O Sussurro do Vento

O Sussurro do Vento Guilherme le Fay
Guilherme le Fay

Resenhas - O Sussurro do Vento

Erica de Moura 08/03/2024

Qual o nome do seu demônio?
Iniciei essa leitura no fim de tarde de um dia conturbado, escolhi a esmo, queria algo leve e envolvente. Terminei um dia depois numa tarde ensolarada, foi impossível largar a história de Ian. Esse livro nos presenteia com amor adolescente, traumas adultos, amizades sinceras e muita Psicanálise. Mas o último é só meu, sofro com o mal de analisar personagens de livros. Ian, que é acompanhado desde pequeno por um demônio, é um prato cheio pra quem entende, mesmo que só um pouquinho, sobre a psiquê humana. E se você for do nosso grupinho lgbtqia+, bom, separe alguns lenços durante a leitura; você vai precisar.

Lucs 09/09/2023

Não foi meu tipo de leitura
Comecei a ler o livro através de uma indicação bem singular. Munido apenas uma breve sinopse que salientava uma entidade escura o que gerou um tipo de expectativa que não foi suprida.
Eu não gostei do personagem, de seu vício nem de sua esquizofrenia - vou chamar assim a entidade porque na prática não passa disso. A história é lenta e não chega pra dizer a que veio. Considerei abandonar o livro mas como já tinha feito com outro esse ano achei que precisava perseverar.
Longe de mim, um mero leitor a falar de gramática, mas há um erro recorrente ao conjugar o verbo fazer pra indicar tempo que me incomodou toda vez que ocorria.

Booni.Carlano 15/08/2023

Amor...ninguém vai sofrer sozinho,todo mundo vai sofrer...
Adorei!!!
O “Sussurro do vento” do e foi ao mesmo tempo uma descoberta e uma aventura emocional poderosa. Adorei a escrita, como as coisas são contadas, detalhadas, principalmente todos esses aspectos sentimentais, humanos, que derem muita força e vida em cada personagem que encontrei na história.
A história sai da rotina, e explore outras dimensões além do aspecto de um relacionamento entre dois jovens que devem encarrar e enfrentar a vida e os preconceitos contra os relacionamentos homossexuais.
A gente se apega pelo Ian, que mesmo jovem, já sofreu muito. Muitas coisas acontecem na sua cabeça – aquela voz interior “Dave” que vem querendo mandar nele desde jovem, sua mãe bem sofrida e alcoólatra, a vida no colégio e muito mais...Ainda bem existe uma amiga querida (Agatha) e uma queda amorosa pelo Rafa...
O livro é grande, o que deixa o espaço suficiente e ideal para tocar vários aspectos e assuntos problemáticas da vida do Ian e as pessoas ao seu redor. Tudo sem encaixa perfeitamente e faz sentido, mesmo se aqui saímos dos padrões clássicos (tropes – onde muitas vezes já sabemos o final sem ler o livro).
Não quero divulgar a histórias, e as surpresas...mas convido vocês a fazer essa descoberta com muita sensibilidade, forças e amor apesar de tudo. Sem dúvida, uma história que vem do mais profundo.

_paulo_ 28/07/2023

?Bem, não tenho um nome. Pode me dar um??
Começo essa resenha dizendo o quanto essa escrita é maravilhosa e fluida, devorei o livro e só não li em um ou dois dias, pois não me permiti, queria adiar cada vez mais o fim. Me conectei de uma forma inexplicável com o Ian, tudo que eu queria era protegê-lo de todo mal, ser seu amigo, seu porto seguro e seu confidente (para vocês verem o tanto que fiquei imerso nessa estória).

Quero destacar também que os personagens são muito bem construídos, com camadas e tridimensionais, a cada capítulo vemos a evolução e seus conflitos internos sendo evidenciados. O grande ponto alto sem dúvidas é a amizade do Ian com a Agatha, eu amei acompanhá-los, são personagens incrivelmente cativantes, posso dizer tranquilamente (ou não kk) que ri, sofri e chorei de mais por essa dupla. Quem me dera ter uma Agatha para chamar de amiga, isso seria o mesmo que ganhar na loteria.

Depois da página 400 é quando tudo vai acontecendo de uma vez só, e também quando a carga dramática e melancólica aumenta, o que para muitos podem ser um problema, mas honestamente não achei massante, o autor soube dosar perfeitamente. Os acontecimentos finais não me agradaram muito e me deixou sem fôlego em certos momentos, mas eu compreendi o porquê de tudo aquilo ter acontecido. Definitivamente uma leitura única, intensa, visceral e real. Vou me lembrar com muito carinho dessa obra (prima).

obs: fiquem atento aos gatilhos!! pois não é uma leitura leve, boa leitura.

e dave pega um uber e vá pra casa do **********
Kleilson.Torquatto 29/07/2023minha estante
Quero ler! ???

_paulo_ 29/07/2023minha estante
@Kleilson.Torquatto é um livro incrível de vdd, mas não é um livro que tem um grande plot sabe? só é aquilo de contar a história e evolução do personagem (senti que tinha que falar isso kk). mas a escrita é tão deliciosa que vc nem sente o tempo passando. espero que funcione pra você como funcionou muito bem pra mim!!!

Ana Alice 23/07/2023

?Pode fugir agora, mas muito em breve, terei o que é meu.?
Devastador, destruidor, complexo, reflexivo e real. Me trouxe diversas emoções (do amor ao ódio) e alugou um triplex na minha cabeça.

Escrita simplesmente esplêndida, basicamente devorei o livro em dois dias e fiquei encantada com sua fluidez e harmonia. Uma ótima ambientação e desenvolvimento de enredo, com uma transparência que nos faz sentir o que os personagens sentem.

Personagens muito bem construídos, todos eles com seus arcos de desenvolvimento, ninguém nesse livro age por agir, eles têm motivos, traumas e personalidades únicas.

A amizade de Ian com Agatha foi esplendorosa, profunda, complexa e perfeitamente linda. Me apaixonei por esses dois, ri e chorei por eles. Não é à toa que o ponto chave de desenvolvimento do Ian acontece por causa da Ag, e, mesmo tendo ficado muito triste com os acontecimentos finais, confesso que entendo as motivações do autor por trás de tais situações.

Acompanhamos o crescimento do protagonista, suas dores e seus demônios (literalmente), sendo assim impossível não criar um laço de conexão com ele (mesmo ele tendo uma personalidade completamente diferente da minha).

O final concluiu tão bem a narrativa que não pude deixar de me impressionar. Estava realmente em dúvida sobre como seria finalizar essa história, mas foi perfeito e adequado

No geral, posso dizer que foi uma experiência única, repleta de dramas, suspenses, romance e medos, com uma excelente estruturação e carregada de emoções.

_______*Alerta de SPOILER*______

Não posso descrever o quão triste eu fiquei quando entendi que o Ian tinha esquecido da Agatha, mas compreendo que essa seria a única forma dele superar (por mais que isso não me impeça de entrar em depressão).

Vanêssa 22/07/2023

A história é boa, a escrita é perfeita, os personagens são bons; tudo nesse livro é perfeito.
Eu amei!!!

Helena_ 22/03/2022

Outro livro triste para a cota
Esse livro foi muito bem escrito, sério, o jeito como o autor escreve é ótimo. Agora falando dos personagens: Ian é um personagem muito forte, pois ele já passou por muita coisa, mas continua seguindo em frente. A Agatha é um amorzinho, merece o mundo tudo. E o Raphael é uma relação mais complicada, uma hora você tem raiva dele e outra hora ele é um pouco fofo.

Só cuidado na hora da leitura que esse livro tem alguns gatilhos.

MaC 16/11/2021

Quem vê cara, não ve coração
Gatilhos!!
Se você tem problemas com assuntos como transtorno alimentar, relacionamento familiar tóxico, homofobia, transfobia, saúde mental de mal a pior e dependência química, eu não recomendo a leitura. O livro contém cenas bem fortes de engolir (não que se deva engolir certos tipos de assunto).
Com "o leitor não tem UM MINUTO de paz" eu não estava brincando. São muitas reviravoltas; não me lembro de um momento em que eu achei que as coisas estavam realmente indo bem e as vezes não dava pra continuar sem uma pausa.
Apesar disso, o final parece compensar.
Um fim de "parece que temos alguém em desenvolvimento". Deixou um gosto de que nem tudo está perdido.
A escrita do moço le Fay ajudou muito. Deu essa sensibilidade que o livro precisava e fez a história rolar. O ponto chave desse enredo foi essa narrativa. Achei bem sensível, e entreteve acima de tudo.

Mi Foltran 18/09/2021

Gostei do livro. Realmente foi bem melhor do que esperava. Tem temas bem pesados, o que me fez pausar por um tempo a leitura, mas achei que a história ficou bem encaixada.

Thainara Ramalho 04/04/2021

O sussurro do vento
Primeiramente que escrita impecável!
No começo a história é um pouco parada, mas depois de um tempo você se envolve tanto com a leitura que é impossível parar de ler antes do final. E que final surpreendente.

Vivi 27/08/2020

Ótima história
A história começa um pouco devagar, pois o autor vai ambientando os personagens, mas depois do meio pro final é um acontecimento atrás do outro e fica difícil largar o livro antes de terminar!

Flavio Herculano 19/08/2020

Confesso que lendo a sinopse do livro eu esperava outra coisa, mas livro não deixa de surpreender em diferentes aspectos. O primeiro deles é a escrita de Guilherme, que além de ser bem detalhista, te faz manter a leitura para saber o que irá acontecer. Outra coisa que me chamou bastante atenção no livro, foram os importantes temas relacionados como gordofobia, alcoolismo e outros.
Ian é um jovem que desde criança tem sérios problemas com a mãe. Durante um bom tempo seus amigos foram Agatha e Raphael considerado o grupo dos esquisitos. Porém tudo muda após Raphael realizar seus sonho de entrar no grupo de natação e abandonar seus velhos amigos. O desenvolver da história se da pela paixão entre Ian e Raphael.
Embora alguns momentos do livro acabem sendo clichê deixando previsível, Guilherme faz com que a história continue sendo interessante e com um final surpreendente.

SanderleyAlves 03/07/2020

A história é uma gota, a escrita um oceano!
Confesso que coloquei uma expectativa muito grande no livro, a sinopse me fez esperar uma história totalmente diferente com a que me deparei, não que seja ruim, mas foi uma surpresa.

A escrita de Guilherme Le Fay é crucial para mantermos o ritmo da leitura. O desfecho consegue sastifazer todos os que se aventuraram nos tormentos de Iam.