Nascido do crime (e-Book)

Nascido do crime (e-Book) Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

camultari 26/03/2022

muito bom para conhecer outra realidade
Gostei muito da escrita, muito das histórias.
Trevor conta a história dele de uma maneira gostosa, leve e ao mesmo tempo não perde a oportunidade de levantar assuntos importantes e necessários para conhecermos a cultura da África do Sul e o racismo existem lá.
É um livro muito bom e fácil de ler.

Livropensante 25/03/2022

NASCIDO DO CRIME, Trevor Noah
“Nascido do Crime” é daqueles livros que te faz refletir sobre o ser humano. Como uma pessoa, no caso do livro uma criança, pode ser excluída de viver em meio à sociedade só por causa da cor da pele?

A história de Trevor é dura, mas só de saber que ele conseguiu vencer várias barreiras que pareciam impossível nos conforta. O livro é sobre as memórias do autor, tudo o que é narrado realmente aconteceu. Foram diversos os sentimentos que tive durante a leitura como, por exemplo, revolta, só de pensar que na África do Sul a relação entre pessoas de cores diferentes foi PROIBIDA me causa uma angústia.

O momento da história em que o livro se passa é durante o Apartheid- um sistema de segregação racial que foi implantado na África do Sul que separava a minoria branca, e lhes davam todo os direitos, da maioria negra. O título do livro se refere a uma lei de 1949 que esse sistema estabeleceu, lei que proibia o casamento entre brancos e negros. Então Trevor como filho de uma mãe negra e pai branco era considerado um crime.

Como o autor nasceu em 1984 ,próximo ao fim do apartheid, 1994, ele também conta de suas experiências para se adequar à sociedade, uma vez que os brancos o viam como negro, por outro lado os negros o achavam branco de mais. Tudo o que ele conta é forte, porém ele nunca perde a sua alegria. E que mãe esse que ele tem, que mesmo com todas as possibilidades contrárias nunca deixou seu filho pensar que a vida que eles levam era a única que existia.

Milenadfs 22/03/2022

Nascido do Crime
?Sobre a histo?ria:
Com a A?frica do Sul nos anos 1980, durante o apartheid, como plano de fundo, Trevor fala sobre sua infa?ncia e adolesce?ncia. Ele relata como se sentia deslocado por ser uma pessoa coloured (visa?o do sistema da e?poca) e de que forma sua vida no pai?s foi impactada (sua ma?e o escondia e seu convi?vio social foi por muito tempo limitado), pois seus pais infringiram a Lei da Imoralidade: pessoas negras e brancas na?o podiam ter relac?o?es sexuais, isso era considerado um crime e os envolvidos podiam ser presos.

?Minhas impresso?es:
? A escrita de Trevor e? muito leve e tem diversos trac?os de humor, ale?m do mais ele e? um humorista e a?ncora do The Daily Show. Pore?m, o livro tambe?m tem passagens muito sentimentais, chocantes e que provocam uma indignac?a?o no leitor, ja? que ele viveu no pai?s na e?poca do regime de segregac?a?o racial.
? ?Nascido do Crime? e? dedicado a? ma?e do autor, uma mulher que segundo ele foi a responsa?vel por fazer dele um homem. Ela e? uma das pessoas que mais aparecem no livro, pois criou seu filho de perto e uma parte da histo?ria de sua vida e? contada e garanto que ela vai te emocionar.
? O final foi bem impactante e fez com que o livro superasse as minhas expectativas.

Ja? leu ?Nascido do Crime?? Gostou da resenha?
Me conta ??

Marina 20/03/2022

Comecei a ler sem muita expectativa e adorei a leitura. Aprendi muito lendo sobre a infância e juventude do Trevor na África do Sul, durante e após o apartheid. Apesar de morarmos em um país racista, é muito diferente quando você tem a segregação como lei.
De maneira impressionante, o Trevor consegue contar histórias difíceis de maneira leve, mantendo o humor e a esperança. Vale a leitura!

Maria.Eugenia 06/03/2022

Lindo!
Edificante, recomendo bastante a leitura! Quando sua própria existência era um violação da lei, o autor nos faz mergulhar no apartheid sul-africano mostrando a transição no seu país.

Clara Vellozo 25/02/2022

Rir para não chorar
Rir para não chorar: essa deve ter sido a forma com que Trevor Noah se identificou para contar a sua história vivida na África do Sul no período final do apartheid.

É um livro de memórias em que o autor vai narrar os episódios mais marcantes de sua vida de forma leve e sincera, revelando como é difícil a retomada da democracia em uma sociedade que ainda possui muitos resquícios de um sistema racial, patriarcal e de classes.

Apesar da vida sofrida que teve, aprendemos com o autor que quando temos o apoio de pessoas que acreditam em nós a vida fica muito mais leve: a mãe teve um papel fundamental na sua formação de consciência e o livro é uma carta de amor, gratidão e principalmente reconhecimento de tudo o que ela fez.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 16/02/2022

Virei fã da mãe do Trevor Noah! (E dele também!)
Confesso que não estava dando muita bola para esse livro. Um livro de memórias,aliás uma comédia autobiográfica, não  seria um livro que eu leria. Mas... como em 2021 tô lendo até o que eu não leria...

Resultado: sou fã do Trevor Noah agora!

Que livro ótimo, leve, mas trata de assuntos super relevantes: racismo, apartheid, cultura sul-africana, importância de ampliar os horizontes, relação familiar, vida nos subúrbios, viver sem grana, viver à margem do sistema, violência doméstica. Ele conta como foi crescer em uma região extremamente pobre da capital da África do Sul, com uma mãe muito religiosa, um pai ausente, ser mal visto na própria comunidade, tudo isso enquanto ainda tentava driblar questionamentos de autoridades sobre o motivo sua pele era mais clara (relacionamentos interraciais eram crime na África do Sul durante o apartheid).

Cada capítulo se inicia com uma página preta que contextualiza a memória que será contada, algumas memórias vão fazer você refletir, outras rir, outras chorar de rir, outras chorar de emoção. Sim! Isso mesmo! Destaque para o trabalho dele como DJ numa apresentação em uma escola judaica, melhor capítulo, ri tanto que eu não conseguia parar!

É uma leitura muito tranquila, flui muito rápido. Noah vai te contando as histórias e te envolvendo na situação, como aquele seu amigo te contando um caso. Você imerge  totalmente.

Confesso que nem conhecia o trabalho do Trevor Noah, como comediante, apresentador, nada. Mas ele tem dois especiais stand up na Netflix (muito bons!!).

O livro vai ser adaptado para filme e vai contar com a Lupita  Nyong'o como a mãe do Trevor. Estou louca para ver. ?

vick 10/02/2022

Apenas ok.
Gosto muito de autobiografias, o suficiente pra saber o que eu não gostei nessa. A falta de linearidade entre as histórias, que ficam pulando pra períodos diferentes da vida ao bel prazer do narrador, me irritou. A narração é boa, mas o senso de humor nem sempre funciona. E fiquei encucada em como o meio estava cheio de histórias repetitivas de infância, quando literalmente o último capítulo traz a história da mãe dele, que é melhor do que todo o resto e podia ter sido mais explorada.

Cadu Costa 08/02/2022

NE CES SÁ RIO
Que livro perfeito. Eu amo como o Trevor fez questão de escrever um livro sobre a vida dele, sem necessariamente falar só sobre o racismo, como se isso fosse tudo o que ele era e é. Obviamente, foram abordados temas extremamente importantes durante as páginas, mas isso porque era do cotidiano e, ainda assim, ele fez questão de mostrar que a população sul-africana não é definida por dó. Trevor fez um trabalho impecável ao retratar sua vida e abordar temáticas necessárias de maneira natural e leve -claro, sem diminuir a gravidade de nenhuma delas- tornando a leitura ainda mais envolvente. Fora os momentos cômicos da história que >>>>>>>> a acidez como Trevor e sua mãe se tratavam e a relação de implicância deles foi TUDO pra mim, juro.
E podemos falar da mãe dele? QUE MULHER! Minha mais sincera admiração por Patricia Noah que esteve e está muito a frente do seu tempo.

Recomendo pra tudo e todos.

Thatiana 01/02/2022

Ensina e te diverte
Trevor Noah nasceu e se criou na Africa do Sul na época do apartheid e anos depois. O autor relata tudo que passou em ser fruto de uma união proibida (mãe negra e pai branco), o racismo, a segregação, pobreza, machismo, criminalidade entre outras questões sociais.
É uma biografia totalmente diferente daquele formato tradicional. Me trouxe conhecimentos que são difíceis de encontrar. As histórias são narradas de maneira divertida que nos envolve e faz imaginar como tudo aconteceu. É enriquecido de detalhes que nenhum livro de história é capaz de contar.
Trevor me fez rir, ter raiva, indignação, tristeza, mas acima de tudo me tirou de uma bolha e trouxe conhecimento acerca de uma sociedade a qual eu só conhecia de maneira superficial.

Gio 31/01/2022

Sem palavras
Esse livro é tão bom e aborda tantos assuntos importantes que é até difícil mensurar.
A escrita de Trevor é fluida e não deixa de ter o seu humor apesar das dificuldades que ele narra de uma vida numa África do Sul pobre e em meio ao Apartheid.

Você precisar ler esse livro, isso é tudo que eu tenho a dizer.

Rodrigo 25/01/2022

Um livro sensacional que mostra a vida durante o apartheid e depois dele tbm. Mostra que o fim do apartheid foi mais no papel que na prática e que a existência de realidades tão diferentes da nossa.

fev 25/01/2022

Um ótimo texto autobiográfico
A vida de Trevor Noah poderia ser parecida com a vida de muitos outros negros ao redor do mundo. Inclusive com a vida de vários negros brasileiros. Apesar de todo o racismo que sofreu e ter vivido em um país em que o racismo foi institucionalizado, ainda assim sua vida é uma exceção. Nossas opressões podem ser as mesmas, mas não lidaremos com elas da mesma forma e o contexto mudará a forma como elas nos atingirão. Nascido do Crime é uma autobiografia poderosa que mostra o horror de uma sociedade extremamente racista e preconceituosa, mas que também mostra a força de uma mulher que sucessivamente se desprende das amarras sociais para transformar a vida do filho.

Noah narra a sua vida, principalmente infância e adolescência, em meio ao apartheid na África do Sul. Como ser filho de um homem branco e uma mulher negra afetou a sua existência. A forma como Noah narra a sua vida é bem leve apesar de todos os obstáculos. Você consegue rir com várias memórias compartilhadas. Ser comediante, com certeza, ajudou na fluidez do texto.

Gosto de como o autor explicou como funcionava o apartheid na África do Sul. Mesmo tendo estudado um pouco sobre isso na escola não lembrava e não tinha muitas informações sobre o contexto e as ações que foram cometidas pelo governo sul-africano durante esse período. Trevor Noah também abre espaço para criticar não só o racismo, mas o descaso para com os pobres e também os problemas patriarcais e a violência da sociedade sul-africana. Com o relato de Trevor Noah é perceptível como os países de terceiro mundo se parecem tanto em seus problemas. Não por acaso a maioria desses problemas são provenientes do colonialismo e da branquitude.

Enfim, é um ótimo texto autobiográfico. Faz uma ótima interseção entre o contexto e a vida do autor. Por sinal, Trevor Noah era uma criança endiabrada. Sem condições. Também gostei que a importância da mãe dele foi posta no livro. Nascido do Crime não é só sobre Noah. É também sobre a sua mãe, sobre seus semelhantes, sobre os problemas sociais da África do Sul e sobre aqueles que sofreram com o apartheid. Super recomendo.