeiam o livro. Você deve ou não ter direito de escolha? Não seria bom se houvesse alguém ou alguma coisa que escolhesse sempre o certo pra você? Você não teria que se preocupar com nada! Mas isso faz de você um ser humano ou um fantoche?
Só não dou 5 estrelas pra esse livro porque a Sociedade não foi muito bem explicada, no sentido de não sabermos porque ela surgiu, como, quem criou. Não deixa claro se o mundo todo é controlado pela Sociedade ou se é apenas um país. Isso não diminui o entendimento do livro, mas são informações importantes para o leitor poder visualizar melhor o ambiente da narrativa. Tirando isso, vale à pena ler com certeza. Super recomendo!

Rodox 03/07/2011

Leia!
O livro é muito bom, se você está em dúvida e não sabe se deve escolhê-lo para ler ou não, escolha-o! Você não vai se arrepender, o livro é muito bom!

The Society é incrivelmente manipuladora, as pessoas não tem direito a escolher nada. Eles tem que andar na linha se não podem perder tudo o que mais tem de precioso e todo mundo segue as regras.

O livro começa com o dia em que Cassia vai ter o seu futuro marido escolhido para ela. É, por que The Society escolhe quem é o par de quem. Mas imagine a confusão que não vira quando Cassia recebe dois pares. Quem deverá ser o verdadeiro? Quem ela quer mais?

O livro é muito bom e você se envolve no dilema, você se envolve na leitura por que a autora escreve muito bem, de uma forma suave e doce. Você entende os personagens vê que eles poderiam ser reais, assim como a sociedade em que eles vivem. Tudo é tão bem construído, tudo é tão controlado. Adorei o livro!

Você se sente vendo um filme distópico! Vale muito a pena ler esse livro!

Isabella Pina 28/06/2011

Meu primeiro livro distópico, na medida
Finalmente, a resenha de algum livro! Confesso que eu estive em uma meio que ressaca literária essas semanas, tudo culpa de quem? Dezesseis Luas! Ok, quando [e se] tiver resenha do mesmo, eu falo direitinho. Agora, eu quero falar especificamente sobre esse livro - não tão especificamente, vou dar uns comentários sobre livros parecidos, etc.
Tudo é perfeito na vida de Cassia, até mesmo o seu "Match" é a escolha certa: Xander. Ela sempre acreditou na Society/Sociedade de olhos fechados, assim como todos os demais acreditavam que a mesma sabia de tudo, escolhia o melhor sempre... É quase como se ela aceitasse qualquer coisa que a mesma impusesse, porque desde que nasceu foi criada pra pensar assim.
Mas tudo muda quando, ao querer ver o "card" com as informações de Xander - que na verdade ela já conhecia, afinal, cresceram juntos -, ela vê outra pessoa: Ky. Tudo no seu mundo começa a girar, a perder controle, a se tornar algo que ela nunca imaginaria que aconteceu.
O livro nos mostra a lenta mudança em Cassia, de alguém que não pensa por si mesma, para alguém que questiona tudo ao seu redor. Em parte, isso se deve a Ky, que é um balde de água nela, abrindo seus olhos. Seu avô também a faz pensar e, na verdade, é o que causa grande parte da iniciativa dela de se questionar.
Cassia é uma personagem forte, mas ao mesmo tempo é muito parada... Não sei ao certo explicar. O livro é bom, mas não tem tanta ação quanto pensei que teria, na verdade grande parte dele é Cassia se questinando, questionando os pais, amigos, etc. Ky não me atraiu de verdade, ele é um personagem legal, mas nada de mais... Ainda não sei se gosto do "romance" deles, achei que foi um pouco manipulado pela Society/Sociedade! Xander também ficou no meio-termo... No começo, achei que ia ser totalmente Team Xander, mas no final as coisas ficam empatadas. Ele não aparece muito - mesmo porque a Cassia ao que parece não passa muito tempo com ele -, mas é um personagem essencial do mesmo jeito e é por isso que espero que ele faça alguma coisa pra tentar tê-la de volta, sei lá... Um dos que mais gostei foi o avô de Cassia, o achei bem interessante, uma pena que ele só apareceu no começo, mas, ao mesmo tempo, é uma peça-chave na história. Ele mostra a Cassia tudo que ela pode ser, tudo que ela pode ter. E isso influencia muito a garota, que - diferente de muitas outras, ela mesma fala isso - tem uma relação muito próxima com ele, a quem confia tudo (ou confiava).
Os pais dela e seu irmão - que é um fofo, diga-se de passagem! *_* - são personagens secundários, mas também tem sua parte. Na verdade, em cada pedaço do livro um ganha uma importância - para mim - inesperada.
O desfecho não foi dos melhores, certo, mas estou curiosa em relação a Crossed, porque Matched foi bem introdutório na minha opinião, deixou vários ganchos. Mas em relação ainda ao desfecho, confesso que foi um pouco inesperado! Tipo, "how come?".
Agora, falando sobre essa moda distópica que vem tomando conta das livrarias, eu vejo bastante familiariedade entre esse e vários outros livros, como Feios (ainda não li, mas só pelas resenhas dá pra notar), Jogos Vorazes e outros. Sociedades controladoras, personagens que tem suas crenças abaladas (não tanto em JV), dúvida entre dois amores... No entanto, cada um tem seu jeitinho e vale a pena lê-los, pelo menos pra sair com a cabeça um pouco melhor, um pouco mais conscientizada.
O inglês, aliás, é bem fácil, eu li o livro sem grandes dificuldades, tirando uma ou outra palavra que não estava no meu vocabulário. Não indico pra quem está se "iniciando" no inglês, mas ao mesmo tempo não precisa ser muito evoluído no mesmo para lê-lo (eu, por exemplo, não sou uma excelência nele).
E que venha Crossed! o/
P.S.: gostaram desse tipo de resenha, dando minha opinião e uma nota geral? Eu achei que ficou melhor, mas o que vocês acharam? ;)

Nota geral: 9,0

Júlia da Mata 06/06/2011

Podem dizer o que quiser que Fadas são a nova mania literária, mas eu estou duvidando seriamente disso. Por que?? Porque são as distopias que estão tomando conta. Para quem não sabe, distopias são livros que falam sobre um futuro em que um governo – geralmente do mal – controla tudo. Agora não me diga que muitos livros desses não estão aparecendo por aqui.

Matched, por Ally Condie
Editora Dutton Juvenille
384 paginas
Minha Nota: 4,5

Matched conta a historia de Cassia. Ela vive em um futuro onde a sociedade rege. A sociedade sempre sabe o que é bom para as pessoas. Ela decide onde você mora, o que você come, onde você trabalha, como você se diverte, com quem você se casa, quando você mora. E Cassia não consegue esperar para o “Match Banquet” onde ela vai saber com quem ela vai se casar. E tudo parece bom demais quando anunciam que é o seu melhor amigo, Xander, que está destinado a ser o seu marido.

Mas quando Cassia vai introduzir o card com as informações de Xander – coisa que ela não precisa, pois conhece ele mais do que ninguém – não é a foto de Xander que aparece, é a de Ky, o seu visinho misterioso. Então Cassia começa a se perguntar se tudo o que a sociedade faz é mesmo o certo? E cada vez mais que ela se questiona, mais ela se aproxima de Ky. E isso pode ser bom ou não, mas eu não me importaria de ficar cada vez mais perto de Ky.

Antes de tudo queria pedir desculpas pela demora da resenha, mas sempre que eu abria o Word, nada de bom saia, então eu prefiro não forçar. E também queria agradecer ao Murphy’s Library por ter montado esse Book Tour.

Quando eu recebi o Matched aqui em casa eu fiquei com os olhinhos brilhando, o livro é lindo! Sabe, aqueles livros em que você só quer saber de encarar, e tem até medo de tocar? É assim que se mostrou Matched. Mas eu tinha que tocá-lo, não é? Eu tinha que lê-lo. E bem, não me arrependi.

É realmente um livro bom – mesmo não tendo merecido um 5 – e você percebe isso logo de cara. A autora explorou bem os motivos de tudo que a sociedade faz, mesmo eu não estando de acordo com muita coisa. A narrativa é feita em primeira pessoa pela Cassia, então temos uma visão bem límpida dos descobrimentos dela.

A capa é uma coisa que eu tenho que citar a parte. O que é essa capa meu Deus? É perfeita, e é em verniz no desenho. Eu fiquei encantada por ela. A capa da sequência, Crossed, também é linda, eles mantiveram o mesmo padrão da primeira e acho que tem muito haver com o que esperamos para o próximo livro.

Matched já foi lançado aqui no Brasil pela Suma das Letras pelo nome de Destino, então se você quiser dar uma olhada, é só ir para a livraria mais próxima e ler vocês mesmos.

Amanda 30/01/2011

Cassia é uma adolescente de 17 anos que vive em uma Sociedade completamente diferente da nossa (ou talvez nem tanto), um lugar onde você não tem escolhas, e quando digo isso falo literalmente.

Ela vive com a mãe, o pai e o irmão mais novo, está na escola secundária e está vivendo dois momentos decisivos da sua vida: a preparação para o teste que irá definir qual será sua profissão e o banquete onde irá ser decidido com quem ela vai casar. Pois é, quem faz essas escolhas são os "chefes" da Sociedade. Cassia pode ter de casar com um homem que nunca viu antes e pode ter que trabalhar em algo que não gosta tanto assim, mas que a Sociedade considera perfeito pra ela.

O livro começa com a ida de Cassia ao Banquete, onde será escolhido pra ela o cara com quem ela vai casar aos 21 anos e com quem terá que ter filho aos 24. O vestido que ela vai ao "evento" foi escolhido pela Sociedade, assim como a roupa que ela deve usar todos os dias. Eles também escolhem o que você vai comer e a que horas isso acontece, dizem o que você deve fazer com seu tempo livre (que é mínimo), o que você deve ouvir ou ler, afinal eles escolherem os 100 melhores livros, poemas, música e simplesmente destruíram o resto (eu quase morri quando li isso).

Você deve praticar esportes claro, mas é proibido correr na rua ou fazer exercícios ao ar livre. E mais, você não aprende a escrever à mão, somente digita, pois é proibido escrever.

A Sociedade afirma que todo esse rigor foi bom, pois doenças como Câncer e outras foram erradicadas, por isso (e aí é uma das coisas que me deixaram com mais raiva) eles decidem quando você vai morrer, aos 80 anos. Simples assim!

E se você desobedecer qualquer regra, pode ser considerado uma Aberração, que são pessoas que não podem casar, são postas nos piores empregos e se for necessário, serão os primeiros a morrer. Há também as Anomalias, que ficam completamente afastadas da sociedade, considerados extremamente perigosos.

O escolhido a Match de Cassia foi seu amigo de infância Xander, o que é bastante raro, pois a maioria é destinada a quem não conhece. Parecia um sonho! Só que quando ela vai olhar em seu microchip com as informações dele (dada a ela no banquete) ocorre algo misterioso. A foto de Xander desaparece e no lugar ele vê o rosto de outro garoto, um que ela também conhece. Se Cassia achasse que a Sociedade poderia cometer um erro ela ficaria mais tranquila, só que a Sociedade não erra. Claro, um oficial a afirma que alguém teria adulterado o microchip e que o par dela é mesmo Xander. O problema é que agora ela está em dúvida quanto a isso!

Eu fiquei simplesmente encantada com a história. Okay, confesso que ficava irritada pelo tempo que Cassia demorou pra parar de ser robotizada e que o final de Ky foi um pouco previsível, mas o livro é tão bom de ler que eu nem me importei com isso. Até porque em alguns momentos ela me pegou de surpresa. O universo que Ally criou foi incrível e até me fez pensar um pouco em algumas coisas que vivemos hoje.

Murphy'sLibrary 19/01/2011

Cassia é uma adolescente comum da Sociedade: ela mora em Garden Borough, na Província de Oria, com sua mãe, seu pai e seu irmão caçula. Ela frequenta a Escola Secundária e está se preparando para a prova que vai dizer qual é sua real vocação—então ela começará a trabalhar no cargo que a Sociedade diz que é perfeito para ela. Em seu 17º aniversário, Cassia vai ao seu Banquete de Match, uma cerimônia onde descobrirá quem será seu marido assim que ela completar 21 anos, o homem que será o pai de seus filhos—eles devem ter o primeiro bebê quando tiverem 24 anos. A Sociedade também determina o que eles vestem, o que eles comem—e a que hora devem comer—, e o que ele fazem com o tempo que tem. Por causa disso, câncer, doenças cardíacas e outras doenças que debilitam o corpo estão praticamente erradicadas, então a Sociedade também diz quando eles vão morrer. Eles sequer podem escrever: apenas algumas pessoas sabem como escrever, o que quer que eles precisem escrever é meramente digitado num aparelho que eles chamam de scribers.

Cassia será escolhida como Destino de alguém, assim eles podem construir uma saudável Vida em Família. Ela poderia ter escolhido ser Solteira, coisa que que as pessoas que são Aberrações e Anomalias são por padrão. Aberrações e Anomalias são pessoas que cometeram uma Infração, que violaram as regras da Sociedade, mas a última é mais perigosa, então essas pessoas foram separadas da Sociedade.

Na noite de seu 17ª aniversário, Cassia descobre que ela foi destinada com seu melhor amigo, Xander. Há muito tempo alguém não é destinado a casar com uma pessoa que já conhece, e eles cresceram juntos. Parece ser a decisão perfeita: suas famílias estão felizes com a novidade, Xander está contente, e ela também. Poderia ser melhor?

No entanto, uma vez que Cassia chega em casa e decide pesquisar o conteúdo do microchip que lhe foi dado com informações de Xander—para que ela pudesse saber mais sobre seu futuro marido, mas não é como se ela já não o conhecesse, certo?—, ela percebe que há algo errado. No microchip tem uma foto de Xander, mas... Também tem uma foto de Ky, um garoto que também mora em Borough, Cassia o conhece. Isso só pode significar que a Sociedade cometeu um erro, mas ela tem certeza de que a Sociedade não comete erros. Mesmo quando um Oficial—autoridades que trabalham para a Sociedade, cuidando para que tudo funcione corretamente e que as pessoas estão seguindo as regras—diz que seu par é Xander, que ele é a pessoa com quem ela vai passar o resto de sua vida, Cassia começa a se perguntar se Ky deveria ser essa pessoa, e não Xander...

Destino é uma história intrigante. Ally Condie criou um universo maravilhoso e eu li o livro em apenas algumas horas, louca pra ver mais, e mais, e mais. A interação entre Cassia e Ky é ótima, nós podemos prever a história dele, mas não faz muita diferença no final, já que estamos vendo tudo através dos olhos da Cassia, ainda assim é emocionante. Eu já mencionei aqui antes que não sou fã de histórias em primeira pessoa, e isso meio que me broxou quando eu abri na primeira página do livro e vi que esse era o caso, mas até que eu estava okay com isso. O final é de certa forma previsível, mas isso não me fez querer menos que já fosse Novembro de 2011, para que eu possa ler Crossed, a sequência.

Anita Blanchard 09/01/2011

Do not go gentle
O mundo em que Cassia vive é totalmente programado pela Sociedade, desde as roupas que você veste, a comida que você come, o que você faz com seu tempo de lazer, em que você trabalha, até com quem você se casa, quando tem filhos e quando você morre. Quando você está acostumado a uma vida como essa, qualquer coisa que saia fora do habitual causa pânico. Mas já nas primeiras páginas, podemos perceber que Cassia é diferente dos outros. Em um episódio em que algo como neve cai do céu em um mês em que não é costume nevar, as pessoas no trem se preocupam, mas Cassia apenas sorri com a beleza daquela situação inesperada e, até aquele momento, inexplicada. Apesar dessa diferença, Cassia não questiona o modo como as coisas acontecem, até depois de seu Banquete de Pareamento (não achei palavra melhor para "matched"), quando, ao invés do rosto de seu verdadeiro par, ela vê o rosto de outro garoto.

O triângulo amoroso tem início ali, se é que ele pode realmente ser chamado assim. Pelas minhas resenhas dá para perceber que eu gosto de histórias que fujam do padrão, trazendo uma certa inovação. "Matched" consegue isso ao fazer o que poderia ser uma mera indecisão sobre qual garoto escolher se transformar em uma escolha entre dois modos de vida. Xander representa o conhecido, o habitual, continuar levando a vida que ela conhece e na qual ela acredita. E, ao contrário do que poderia se esperar, não há nada de errado em seguir uma vida em que tudo já está decidido para você, na qual não se tem que tomar decisões difíceis e depois conviver com suas consequências e possíveis arrependimentos. Por outro lado, Ky é sinônimo de questionamento, de verdadeiramente enxergar aquilo que só está subentendido, de ter coragem para mudar, de escolher ter o direito à escolha, de não se entregar de maneira obediente.

O livro todo é uma caminhada rumo a essa percepção mais ampla de como as coisas realmente são arquitetadas pela Sociedade e como cada um se sente frente a isso, o que fica bem claro numa passagem em que Cassia pensa em como seu pai está disposto a quebrar as regras pelas pessoas que ele ama e como sua mãe as cumpre exatamente pelo mesmo motivo. Muitos podem vir a dizer que o livro é parado e sem ação, mas, quando se vive há tanto tempo cego ao que acontece, não é de maneira rápida que isso vai mudar. Cada mínimo pensamento, cada pequena ação e reação, cada toque, cada atitude, por mais insignificantes que pareçam, se transformam em um grande passo para o que virá a ser algo maior, uma retomada das rédeas de sua própria vida. E é isso que torna frases simples em expressões mais amplas, repletas de sentido e emoção, como nesse exemplo: "Essa é uma das razões pelas quais eu preciso de Ky, eu percebo. Porque, quando estou com ele, eu sinto".

E aqui não poderia deixar de comentar a qualidade da escrita de Ally Condie. O modo como ela articula seu texto pode ser definido como poético. Cada frase se encaixa perfeitamente na história e te obriga a pensar junto com Cassia, te envolvendo no enredo, principalmente as que encerram os parágrafos. Algumas chegam a ser até doídas de se ler. Cada fala e pensamento dos personagens é simbólico, representa algo na história e contribuirá para o sentido pretendido com ela, nem que for somente te emocionar.

Queria saber se fui só eu ou mais alguém também achou angustiante a cena em que Cassia presencia a destruição de livros em uma antiga biblioteca e quando é explicada a origem dos Cem Poemas e das Cem Canções. Acho que como uma boa amante de leitura e música, essas foram partes cruéis, que me deixaram sem palavras...

Para terminar só posso dizer que "Matched" entrou para minha lista de melhores do ano de 2010, parte por sua inocência e parte pela perda dessa mesma inocência. Que venha "Crossed"!

"Eu penso em como o melhor modo de se voar talvez seja com as mãos cheias de terra para que você sempre se lembre de onde veio e do quão difícil, às vezes, caminhar pode ser". Cassia