As Cavernas de Marte

As Cavernas de Marte Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Marte

Erick 09/11/2013

As Cavernas de Marte – Meu primeiro livro de Asimov (sem spoilers)
Esse foi o primeiro livro que li de Isaac Asimov, autor de diversos contos e livros, alguns que inspiraram filmes (Eu, robô e O homem bicentenário) e pai das famosas três leis da robótica. Escolhi esse randomicamente em meio a vários outros romances do mesmo.

A opinião sincera? Eu esperava mais.

Talvez porque o livro seja muito pequeno (142 páginas) para o tamanho que minha expectativa tinha e para o seu próprio universo, que aliais é o maior atrativo. Mas talvez essa desculpa não seja muito boa, já que meu livro favorito tem menos de cem páginas. A impressão que tive foi que esse era um dos primeiros títulos publicados de Asimov, e que conforme lerei seus outros verei uma evolução.

Mas não vá pensando que é um livro horrível e mal escrito. A expectativa é um monstro, e sem ela eu com certeza teria gostado muito mais dessa experiencia. A riqueza de detalhes em especial foi o que mais gostei, eu realmente conheci aquela Marte do futuro e a considerei crível, apesar das contradições cientificas destacadas pelo próprio Asimov no inicio da leitura. Fiquei curioso em relação aquele mundo, digo, mundos. Marte é onde a historia se concentra, porém eu queria conhecer a Lua e todos os outros planetas para que a raça humana se espalhou! Até onde se espade a influencia do Conselho de Ciência? Há raças alienígenas vivendo ou guerreando com a raça humana? Eu quero saber! Fui apresentado ao melhor conceito de marcianos (não seria martianos?) que eu já vi. Qualquer outro livro que se passe nesse universo já esta na minha lista de leituras futuras.

O protagonista David Starr é do tipo de herói praticamente sem falhas ao estilo Buzz Lightyear antes de sacar que era um brinquedo, não, é serio, o nome original do livro é David Starr Space Ranger (David Starr, Patrulheiro do Espaço). Para você que esta acostumando com personagens com muitos tons de cinza a lá George R. R. Martin talvez seja um choque, mas isso não diminui David, mesmo sem entender muito bem suas verdadeiras motivações, além de seu senso de justiça e seu objetivo de salvar a Terra e Marte de um colapso, ele se mostra um verdadeiro herói das antigas, até porque o livro é bem antigo. E vale também mencionar Bigman, o anão sidekick de David, ele é quem possui a personalidade mais forte, mas só gostei dele mesmo por causa do trocadilho no nome.

Tudo isso compensa enredo meio fraco.

Quanto a qualidade da edição que li, que acho é a única no Brasil, vou dizer pouco. A tradução é comum e às vezes usa algumas palavras e expressões datadas para 2013, mas perdoáveis considerando que é uma edição de antes do ano 2000. Aliais com isso dito também não posso falar da qualidade da impressão já que ele estava beeeem velho e sujo.

(Essa resenha também se encontra no meu blog, no link abaixo)

site: http://discursoamador.blogspot.com.br/2013/11/as-cavernas-de-marte-meu-primeiro-livro.html
Abramo 31/12/2015minha estante
É preciso entender que é um livro escrito para o público infanto-juvenil...

Fabio 24/05/2012

As Cavernas
Foi o primeiro livro do Asimov que li.
Nele dá para se perceber com bastante nitidez os temas de ficção cientifica que consagraram o autor.

A Historia em si é um pouco juvenil, contando uma simples aventura de uma espécie de policial interplanetário que parte em uma missão secreta em Marte.

O que mais me agradou foi a dimensão daquela realidade que o autor criou. Como o livro foi escrito em 1952, fiquei tentando achar elementos que pudesse já existir hoje em dia. Esse foi o grande divertimento para mim.

As Cavernas de Marte é um livro divertido, pequeno e de fácil leitura, com uma boa historia, mas que não prende.

Sinopse:
Em algum tempo no futuro, a humanidade já colonizou vários planetas, e a Terra sofre pelo excesso de população e falta de comida para todos. Assim, alguns planetas se transformaram em gigantescas fazendas, que fornecem comida para a Terra. Uma onda de intoxicações começa a despertar a atenção de um tipo de Conselho de Ciências, que manda uma espécie de Agente Secreto os motivos destes envenenamentos em uma fazenda em Marte.

Osmar 19/05/2012

Um bom livro voltado ao publico jovem
As Cavernas de Marte é o primeiro de uma série de livros voltados para o público juvenil escrita por Isaac Asimov. Cada livro da série (seis ao todo) se passa em um dos planetas do sistema solar e abordam as características de cada um dos planetas, pelo menos de acordo com os conhecimentos vigentes na época. O livro, portanto, possui um cunho didático bem forte.

A estória em si segue a clássica receita de bolo dos livros infanto-juvenis. Jovem inteligente e cheio de recursos, com uma história trágica (neste caso os pais foram mortos por piratas espaciais), se envolve em aventuras com a companhia de um amigo fiel.

Eu devo confessar que os livros da série Lucky Starr, foram uma forte influência quando comecei a enveredar pelo caminho da ficção científica. Com uma narrativa fácil de ler e com bons momentos de ação, é um bom livro para jovens leitores. Relendo o livro hoje, após estar acostumado com estórias mais complexas, ele logicamente deixa um pouco a desejar.

Mesmo que o nosso conhecimento atual sobre Marte torne a estória ultrapassada (do ponto de vista científico), ainda é uma boa diversão (lembre-se porém que é um livro voltado para o público juvenil).

Osmar

www.estantehermetica.com.br

G.Sully 02/12/2010

Asimov e suas teorias
Este livro conta a história de David Starr, onde ele vai até Marte com uma missão e acaba descobrindo coisas que jamais esperava conhecer.

Issac Asimov é um gênio da Ficção Científica, fez uma história empolgante e muito divertida de se ler. Ele cria teorias sobre Extraterrestres bem diferente de Criaturas Verdes e Gosmentas que vemos por ai na maioria dos livros.

Recomendadíssimo pra quem adora histórias de ficção

Tribe.br 17/07/2009

Muito Bom...
O livro faz parte de uma série chamada David Star. Para quem gosta de ficção este é um livro maravilhoso. A trama é ótima, personagens cativantes e uma historiam que envolve do começo ao fim realmente vale à pena ler.