Passagem da Chuva

Passagem da Chuva Fernando Aquino

Resenhas - Passagem da Chuva

1 | 2 | 3 | 4

Maycon @leitorabacaxi 22/12/2019

Hoje vou falar sobre uma parceria que fiz aqui no IG e que agradeço muito por ter acontecido, porque eu amei ler esse livro e estou muito feliz por isso!

Estou falando da parceria que fiz com o @nandoescritor autor de ‘Passagem da Chuva’ esse livro de poesia que vou falar pra vocês nos próximos parágrafos.

O livro reúne poesias que Fernando escreveu e cada uma trata de uma pessoalidade e traz mensagens incríveis. Eu gosto de poesia, porque ao mesmo tempo em que ela é particular quando o autor escreve, ela se torna coletiva, quando os leitores se identificam e aplicam no seu cenário.

Uma das poesias a que mais me prendi, sem sombras de dúvidas foi a “Vida Multiportas” que trata sobre a passagem da vida de abrir e fechar portas, aceitar desafios e mudar de ambiente. É um cenário em que estou vivendo nessas semanas e que vocês podem aproveitar para analisar, nesse fim de ano, como um processo de renovação ao passar para o ano novo que está chegando.

“A vida nada mais é que uma longa passagem de portas abertas, e fechadas. Porta que abrimos, e fechamos ao longo de todo o percurso, aceitando novos desafios ao abri-las, e ao fechá-las.”

Essa leitura foi daquelas que a gente termina com o coração quentinho. Que dá vontade de abraçar o livro. E sorrir! Eu já imaginei o cenário de sentar em frente a uma janela de vidro, em um dia chuvoso, tomando café, comendo bolachinhas fresquinhas, lendo uma poesia e, LITERALMENTE, VENDO A PASSAGEM DA CHUVA.

Fernando, agradeço imensamente por essa parceria. Obrigado por acreditar no meu trabalho como Leitor Abacaxi e estou aqui, disponível, para o que precisar. Tamo Junto! Sucesso na sua jornada!

Bom, por hoje é isso!

Beijos, abraços, carícias e amassos e a gente se vê por aí!

Rosália - @piclivros 18/05/2020

Passagem da chuva
Passagem da chuva é um livro que apresenta textos reflexivos sobre situações cotidianas, então mesmo que você assim como eu, não tenha o hábito de ler poesias, com certeza irá se identificar com algumas delas.

Vou deixar aqui uma das que mais gostei, e espero que gostem também.

VIDA MULTIPORTAS

A vida nada mais é que uma longa estrada com portas que orientam nossas rotas.

A vida nada mais é que uma longa passagem de portas abertas,
e fechadas,
portas que abrimos,
e fechamos
Crescendo e nos tornando mais fortes ao ultrpassá-las, mas também ao não escolhermos determinados destinos.

E, muitas vezes, por achar que já alcançamos a maçaneta de determinada porta,
a abrirmos,
e fechamos portas erradas, e mudamos nossas rotas, embora sem jamais deixarmos de eleger o nosso caminho.

E assim, seguimos
Abrindo portas ao longo da nossa trajetória de vida, e fechando.
Nesse incrível e abominável sistema multiportas chamado
VIDA.

Regiane @agentejaleu 15/01/2020

Para quem curte poesia ou mesmo para quem não tem no hábito desse tipo de leitura, recomendo esse livro . É fluído, é curtinho , você lê num instante. .
Ao ler as poesias me vi pensando em momentos da vida aos que elas elas me lembraram, trazendo uma sensação de nostalgia.

@livrosdeanna 17/01/2020

Amei
Livro: Passagem na chuva do Fernando Aquino @nandoescritor .
Livro de poesias.
?Confesso que não leio muito livros de poesias apesar de gostar bastante. .
?Esse livro foi uma surpresa muito boa, eu amei todas as poesias, que falam sobre coisas da vida do cotidiano, um livro que transborda emoções e é inevitável não se identificar com alguma poesia.
?Amei e super indico. .
#livrosdeanna#livros#poesia#amei

Saturno 28/10/2020

Maravilha
Se você curte poesias eu super recomendo esse livro, pois nele você encontra poesias maravilhosas.

Tracinhas 12/10/2020

por Juliana Arruda
Quando eu peguei pra ler o livro, fiquei surpresa por me deparar com poesias. Eu achava que era mais um livro de ficção por causa dos tipos de resenhas que postamos aqui: normalmente com surtos e falando mal/bem de algum personagem.

Então, quem me conhece sabe que não sou o tipo de leitora que lê poesias… Não tenho nada contra, mas também sou sou do tipo que é fã. De qualquer maneira eu sempre tô disposta a ler livros que me tirem da zona de conforto e, olha…

Foi de um aspecto bem positivo.

“É preciso algo além de corpo para poder enxergar. É preciso ser mente.”

Só nesse trechinho dá pra sentir o nível, né? ❤️

O livro traz muitas reflexões por meio das poesias. E esse quote que citei acima faz parte de uma das minhas favoritas, a poesia “Formas Decaídas”. Ela me tocou de um jeito tão sutil e sincero, que vou até adicionar no meu bujo. Amo coisas que me inspiram - e isso se triplica se for por meio de palavras. Me faz pensar que eu não sou apenas o que sou por fora, mas como eu sou por dentro. Eu não sou só uma casca bonitinha que todo mundo acha fofa, também sou essência. Sou mente.

O livro está recheado de outras poesias que te fazem olhar de dentro pra fora (e o inverso também acontece). É como se você pensasse a respeito de como você é e no quanto você está conectado com você mesmo, com a sociedade. Esse livro tem uma beleza singular e marcante, que vai te fazer refletir e se inspirar a ser alguém melhor.

Vale a pena ler cada pedacinho. ♥️

site: https://jatracei.com/post/631777784131354624/resenha-366-passagem-da-chuva

Leituras da Coral 17/01/2020

Como amante de livros de poesias, Passagem da Chuva foi uma leitura que me conquistou desde o início. O autor através de suas poesias de acontecimentos cotidianos, eventos naturais e de sentimentos e emoções nos faz refletir sobre nossos conflitos internos, nosso individualismo e sobre a sociedade, trazendo mensagens muito importantes e lindas.
É um livro que possui uma leitura rápida e deliciosa, mas ao trazer temas pesados, nos deixa refletindo por um longo tempo após o termino da leitura.
Uma das poesias que mais gostei foi “O cerne no quarto”, que fala justamente de se fechar para tudo e todos, trancar o que perturba e sufoca dentro de si.
Com uma escrita profunda, sentimentos são despertos e vamos nos sentindo tocados a cada página. Passagem da Chuva é um livro ótimo para ler em um dia de chuva, com um chocolate quente ao lado.
Indico a todos, mesmo para aqueles que não gostam ou nunca leram um livro de poesias, tenho certeza que vocês se sentirão tocados e se apaixonaram por pelo menos uma das poesias.

site: @livrosartedo_saber

Beah @roendopaginas 08/07/2020

uma obra cheia de experiencias de vida!
Como alguém que vive em meio a tratados jurídicos, petições, embargos, recursos e coisas desse tipo pode manter o olhar espantando diante das belezas e das dores do mundo para, enquanto faz a justiça, fazer poesia? ⁣
💬 Ele respondeu, mas lendo suas escritas e realmente é essa necessidade de se transpor.⁣
⁣ 《| O cerne e o completante|》⁣
Uma parte brinca, a outra chora. ⁣
O feio se manifesta e o belo se esconde. ⁣
A potência da beleza se compõe em essência. ⁣

Mas, o que me completa? ⁣
Completo-me a partir do todo. ⁣
As partes se confluem em unicidade. ⁣
Como único, decido a partir da confluência. ⁣

Mas afinal, quem está receptivo? ⁣
A receptividade seria também, de fato essencial? ⁣
⁣ 《| A pureza da Alma|》 ⁣

Se faz a alma? ⁣

Porque quando a alma é Lama ⁣
De alma ⁣
Não se carrega nada. ⁣

Essa é uma poesia que me chamou a atenção entre outras. ⁣

O autor escreve muito bem e seus pensamentos sobre a vida não sao conflitante e sim visto de várias maneiras e interpretação.⁣
⁣@roendopaginas

site: https://www.instagram.com/p/B_aDSMlj_3W/

Caroline.Amstalden 01/07/2020

"[...] Quando se apercebe da infinidade de águas azuis que o rodeia,
Se apodera da amplitude de sua trajetória,
E se dá conta da necessidade de sua pequena canoa ser tão forte.
???
E continua a navegar..."

O trecho acima é da poesia "O Canoeiro", do livro Passagem da Chuva, do Fernando Henrique Franco de Aquino, uma coletânea de poesias que reflete a sensibilidade do mundo atual.
As poesias nos mostram o mundo por outro ângulo. Sempre acreditei que elas vêm como um presente, nos tocando profundamente, nos mostrando o que precisamos para entender o que se passa dentro de nós. E foi isso que senti lendo essa poesia.
Super recomendo a leitura! Não esqueçam de dar uma passada lá no perfil do autor e conhecer o trabalho incrível que ele faz: @nandoescritor.

Koala Leitora 18/01/2020

Lindo
Sempre fui fã de poemas e poesias, então me encontrar neste livro foi fácil, principalmente por ele falar diretamente sobre os nossos problemas atuais, sobre a falta de tempo ou a contagem dele.
Fernando nós apresenta um livro cercado de momentos únicos e que são vividos de formas diferentes por cada pessoa, um livro que a cada poesia nos faz questionar sobre a forma como levamos a vida ou até mesmo como enxergamos ela.

Afreitas 22/01/2020

Sempre gostei muito de poesias e fiquei bem empolgada quando peguei o livro para ler. A bem verdade é que ele é bem diferente das poesias que estou acostumada, mas não decepcionou. O autor tem uma escrita bem leve e muito boa, levando o leitor a criar sua própria interpretação sobre os textos.

Claro que não deixaria de citar meu favorito, que foi Sonolência mundana. Dentre todos, esse foi o que mais deixou fascinada pela escrita do autor, proporcionando sensações até então esquecidas.

O livro superou todas as minhas expectativas. Muito bem escrito e direto, trazendo uma sensação de bem estar ao leitor. Aprecio livros de poesias assim e acredito que voltarei mais vezes para reler as minhas preferidas.

@vetleitora 11/06/2020

《𝑷𝒂𝒔𝒔𝒂𝒈𝒆𝒎 𝒅𝒂 𝒄𝒉𝒖𝒗𝒂》
Autor: Fernando Henrique Franco de Aquino
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E-book recebido em parceria com o autor
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝É preciso algo além de corpo para poder enxergar. É preciso ser mente❞.
Vamos falar de poesia!
Fiquei muito curiosa quando o autor me propôs essa leitura, não é o gênero que estou acostumada a ler, teve uma fase na minha adolescência que lia poesias, mas quando me dei conta já havia parado. E essa leitura me trouxe novamente os bons sentimentos, de ler uma boa poesia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Às coletâneas do autor são muito reflexivas, cheia de emoções, a bagagem que o autor traz no peso de suas palavras são cheias de significados, acredito que cada leitor vai sentir de uma forma diferente os dilemas do nosso cotidiano, passagens no tempo, sociedade, indivíduo, são algumas questões que o leitor encontra no decorrer da narrativa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vamos ao pequeno trecho de dois poemas que mais gostei.
─ Vida Multiportas
E assim, seguimos. Abrindo portas ao longo da nossa trajetória de vida, e fechando. Nesse incrível e abominável sistema multiportas chamado VIDA.
─Ser, O verbo ser
Minha alegria são minhas mudanças. Minha alegria é minha mudança. São porque é. É porque são. São porque são.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para quem quer e para quem gosta super indico aventurar-se por esse gênero, para quem está livre dos preconceitos literários deixe-se levar por essas palavras.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🌻 Beijinhos da leitura e até a próxima.

Nay 17/02/2020

Passagem da Chuva
Quando o autor Fernando Henrique me apresentou Passagem da Chuva, uma coletânea de poesias, eu aceitei na hora ler, afinal, por que não se aventurar mais uma vez pelo gênero? E tive a grata surpresa de me identificar dentro de várias de suas poesias, refletir, comparar à situações... da mesma forma que um livro de histórias faria.

Eu me peguei apaixonada por algo que eu não sou acostumada a ler e que me despertou muito a vontade de ler mais poesias.

As poesias de Fernando. são bem reflexivas e que despertou sentimentos em mim. Uma das que eu mais gostei foi Formas Decaídas, talvez seja a que mais me identifiquei, por falar do corpo e da mente. E gostei também de Eterno Retorno, pois identifiquei muito com um momento que estou vivendo, de conhecer o novo ou viver algo novo.

Resenha completa: www.curvaliteraria.com.br

Taylor.Farias 02/06/2020

Incrível
Um livro muito maravilhoso onde cada poema faz reflexões do mundo e do cotidiano.

Gabi (@literageek_) 16/03/2020

O livro reúne poemas com uma linguagem simples, porém muito refletivos e tocantes sobre coisas do nosso cotidiano, sobre a vida e o tempo.

Adorei muito ler o livro, adorei as poesias. Esse gênero está conseguindo um lugar no meu coração e fiquei muito feliz quando o Fernando me apresentou sua obra. Super recomendo para pessoas que amam o gênero.

As minhas poesias preferidas são "Sonolência mundana" , "Ser, o verbo ser" , " Trocando as lentes" e " O eu profundo".

" [...] Sou eu do eu.
Sou sendo já não sendo." Pag. 33

" Minha alegria são minhas mudanças.
Minha alegria é minhas mudanças. São
porque é.
É porque são. São porque sou. [...] pag. 19