Une Vie

Une Vie Guy de Maupassant

Resenhas - Une Vie

GuidoBR 10/05/2023

Excelente livro pra quem está aprendendo o idioma. Bem escrito, interessante de se ler e no nível certo de dificuldade (ao menos pra mim, nesse momento). Estou gostando muito das histórias do Guy de Maupassant.

sonia 20/05/2013

Maupassant - um clássico! isto diz tudo.
O estilo maravilhoso, detalhista, rico, de Maupassant penetra fundo na alma da personagem principal. Sempre me admiro das nuances sentimentais femininas que este autor parece adivinhar! Trata-se de um verdadeiro tratado de psicologia, descrevendo, sintoma a sintoma, conseqüência por conseqüência, a sucessão de fatos, escolhas, erros, que se devem à educação das personagens, à sua personalidade, à sua patologia mesmo.
Hoje em dia, um autor contaria a história toda em um conto de uma página, sintetizando páginas e páginas em frases humorísticas que nos contariam da mesma maneira clara os mesmos eventos, sem dúvida de forma cruel e um tanto estereotipada.
Penso que hoje não nos damos tempo de avaliar com vagar as dores nossas e alheias, ou de permitir que as aprendizagens emocionais sedimentem; sentimo-nos todos um tanto quanto abandonados, e o alívio, que os antigos encontravam no seio da família, nos ouvidos amigos, na reflexão silenciosa, hoje precisa adaptar-se à pressa contemporânea: viajar, fazer compras, arrumar de que se ocupar, seja um novo emprego ou um novo amante, deixando as vivências interminadas de nossa história pessoal relegadas aos sonhos, às sessões de terapia, ou a catarse atual das novelas das oito.
Um exemplo de como arruinar sua vida em 10 dias – seria o título do filme cômico que se poderia utilizar hoje para o roteiro deste livro, e os expectadores, sem se enriquecerem com a riqueza lingüística de Maupassant, teriam esquecido o enredo em cinco minutos, após comentarem à saída do cinema: ‘tem mãe que é boba, mesmo!’