Frida Kahlo para inconformistas

Frida Kahlo para inconformistas Allan Percy

Resenhas - Frida Kahlo para inconformistas

Mari 19/04/2024

Os livros do Allan Percy sempre pegam frases famosas e marcantes de alguma personalidade (assim como da Frida, tem do Kafka, Oscar Wilde, Shakespeare, Nietzsche, Platão, Hermann Hesse e Einstein) e logo abaixo ele faz uma brevíssima análise, citando até outros autores, algumas pesquisas, provérbios, etc, além de dicas para aperfeiçoamento pessoal. Tudo bastante vago e genérico.

São livros de autoajuda (que eu não gosto), mas que eu leio porque gosto de citações rs

A leitura é super rápida e acho que funciona como uma base para quem quiser se aprofundar e procurar mais dos autores/filósofos de cada título.

Carla.Parreira 23/01/2024

Frida Kahlo para inconformistas (Allan Percy). Melhores trechos: "...A felicidade é saudável para o corpo, mas é o sofrimento que desenvolve as forças da alma. Ao contrário das pessoas que parecem sempre felizes, aquelas mais desanimadas e angustiadas são melhores na hora de tomar decisões, além de serem menos crédulas. A melancolia facilita o pensamento reflexivo e a atenção. Indivíduos tristes expõem melhor suas ideias em argumentos escritos, o que demonstra que um humor moderadamente negativo pode, na verdade, originar um estilo de comunicação mais concreto, mais harmônico e, definitivamente, mais bem-sucedido... Somos imprescindíveis, mas insignificantes. Estamos cercados por realidades que nossa mente não consegue nem mesmo compreender. Fazemos parte de algo maior, infinitamente superior a tudo que conhecemos e tudo que nunca chegaremos a conhecer. Mesmo assim, nada disso poderia existir sem nós! Desde sempre, a humanidade tem consciência de sua fragilidade e de sua força, de sua pequenez e de sua vastidão. O mistério nos cerca; vivemos submersos nele... A RECIPROCIDADE É ESSENCIAL em qualquer relação afetiva, seja de amizade, amorosa ou familiar. O equilíbrio entre dar e receber é primordial para que qualquer vínculo seja bem-sucedido, valioso e duradouro. Por um lado, não podemos exigir do outro aquilo que não lhe damos. Se queremos carinho, devemos dar carinho; se esperamos respeito ou fidelidade, devemos agir da mesma forma com o parceiro ou a parceira... Amar a vida não significa que, algumas vezes, não se tenha vontade de 'jogar a toalha', mandar todo mundo passear, se enfiar na cama e não levantar nunca mais. Há dias, anos, até épocas inteiras, em que a vida pode se tornar uma carga pesada e incompreensível, uma piada absurda que não nos faz rir, um problema de difícil solução. Erguemos os braços e exclamamos: chega! Apenas nos rendemos. Paramos por aqui. Nesse momento, é bom respirar fundo, enxergar-nos com o mesmo olhar de quem nos ama e relembrar qual é a nossa essência e qual é o nosso sentido..."

pitypooralfie 17/10/2023

Este é o quarto livro que leio do Allan Percy, e só agora me dei conta do tom de autoajuda que os escritos dele tem. E é uma coisa um tanto vaga, pouco prática, e com misturas de pontos de vista um pouco estranhas.

Em uma ocasião, ele está usando citações de coaches, em outra, traz conselhos de pessoas que fazem constelação familiar (!) e em outro momento, apresenta histórias de influenciadores digitais desconhecidos (!!), tudo isso misturado a opiniões de profissionais respeitados de diversas áreas. Senti que, para além dessa mistura, o autor não conseguiu conectar suas mensagens às frases da Frida, e tudo ficou muito superficial.

Dou duas estrelas apenas pelas frases da Frida, que eu amo, embora elas tenham sido descontextualizadas e, como já afirmei, desconectadas das mensagens do autor.

Eu genuinamente queria ter gostado deste livro, principalmente pelo grande carinho que tenho pela Frida Kahlo. Mas usar suas frases para conectar pontos da vida da artista com comentários misturados a autoajuda e pseudociência é demais para mim.

Maria.Barreto 17/02/2023

Maravilhosa frida
Frida Kalo nos ensina a ver o mundo com mais amor, com mais cor e com mais flores.
Que devemos ser resiliência,gratos e amáveis independente do momento

Pucca.Farion 13/06/2022

"Frida Kahlo para inconformistas traça o retrato inspirador de uma artista autêntica e plural, conhecida mundialmente por seus quadros coloridos, pungentes, sofridos.

Além de sua pintura poderosa, Frida deixou um legado extraordinário: a mensagem de que é possível superar as limitações e transformar a própria experiência quando as circunstâncias são desfavoráveis.

Neste livro, Allan Percy retrata a artista mexicana como uma mestra na arte da vida, alguém capaz de enfrentar com determinação e criatividade a dor física, as turbulências do amor e as incompreensões sociais.

Em 60 citações sobre vida, morte, arte, liberdade e esperança, a pintora nos incentiva a criar nossa própria realidade com coragem, entusiasmo e paixão. Conheça algumas frases que você encontrará aqui:

• Apaixone-se por si mesmo, pela vida e depois por quem quiser.

• Tudo pode ter beleza, até o mais horrível.

• Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?

• Se você me quer em sua vida, coloque-me nela. Eu não deveria brigar por uma posição.

• Emparedar o próprio sofrimento é arriscar-se a ser devorado por ele de dentro para fora.

• Se você agir como se soubesse o que está fazendo, poderá fazer o que quiser.

• Às vezes você precisa esquecer o que sente e se lembrar do que merece."

O livro funciona mais como um diário de meditações. O autor usa citações de Frida Kahlo para discutir sobre temas diversos, como ciúme, amor próprio, etc. O autor apesenta de forma breve a biografia de Frida Kahlo, mas o foco principal nos 60 capítulos (que são bem curtos - de 1 a 2 páginas) é fazer o leitor meditar sobre o tema proposto.

Andreza Vieira 03/04/2022

Simplesmente incrível!
Foi uma das melhores leituras que tive nesse ano. Parecia que o livro tinha sido feito pra mim, com mensagens super importantes e complexas. Em alguns momentos do livro, me pegava questionando várias coisas que o livro dizia, é um livro que nós faz se questionar bastante sobre algumas decisões da nossa vida, sobre nossos amores, sobre o nosso amor próprio. É um livro para se ler devagar e com calma, para servir de aprendizado em nossa jornada. E além disso tudo, nos faz querer saber mais sobre a vida da Frida.

@jaquepoesia 26/01/2022

❥O livro conta com menções/citações a frases de grandes escritores, poesias, parábolas, filmes e artigos cientificos, tudo girando em torno de trechos ditos ou escritos por Frida em diferentes momentos de sua vida.
No final do livro há também algumas páginas dedicadas a uma mini biografia da artista.

❥É um livro interessante para se conhecer um pouco mais sobre Kahlo, mas acaba por ser mais abrangente e assim pode agregar ao leitor(a) conhecimento sobre outros diferentes assuntos.
A escrita de Allan Percy por vezes cai nos clichês dos livros de #desenvolvimentopessoal / #autoajuda citando muito do que já se vê em outros livros do gênero. Mas achei muito válida as menções feitas a grandes obras literárias e poesias, sendo em suma um livro que recomendo.

❥Não pinto sonhos nem pesadelos, mas minha própria realidade. – Frida Kahlo

❥A autenticidade, a força de suas palavras, a imaginação e criatividade em suas obras, sua fidelidade a seus ideais, seu amor por Rivera, sua forte ligação com sua origem e cultura, tudo sobre Frida é intenso e qualquer livro que exalte isso merece ser lido.

Alex07 03/05/2021

Algumas comparações bem plausíveis sim.
Frida uma mulher muito além do seu tempo, gostei bastante de algumas " pílulas" da Frida.

Adriele 08/04/2021

Ganhei esse livro no sorteio aqui do skoob e foi muito bom. É um livro que vc pode interagir com ele (eu me desenhei e amei), ajuda a se reconhecer melhor, a se descobrir, diz como um relacionamento afeta a nossa saúde e como deve ser para ter um relacionamento bom ou quando esta na hora de seguir caminhos diferentes, e mostra como é dificil tomar atitudes que vão mudar a nossa vida e que muitas vezes damos desculpas que acabam sendo pior quando mantemos as coisas como estão. E tem várias dicas bem interessantes, várias citações históricas e científicas.
Gostei bastante do livro, foi uma experiência muito boa que vai ficar na memória.

Franciele143 20/03/2021

Aqui vai meu resumo da leitura
Frida Kahlo "para inconformistas". Sem dúvidas quando o autor Allan Pearcy se inspirou na vida e na obra da Frida Kahlo ele enxergou a pluralidade de sua vida e obra, que transcendeu de uma mulher tão singular com sentimentos tão intensos quanto seu próprio reflexo. Dona de obras surrealistas ela entrou para a história. Seu exemplo de força para superar suas próprias limitações e ao mesmo tempo as traições do cônjuge fez com que á Frida se torna-se á feminista empoderada e dona de si. Ela não se deixou abalar pelas circunstâncias, esse Livro nos mostra como nos autoconhecer, fala sobre resiliência, humildade, amor próprio e ao mesmo tempo mútuo que nasce e se transforma sobre as fazes da vida. Allan trouxe vários pensamentos de filósofos, pensadores e mestres da psiquê humana. Aqui tomamos uma dose de 60 cápsulas de amor, sabedoria, humildade, generosidade e compaixão. Como disse o filósofo Nietzsche aquilo que não me mata, só me fortalece! Assim foi a Frida

Jessie 09/03/2021

Não é sobre a frida
Muitas pessoas compram achando que vão conhecer um pouco mais sobre a artista,mas na verdade o livro é sobre vários assuntos, como amor, saudade, rancor,término, etc. E é pincelado com frases da frida, mas não discorre sobre a frase, entende ? Não recomendo esse livro caso você queira saber mais sobre a artista.

isabellamolkoli 09/02/2021

Um coach embasado. Possível?
Nesse livro de Allan perco sobre a vida e obra de Frida, destacando suas frases e a interpretação que ele faz de cada uma delas e embasado argumento citando estudos, pesquisadores, médicos, psicólogos, psiquiatras e cientistas de todo tipo, ele nos convence que ser coaching é tolerável desde que você possua embasamento sobre o que fala. As interpretações dele sobre as frases marcantes da pintora são bem plausíveis de ser levadas emconsideração, mas não se aprofundam muito na biografia da artista mexicana. Mesmo assim, recomendo por ter informações super legais.

Vivian.Naiara 12/01/2021

Somos todas Fridas
Apaixone-se por si mesmo, pela vida e depois por quem quiser.

Frida foi uma grande mulher na sua época e nas seguintes por inspirar a todos com a sua força e determinação.

Elayne.Stel 23/11/2020

Gostei muito do livro,super recomendo.
O Livro traz bastante reflexões sobre amor,superação,auto conhecimento.No entanto achei alguns capítulos contraditórios,mas sinceramente uma leitura que vale a pena fazer.

Jéssica 08/11/2020

Como auto ajuda o livro é bom. Apenas esperava mais ligação das frases com a vida da artista.
De qualquer forma, Frida foi uma mulher incrível e é sempre bom ver sua história divulgada.