Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

Aninha de Tróia 20/02/2020

Enrolei meses pq sabia que esse conto ia quebrar meu coração. Agora estou aqui catando os caquinhos. Te amo, Úrsula.

Aciolelion 11/06/2023

Impactante
Como pode um livro tão curto ser tão perturbador e nos botar na parede dessa forma.
Confesso que li por conta do BTS , indicação do namjoon , esperando que fosse um livro de utopia.Mas do namjoon eu já tinha que esperar algo reflexivo.
Me colocou a pensar o que eu faria nessa situação: provavelmente abandonaria omelas.
Me senti culpada com essa decisão mas estou sendo sincera com o que sou.
É um livro muito comunicativo , o narrador te puxa para o conto , ele te deixará extremamente pensativo, primeiramente sobre o que o livro quer dizer e depois sobre suas ações.Provavelmente lerei novamente daqui a alguns anos para entender minha interpretação
Bluemmy 11/06/2023minha estante
Tô planejando ler esse livro mas tô com medo ?

Aciolelion 11/06/2023minha estante
Pq medo??, olha vai por mim ,ele vai te fazer pensar bastante, a situação da criança vai te chocar um pouco,mas só acontece nas últimas páginas e como são 21 só vai ser rapidinho

Cho 26/10/2020

Banalização do mal
A premissa desse conto pode ser resumida neste questionamento: Até que ponto a felicidade da "maioria" justifica o sofrimento da "minoria"?

Fala do perigo da "banalidade do mal", conceito criado por Hannah Arendt, vítima do holocausto. Habituar-se com certas ideologias, a ponto de segui-las cegamente, sem questionamento, sabendo que o outro está sofrendo com o ódio e a discriminação.

Omelas é uma cidade perfeita, mas a custo da infelicidade de uma criança. Você abandonaria Omelas?

Amanda 22/10/2020

Essa história me impactou bastante no momento em que eu li, não estava esperando o que iria acontecer. Achei a escrita bastante envolvente e até um pouco poética. Recomendo bastante esse conto.

LadyEl 22/08/2020

Abandonar ou lutar?
Um conto. Omelas uma cidade fictícia onde a felicidade e bem estar de todos depende da miséria de uma criança. E não somos assim? Vivemos nas nossas vidas falsas ignorando os miseráveis pois não queremos enxerga-los por medo de perder nossos privilégios?

Rebeca.Souza 06/06/2023

Eu abandonaria Omelas?
A história se passa em uma cidade chamada Omelas, onde todos os seus habitantes vivem na mais pura felicidade, todos satisfeitos aproveitando a vida ao máximo. Omelas é a cidade utópica dos sonhos, a felicidade da cidade é tão complexa que o narrador não consegue explicar de forma exata. Entretanto, toda essa felicidade é sustentada por um segredo horrível, algo escabroso, que todos os habitantes da cidade conhecem desde o momento que estão entre os oito ou doze anos de idade.
Alguns, a partir dos anos, aceitam o segredo e convivem com ele, justificando o fato como algo sem nenhuma chance de recuperação, enquanto outros, após serem confrontados com este segredo ou até alguns anos mais tarde de reflexão deixam a cidade de maneira silenciosa para um destino desconhecido.
No final do conto, você poderá ter várias interpretações, já que, na minha opinião, ele se aplica a várias situações da vida real, mas a pergunta final que irá martelar na sua cabeça com certeza será:
" Eu abandonaria Omelas?"

Michartx 01/05/2022

Valeu Namjoon pela recomendação ?

É um conto bem rapidinho de ser lido, bem revoltante também.

Me fez pensar, será que de vez em quando (ou sempre) não colocamos apenas à nossa felicidade em cima das demais?

rafa 20/03/2022

Aqueles que abandonam omelas
Esse conto mostra que tudo que tem um lado belo, tem um lado sombrio.
Sua felicidade estaria acima das demais?

Roanny.Oliveira 13/04/2021

Wow
Nunca tinha lido nada da Ursula K. Le Guin, e esse conto me deixou de um jeito que não consigo explicar...

Uma cidade de alegrias, onde todos são felizes e tudo sempre da certo. Mas a felicidade tem um preço. E mesmo sendo um preço sombrio e cruel, todos sabem, e não podem fazer nada. Uma felicidade roubada, por várias outras vivenciadas...

Esse conto é incrível.

@quixotandocomadani 17/03/2023

Omelas e o Utilitarismo
Cheguei nesse conto "The ones who walk away from Omelas" pelo capítulo 2 do livro "Justiça", onde o autor, Michael Sandel, aborda o tema Utilitarismo. (soma das satisfações de uma maioria deve ser acatada como bem estar geral)

No conto de Úrsula K. Le Guin, Omelas é uma cidade onde todos são felizes, cidade perfeita de conto de fadas. Exceto por uma criança que vive presa num quarto sem janelas, mal vestida e mal nutrida, com medo. Todos tem conhecimento desse fato e acreditam que a felicidade de Omelas depende do sofrimento dessa criança.

Adolescentes são levados a visitar essa criança, e a saber de sua existência. Depois de um primeiro momento de choque e revolta, acabam aceitando a situação, apenas alguns não aguentam e acabam indo embora de Omelas... Mas para onde eles vão?

Conto bem reflexivo... E o livro de Michael Sandel tem me feito questionar e enxergar outros pontos de vista.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
Aciolelion 11/06/2023minha estante
poderia me indicar o livro Michael sandel por favor

@quixotandocomadani 14/06/2023minha estante
Olá! O livro chama Justiça - o que é fazer a coisa certa.

Roberta 17/06/2022

O que é esse conto?!
Nunca li um conto tão profundo de tão poucas páginas e que retrata tão bem a natureza humana e o que é necessário para manter a harmonia da sociedade.
Laine 19/06/2022minha estante
Sim. Ele é perfeito!

lualibrary 02/03/2022

Leitura assustadora ou realista?
Será que a autora é louca? Afinal quem escreveria uma coisa assustadora e cruel daquele jeito?
Ou apenas não aceitamos a nossa realidade?
Esse conto serve para mostrar como tudo que é perfeito tem um lado sombrio. Que para um ser feliz o outro tem que estar infeliz. O que infelizmente, é nossa realidade.

Conheci este conto por causa de um Clube do livro para armys e outros. O cantor Kim Namjoon já leu e indica e eu também!
Tay ð· 11/03/2022minha estante
Estamos no mesmo Clube de leitura ??