Vozes Negras

Maria Ferreira
Flor, Priscila

Resenhas - Vozes Negras

@aflorpriscila 16/03/2024

O encontro de Glória Maria e Carolina Maria de Jesus ?
Vozes Negras é uma antologia de autoras negras brasileiras e ilustrado pelo artista Limão. Um grito de liberdade de mulheres duplamente silenciadas (pelo gênero e pela cor) que reivindicam seu protagonismo e ampliam suas vozes pela escrita.

Flor, Priscila é autora do conto Carimbos e Memórias e tem como inspirações principais a Glória Maria e a Carolina Maria de Jesus.

Receba o seu exemplar autografado, com marcador de página de brinde e um brinde surpresa!

Acompanhe algumas resenhas:

Resenha Aione Simões - Minha vida literária

"Flor, Priscila mescla passado e presente, tornando possível enxergar, na mulher do presente, a menina do passado, tão influenciada e motivada pela leitura de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Com isso, o conto reforça a importância da representatividade, de se reconhecer ? ou reconhecer semelhantes ? em outras histórias e fazer disso uma motivação." - Aione Simões

roberta.samyly 25/11/2023

Se ver numa leitura (não só na leitura) é tão importante!! que projeto incrível e como é bom se sentir vista. preciosa demais essa leitura.

slvcarol 04/07/2023

Vários histórias com representatividade negra, super cativantes e bem escritas. Algumas me prenderam mais que outras. Mas eu achei incrível e algumas eu fiquei até com vontade de que tivesse mais!

pamp. 28/06/2023

Muito muito bom!!
Não acredito até agora que eu tinha essa joia no meu kindle há tanto tempo e apenas agora fui ler! São contos longuinhos (na minha percepção que vê tudo com mais de 15 minutos, longo kkkkk), mas as escritas de cada um são TÃO gostosas que eu sequer via o tempo passar.
Apenas o terceiro eu achei muito confuso, mas não se se é porque sou lenta mesmo. E por causa disso acabei não aproveitando muito. Além disso, o meu favorito de todos é o último conto! Eu amei tanto a forma como os diálogos foram montados, li de uma vez só sem nem notar.
Que livro maravilhoso! Recomendo pra todo mundo, com certeza.

Lore Cris 26/06/2023

Potência e representatividade
Os quatro contos que compõem a coletânia são bastante diferentes entre si, e isso é um ponto muito positivo: temos romance, sci-fi, reflexões e críticas sociais... e todas as histórias são potentes e inspiradoras. Acompanhar as vivências de mulheres negras a partir de distintos pontos de vista foi incrível. Esse livro é lindo!

Cicin 24/06/2023

São quatro contos com protagonistas negras, que eu não sabia que precisava, mas me vi representada demais! Irei reler um dia certeza!

Renata_Oliveira_92 10/02/2023

Coletânea de contos escritos e protagonizados por mulheres negras.
Achei a leitura o 3 conto um pouco cansativa.
O conto que eu mais gostei foi o último.
Um livro interesse e que deve ser lido por todos, pois é uma aula de representatividade negra.

nayysts 18/01/2023

Lindo e emocionante!
Como mulher preta, esse livro me tocou de uma forma intensa demais. Queria que a mini Naieni tivesse esse tipo de livro quando criança, com mulheres pretas e fortes! A representatividade é importante em toda e qualquer idade, mas nas crianças é algo super necessário. Leiam mulheres pretas!

Ingrid 08/01/2023

Comprei este livro por conta das @afrofuturas, Isa e Pétala Souza, mas me surpreendi com a maioria dos contos!
MARIA FERREIRA: ok, plot previsível, mas a escrita é boa, espero que as próximas histórias da autora sejam melhores.
FLOR, PRISCILA: INCRÍVEL! Um conto que narra a vida da Glória Maria desde criança, não sei se é verdadeira, mas é muito boa.
ISA E PÉTALA SOUZA: um conto afrofuturista(?) muito bem desenvolvido, terminei a história querendo mais. Mas acredito que se pudessem ter escrito mais a história seria 1000x melhor.
AMANDA CONDASSI: que surpresa esse conto, gostei da história e do desenvolvimento que teve

footsal 05/01/2023

a sinopse já diz tudo: um livro que se faz resistência.
fiquei muito feliz de conhecer essas autoras e esse projeto, e como ele é importante.

?seja um arco-íris na vida de alguém.?

Tatinha.Car 30/12/2022

Vários contos.
Vale a pena ler e conhecer esse projeto que deu voz as mulheres pretas, valorizando sua cultura e ancestralidade, além de fortalecer a representatividade.

CassiaLessa 19/11/2022

Valeu a intenção
Vozes Negras é cheio de boas intenções ao trazer a escrita de escritoras jovens e negras. Porém, falta profundidade nas histórias, mesmo sendo contos, quase todas pecam nisso.

Nessa 13/08/2022

Esperança
Estes contos são vozes da periferia de algumas cidades onde jovens negros são massacrados diariamente. Seja pela violência ou pelo estigma social.

É muito bom poder ler sob seus olhares as variadas situações em que se encontram e são submetidos. Onde um simples romance pode ter problemas raciais impensáveis para nós brancos.

Muito prazerosa a leitura . Para todos nós.

May 02/07/2022

O livro é ótimo. Cada conto tem seu estilo e sua história, mas todos se encontram num ponto comum, que é a representatividade. São autoras negras escrevendo sobre personagens negros inseridos em contextos e espaços diversos. Tem conto para todos os gostos. Vale a pena a leitura.

Bia 03/02/2022

Gostei de todos os contos, por mais que tenha achado uns mais fracos que os outros. Adorei especialmente os dois últimos, pra mim fechou o livro com chave de ouro.

Quero comentar que a proposta do livro é muito legal e importante, e que, por mais que eu tenha preferido algumas histórias a outras, todas trazem ensinamentos e lições, todas têm uma mensagem importante.

Foram narrativas divertidas, curiosas e bonitas, e que trazem assuntos e representatividade necessários na literatura.