Vozes Negras

Maria Ferreira
Flor, Priscila

Resenhas - Vozes Negras

Aione 09/06/2020

Vozes Negras é a antologia de contos da editora Se Liga, escrita, ilustrada e revisada por pessoas negras. A obra, inicialmente impressa via financiamento coletivo em 2019, está disponível em eBook na Amazon e em formato físico no site da editora.

Os contos são de autoria de Maria Ferreira, responsável pelo “Coincidências”; Flor, Priscila, que escreveu o “Carimbos e Memórias”; Isa Souza e Pétala Souza, que assinam juntas o “Não existem sinônimos suficientes para o futuro”; e Amanda Condasi, autora do “Na ponta dos sonhos”. Além disso, há o prefácio de Ana Rosa, co-autora de Você Por Aqui?, que reflete sobre a importância da representatividade negra nas histórias, além do pouco espaço que elas recebem no mercado editorial.

Assim como as autoras, os contos de Vozes Negras são diversos em estilos e conteúdos, embora todos reflitam a vivência de pessoas pretas. Em “Coincidências”, Maria Ferreira fala sobre a solidão da mulher negra através de Amara, uma jovem universitária que sai da Bahia para estudar em São Paulo e conhece um rapaz, por quem acaba se apaixonando. Com uma escrita leve e convidativa, a autora traz um cenário bastante atual, repleto de referências de artistas negros. O ponto alto da leitura é a forma de como ela trabalha as emoções e constrói a narrativa avisando o leitor o tempo todo de que a conclusão da história não será romântica. Mesmo que o foco do conto seja a protagonista, é possível também enxergar sobre a vivência do homem negro e seus conflitos.

“Carimbos e Memórias”, por sua vez, traz a trajetória de Glória, que conquistou sua profissão dos sonhos. Flor, Priscila mescla passado e presente, tornando possível enxergar, na mulher do presente, a menina do passado, tão influenciada e motivada pela leitura de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Com isso, o conto reforça a importância da representatividade, de se reconhecer — ou reconhecer semelhantes — em outras histórias e fazer disso uma motivação.

Já “Não existem sinônimos suficientes para o futuro”, conto mais longo e exigente da antologia, foi o que mais me surpreendeu. Isa Souza e Pétala Souza criaram uma ficção científica distópica futurista, na qual o mundo existe após uma contaminação viral que colocou a população em isolamento social total — o que traz ainda mais pontos de contato com nossa realidade, ainda que tenha sido escrito anteriormente à pandemia do Coronavirus. A sensibilidade da escrita aliada às diversas referências do texto fazem da narrativa complexa e encantadora, que se alterna entre os pontos de vista das duas protagonistas, Enyin e Aleduma.

Por fim, “Na ponta dos sonhos” de Amanda Condasi traz a trajetória emocionante de Dandara, jovem negra, moradora do Complexo do Salgueiro em São Gonçalo e que sonha em ser bailarina desde que encontrou com sua mãe, no lixo, uma sapatilha de ponta. Dandara treinou a vida toda sozinha, com o auxílio de vídeos na Internet, e suas dificuldades ficam evidentes, seja pelo racismo sofrido na escola, seja pelo descaso das operações policiais em sua comunidade, que coloca a vida de inocentes em risco — como aconteceu há poucas semanas com João Pedro Mattos, baleado dentro de casa no mesmo Complexo onde a personagem vive. As conquistas da protagonista são um grito de esperança aos jovens que com ela se identificam, fechando a antologia com esse poderoso sentimento.

Em linhas gerais, Vozes Negras proporciona uma leitura de extrema importância por amplificar vozes que são historicamente silenciadas. São histórias rápidas e prazerosas de se ler, com aspectos próprios que fazem delas singulares. Mesmo que proporcionem leituras ágeis e de narrativas, em sua maioria, leves, são histórias de peso, com relevância que merece ser reconhecida.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/06/09/resenha-vozes-negras/

Morgana Gomes 03/01/2021

Vozes Negras
Em uma coletânea de contos escrita por várias autoras negras, "Vozes Negras" transforma palavras em histórias e realidades que representam a luta, a coragem e as vidas de tantas outras vozes negras. É um livro cheio de representatividade! Dentre os contos, o meu preferido foi "Na ponta dos Sonhos" da Amanda Condasi.

Eline 20/06/2020

Vozes negras
O livro traz contos com histórias vividas por mulheres negras, fazendo que tenhamos ainda mais conhecimento e empatia por suas lutas.
Facinho de ser lido, super leve.

Meraki 10/04/2021

Chorei!
Que livro maravilhoso! Cheguei até esse livro por causa das ilustrações da Limão e logo na primeira história me apaixonei, me encantei... fiquei curiosa, querendo saber mais sobre Amara... fiquei com o coração aquecido querendo assistir uma reportagem da Glorinha ... quis fechar os olhos e poder ver a avó da Enyin no espelho... e por fim, chorei do começo ao fim com a história da Dandá.

Esse livro me tocou de diversas formas. Eu amei!

"Existir é adaptação..."

Lorrany 05/07/2021

"Vozes negras" é uma antologia com quatro contos escritos e protagonizados por mulheres negras, representadas em sua pluralidade. Já acompanho os trabalhos das autoras nas redes sociais há algum tempo e, após assinar o Kindle Unlimited gratuitamente, finalmente tive a oportunidade de ler essas histórias. Adorei todos os contos, mas meu favorito foi o terceiro, intitulado "Não existem sinônimos suficientes para o futuro". Isa e Pétala Souza fizeram um excelente trabalho nessa história afrofuturista, lê-lo durante a pandemia certamente tem um significado diferente. Os outros três contos também são muito bons, todos têm escrita fluida. Assim como Ana Rosa relata no prefácio, "Vozes Negras" é o tipo de livro que eu gostaria de ter lido quando era adolescente.

Carol Loiola 24/06/2020

Foi, em geral, uma leitura mediana. Não consegui me envolver tanto nas narrativas e li muitas vezes meio arrastado. Acho que por ter uma coisa de "estou te ensinando algo" de uma forma não tão natural me deixou menos empolgada com a leitura.
O conto que mais gostei foi o terceiro: "não existem sinônimos suficientes para futuro", mas mesmo assim fiquei meio perdida. A passagem de personagens e do tempo não fluiu pra mim. Maaas com certeza foi a escrita que mais gostei e que teve as melhores passagens também. Amei várias coisas que elas falaram durante o conto.
Mas aprendi um pouco com cada conto e pude ver as coisas por uma perspectiva bem diferente da minha e é muito incrível a intenção toda por trás do livro! Acho a iniciativa maravilhosa!

Camila 22/04/2020

Ótima Leitura
Todos os contos são bom. O meu preferido foi o Na ponta dos Sonhos da Amanda Condasi.

di aninha 14/06/2020

Incrível
Um livro envolvendo só autoras negras, com contos simples abordando desde sonhos, relacionamentos e até um vírus. Eu só não fiz uma leitura mais rápida pq realmente não queria acabar ele, achei muito gostosinha a leitura e super recomendo.
Blenda 18/06/2020minha estante
Você é TUDO!!!

di aninha 19/06/2020minha estante
TE AMO MEU AMIR

Aline 08/06/2020

Representatividade
Eu amei esse livro!

Madu | O corvo livros 08/09/2020

Vozes Negras é uma antologia de contos das escritoras brasileiras Amanda Condasi, Flor, Priscila, Isa Souza, Maria Ferreira e Pétala Souza e conta com ilustrações da Limão. São diferentes histórias de protagonistas negras, repleto de representatividade em 4 contos com temáticas que vão do romance à ficção científica afrofuturística.
Li no formato e-book disponível gratuitamente na Amazon para ler no Kindle e recomendo, apesar de não ter curtido como pensei, para quem busca uma leitura leve, curta e com a qual possa se identificar, além de assim se permitir ler mais de autores nacionais, iniciantes ou não.

Letícia 23/08/2020

Gostei bastante dos contos, muito legal ver representatividade. Achei o conto distópico o mais interessante e assustador até, pela coincidência do que estamos vivendo hoje com o coronga. Os dois primeiros, sobre uma estudante que muda de Estado para cursar a graduação e acaba passando por uma desilusão amorosa, interessante e pesado entender os motivos dessa desilusão. O conto seguinte inspirado na Gloria Maria foi bem legal, ainda mais por ter a Carolina de Jesus também. Vale muito a pena ler e sair um pouco da massa dos livros com protagonistas brancas (o que aliás eu as vezes as imagino diferente do que é narrado, quando a cor da pele não faz diferença)

Maiara.Alves 06/06/2020

Uma coletânea de contos muito significativo e necessário, capaz de tocar os leitores e dar voz as vivências do povo negro que merecem muito mais espaço. São 5 histórias inspiradoras contadas de uma maneira simples e gostosa de ler.

Victoria | @vilivros 22/06/2020

Vozes negras
Adorei a experiência de leitura e como aprendi com esses contos. Fui levada a realidades diferentes da minha e pude ver, não apenas com esse livro, mas também outros, como a representatividade importa e autores e personagens negros devem ser ouvidos. E suas vozes serem passadas adiante. Favoritei dos contos dessa antologia, que foram: Coincidências, por Maria Ferreira. Esse foi o que mais gostei e senti o impacto da leitura. E também amei na ponta dos sonhos, por Amanda Condasi. Também é um lindo conto e creio que muitas meninas e meninos irão se ver nas páginas. Não só nessa história, mas de todas as outras da antologia. As artes do livro também estão incríveis. Uma mais linda que a outra.
Leitura e . 22/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee/madrugada...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Victoria | @vilivros 22/06/2020minha estante
Boa noite. Tudo certo e você? Prontinho. (:

Andreia.Kohut 19/06/2020

Um livro que fala sobre representatividade, sonho e realidade. Gostoso de ler.

hta 28/06/2020

Acho importante
Com toda a onda do movimento Black Lives Matter parei pra refletir, o que eu tenho feito pra apoiar o movimento sendo um mulher branca?, quantos autores negros eu apoio? E a resposta me deixou envergonhada, não li quase nada de autores negros, e foi isso que me fez ler vozes negras. Eu gostei de quase todos, menos do terceiro conto, que abandonei, não tava conseguindo me envolver e entender o objetivo dele. Mas todo o livro é válido, me tirou de certa forma da zona de conforto, ver por outras perspectivas e como eu tenho sorte e o luxo que outras pessoas não têm. Creio que traz muita inspiração e representatividade para crianças negras, que elas podem chegar a onde desejam, que elas têm capacidade assim como qualquer outra pessoa. Indico a leitura.
Lane @juntodoslivros 28/06/2020minha estante
Li apenas os três primeiros contos e até agora o terceiro foi o melhor para mim. Eu amo sci-fi e torço para as meninas transformarem a história em um livro.

hta 29/06/2020minha estante
Infelizmente não me entreti com o terceiro mas em breve com certeza tentarei ler de novo

Thaianne 01/07/2020minha estante
Eu já concordo com a Agatha... Achei até que o terceiro tinha potencial, caso fosse melhor desenvolvido (em um romance, por exemplo, acho que poderia ficar bem interessante), mas que, na estrutura do conto, acabou deixando algumas coisas muito no ar, e falhou em desenvolver outras. Achei uma boa premissa, mas uma execução que talvez tenha deixado a desejar. O meu preferido foi "Carimbos e Memórias".

Dandara 09/07/2020minha estante
O terceiro conto também foi meu preferido. Achei completo e complexo na medida certa para um conto. Uma prova do grande potencial da ficção científica nacional

Lane @juntodoslivros 05/08/2020minha estante
Sim, Dandara. Eu torço para que as meninas façam um livro a partir dele.