Será o Benedito!

Será o Benedito! Mário de Andrade

Resenhas - Será o Benedito!

Fernando726 30/01/2024

Pobre Benedito
Em uma crônica ilustrada, a relação de Benedito e o homem da cidade se forma, apesar de curta, há uma mensagem interessante sobre a ironia e a brevidade da vida.

gustavo244 14/07/2022

Será o Benedito!
Será o Benedito! Nem sei dizer o tanto de vezes que já ouvi essa frase e não sabia sua origem, até já usei várias vezes e agora fiquei maravilhado lendo essa história que me fez refletir sobre escolhas e arrependimentos, é interessante pensar que você tem um sonho por um motivo e você deve seguir ele mesmo contra a vontade dos outros.

Raquel.Cesare 12/05/2020

Sabe quando acontece alguma coisa chata que obviamente não queriamos que tivesse acontecido e ficarmos pensando: "Poxa vida, se eu tivesse feito isso, ou se eu tivesse feito aquilo, nada disso estaria acontecendo agora"? Essa é a história de Benedito um menino simples e humilde do campo que se encanta com a possibilidade de conhecer a cidade grande e que por força do destino acaba tendo o seu futuro modificado.

Keylla 29/04/2018

Curto e singelo
Eu adoro ler histórias infantis. Talvez para sempre nutrir minha criança interna e tentar manter viva essa percepção de mundo alegre e criativo. Porém, esse não é um livrinho para crianças. Essa crônica é linda, cheia de significado, com um desfecho sensacional.
Há a dualidade entre o homem e o menino, cidade e o campo, a vivência e a cultura...Conta a história de um homem da cidade, que passa suas férias no campo. Ali conhece Benedito, um jovenzinho que escutará atento todas as histórias da cidade e ficará entusiasmado com a possibilidade de conhecer esse novo mundo. Cria-se uma amizade entre os dois, um vínculo que independe da idade! Afinal, a afinidade é o que importa numa relação.
O livro deixa uma mensagem clara que o medo não pode ser o empecilho para realizarmos nossos sonhos!
Show à parte a edição da finada Cosac. As ilustrações são em aquarela e o personagem adulto caracterizado à semelhança de Mario de Andrade. Encantadora essa edição!

Ana Ramos 20/04/2018

Peguei o livrinho pra ficar feliz e acabei triste...
Coleção dedinho de prosa ,mas eu nao indicaria pra nenhuma criança, eu hein...

Caroline Gurgel 05/07/2017

Tão curtinho, mas tão delicado
Acho sensacional como os bons escritores conseguem dizer muito e emocionar tanto com tão poucas palavras. Será o Benedito! é um texto bem curtinho de Mário de Andrade, publicado pela primeira vez em 1939, que encanta pela simplicidade.

Em poucas linhas, o autor nos traz o menino do campo, aquele moleque cheio de sonhos e curiosidades, que vê no narrador, um adulto da cidade, uma possibilidade de conhecer mais do mundo.

Uma história tão singela, mas tão cheia de significados. Do jovem que escuta atento às experientes palavras do velho; da amizade e do vínculo que se cria a partir de pequenos gestos; e do arrependimento, do remorso, da chance perdida.

Será o Benedito! clama que não deixemos que o medo impeça a realização de um sonho, que não criemos problemas antes deles existirem de fato.

Linda e delicada história, que ganha ainda mais corpo nessa caprichada edição em capa dura, ricamente ilustrada, da saudosa Cosac Naify. É um livrinho que se lê em menos de 5 minutos, mas que deixa sua marca no leitor para sempre.

ig: @historiasdepapel_

site: www.historiasdepapel.com.br

Aline 15/06/2015

Será o Benedito! É o sexto volume da coleção Dedinho de Prosa, criada em 2002, com o objetivo de atrair cada vez mais o leitor. É uma obra muito pequena, que conta a história de um menino que deixou saudades, segundo o autor. Onde o mesmo, contribuiu para o aprendizado de Mario de Andrade, onde utiliza todos os gêneros: conto, crônicas e poesia.

Cleryton 14/06/2015

conta a historia de um homem da cidade e um garoto do campo chamado benedito onde leva o leitor a ter uma experiencia de como é a vida no campo o livro é bom eu recomendo a leitura deste livro

Bianca 18/05/2015

Resenha
Este livro foi escrito por Mário de Andrade e ilustrado por Odilon Moraes. Ele narra a história de uma visita que o autor fez a uma fazendo chamada Fazendo Larga, onde lá conheceu um menino de apenas 13 anos, chamado Benedito que nasceu e morou sempre no campo.
Nos primeiros dias, mal se falavam, mas depois foi criado um laço de amizade e trocas de conhecimento. Eles passavam o dia conversando e algo que chamou a atenção do autor é a frase que o menino sempre dizia ¨Será o Benedito¨, . E é desse modo que passa as férias do autor. Na hora de partir, Benedito quer muito ir com ele, porem o autor usa de vários argumentos e o menino desiste.
Depois de alguns dias de chegada o autor manda uma carta agradecendo pelas as instalações e recebe outra informando lhe que o menino havia morrido devido a um coice de mula que ele havia levado na cabeça e foi esse o motivo de ter escrito o livro.
Um ótimo livro, bem curtinho, bastante ilustrado, com uma historia fantástica, mesmo com um final inesperado, mas mesmo assim recomendo.

Joubert 09/09/2010

Cuidado!
Recomendado para maiores de 21 anos...
Ana Ramos 20/04/2018minha estante
Recomendado para maiores de 80 anos só se for, peguei o livrinho pra ficar feliz e acabei triste...

Gláucia 09/09/2010

Mantenha longe do alcance das crianças!
Esse livro fica na estante dos livros infantis, é cheio de lindas figuras e tem mais gravuras que palavras. Mesmo assim não se engane e nem pense em lê-lo para os pequenos, ainda mais se for com o objetivo de fazê-los dormir. Muito menos deixem que uma criança o faça, principalmente se estiver sozinha!
Brincadeiras à parte, li em 5 minutos e chorei por 1 semana. E sempre me lembrarei dele com um aperto no peito. Tão lindo que dói...
Será o Benedito?!