O Problema da Pobreza

O Problema da Pobreza Abraham Kuyper

Resenhas - O Problema da Pobreza

PaulinhaGuedes 31/01/2024

A MENSAGEM PRINCIPAL É MUITO BOA
Eu achei o começo muito massante, ficar contando todos os detalhes da vida do autor... Concordo que ele foi uma personalidade importante para o cristianismo, mas poderia ter reduzido muita coisa. No mais, gostei de ter aprendido um pouco com esse servo, vou levar muitos comentários para os meus estudos futuros.

Deeh 15/11/2023

Então...
Kuyper é interessante, ele aponta a Revolução francesa como a causadora de muitos dos males que perduraram no tempo dele, e digo que só pioraram até hoje.
Ele não trata somente da pobreza, ele trata de várias questões sociais que realmente são um combo. Ele aponta formas de estado que são perpetuadoras ou intensificadoras desses problemas, como a Social-democracia e o socialismo marxista.
Mas ele fala de um socialismo diferente, que não é embasado nas teorias de Marx, não me atrevo a discorrer sobre isso numa primeira leitura.
Como resposta para o problema ele aponta a Bíblia, as respostas que precisamos estão lá, é um verdadeiro sacode pra nós, cristãos acomodados.

Vale a pena ler e reler.

Eduardo684 17/05/2023

Uma Abordagem Cristã para a Justiça Social
A obra de Kuyper se destaca por sua abordagem holística e multidimensional da pobreza. Ele reconhece que a pobreza não é apenas uma questão econômica, mas também tem implicações políticas, sociais e espirituais. Kuyper argumenta que a pobreza não é apenas uma falta de recursos materiais, mas também uma falta de dignidade e oportunidades para as pessoas se desenvolverem plenamente como seres humanos.

Ao longo do livro, Kuyper enfatiza a importância do papel do Estado e da sociedade civil na abordagem da pobreza. Ele defende a necessidade de políticas públicas que promovam a justiça social, garantindo igualdade de oportunidades e acesso a recursos básicos para todos os membros da sociedade. No entanto, ele também enfatiza que a solução para a pobreza não se resume apenas ao Estado, mas requer a participação ativa e responsabilidade individual e comunitária.

Uma das principais contribuições de Kuyper é sua ênfase na importância da solidariedade e da compaixão cristã na luta contra a pobreza. Ele argumenta que os cristãos têm uma responsabilidade moral de agir em prol dos menos favorecidos e de trabalhar para erradicar a pobreza em todas as suas formas. Kuyper ressalta a importância de uma abordagem baseada na fé e na ação concreta para combater a injustiça social e promover o bem-estar de todos os membros da sociedade.

Ga 25/04/2023

O problema da pobreza
Abraham Kuyper foi um pastor, teólogo, jornalista e estadista cristão. Ele foi um dos fundadores de dois jornais com grande impacto ("O Arauto" e "O Estandarte"), do "Partido Anti Revolucionário" e da Universidade Livre de Amsterdã. De 1901 a 1906, Kuyper foi o primeiro-ministro holandês.

A obra em questão é um discurso que Kuyper proferiu no Congresso Social de 1891. Em suas próprias palavras, Kuyper discutiu "de maneira séria a pergunta: Como crentes professos em Cristo, de que maneira devemos agir, com vistas às necessidades sociais de nosso tempo?"

Kuyper destacou o fato de que os cristãos ficaram atrás na discussão do problema da pobreza, e como resultado, outras opções surgiram como respostas, desde o socialismo até o liberalismo. Tais opções, insuficientes e em desacordo com a Escritura Sagrada, conseguiram dominar o debate na sociedade e na política em grande parte devido à omissão dos cristãos, que não seguiram o exemplo de Cristo na esfera social com o cuidado dos necessitados.

Kuyper ressaltou:  "há uma ligação direta e simplesmente inegável entre a questão social e a religião cristã. Nós nos envergonhamos ao perceber que essa convicção não nos atingiu de forma mais profunda e não nos tem lavado á prática das boas obras. Isso nos leva à culpa e nos move a nos humilhar, ao ver que, quando tamanha necessidade estava exposta, não tivemos a ousadia de agir em nome de Jesus."

Em resumo, a direção proposta por Kuyper é baseada nos ensinamentos e atos de Jesus, com a consciência de que, como ensinado nas Escrituras, todo mal, incluindo a pobreza, é oriundo do pecado contido no coração humano. Sendo assim, a luta contra a pobreza não deve ocorrer só através do Estado, mas também através da Igreja, sendo um chamado aos cristãos.

kaio 27/01/2022

Muito interessante
Basicamente o autor defende que em meio a idolatria moderna e o individualismo egoísta, potencializado pela revolução francesa, deve-se ter como resposta uma abordagem bíblica que reconheça a Soberania de Deus sobre todas as coisas e a doação de si mesmo ao outro de uma forma transcendente e misericordiosa, como uma forma de superar os problemas sociais. Além disso, seria necessário muito mais do que meios políticos pra se resolver tais questões.
?Não me dê nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que for necessário? Pv 30:8

marcelinho 12/07/2021

Kuyper faz Uma leitura sobre a pobreza. Um teólogo público nato.

Pedro Lucas Duci nos dá uma belíssima introdução, sobre a sua vida, obra e legado. Abraham Kyuper é conhecido por ter dado início ao movimento neocalvinista. Tendo por base o calvinismo, as doutrinas da graça, e o grande foco na soberania de Deus. Kuyper, focando na soberania de Deus, começa a aplicar e desafiar os membros da sua e igreja e sociedade em geral, a aplicar o Senhorio de Cristo em todas as esferas da sociedade. Na famosa palestra Calvinismo, professada na Universidade Livre da Holanda, ele encoraja os presentes a aplicar a soberania de Cristo em todas as esferas da sociedade. Académica, social, educacional, política, e etc. Kuyper deu início a um grande movimento cristão na Holanda. Criou o partido Anti-Revolucionário, fundou a Universidade Livre da Amsterdã. McGoldrick: "porque acreditava que toda a verdade é verdade de Deus, e que cada esfera da criação pertence a Cristo, ele estabeleceu não apenas uma escola de teologia, mas uma universidade em que todo o currículo, em todas as artes e Ciências, foi afirmado a partir de uma cosmovisão bíblica." Kuyper, era um exímio estadista.

Kuyper, em seu discurso sobre a questão social e o problema da igreja, começa afirmando que a igreja restava atrasada na pauta, e em como resolver. Começou uma longa introdução sobre a revolução francesa, fazendo um acrítica ferrenha. O movimento que proclamava a liberdade absoluta acabou, por conta disso, conduzindo a tirania também absoluta. "Kuyper retorna esse tema ao denunciar tanto a revolução francesa como as outras ideologias políticas humanísticas derivadas da mentalidade revolucionária: o liberalismo racionalista, o estatismo bidmarckiano, a social-democracia e o socialismo." Ele argumenta que nós perdemos a noção da imagem de Deus no ser humano, portada inclusive por aquele que vive em condições de miséria. Tomamos, assim, mesquinhos e egoístas. Mas também kuyper não coloca a nossa responsabilidade no Estado.

"Ele busca redefinir o sentido de "socialismo" para significar uma ênfase na sociedade como um "organismo humano vivo" em reconhecer a majestade de Deus. Kuyper chama os cristãos a cuidar da pobreza, é um chamado a todo cristão.

Termino citando o próprio kuyper: "Uma misericórdia que só oferece dinheiro não é amor cristão. Amor cristão se caracteriza por uma doação completa. Não somente doação de dinheiro, mas doação de se mesmo, do seu tempo, de suas forças e de sua empatia. Somente então sairás em liberdade, quando sua doação transcender, com fim de ajudar a solucionar o problema e colocar para sempre um fim a esta transgressão e, assim, minimizar os erros de uma vez por todas."

Haralan 25/06/2021

A pobreza não é um problema do Estado
Esta obra não é um livro, no sentido natural, é um discurso do Abraham Kuyper sobre a questão social no ocidente, no século XIX. A transcrição do discurso está introduzida por um artigo do Guilherme de Carvalho e por uma breve biografia do Kuyper, escrita pelo Pedro Dulci. Também há um epílogo escrito pela Lucas Freire para ajudar a elucidar os principais pontos do discurso.

Dito isso, o mais importante a destacar é que esta pequena obra é absolutamente essencial para qualquer discussão que se queira fazer sobre organização social e superação da pobreza. A visão que o Kuyper tem da questão é uma das mais robustas, integrais e bíblicas que temos à disposição no evangelicalismo moderno.

Leia e releia.
Kat 25/06/2021minha estante
Quero muito ler!

Marcelo Fernand 27/05/2021

Uma introdução a Abraham Kuyper
O livro funciona como uma introdução ao pensamento de Abraham Kuyper. Tanto o prefácio escrita pelo Guilherme quanto a introdução escrita pelo Pedro Dulci servem muito bem como uma apresentação ao leitor sobre a vida e pensamentos de Kuyper. Depois temos o texto do discurso feito por Kuyper sobre a pobreza. Aliás, o texto é menor do que a introdução. No final você vai encontrar um texto escrito pelo Lucas G. Freire que funciona como um resumo dos principais pontos do discurso de Kuyper. Então, ainda que você não compreenda o que Kuyper quis dizer em seu discurso o texto do Lucas vai salvar
você.
O discurso de Kuyper foi feito a cristãos e serve como um chamado a responsabilidade da diaconia. Porém, o que ele diz exatamente, e como ele constrói os seus argumentos, você só vai descobrir lendo.
E eu posso garantir que ele vai levá-lo a uma reflexão profunda da atuação da igreja no mundo.

Thiago 23/02/2021

Uma das leituras fundamentais, especialmente em tempos politicamente coléricos. O prefácio, por Guilherme de Carvalho; a introdução biográfica, pelo Pedro Dulci e o epílogo, pelo Lucas Freire, são sensacionais.

Cristãos protestantes/evangélicos deveriam conhecer a obra e o legado de Abraham Kuyper antes de venderem suas almas para ideologias liberais/conservadoras/progressistas.

Brenda.Tomaz 20/01/2021

O problema da pobreza
Livro necessário para compreender questões sociais modernas pela ótica cristã. Recomendo.

Bap 15/12/2020

Introdução
Uma ótima introdução ao Kuyper. Antes de ler qualquer obra dele, sugiro que comece com esse livro.

joaoaranha 05/12/2020

Opção é pelo Reino
O discurso de Abraham Kuyper no Primeiro Congresso Social Cristão, em 1891, se tornou um excelente livro: "O problema da pobreza", pela Thomas Nelson Brasil

Com concordâncias e discordâncias, o cerne do texto de Kuyper é fortíssimo: entender que a opção primordial do cristão é o Reino de Deus, e isso nos move para a resolução dos problemas da miséria e outros advindos das questões sociais, mais do que qualquer corrente política existente no mundo.

Com uma introdução sobre a vida de Kuyper feita por Pedro Dulci, é um daqueles que merecem ser lidos e refletidos com calma. Recomendado.

Marcelo Moura 04/12/2020

Um chamado à causa social
O livro é pouco texto do autor e mais de pessoas explicando sobre sua vida e pensamento. Eu tive dificuldade de compreender a primeira parte (foi meu primeiro contato com a obra de Kuyper), que é como uma base filosófica cristã que o autor propõe. A segunda parte é um desafio para os cristãos se envolverem na causa social.

Andinho 03/11/2020

Confesso não aproveitei o bastante essa leitura, mas o autor aborta o tema com destreza. Leitura recomendada. Inclusive quero lê lo novamente, não só ler, mas estudar sobre o assunto.

rafael.rocha 09/10/2020

A política social que não podemos deixar de conhecer
Uma visão cristã sobre a sociedade e a política de ajuda ao pobre muito atual e perfeitamente colocado. Ele faz uma crítica a Revolução Francesa, que me fez estudar um pouco mais sobre, ou seja, um livro que te faz querer mais sobre o assunto, isso sim é um livro histórico-atual muito bom.