Minimalismo Digital

Minimalismo Digital Cal Newport

Resenhas - Minimalismo digital

Fabiana931 05/08/2022

Leitura essencial
Carl apresentou o tema de uma forma que eu não havia visto antes. É um livro denso em informações, mas muito mais inspirador do que qualquer outro que já tenha lido sobre o tema. Li o mais devagar possível pra não acabar logo, mas foi muito bom.
Essencial para todos!

Debs @DeboraMaryn 25/07/2022

Esse é um livro tão necessário. O autor é direto e trás informações claras e exemplos simples do porque uma vida digital minimalista é importante.

Mari 17/06/2022

Ótima leitura
Gostei muito do livro. Traz reflexões muito interessantes sobre nossa relação com a tecnologia, tanto como sociedade tanto como indivíduos. Me fez repensar bastante sobre o jeito como eu uso redes sociais e tecnologias, percebi o quanto me deixam ansiosa e inquieta, principalmente o celular. E ainda trouxe várias dicas práticas de como equilibrar essa relação tecnológica. A leitura é fácil e fluída. Às vezes ele dá uns exemplos meio aleatórios que parecem que não tem nada a ver (aquele do campeonato de pedra, papel, tesoura, não entendi até agora), mas no fim fazem sentido, e nada que atrapalhe muito.
Recomendo!

Nathaly1 27/05/2022

Leiam
Esse livro é perfeito, acho que todos deveriam ler, para que nós possamos estabelecer uma relação mais saudável com as redes sociais, e com maior compromisso com nossa saúde mental.

Bruh 24/05/2022

Um livro para quem deseja deixar de lado o mundo digital
Minimalismo de forma bem simples, significa que menos é mais. Que pode inclusivamente, ser adotado para tudo e o autor descreve como aplicar no ambiente digital.

Na atualidade, estamos cada vez mais hiperconectado, mas nem sempre isso é bom, já que poucos são capazes de filtrar essas informações. O autor explica que as redes sociais ou grandes empresas tecnológicas (netflix, Facebook, YouTube, Google, etc.), não pensam necessariamente no bem está do consumidor. Na verdade, o intuito é permanecer você o máximo possível conectado.
Ele mesmo afirma se você não está sendo cobrado por um produto, é que o produto é você (exemplos de bombardeios de anúncios nas redes sociais). Querendo ou não, isso nos deixa vulneráveis aos smartphone, criando assim um vício, uma dependência no celular e nos deixando improdutivos, infelizes e tediosos.

Eu realmente concordo com tudo que o autor diz. Além disso, ele usa estudos que reafirma a sua posição sobre o mundo digital.

O livro estar repleto de práticas, é impossível continuar a leitura sem praticar as atividades que ele expõe no livro. É um livro que vale a pena ler lentamente, degustando todas as partes.

eumilena 02/05/2022

minimalismo digital
o tipo de livro que todos deveriam ler, faz um tempo que as redes sociais me incomodam, e a leitura deixou minhas ideias mais sólidas e me fez refletir muito mais.
Se os próprios desenvolvedores das redes sociais não usam por saberem o quão perigoso é, por quê eu devo usar?

Gleiciane.Leal 02/05/2022

O livro fala sobre os males causados, pelo excesso de mídias sociais, e traz orientações sobre como minimizar esses males.
Muito bom.

Marta__A 28/04/2022

Um livro sobre minimalismo digital interessante. Embora o autor coloque muitos exemplos dos malefícios das redes sociais, ele acaba falando pouco sobre como implementar o minimalismo digital, onde eu esperava que falasse mais sobre o assunto. Mas é um livro bom para se ler.

sarinha_hu3 27/02/2022

não é apenas um livro sobre minimalismo digital. ele traz de volta a vontade de viver a vida de uma maneira real, principalmente com o uso das mãos e da mente. se desligar parcialmente ou totalmente das mídias sociais parece uma mudança drástica e radical, mas é mais necessário do q se imagina... afinal "seu tempo= dinheiro pra eles".

Issacar 21/02/2022

Essencial para o momento em que vivemos.
Essencial para quem sente que precisa tomar o controle da sua vida de volta e viver com mais qualidade.

Muzi 13/02/2022

Você usa a tecnologia ou ela que está te usando?
É fato, minha concentração, memória, foco estão muito diferentes do que eram há 10 anos atrás. Será que boa parte de não conseguir me concentrar e essa ansiedade estranha estão vindo de estarmos envelhecendo, ou os smartphones estão acabando com a nossa cabeça, de pouquinho a pouquinho, com esse tanto de notificações gritando por atenção e esses tantos de apps viciantes?

Conversando com alguns amigos, que me relataram as mesmas coisas, esse ano eu quis colocar como meta ter uma relação mais saudável com smartphone e internet. Quero ver como é ser menos dependente disso tudo.

Então, apareceu esse livro para ler e, nossa, foi uma grata descoberta. Ele me trouxe muitos caminhos e respostas como:

- Sim, de acordo com várias pesquisas os smartphones tem nos deixado viciados e compulsivos;
- Não, não só sou eu que estou sentindo isso (talvez você que lê se identifique com minhas lamurias, vem pro clube);
- Sim, isso afeta para um “canário” nossa vida e
- Sim, da pra ter uma vida melhor usando a tecnologia sem virar um homem/mulher das cavernas;

Este não é um livro de "Coach" ou de autoelogios para massagear o ego do autor. Cal Newport é professor pós-doc da Georgetown University e estuda o tema há muito tempo.

Então, se você leu até aqui para saber se vale a pena ler a resposta é SIM, com muita certeza. É um livro de fácil leitura e eu, pelo menos, sinto que ganhei várias ferramentas pra usar a tecnologia com mais consciência e resgatar o que sinto que perdi, tomara que eu consiga.

P.S: Se você ficou agoniado em ter que ler esse "tanto de” texto que não deve ter levado nem 30 segundos do seu tempo, é um bom sinal de como estamos agoniados buscando ver algo novo que a gente nem sabe o que é. Estamos cozinhando nessa panela a tanto tempo que nem percebemos as maluquices.

Ana Caroline 05/02/2022

Sensacional
Estou ha pouco mais de um mês sem Instagram e apesar de não ter seguido tudo que foi proposto, pude perceber vendo de fora o quanto as plataformas são feitas para te viciarem. Mto bom, as vezes o livro enrola demais , mas vale a pena

Adna 23/01/2022

Interessante
O livro me trouxe novas perspectivas sobre o uso das redes sociais e sobre o poder que ela tem de influenciar nas nossas relações reais.

Tânia 11/01/2022

O livro trás reflexões muito importantes sobre o tempo que as mídias digitais vem tomando do nossos dias e como diminuir o tempo online para abrir espaço para atividades significativas.