Tambores de Angola

Tambores de Angola Robson Pinheiro

Resenhas - Tambores de Angola

Ge Leali 05/02/2024

Um livro que explica as diferenças entre espiritismo ( kardecista)e a umbanda, e ao mesmo tempo como as religiões mesmo diferentes podem co-existirem.
Mesmo não sendo do candomblé, fiquei incomodada como o livro tratou da religião ( sem a conhecer), julgando-a, ao mesmo tempo falando sobre preconceito ( hipocrisia?).
Tirando essa parte, foi até enriquecedor praqueles que tem dúvidas de como é a umbanda, esclarecendo (um pouco) a ritualística , desmistificando algumas coisas.

mi 26/01/2024

Bom entendimento, mas com uma parte duvidosa
Adiciono como favorito pela experiência de leitura e porque as dúvidas que eu tinha foram sanadas, perguntas que eu gostaria das respostas estavam no livro. A parte esquisita foi a da descrição do Candomblé com associação a magia negra, não sei muito sobre essa religião, mas busco consultar a história

Débora 24/01/2024

Tambores de Angola
Que livro gostoso de ler, uma leitura leve, com certeza aprendi muito com este livro, achei até engraçado as partes que o espírito Ângelo se denomina ?repórter do Além?, não tenho muito o que dizer, acho que o livro nos traz muito aprendizado desmistificado bastante a Umbanda, as historias contadas dentro dele são lindas.
Frequento a Umbanda e me identifiquei muito com várias partes do livro, trazendo realidades que vivi ma religião.
Sem contar que Robson Pinheiro é um puta escritor, já havia lido outras obras dele.
Que livro lindo, que final lindo, fiquei até mais leve e feliz ao terminar de ler, com certeza irei ler os outros 2 volumes.

Diario_de_leitura 01/01/2024

Recomendo
Foi uma leitura agradável e de grande ensinamento, linguagem simples e de fácil compreensão.
Mesmo mão sendo espírita e sim uma estudiosa do assunto espiritualidade livre, me tocou muito mais esse aprendizado.

Lauramanda 30/12/2023

Uma noção para quem não tem noção alguma sobre a religião
Acredito que esse livro seja uma excelente porta de entrada para espíritas Kardecistas, católicos ou pessoas que tenham preconceito com a religião de Umbanda.
Esse livro traz muitas verdades, porém também uma visão muito carregada do posto de vista cristão que o Kardecismo traz. Por conta do Kardecismo não ser misticista e a Umbanda ser misticista em diversos sentidos em alguns momentos do livro se percebe uma visão preconceituosa quanto a religião de Umbanda e Candomblé.
Acredito que esse livro poderia ser revisto devido ao tempo que já se passou depois da sua publicação.

Para quem nunca teve algum contato com a religião e gostaria de entender um pouco como as coisas funcionam, abrir um pouco a mente, recomendo. Porém, não leve ao pé da letra pois muitas coisas foram influenciadas devido as crenças católicas e Kardecistas.

No mais esse livro traz GRANDES ensinamentos sobre humildade, sobre nosso pouco conhecimento sobre os eventos sobrenaturais e a infinidade de possibilidades desse mundo.

Saravá umbanda para todos que são de Axé! E os que não são que seu deus, ou sua crença com todas suas boas energias e equilíbrio alcancem e abençoem sua vida.

Mais tolerância, menos preconceito e mais informação para todos nós. ????

Camilla 21/12/2023

Me decepcionei
Muitas pessoas recomendavam esse livro. Em algumas partes existem ensinamentos importantes, mas me decepcionei com o preconceito com as religiões de matrizes africanas, indo totalmente contra ao que até então tinha sido pregado no livro

sabrinasilva26 17/12/2023

Tem uma mensagem linda. Mas se perdeu um pouco no final, indo contra o que estava pregando, que é o preconceito contra as religiões. O livro trouxe uma mensagem muito desrespeitosa sobre o candomblé, mesmo repetindo várias vezes que não se deve julgar as religiões e seus frequentadores.
Além disso, apesar de falar o tempo todo, sobre haver uma diferença entre a Umbanda e o Espiritismo, sentir que não foi muito efetivo em separar os dois, por isso, me trouxe mais dúvidas que esclarecimentos.

De todo modo, no que se trata sobre pretos velhos e outras falanges, adorei a explicação.

Vale muito a leitura, tomando o cuidado para não assimilar essas falhas.

Leticia.Nines 06/12/2023

Livro incrível
Livro magnífico, porém não é de fácil entendimento, livro que abrange muito a espiritualidade, e para quem tem um leve conhecimento irá entender, quem é novato na área e melhor realizar pesquisas antes.
E ele conta de uma maneira bem legal o modo que como a espiritualidade age na vida de um médium.

Carla.Parreira 19/11/2023

Tambores de angola (Robson Pinheiro/Ângelo Inácio)
Melhores trechos: "...Acheguei-me por detrás dele, e o que vi era um misto de beleza e terror. Seu cérebro parecia uma usina elétrica com imensas reservas de energia que brilhavam em cores variadas, à semelhança de luzes multicoloridas na noite de uma cidade grande. Mas, enlaçada no córtex cerebral, uma rede tenuíssima de filamentos fluídicos estava presa, como se fosse uma teia de aranha que pulsava, envolvendo o centro cerebral, variando a sua tonalidade entre prateado e negro... Agucei mais a visão espiritual e pude perceber que da rede magnética partiam delicados fios, invisíveis para os encarnados, que se juntavam na região do plexo solar e se uniam aos feixes de nervos, alastrando-se em várias regiões do sistema nervoso. Além disso, pude observar imensa quantidade de larvas astrais, que, em comunidades, pareciam absorver-lhe as energias vitais... Neste prédio, encontra-se um dos postos mais avançados das sombras. Nele trabalham cientistas que se especializaram em doenças viróticas, em epidemias e processos requintados de interferência nas estruturas celulares dos irmãos encarnados. Outros, psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, os quais, como estes que presenciamos, são especialistas nas questões da mente, nas modernas técnicas de psicoterapia, com objetivos diabólicos, pretendendo atuar diretamente nas mentes de dirigentes mundiais, em pessoas que ocupam cargos importantes no mundo terreno, em religiosos, pastores e dirigentes espirituais, pelo uso do magnetismo, que sabem manipular com maestria. Toda essa organização utiliza os modernos métodos desenvolvidos na Terra... Observei o ambiente espiritual da tenda ou terreiro. À medida que o povo cantava em ritmo próprio, parecia que imensa quantidade de energia luminosa ia se formando por cima da assistência, segundo o ponto cantado. De cores variadas, as energias iam se aglutinando na psicosfera ambiente e depois eram absorvidas pelas auras de quantos ali estavam, além de se agregarem em tomo do gongá. O fenômeno era maravilhoso de se ver. Em meio ao redemoinho de energias, espíritos que se manifestavam na forma de crianças canalizavam esses recursos para os assistentes, que estremeciam ao receber o choque energético. Eram os fluidos que os atingiam e desestruturavam as criações mentais inferiores, os miasmas e os demais parasitas que se encontravam nas auras dos participantes... ? Aqueles são os guardiães, meu caro Ângelo, são os espíritos responsáveis pela disciplina e pela ordem no ambiente. Em muitas tendas ou terreiros, são conhecidos como exus. Para nós, são companheiros experimentados, em várias encarnações, em serviço militar, em estratégias de defesa, ou mesmo simples trabalhadores que se fazem respeitar pelo caráter forte e pelas vibrações que emitem naturalmente. Eles se encontram em tarefa de auxílio. Conhecem profundamente certas regiões do submundo astral e são temidos pela sua rigidez e disciplina. Formam, por assim dizer, a nossa força de defesa, pois não ignora que lidamos, em um número imenso de vezes, com entidades perversas, espíritos de baixa vibração e verdadeiros marginais do mundo astral, que só reconhecem a força das vibrações elementares, de um magnetismo vigoroso, e personalidades fortes que se impõem... É claro que entidades venerandas e esclarecidas não precisam de sangue e oferendas para realizar suas tarefas espirituais. Portanto somente aqueles que não se libertaram das situações grosseiras e do atavismo secular que os mantêm ligados a essas energias primárias é que se sintonizam com tais práticas. O filho, o pai ou a mãe-de-santo vão alimentando essa energia com sacrifícios, bebidas e ebós, criando a dependência dessas entidades, que, quando se veem privadas do alimento ou do plasma do sangue do sacrifício, dos despachos de onde tiravam os fluidos animalizados para satisfazerem-se, procuram-no em local mais propício. Quando desencarnam seus alimentadores (seus filhos, como eram chamados), essas entidades passam a frequentar sua sepultura e não raras vezes, permanecem ligados aos despojos carnais em cachoeiras e encruzilhadas da Terra. Choram amargamente ou têm seus túmulos constantemente visitados e desrespeitados por essas entidades, com quem na vida física compactuaram. Por aí você pode ter uma ideia do trabalho que os pretos-velhos e os caboclos da Umbanda têm para o resgate dessas almas infelizes. É uma tarefa que muitas vezes os nossos irmãos kardecistas não podem realizar, pois trabalham com fluidos mais sutis e desconhecem certos segredos ou certos detalhes que envolvem os dramas de filhos, pais e mães-de-santo desencarnados, ou seja, somente quem já teve experiência nessa área poderá ajuizar melhor e socorrer mais eficazmente esses irmãos sofredores... Encontram médiuns irresponsáveis que se sintonizam com seus propósitos inconfessáveis e passam a sugar as energias desses médiuns e de seus consulentes, exigindo trabalhos, matanças de animais e outras formas de satisfazerem sua sede de energia vital. São conhecidos como os quiumbas, nos pântanos do astral..."

Elaine 04/11/2023

Uma leitura leve, esclarece de forma bem suave a diferença do espiritismo X umbanda.
Ambas pregam o amor e isso que importa.

Maria 01/11/2023minha estante
informação coerente*

Julia.Montibeller 12/10/2023

Lindo, lindo!
Foi meu primeiro livro do gênero e me surpreendi! É lindo achar um livro que fale do assunto de forma clara, fácil e visual!

Aila Cristina 20/08/2023

Sou contra queimar livro, mas esse eu vou jogar no fogo.
O livro é carregado de teor racista para com as religiões de matrizes africanas.

Não recomendo a leitura.

Péssimo. Desserviço total e ainda estimula o preconceito com os terreiros de candomblé colocando-os como magia negra.

Beatriz.Ramos 13/07/2023

Livro para KardeRACISTAS. Pois até kardecistas achariam ruim
Triste saber que a enganação e o preconceito estão onde menos se imagina. Começamos o livro acreditando em adentrar mais na religião umbandista que nos traz tantos ensinamentos. Porém ao longo do livro, o que percebemos é que estamos sendo ludibriados a acreditar mais no kardecismo do que na umbanda de fato. De 100% do livro, uns 75% falam sobre o kardecismo de forma belíssima, como uma religião perfeita. Os 25% restantes estão longe de exaltar a Umbanda, pois está lotado de racismo religioso em várias páginas. Informações absurdas sobre a umbanda. Transformando as vítimas da história em culpadas. Eu não digo que o livro é ruim, pois tem seus ensinamentos. A palavra correta seria perigoso, pois uma pessoa com um conhecimento bem ralo sobre a religião, acaba acreditando na superioridade do kardecismo ou acreditando nas falácias racistas. Fico triste de ter imaginado um livro umbandista e ter me deparado com uma exaltação de outra religião com elogios à umbanda de fato.