O eterno marido

O eterno marido Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Eterno Marido

agathatriste 26/08/2023

O que uma mente culpada é capaz de fazer?
Publicado em uma revista em 1870, o livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de um homem que ao atender uma porta no meio da noite, depara-se com o marido de sua ex-amante.

O psicológico da mente culpada é muito bem construído nesse livro. Sentimos as dúvidas dos personagens.

O ciúme, a infidelidade feminina, os conflitos internos do ser humano... Temas atemporais neste livro são apresentados muito bem apesar das poucas páginas.

Não virou um dos meus favoritos, mas esse livro é um bom começo pra quem nunca leu nada do autor. A culpa na mão de Dostô, vira novela.

Fabiana 25/08/2023

Novelão
Um novelão russo, drama, ciúmes, o clássico.
Mas como um bom clássico muito bem escrito, e por se tratar de um russo achei a leitura fácil nem se compara com um Crime e castigo da vida, e não estou falando da quantidade de páginas e sim do tipo de escrita, deu para entender?

Gui 14/08/2023

Dostoievski nunca decepciona né. Personagens perturbados e intrigantes e um suspense que se mantém em cada capítulo. A situação sempre tem como piorar mais um pouco.

tete.taylors 29/07/2023

Se um dia eu ler um livro do Dostoievski e for ruim, saibam que é o fim dos tempos.

Livro curtinho, com um humor muito atual e ácido e do jeitinho que o brasileiro gosta: cheio de traição.

Esse livro consolidou o que eu achei do autor no meu primeiro contato, ele é BRILHANTE.

É isso. Leiam, amores ?

Karime 22/07/2023

Ele amava com maldade, é esse e o amor mais forte.
Veltchaninov é um homem maduro e bem sucedido, dono de boa influência e dinheiro. Ele vê seus dias se atormentarem ao ter lembranças de coisas que fez em seu passado e essas lembranças o deixam irritado, com insônia e ansioso.

Veltchaninov encontra um amigo antigo que agora é o viúvo de uma mulher que ele foi amante, ela que fora uma paixão torrida sua e o afastou sem rodeios o deixando à mercê da culpa pelo seu ato impróprio.

Veltchaninov se vê sendo ainda mais atormentado ao descobrir a existência de Liza, a filha da mulher que ele um dia amou e que agora sofre com a bebedeira de Pável o homem enlutado pela mulher que o traia e " Pai" de uma menina doente e de luto pela mãe.

Veltchaninov e Pável entram em uma dança de desencontros e palavras não ditas sobre o passado que liga os dois.

Iolanda 22/07/2023

Um marido e um amante se encontram depois de nove anos de separação. A mulher que os uniu, já não está viva. A partir desse encontro, muitas situações acontecem entre esses dois personagens. Descobertas do passado e novos personagens que os uni no presente.
O marido sabe do amante? O amante conheceu de fato sua amante? Quantos amores são recíprocos e o que acontece com aqueles que não são revelados?
Todas essa perguntas permeiam a história enquanto lemos.
Um texto muito interessante sobre relacionamentos, levando-se em conta quando o livro foi publicado: 1870.

Sarah 20/07/2023

Um ciclo vicioso...
Uma história que termina se repetindo. Um ciclo que faz jus ao título da obra. Uma narrativa na qual encontrei dificuldade em criar laço e empatia por quaisquer das personagens principais.

Lauracnh 17/07/2023

Finalmente, li meu primeiro romance de Dostoiévski. Narrativa que me prendeu do início ao fim, cheia de humor negro e suspense bem característicos do autor. Muito bom. Para quem quer começar a ler romances russos, fica a minha recomendação. Curto e pouco denso, mas que prende a atenção do leitor até o fim.

Mari 19/05/2023

O esperado acontece, mas não quando você imagina
Impossível não traçar um paralelo com "Dom Casmurro", embora algumas diferenças sejam notáveis.
Aqui, não somos surpreendidos com fatos, mas com o tempo com que acontecem.
Uma leitura envolvente, que não depende de um herói para nos convencer. Aqui os personagens são apresentados em seu íntimo, se tornando até desprezíveis em algum momento.
Enfim, super indico

Débora 14/05/2023

Introdução
Iniciei meu contato com o autor por ser um dos autores favoritos da minha mãe e, mais especificamente, por este livro por ter uma leitura menos densa que as demais e não me decepcionei. Só não terminei antes porque não tive tempo, mas não queria parar de ler. Amei a dualidade de sentimentos do marido traído e vejo uma perfeita descrição da visão de que só sabemos como vamos reagir a uma
situação quando a gente passa por ela.

Emi_msw 06/05/2023

Dostoiévski como sempre um ótimo escritor, excepcional nas falas, mas confesso que divaguei nessa obra, senti-me presa ao livro, uma vez que queria ter sido conquistada pelo livro?

Mirian.Dala 10/05/2023minha estante
Leia crime e castigo d dostoiévski

KyaraG 11/05/2023minha estante
Obg pela indicação! Estou ansiosa pra ler esse tbm kk