As Cavernas de Marte

As Cavernas de Marte Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Marte

@adriana_ lerlivros 01/05/2024

?Primeira vez lendo Asimov.

A história se passa cinco mil anos depois da explosão da primeira bomba atômica, somos cinco bilhões de pessoas no planeta Terra e a nossa alimentação é importada de Marte.
Uma ficção científica, o primeiro livro da série Lucky Starr.
A história começa com um misterioso incidente com uma ameixa marciana. A teoria é de que está havendo uma intoxicação alimentar mortal  proposital e planejada. Agora por quem e porquê?O caso é que a investigação deve ocorrer de forma sigilosa pois o planeta Terra já não é mais capaz de produzir seu próprio alimento e causar histeria e fome é a última coisa que o Concelho da Ciência deseja.
Para isso é solicitado que David Starr se infiltre no planeta Marte, investigue e puna os responsáveis.

cidasi 31/03/2024

Uma aventura Asimoviana
As Cavernas de Marte, é o primeiro livro da saga Lucky Starr, ja era familiarizado com a escrita do Asimo, mas mesmo assim eu achei brm criativo como ele imaginou serem os marcianos pra essa história.

Como sou fã de investigação e mistério, a história me intrigou. Porém, senti falta de mais descrições, eu queria ler com mais detalhes, acho que o livro peca um pouco nesse ponto e fiquei meio deslocado da ambientacao durante a leitura. Mas, considerando que é um livro infantojuvenil, dá pra dar um desconto.

É uma leitura rapida e agradavel. Recomendo para quem gosta de sci-fi equer uma pausa da realidade, mas nao está com disposição para ler um tratado sobre física quântica.

Morgan 26/10/2023

É uma ficção cientifica bem simples, tudo é menos complicado, é um bom livro para se começar a ler Asimov, mas é bem interessante.

Amei conhecer o David Starr e tudo que se roda, ainda mais como acham que ele é bobinho.

Melhor ainda, que se passa como se fosse um Sherlock Holmes espacial.

Esse livro se passa em marte, onde tem um acontecimento nas agriculturas de lá que faz com que as pessoas morram assim que comeu algo, ele vai para investigar o que está acontecendo, não é spoiler, por isso ta nas primeira páginas do livro.

Amei conhecer personagens não humanos e como ajudaram o menino Starr, é interessante, vou ler a saga toda, o que estou mais curiosa é o que tem Jupiter.

brufaber 25/01/2023

Ficção científica para uma sessão da tarde de quarta
"Você deveria ter um nome que indicasse que você viaja pelo espaço, que percorre a distância de um ponto ao outro do universo. Se eu fosse uma criatura igual a você, acho que seria apropriado que me chamassem de..."
"As Cavernas de Marte" é uma ficção científica pertencente a série Lucky Starr, apresentando personagens tanto humanos como outras criaturas que estão espalhados por vários planetas do Sistema Solar. Nesse volume, o enredo a princípio gira em torno de uma situação: após comerem produtos vindos de Marte, suas vítimas morrem. Assim, David Starr percorre uma aventura para solucionar o problema e desvendar os culpados.
Esse é um livro curto e simples, mas com uma história estimulante. Portanto, a leitura é rápida e dinâmica, ou seja, não é cansativa.
No entanto, um ponto que eu não gostei tanto foi o final, ele foi resolvido de maneira mais rápida do que o necessário em minha opinião, lembrou-me dos finais dos episódios de "Scooby-Doo". Apesar disso, gostei do livro, ele foi como um filme da sessão de tarde.

Guilherme6421 26/12/2022

Me surpreendi
A história é bem simples, mas muito cativante e a leitura é muito rápida, com nada acontecendo a toa. Os cenários também são legais e os acontecimentos e particularidades deles também.
Em particular, um momento específico do livro foi bem surpreendente pra mim, com algo acontecendo de uma forma que eu não esperava e sendo bem diferente do todo que foi apresentado, mas acontecendo de forma muito natural e interessante. É algo que eu gosto de ver, então acabei gostando bastante.
No geral, uma aventura bem leve e divertida de se ler.

Kelvin12 18/11/2021

Desandou perto do final
Gostei bastante do início da história até a metade, o livro poderia ter mostrado os pensamentos de David e como vai solicionando o caso em vez de jogar tudo no final.

Apesar disso o livro é divertido e se não fosse pelo desenvolvimento do final que acabou não me agradando, com certeza receberia uma nota melhor.

Celso 02/10/2021

Uma aventura simples voltada à introdução do público jovem ao mundo da ficção científica. Toma elementos do velho oeste americano adaptados a um mundo futurista. Interessante. Vale a pena ler desde que não se tenha grandes expectativas .

Anderson916 17/09/2021

Que delicia de história
É um bom livro para os pequenos começarem no universo da leitura, facil de ler, alem de ser muito curtinho. Vale muito a pena.

Erick 06/06/2021

Minha experiência com Asimov ainda é baixa, contudo "As caverna de Marte" é com folga o texto de ficção mais fraco e modesto que li dele até agora - e estava preparado para isso, considerando que trata-se de uma série voltada a um público mais jovem. Ainda assim, o enredo meia boca protagonizado por um rapaz quase que perfeito em tudo e com um sobrenome um tanto vergonha alheia foi divertido de se ler apesar do final "olha eu aqui relatando como resolvi o mistério sem ter nunca dado ao leitor qualquer pista a respeito", tendo ajudado nisso o fato de ser um livro curto.

Enfim, é um sci-fi bobo e ingênuo do qual pretendo ler sua continuação, porém não tão cedo.

Dayane.Persil 24/05/2021

Esperava mais
Diferente dos outros livros que li do Isaac Asimov, esse é de uma série, então achei esse mais uma introdução do que qualquer outra coisa.

Infelizmente achei o "plot" bem fraquinho e previsível, apesar que o problema pode ter sido minhas as grandes expectativas que eu tive para esse livro.

Irei ler o segundo e com isso decidir se continuo com essa série.

z..... 05/10/2017

O segundo livro que leio de Asimov, também iniciador da série do patrulheiro espacial David Starr. Ainda estou no comecinho, mas alguns fatos se fazem notar. Apesar de futurista, não é uma descrição que viaja em excentricidades ao estilo dos Jetsons (essa é para quem curtiu Hanna Barbera) e problemáticas da atualidade se projetam também neste universo, como a escassez de alimento.
Ainda não descobri que século seria esse, mas o cenário é de colonização da galáxia, onde a Terra é o planeta mais populoso (subtendendo-se também mais importante), tendo suprimentos vitais vindos de outros mundos. Existe pirataria espacial e Conselho Galáctico para discutir questões de justiça.
Logo no início vemos um mistério envolvendo mortes por envenenamento de alimento e é aí que se projeta o protagonista da obra, na investigação.

Texto simplista, história relativamente curta, legal para rápida leitura, e aventura convidativa a desenlaces empolgantes. Vamos ver no que vai dar...

______________
Em 14/10/2017
Poderia alegar que a leitura em e-book no celular me enfadou um pouco, mas a verdade é que o livro fugiu das minhas expectativas da metade em diante. Ficou chato. A visão de aventura em Asimov é diferenciada, longe do estilo verneano, que conheço melhor e esperava algo parecido. Não estou dizendo ser ruim, mas com temática voltada para discussões mais abrangentes e filosóficas sobre a humanidade. Estou ainda descobrindo o autor...
É o segundo livro que leio e novamente vemos um futuro de ciência ultra desenvolvida, convivendo com velhos e atuais problemas. Disputas, ressentimentos de classes que se acham menos favorecidas, manobras para se beneficiar a custa do prejuízo de outros e lideranças interesseiras dão as caras, ainda que subtendidas.
O patrulheiro foi a Marte em busca de pistas do envenenamento de alimento, pois o planeta é uma das principais colônias de suprimento, e passamos a ver, diante desse cenário futurista, rixa e ressentimento entre os humanos do local. O universo futurista faz acepções de pessoas também e alguns descontentes liberaram isso no envenenamento. Nesse meio, lançam a culpa sobre marcianos (que nem sabem da existência, mas usam como bode expiatório) como os responsáveis, morando no interior do planeta.
A surpresa é que de fato existiam, numa alienação humana total, e nessa do livro ser metido a filosófico, estes se apresentam com ares de epifania em contato com o patrulheiro, ressaltando velhos defeitos de lutas pela cobiça e benefício próprio.
E nesse quadro segue a história até o desfecho sem maiores surpresas no que se espera para um patrulheiro em uma investigação policial. Óbvio no que vai dar na busca de respostas.

Pelo que apurei, o livro é da década de 1950 e iniciou uma pequena coleção. Acho que o cenário daquele período é de certa forma projetado: visualização de colonização futurista (na corrida espacial), disputa entre nações (guerra fria) e manobras para benefícios próprios (nem preciso citar exemplos).

Enfim, se no "Mito da Caverna" de Platão a humanidade era alienada quanto à realidade do mundo (vendo em partes), em "As Cavernas de Marte" a humanidade é a própria contemplação, por outros seres, que observam os mesmos e antigos defeitos com alienação na mudança a eles. Milhares de séculos no futuro e a velha humanidade de sempre distinguindo o mundo em partes. Dentro e fora da caverna.
Ichi! É por aí... E se não me fiz entender, vá ler o livro e ter suas conclusões.
Resenhas Cristãs 07/10/2017minha estante
Rogério, você já leu o livro "Aventuras de Daniel Berg na Amazônia"?

z..... 08/10/2017minha estante
Sim. Tem abordagem infantojuvenil com historias curtas e interessantes.

Resenhas Cristãs 08/10/2017minha estante
É de quadrinhos? Estou procurando esse. Vc não quer trocar não?

z..... 08/10/2017minha estante
Não é quadrinhos, Literatura Infantojuvenil, e gosto o suficiente para não me desfazer. : ). Se interessar posso lhe enviar em ebook por e-mail.

Resenhas Cristãs 08/10/2017minha estante
Poxa me envia sim. :) brunoedm@live.com

z..... 09/10/2017minha estante
Enviei o livro

Resenhas Cristãs 09/10/2017minha estante
Obrigado! Acabei de ver. Muito bom mesmo! Parece ser muito legal. A escritora já escreveu alguns outros livros e parece ter uma ótima mão. :) Aqui, você poderia me enviar novamente o link do seu blog?
Depois eu gostaria também de fazer a vocês algumas perguntas sobre o "batismo no espírito santo". Queria saber o que você acha a respeito disso.

z..... 09/10/2017minha estante
Eita! trocar informações e saberes é algo edificante, Só não sei se posso corresponder e atender na busca que tens. Mas posso também passar boas obras no tema.

Sr. Machado 09/05/2015

Uma boa história do mestre Asimov
Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Isaac Asimov, acredito que comecei muito bem. Em “As Cavernas de Marte” vamos encontrar o Sistema Solar já colonizado pela Terra. Nessa época a população da Terra sofre com a escassez de alimentos, para suprir essa necessidade foi tomada a decisão de exportar alimentos de Marte, já que a reserva que aqui existe não é o suficiente. O problema é que existe uma suspeita de que alguns alimentos de Marte estão chegando envenenados, causando morte fatal em algumas pessoas quando consomem esses determinados alimentos. É aí que entra o protagonista do livro, David Starr (mais pra frente conhecido com Patrulheiro do Espaço), encarregado de viajar até o planeta Marte para tentar descobrir uma possível conspiração. Sua missão nas fazendas de Marte é acompanhada de certa forma pelo Conselho de Ciência. Será que realmente existe uma conspiração? David Starr será esperto o suficiente para descobrir algo? É o que você tem que descobrir lendo.

O livro não chega a ter um enredo complexo como eu acredito que outros livros do autor tenham, certamente foi escrito para um público mais jovem. Mesmo assim Asimov não decepciona, nos entrega uma ótima história de ficção cientifica que prende o leitor em sua trama. É interessante acompanhar o jovem e inteligente David Starr em sua viajem para descobrir o que anda acontecendo com a produção de alimentos nas fazendas de Marte. Recomendo para quem assim como eu está começando a ter contato com a obra de Isaac Asimov ou até mesmo para quem já tem experiência com outros livros do autor.

site: http://goo.gl/7m3vKu

Murilo 16/04/2015

Um ótimo livro infanto-juvenil do mestre asimov
Estava eu, em um belo dia, querendo começar a ler os livros do mestre Asimov, pois adoro ficção-científica e todos sabem que ele é considerado um dos grandes pais do gênero. Resolvi começar com uma série menos conhecida dele (se fosse por uma conhecida provavelmente começaria com a trilogia da Fundação ou leria "Eu, robô"), mas quis tentar antes de mais nada, conhecer as obras "menos" comentadas do mestre. Logo no começo pude notar algo que eu desconhecia até então: essa série foi escrita para um público juvenil, pois pude notar que a leitura era bem leve. Apesar de no momento estar procurando uma obra com uma temática mais adulta de Asimov, eu dei continuidade a leitura, pois também gosto de livros infanto-juvenis. E não me arrependi.

O desenvolvimento do livro é muito bom, a leitura em momento algum se torna enjoativa e os personagens são bem divertidos. O final acaba tendo um desfecho inesperado e interessante. As Cavernas de Marte é o único livro de Asimov que se passa em Marte e sua descrição do planeta é muito boa comparada com o que se sabia na época (o livro foi escrito em 1951), mas em momento algum ele busca ser totalmente plausível cientificamente igual é dito da maioria de seus livros (que eu ainda não li, mas podem esperar ver resenhas de todos os que eu ler).

Realmente o livro vale a leitura (que é bem rápida, possui apenas 142 páginas), só é uma pena que não exista nenhuma edição atual em circulação, para encontrar esse livro você terá que buscar por e-books na internet ou frequentar algum sebo e torcer para conseguir encontrá-lo.

site: www.nerdbucks.com.br