O eterno marido

O eterno marido Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Eterno Marido

matheus656 27/04/2023

Um monstro com sentimentos nobres
Uma novela, um drama, muitas brigas e até crimes. Esse livro é incrível, ao mesmo tempo que um pouco preocupante, nenhum personagem é exatamente bom ou extremamente ruim. Isso faz com que todos façam coisas duvidosas, essas que causam discussões majestosamente escritas entre conversas subjetivas.

moacircaetano 07/04/2023

Longe de ser um dos melhores, ainda assim é um Dostoievski, o que é sempre certeza de uma boa leitura.

Débora 05/04/2023

Dói mas eu gosto
A habilidade do Dostoievski é inegável. Quanto mais leio outros escritores, mais reconheço, ao retornar a esse autor, o seu talento na escrita. Apesar disso, nunca terminei um livro dele sem sentir mal-estar: é gosto que o escritor tem pela miséria humana.

Imediatamente após terminar o livro, admito que não entendi tanto a mensagem do livro, quanto opinião do autor sobre homens como "o eterno marido". O livro se elameia em tantos tabus, tantos dilemas, com personagens tão assustadoramente bem desenvolvidos, que de cara, é difícil descrever e digerir o que aconteceu.

Em um unico parágrafo curto, e de forma impecável, o Dostoievski descreve uma crise existencial pesadissima, capaz de mudar uma vida de uma vez por todas. É infernal.

Beatriz 02/04/2023

Um bom livro com uma escrita leve. A sua história é bastante interessante e prende o seu leitor. Em alguns momentos pode tornar-se um pouco confusso mas com o decorrer da historia vamos percebendo as coisas.

Thalita234 01/04/2023

Não é nem de longe o melhor dele, mas é Dostoievski do começo ao fim e isso basta para devorar um livro.

Tammi.Mello 27/03/2023

Eltchaninov, um homem melancólico de quase 40 anos, é perseguido por um desconhecido de luto, que ele descobre ser Pavel, um conhecido que não via há 9 anos. Pavel está em luto pela morte da esposa, com quem Veltchaninov também teve um caso, mas nunca trocou correspondências. Pavel suspeita que sua filha pode ser de Veltchaninov, o que leva a encontros e diálogos dramáticos entre os personagens. A história é trágica e cômica, com uma narrativa incrível típica de Dostoiévski. O livro é curto, de leitura rápida e traz elementos dostoievskianos.
Xandynho 27/03/2023minha estante
Quer ler um livro da mesma pegada? E que vai te dar mais suspense? "A sobra do vento" de Carlos Luiz zafon muito bom

Tammi.Mello 27/03/2023minha estante
Show. Vou add pra ler depois. ? Obrigada pela dica.

Sérgio 21/03/2023

O hipocondríaco de corpo, mente e alma
Foi meu primeiro contato com a literatura russa, e com Dostoievski. Gostei bastante, ele parece ter o dom de transformar um acontecimento que aparentemente é tão hodierno em algo tão enigmático que prendo o leitor. A instabilidade dos dois personagens, Veltchaninov e Pável nos coloca numa espécie de pêndulo , eles são tão inteiros e doentios que, mesmo sabendo que ambos são pessoas ruins, a fluidez da leitura faz com que esse pêndulo às vezes penda para Veltchaninov, às vezes para Pável. A cada página que passa a gente fica extremamente imerso, mas despregado desses personagens que não sabemos de forma alguma o seu caráter, ou nos recusamos a enxergar. Eles são o ápice, e o nocivo de qualquer sentimento, nada naquela relação deles é boa. Eles se odeiam, mas depois se confiam para voltarem a se odiar de novo, sem nenhuma razão objetiva, mas que é completamente exposta na interpretação de Veltchaninov e de Pável (fiquei encabulado em como a narrativa é em terceira pessoa mas o autor consegue nos inserir também na pessoa de Pável). Isso é completamente interessante. Instáveis. E essa instabilidade acaba por gerar acontecimentos tão comuns mas que geram um terror, como por exemplo - spoiler entre os parêntesis (eu fiquei com medo do Veltchaninov vendo uma pessoa em pé a noite e uma tempestade???). O autor nos mostra um personagem hipocondríaco, mas não só de corpo, como de mente e alma. Veltchaninov tem um senso de personalidade tão superior mas ao mesmo tempo não se gosta, vomitando a sua insegurança na vida alheia, criticando a tudo e a todos. Esse reflexo para mim é ponto crucial da obra, porque me levou a uma reflexão: Qual Pável é pior: o real ou o criado por Veltchaninov e qual é o pior Veltchaninov, se tivéssemos a visão desse Pável, que terminamos o livro e ainda ficamos com aquela esquisita sensação: que seres esquisitos.

Só retirei meia estrela porque os nomes russos seguem uma regra que percebo que é diferente mas ainda não entendi a lógica, de modo que são muitos nomes, e, ainda nomes diferentes para mesmas pessoas. Mas isso é pessoal
Débora 05/04/2023minha estante
Cataria vira Katia, é apelido, diminutivo. Ora se usa o ultimo nome, ora os dois primeiros. em outros livros, Ivan pode virar Vania e ganhar pelo menos 3 apelidos diferentes, e por ai vai...é assim mesmo

Sérgio 11/04/2023minha estante
aaaa eu to lendo o do ivan que vira vania agora, do humilhados e ofendidos né

Romeu Felix 01/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
A história se passa em São Petersburgo, onde o jovem escritor Alexei Petrovitch Velchaninov reencontra seu antigo colega de escola, o rico e bem-sucedido Pavel Pavlovitch Trusotsky. Pavel vive um relacionamento difícil com sua esposa, que tem como amante um homem misterioso chamado Velchaninov. Ao mesmo tempo, Nastácia Filíppovna, uma mulher sedutora e instável, entra na vida de Velchaninov, causando tumulto em seus sentimentos.

O romance aborda temas como a culpa, o ciúme, a paixão e a vingança, e faz uma reflexão sobre a natureza humana e seus conflitos internos.

Fichamento

O livro “O Eterno Marido” é uma obra de Fiódor Dostoiévski publicada originalmente em 1870. O romance narra a história de Alexei Petrovitch Velchaninov, um jovem escritor que reencontra Pavel Pavlovitch Trusotsky, um antigo colega de escola. Pavel é um homem rico e bem-sucedido, mas vive um relacionamento difícil com sua esposa, que mantém um caso com um homem misterioso chamado Velchaninov.

A história se passa em São Petersburgo, onde Velchaninov vive atormentado pelos sentimentos de culpa e ciúme em relação a sua relação com a esposa de Pavel. Além disso, o protagonista se envolve com Nastácia Filíppovna, uma mulher sedutora e instável, o que o leva a questionar seus próprios sentimentos.

A trama é repleta de reviravoltas e conflitos internos dos personagens, que refletem sobre questões como a natureza humana, a paixão, a vingança e a redenção. Dostoiévski retrata, com maestria, os dilemas morais e psicológicos enfrentados pelos personagens, levantando questionamentos sobre a essência da vida e as escolhas que cada um faz em relação a si mesmo e ao próximo.

Com uma escrita densa e profunda, o autor constrói uma narrativa intensa e envolvente, que prende o leitor do início ao fim. “O Eterno Marido” é mais uma obra-prima de Dostoiévski, que se consagra como um dos maiores escritores da literatura russa e mundial.

Conclusão

Em “O Eterno Marido”, Dostoiévski aborda temas universais e atemporais, como a natureza humana e seus conflitos internos. Com uma narrativa envolvente e personagens complexos, o autor constrói uma obra que reflete sobre questões morais e psicológicas, levando o leitor a refletir sobre sua própria existência e suas escolhas. Trata-se de um livro fundamental para quem deseja compreender melhor a obra de Dostoiévski e a literatura russa em geral.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Marlonbsan 28/02/2023

O Eterno Marido
Após quase uma década, acontece o reencontro entre Pável Pávlovitch e Vieltchâninov. E com isso, vão relembrar o passado e momentos que viveram, os ressentimentos e acertos de conta.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos, basicamente o que acontece com Vieltchâninov e a escrita apresenta uma densidade considerável.

A ideia central da narrativa é bem interessante, assim como há muitas peculiaridades entre os personagens e suas relações, como se conheceram, como foi o reencontro e o que os ligam, além, é claro, de aspectos da época, assim como da cultura russa.

Novamente, no início do livro tive que me acostumar com a escrita e com as orações explicativas, adversativas e palavras entre vírgulas que travaram um pouco a leitura. Outro ponto que não ajuda na fluidez, são os nomes, sempre aparecem junto com os sobrenomes e também apelidos ou até mesmo outros nomes compostos para a mesma pessoa e isso pode confundir.

Os diálogos entre os personagens são bem-construídos e condiz com o tom que a história passa, a relação e forma de tratamento entre as pessoas possui algumas peculiaridades. E a premissa básica do livro está ligada à essa interação, então pode causar alguns estranhamentos.

Como de costume, há várias notas de rodapé para explicar ou exemplificar algo da história, dos costumes ou da época, pelo menos nessa edição, e isso pode fazer com que se quebre um pouco a progressão, ficar parando para ler e entender algo.

É inegável que Dostoiévski consegue criar cenas e diálogos que geram sentimentos, nem sempre sentimentos bons, já que nesse caso, era meio angustiante as conversas que davam voltas e não chegavam a uma conclusão, ainda mais que eram com personagens, muitas vezes, em estado de embriaguez. De todo modo, creio que seja uma experiência interessante, principalmente para começar a ler as obras do autor.

David_Salustiano 22/02/2023

O eterno marido
Dostoiévski escreveu esse livro com rapidez, em um momento de dificuldade financeira. Talvez por isso, ele não gostasse dessa obra, contrariando a crítica e a seus leitores.

Acredito ser uma boa forma de começar a ler Dostoievski, por ser um texto mais curto (uma novela) se comparada aos seus grandes romances.

S0rinn 21/02/2023

Entre tapas e beijos
O primeiro livro clássico que eu consegui terminar em apenas 1 dia, a leitura é fluída e te prende na trama do marido e do amante, que passam por muitos tipos de conflitos ao se reencontrarem 9 anos depois.

A história me fez passar por uma onda de emoções, tristeza, pena, raiva, confusão e choque, tudo parece uma grande e chocante fofoca, em que você não sabe se ama ou odeia os personagens, enquanto eles mesmos se amam e se odeiam intensamente, é uma mistura de sensações intensas que eu não esperava vir de um livro do Dostoyevsky.

luisa302 07/02/2023

o livrinho que eu achei no sebo me rendeu uma leitura mt agradável, gostei demais! o final me ficou meio confuso, talvez tenha sido a tradução mas a história em si é mt boa! e dps de umas resengas tudo fez sentido! super recomendo e acredito q a versão da penguin companhia seja ainda melhor

Emily977 31/01/2023

Nos primeiros capítulos da obra nós somos apresentados a um narrador de personalidade perversa, tendo em vista que, quando jovem, ofendia livremente outras pessoas e tinha o hábito de relacionar-se com mulheres casadas e de manter convívio com os respectivos maridos, intitulados por ele mesmo como ?eternos maridos? - isto é, homens que vivem unicamente a prol de suas esposas, sendo mandados por elas e deixando suas obrigações e vontades de lado. A seguir, em uma situação extremamente estranha - e levemente assustadora - conhecemos um dos homens que recebeu tal título, e a pergunta que perdura por vários capítulos é: ele sabe que Veltchanínov foi amante de sua esposa?

Existe um ditado que diz que leitores que preferem Tolstói a Dostoiévski acham o último estranho, considerando que a frase que exclamei após o término da leitura foi "mas que bizarrice!" acredito fielmente neste ditado.

Este é o segundo livro que li de Dostoiévski e, infelizmente, ainda não entendi o motivo de ele ser um autor consagrado e um dos maiores autores russos. Quero ler outros livros do mesmo, mas tenho medo que seja demais para mim - já tentei ler outra obra e acabei por a abandonar. Minha experiência de leitura com ?O Eterno Marido? foi agridoce: monótona em alguns momentos, proveitosa em outros e finalizada com um final abrupto.

Paula 27/01/2023

O Eterno Marido
O Eterno Marido (1870) é um curto romance de Dostoiévski, pertencente à fase madura e posterior ao exílio do autor na Sibéria. Na época em que foi escrito - no ano anterior a sua publicação - Dostoiévski estava endividado e viajou a Dresden, na Alemanha, para fugir de seus credores. O romance foi finalizado em três meses. Embora o próprio Dostoiévski o tenha detestado - por ter outras ideias, talvez mais complexas e difíceis de serem executadas sob pressão da editora e em tão pouco tempo - O Eterno Marido foi muito bem aclamado pela crítica.
A narrativa se inicia com a apresentação do vaidoso garanhão Aleksei Ivanovitch Veltchaninov. Assim como Raskolnikov, protagonista de Crime e Castigo, Veltchaninov sofre de uma espécie de hipocondria e de uma insônia da qual não identifica a causa. Andando pelas ruas de São Petesburgo, ele se sente perseguido por um homem que usa um chapéu adornado com uma fita de crepe em sinal de luto. Os dois se encaram na rua em cinco ocasiões diferentes antes que o rapaz de chapéu visite Veltchaninov às três da manhã. O rapaz de chapéu é Pavel Pavlovitch Trussotski, viúvo de Natália, que por sua vez, é ex amante de Veltchaninov.
Toda a abra gira em torno do embate entre esses homens, construído por, entre outros elementos, excelentes diálogos, que instigam o leitor. A história ganha contornos mais dramáticos quando Liza, uma menina sofrida, de 8 anos, integra a narrativa. São abordados temas com violência, alcoolismo, paternidade como propósito de vida e as contradições nas relações humanas.
Discordo da opinião de Dostoiévski sobre essa obra. O Eterno Marido é um ótimo livro, com uma narrativa por vezes cômica, por outras trágica, personagens bem construídos e diálogos que prendem os leitores.

#Dostoieviski
#OEternoMarido ???