Poesia Reunida

Poesia Reunida Martha Medeiros

Resenhas - Poesia Reunida

clara 26/03/2024

Boa leitura
Esperava mais do livro, mas como alguns livros de poesia teve poesias boas e poesias não tão boas. Foram escritas a décadas atrás então o sentimento de pertencimento não é tão atual.

clarividente 27/02/2024

A mim a santa paz não devora.
Uma poesia sagaz, errática, contraditória, invejosa, maldosa, humana, muitíssimo apaixonada, romântica!, e mulheril até o fim. impressionante, e direto pro meu rol de poetisas favoritas.

Doriana0 14/02/2024

Verdadeira poesia
"Quanto mais escrava
mais escrevo
pra libertar essa mulher da vida
que me habita"

Poesia Reunida é um daqueles livros fantásticos e ao mesmo tempo doloridos, que te fazem pensar e sentir.
Infelizmente não consigo encontrar as palavras corretas para expressar o quão magnífico é este livro.
Strip-tease, 1985, com certeza foi a parte em que mais me identifiquei, o que é difícil falar pois todos os poemas são incrivelmente identificáveis. De Strip-tease até De Cara Lavada, a autora deixa exposta toda a sua jornada de amadurecimento, coisas que antes ela dizia de maneiras fúteis, tornaram-se importantes.
É encantador ler toda a mudança da autora durante os anos, espero que eu possa mudar e amadurecer assim como ela.

Recomendo muitíssimo!
Este livro é a definição do que é poesia.

Lara.Amaral 23/01/2024

Bem interessante
Gostei bastante da escrita apesar que me confundi e não entendi algumas coisas ,achei ela bem fluída e bem envolvente, li super rápido.

Kayane18 22/01/2024

Poucas páginas, porém uma demorada leitura. Em muitos momentos o livro prendeu minha atenção e me fez refletir sobre cada frase marcada no papel, com ênfase no que cada palavra parecia transmitir e simbolizar. Já em outros momentos e versos, me senti um pouco desinteressada por parecer ser apenas mais um poema parecido com outro, o que de forma geral não condena o livro, mas não o faz tão interessante assim, acabando por afirmar, de certa forma, ainda mais da persistência do que sentimos às vezes, tanto como escritor como por leitor.

Luizvpovoas 03/01/2024

Porta de entrada
Poesia reunida é um excelente livro pra começar e se aprofundar na literatura da Martha Medeiros. É meu primeiro livro dela e recomendo. Traz poesias curtas e longas no decorrer dos 4 capítulos e sobre diversos temas: amor, solidão, tristeza, sexo, casualidades tanto de uma perspectiva em primeira pessoa em algumas poesias e outras, sem identificar muito bem o sujeito. Tudo isso torna a leitura bem dinâmica e leve. Gostei e aceito indicações de outros dela. =D

Thay 17/12/2023

192.
Não há encanto que não se desfaça
Não há disfarce que não venha a tona
Não há Madonna que não desmoron...

Mariana113 06/09/2023

Curto e reflexivo
Eu nunca havia lido nada da Martha Medeiros, já tinha ouvido sobre ela algumas vezes. Na adolescência em revistas, no início da vida adulta no tumblr e no auge dos 25 anos, por intelectuais. Não sabia a potência da sua escrita até menos de uma semana atrás, até que li suas poesias reunidas, onde estão os livros “strip-tease”, “persona non grata” e “meia-noite e um quarto”. Foi então que compreendi quem era essa grande escritora e pude ver quem ela influenciou nos últimos anos, através de verdades ácidas.

Claramente deve ter tido como inspiração tantas outras escritoras, talvez Lispector e me arrisco a achar que Virginia Woolf também.

Sobre suas poesias:

Não existem mulheres no mundo que não devam ler essas poesias, elas te afundam e depois te trazem a superfície. De repente você é uma mulher apaixonada, logo em seguida, uma amante frustrada. Como decidir entre amar ou ter amor-próprio?

Um café quente e uma dose de cinismo, esse livro contempla todos os dilemas mais obscuros das mulheres modernas, desde 1980.

kedy 16/05/2023

Destaques:
O caminho é este: tem pedra, tem sol tem bandido, mocinho tem você amando tem você sozinho é só escolher ou vai, ou fica. fui.

Certos amores não passam de uma bomba a ser desativada a tempo.

miss swiftie 22/04/2023

De mim, que tanto sabem quero que saibam que não sei
Seriamente questionando toda minha vida. se você ta passando por um término ou alguém quebrou seu coração, não sei se diria para você ler esse livro. me fez pensar se eu realmente superei tudo aquilo que finjo superar.

?eu tinha por ti amor e ainda não havia lido
nem escrito nem vivido nada igual eu tinha por ti um sentimento que não havia sido previsto, intuído não havia sinal de reconhecimento por isso ainda deixo a porta aberta não entra você, entra o vento todo amor desconhecido precisa se entender com o tempo?

vaporbarato 02/04/2023

Mediano
Achei meio repetitivo e insistente, não sei nem se deve falar isso. Não exige esforço para entender já que a escrita é simples, talvez no começo que tenha algumas mais "complicadas" já o resto é moleza.

Charleees 27/03/2023

POESIA REUNIDA é uma coletânea esmerada de Martha Medeiros. São poemas retirados dos livros Strip-Tease (1985), Meia-Noite e um Quarto (1987), Persona Non Grata (1991) e De Cara Lavada (1995). E que livro belíssimo! De leitura agradável, como é bem o estilo da porto-alegrense, são linhas e linhas de uma sensibilidade sem tamanho. Martha é sensível na vida, mas consegue dosar todos os sentimentos desde a raiva, a sensualidade, o amor, o carinho e o espanto em suas poesias...
-> "taça de champanhe / um disco rodando sempre o mesmo lado / crise / um telefone ao alcance da mão / um número decorado na cabeça / e uma aflição no coração / é aí que mora o perigo"

* Resenha Outubro de 2016

agaetisbyrjun 13/02/2023

Eletrizante
Adorei me aventurar nesses poemas da Martha, o capítulo que mais gostei foi o último "De Cara Lavada".

Salvei e grifei muitos poemas desse!

com amor, beca 10/02/2023

Achei legalzinho!! leitura boa mas nada muuuuito extraordinário. ela usa muito a sexualidade como forma de ver o mundo e, particularmente, n gosto mttt disso

Maria2598 24/01/2023

Muito bom. Conheci a autora porque meu irmao queria muito o livro "Feliz por nada" e eu acabei comprando pra dar pra ele e li um pouquinho. Adorei a escrita dela