Vozes Negras

Flor, Priscila

Resenhas - Vozes Negras

jsscmaria 13/10/2020

Uma riqueza!
Fiquei muito impressionada e completamente encantada com os contos de VOZES NEGRAS. Que essas mulheres cheguem a muitas outras mulheres e que essas mulheres espalhem ainda mais essas vozes. Representatividade é importante. Um beijo em todas!

Belle 30/09/2020

Desde o comecinho do livro eu me emocionei, logo nas primeiras páginas eu ja sabia que esse livro era incrível.
É o tipo de leitura que de tempos em tempos você tem que parar e refletir sobre

Nayane 29/09/2020

Leve e tocante
O E-book foi escrito por diversas autoras negras. Cada conto fala de temas recorrentes na vida e vivência de uma pessoa negra. Livro de leitura rápida, leve e ao mesmo tempo marcante, indo de relacionamentos interpessoais, românticos a ancestralidade. Os desenhos e artes gráficas são um bônus lindo!

Gabriela Araujo 29/09/2020

Que obra de arte!
Essa antologia de contos reúne cinco mulheres que reivindicam seu protagonismo através de histórias representativas. Assim eles perpassam diferentes gêneros como romance e afrofuturismo, agindo como um grito daquelas por muito tempo foram silenciadas.

Os contos são maravilhosos demais e falam com partes de nós, fazendo uma releitura de nossas próprias vivências como se tivéssemos as confidenciado às autoras.

AngelaS.DiasNagami 27/09/2020

Para que gosta de contos rápidos
Uma antologia de contos que nos faz refletir algumas vezes de: porque nunca me deparei com uma personagem assim?
Mais do que dar voz, precisamos dar espaço e visibilidade a cultura negra!

Vanessa.Cristina 22/09/2020

Livro para refletir
"Não pode haver mudança enquanto as pessoas estiverem seguindo velhas armadilhas. Não há caminho que integre todos num futuro enquanto não forem igualmente considerados no presente. E o maior impasse, é impossível que todos sejam igualmente considerados no presente enquanto só um grupo for considerado digno de contar seu passado."

Para mim esse quote define bem todo o significado dos contos contidos no livro, fazer o leitor refletir sobre racismo, representatividade e empoderamento. O conto "Carimbos e memórias" foi o que mais me marcou! Recomendo a leitura!

isabel 21/09/2020

notas
coletânea de textos lindos e que aquecem o coração de uma maneira ou de outra. faz pensar e refletir. construção de vários personagens feita de maneira perfeita e que deixa um gostinho de quero mais.

Ri :) 16/09/2020

Às voltas com os contos e, mais uma vez, achando bacaninha (embora continue não querendo mais encontros). Uma leiturinha simples (exceto pelo conto futurista, que não me empolgou e terminei nem dando atenção direito :p), onde todas as histórias são escritas por mulheres e suas protagonistas negras. Um tiro certeiro mostrando a importância da representatividade na leitura. Especialmente juvenil.

Natche 13/09/2020

Vozes negras
Um livro de contos que me surpreendeu positivamente. O último conto foi o meu preferido, me envolvi e me emocionei com a história.

Marlia 11/09/2020

A maioria das histórias me prenderam e condizem muito com a realidade. Mas algumas delas eu senti que a escrita não fluiu muito, principalmente pela realidade alternativa construída. Mas a proposta é muito boa.

Luciana Leitora 11/09/2020

Mulher potência
É um livro que cativa na sua simplicidade e arrebata em sua potência. Na potência de mulheres fortes reunidas em vários contos e que em cada um deles mostram que elas, as meninas e as mulheres que leem podem ser o que quiserem sem romantizar ou se perder em clichês.
Leve e impactante na medida certa, terminei a leitura com os "Olhos d'água" emocionada com a beleza que as autoras assim como Conceição souberam me levar pra dentro de suas escrevivências. ?

Jamile 08/09/2020

??????????Um livro diverso ??????????
O livro tem vários contos que vão desde romance contemporâneo à distopia com ficção científica. Os contos , tirando o primeiro que não é tão bom, são excelentes. Conta histórias que explora muito de uma cultura e uma realidade que , infelizmente é muito invisibizada, a cultura negra.
Para mim que faço parte dessa parcela me senti grata por me conectar a uma cultura que foi retratada de forma muito bem feita. Além da escrita atraente e bem feita das escritoras. Só não irei favoritar por que queria mais e porque o primeiro conto e minimamente mal conduzido.
Mas recomendo !!!
Bjus , Alice ?

Carol @leitoraflorida 08/09/2020

Superou minhas expectativas
Eu me lembro dos momentos quando criança em que deveríamos escolher qual personagem do filme ou desenho iriamos ser na brincadeira. As primeiras escolhas sempre eram baseadas à partir das características físicas de cada um, na maioria das vezes ficava com o que sobrava, era difícil achar cabelos cacheados, mais difícil ainda a pele negra no meio das animações, bonecas e filmes. No ensino médio, a mesma coisa, mas dessa vez eu não achava referências não só nas Barbies, mas nas séries , filmes, revistas e livros de romance, era tudo muito branco e claro.
Eu procurava por algo a me apegar, e que me fizesse sentir parte das histórias, saber que não estava só, mas não achava muita coisa. Por muitos anos foi assim, me sentindo solta, tentando entender qual era a minha identidade, e se você já foi criança e adolescente sabe que ter algo que te representa, um suporte, alguma voz amiga nessa fase de desenvolvimento e amadurecimento é essencial.
Agora, aos meus 26 anos ler Vozes Negras, fez despertar em mim um misto de emoções e lembranças. Sinto um orgulho e esperança de ver escritoras incríveis dando voz a meninas como Amara, Glorinha, Aleduma, Enyin, Dandara e junto com elas tantas outras Carolines que anseiam pela confirmação de poder ser tudo o que quiser: uma princesa, uma superpoderosa, uma cientista, ou mesmo a mocinha do romance clichê.

Não quero entrar em detalhes sobre o livro, afinal são contos e você deve conhecer cada um na íntegra, apenas ressalto aqui que umas das coisas que mais amei em Vozes Negras, é ver nomes como Maria Carolina de Jesus, Conceição Evaristo e muitos outros presentes nessa narrativa. A distinção entre os temas, planos, e pessoas apresentadas; romance, drama, e mesmo o sci-fi é algo que não espera encontrar, e fui surpreendida pela profundidade dos contos, uma pena serem histórias curtas, alguns desses personagens gostaria de acompanhar por muito mais tempo rsrsrs ( bora transformar em romance)
O 3° em especial, foi o que mais queria mais umas 300 páginas de afrofuturismo

Madu | O corvo livros 08/09/2020

Vozes Negras é uma antologia de contos das escritoras brasileiras Amanda Condasi, Flor, Priscila, Isa Souza, Maria Ferreira e Pétala Souza e conta com ilustrações da Limão. São diferentes histórias de protagonistas negras, repleto de representatividade em 4 contos com temáticas que vão do romance à ficção científica afrofuturística.
Li no formato e-book disponível gratuitamente na Amazon para ler no Kindle e recomendo, apesar de não ter curtido como pensei, para quem busca uma leitura leve, curta e com a qual possa se identificar, além de assim se permitir ler mais de autores nacionais, iniciantes ou não.

Assis 08/09/2020

Necessário
Acho que nunca parei muito pra pensar na ausência de protagonistas negras na literatura (o que é louco já que sou uma mulher negra) até terminar esse livro.
Absolutamente necessário, esse livro conta com 5 histórias protagonizadas por mulheres negras em diversas situações e realidades, de forma que não tem como não se identificar com uma ou outra, senão todas.
Gostei bastante e recomendo para todos, espero que seja o primeiro de muitos livros assim na minha estante