Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Carol.Coutinho 12/02/2023

Não gostei tanto do livro como gostei dos 3 primeiros volumes, porém valeu a leitura. Ainda pretendo ler os próximos volumes.

Eduardo1304 02/02/2023

Tempo do Desprezo.
Pessoas ligadas ao destino sempre vão se encontrar. O Quarto que leio vou ler os outros ,mas achei maravilhoso, vamos ver os outros ...

Batismo de Fogo. ...
A Torre da Andorinha. ...
A Senhora do Lago. ...
Tempo de Tempestade.

benmarrttins 30/01/2023

O quarto livro da saga explora um pouco mais sobre o passado de Ciri e as intenções de Nilfgaard com a invasão ai Norte. A Yennefer e o Geralt possui papel fundamental na historia, mas dessa vez o verdadeiro foco é a Ciri com tudo que a cerca. A narrativa chegou a ser confusa em algumas partes pela repentina alteração entre cenários, mas mesmo assim ainda continua muito envolvente, embora e role um pouco também em alguns aspectos!

GuiBatelochio 21/01/2023

Desprezo, tempo de desprezo, filhos do desprezo
Tempo do desprezo foi o quarto livro da série The Witcher. Neste, o foco maior está na guerra e nas tramas políticas entre reis, feiticeiros, etc.

O mundo parece ter mudado completamente com a guerra. Um clima de terra devastada, de desesperança, um tom mais sombrio. Agora, parece questão de tempo até Nilfgard dominar os reinos do norte.

No meio disso, a caçada por Ciri está cada vez mais incessante. Fica reforçado que embora não seja a protagonista, ela é a personagem mais importante da história.

O livro como um todo teve um tom até sereno, à exceção do capítulo 4. Neste, foi um verdadeiro massacre, muito maior do que eu podia imaginar. Foi o grande ápice do livro. Geralt, enfim, não pôde mais se manter neutro e ser um bruxo anacrônico e teimoso.
Os últimos capítulos foram uma boa construção para o desenvolvimento futuro de Ciri.

Gosto muito da escrita do autor e foi agradável retomar este universo. Algo que não gostei é que houveram muitos personagens e citações, fica bem difícil lembrar da maioria. Também senti falta do lado mais Witcher de Geralt, mas compreensível que apareça cada vez menos.

Gostei da leitura e estou ansioso pelo quinto livro.

Maria4735 16/01/2023

Muito mais de Ciri...
Como nos outros três livros de The Witcher, "O Tempo Do Desprezo" é uma boa fantasia, com personagens cativantes com uma história interessante e rápida (acho que é isso que me faz continuar a ler os livros a série), mas nesse, possuímos um ponto de vista que antes não tinha sido tão bem abordado, o de Ciri. Ela ainda é uma criança mimada que tem muito o que aprender, mas tem sido cada vez mais interessante acompanha-la, tendo em mente o que ela pode se tornar no final.

Isa 01/11/2022

Finalmente
Desde o primeiro esse foi o piorzinho, mas não foi ruim, mas é muito descritivo e cansativo, com muitos nomes, sei que é só o começo para a história, mas espero que melhore

natiimartinello 24/10/2022

Seguimos vendo a evolução dos personagens
Apesar de achar esse livro um pouco mais arrastado em relação aos anteriores, ainda assim foi uma leitura extremamente agradável. Ver a evolução da Ciri, descobrindo a sua capacidade de se proteger sozinha, é sensacional.

aline_costa 18/09/2022

Sou sempre suspeita para falar sobre The Witcher porque eu amo muitoo. E eu adorei esse.
Eu acho que a narrativa evoluiu muito bem, no livro anterior ela parecia estagnada em alguns momentos, mas nesse foi bem o oposto.
Adorei os capítulos com os magos e suas tramas políticas e o desenvolvimento da Ciri.
Nesse livro podemos ver ainda mais que a protagonista é ela e o não o Geralt.

Jaqueline 28/08/2022

Até agora, esse foi o volume que menos gostei da série. Tempo do Desprezo tem um foco muito marcante na política que envolve o universo de The Witcher. Embora esse aspecto seja extremamente relevante para o entendimento da história e de todas as movimentações que ocorrem nos livros, torna a leitura um pouco cansativa pelo excesso de detalhes. Outro ponto que vale destaque é que as interações entre as personagens principais sempre foram um dos pontos fortes da saga, porém aqui vemos essas personagens seguindo caminhos separados e interagindo pouco umas com as outras.

Esse foi o último volume que estou relendo, daqui em diante as leituras serão inéditas pra mim. Espero que na próxima história tenhamos um reencontro entre tantas personagens que gostamos de ver juntas.

Catharina 24/08/2022

Política
É o livro mais fraco da saga até agora. Ele só conseguiu ficar bom quando a Ciri se perdeu no deserto - ou seja, na página 269! Entendo que é um livro importante para a franquia em si porque ele explica a política do The Witcher e dá detalhes importantes sobre a política. Este livro pode ser resumido em política. Admito que foi algo inteligente porque acredito que, agora que tudo foi explicado detalhe por detalhe, a saga não vai precisar ficar se explicando toda hora, porém me importo muito mais com a jornada dos personagens do que com a política. Ele não é ruim, mas com certeza não é o melhor livro da saga.

FranciscoM 06/08/2022

Dos 4 livros da saga que li, esse foi o que menos gostei. Muitas passagens políticas e de ritmo lento.
Mas mesmo assim se torna agradável no final.

GustavoDC 14/07/2022

Mais fraco em relação aos livros anteriores!
O livro tem o começou meio devagar, porém melhora em seguida, mais precisamente quando aparecem Yennefer e Ciri juntas. Curto bastante a interação entre as duas personagens. Posteriormente, Geralt junta-se a elas. Gosto também de ver a relação dele com a Ciri. É uma relação de proteção!

Devido a alguns acontecimentos, os três separam-se, passando a história focar mais em Ciri. Nessa parte do livro, eu achei que voltou a ficar chata a leitura. Também nessa parte da história há algumas batalhas entre alguns reinos, envolvendo estratégias e políticas, as quais contribuíram para a leitura ficar monótona.

A parte final também não curti muito! Apenas fiquei curioso com qual será os próximos passos de Ciri, devido à nova situação que ela se encontra.

Dos quatros livros lidos até aqui da coleção, este quarto livro foi o que eu menos gostei.

Nota 3.5 em 5 estrelas.

Raphaella.Saintclair 09/07/2022

O jeito que o Geralt se envolve em problemas políticos contra a vontade dele?
Gostei desse quarto livro,o achei mais sombrio,tratando de assuntos mais sério,ansiosa para ler o livro 5