Vozes Negras

Maria Ferreira
Flor, Priscila

Resenhas - Vozes Negras

Thais Amaral 21/07/2020

Um livro encantador, que todos deveriam ler. É rapidinho, dá pra ler em um dia.

Ana 21/07/2020

A realidade..
Primeiro de tudo: Eu amei as ilustrações.
O primeiro conto e o ultimo são meus favoritos.
A realidade mostrada pra gente é tão intensa, na forma de narrar os acontecimentos e de como as personagens lidam com isso.
Devo dizer que o 3° conto foi totalmente confuso pra mim, e eu não entendi muito da proposta dele.
Gostei sim e espero ler mais coisas das autoras.

Luiz 21/07/2020

Gostei bastante de alguns dos contos. Em especial, o primeiro é muito gostoso de ler e o último eu gostaria muito se fosse estendido em 200 ou 300 páginas haha talvez a pluralidade das narrativas tenha sido a ideia principal, mas fiquei um pouco desapontado pelas histórias terem ritmos tão diferentes. De qualquer maneira, ainda recomendaria.

Ayanne 20/07/2020

Livro de contos com personagens femininas negras de muita personalidade. Adorei e até me identifiquei muito com a história da Amara. Fiquei com a impressão de que a história da glorinha é sobre a Gloria Maria. E a histótia da Dandara também é linda. No geral são contos muito bons, só acho que destoou um pouco a história sobre o vírus, a leitura não fluiu muito bem para mim.
Bianca.Lorrayne 10/08/2020minha estante
Também não gostou do conto de vírus, foi muito maçante...

Kai 15/07/2020

Sensacional.
Li os primeiros contos em prantos, e o último com sorriso no rosto, mas é sobre isso sabe? Sobre sentar a bunda pra ler o que todo mundo tem a dizer, o que as pessoas passam todos os dias, as dores da vida, mas também as conquistas. É momento de escutar e aprender, de ajudar, de saber, pelo menos tentar, se por no lugar do outro. E ler algo brasileiro, com mulheres incríveis, é tão mágico, é poderoso, te abre olhos sobre a realidade do teu país, da tua nação, de quem tá perto de você. Me emocionei demais e tenho que agradecer a oportunidade da leitura, tantas referências, inclusive de Maria Carolina de Jesus que marcou minha vida de leitora. Pra concluir queria dizer que todas as pessoas precisavam ler esse livro, e quando eu for uma senhorinha gostaria muito que ele virasse um clássico, uma leitura obrigatória de literatura brasileira em escolas e faculdades.

mikele | @respiropalavras 13/07/2020

"Vozes Negras" reúne contos escritos por mulheres negras que desde cedo enfrentaram desafios ligados à raça e gênero. Pétala, Isa, Amanda, Flor Priscilla e Maria usam a escrita para dar voz a histórias que se repetem tantas vezes, mas não possuem visibilidade.

O primeiro e último conto tem um ponto em comum: falha na execução. A narrativa do livro se abre com um conto que, apesar de trazer um assunto em potencial, se perdeu na narrativa enrolada, sendo pouco objetivo e claro.
Já o último, é de fácil percepção que é o primeiro trabalho da autora. ainda assim, oferece bem mais para os leitores, com uma história sobre superar as dificuldades e ir em busca dos sonhos.

"Carimbos & Memórias" por sua vez, nos envolve em uma narrativa cheia de nostalgia, memória afetiva e emoção. É muito bom ver a personagem contar sua história.

"Não existem sinônimos suficientes para futuro" é, de muito longe, o meu conto favorito! eu amei cada aspecto da história, impressionada com o que foi feito em tão poucas páginas e o imenso potencial para um livro inteiro. envolvente, bem construído, rico em detalhes e sensível, este conto me fez desejar que houvessem mais páginas, porque é realmente muito bom. terminei querendo imediatamente reler.

Acredito ser interessante ter em mente o que você vai encontrar ao ler "Vozes Negras", pois as expectativas quase me desviaram de conseguir aproveitar o que cada autora ofereceu. Então, pegue a oportunidade de conhecer boas histórias e absorvar o que elas desejam passar.

a título de curiosidade:
"Coincidências" | 2.0 ?
"Carimbos e Memórias" | 3.0 ?
"Não existem sinônimos suficientes para futuro" | 5.0 ?
"Na Ponta dos Sonhos" | 3.5 ?

adrianlendo 12/07/2020

Vozes Negras é uma coletânea de contos que visa ser um grito de liberdade para mulheres que são duplamente silenciadas. Através de quatro contos as autoras narram a trajetória de diversos personagens em busca dos seus sonhos e de uma maior representatividade, além de contar com ilustrações maravilhosas de Limão.

Essa coletânea é um grande sopro de esperança em questões de representatividade que é quase impossível não se pegar emocionado enquanto se lê, mesmo em cenas que deveriam ser para dar risada. Ver mulheres negras protagonistas em livros que não sejam essencialmente tristes é simplesmente maravilhoso por si só, quando vemos tanto amor colocado na escrita como foi colocado em cada conto de vozes negras é transcendental.

Falando especificamente sobre os contos todos eles são extremamente bons, todos possuem uma escrita única e envolvente capaz de transportar o leitor para uma dimensão melhor ao mesmo tempo em que constroem suas críticas à respeito do racismo e machismo presentes na sociedade. As ilustrações de Limão só deixam a experiência ainda melhor.

Tirando o pouco de dificuldade que senti no conto de ficção científica (acredito que, mesmo sendo ótimo, talvez funcionasse melhor como um livro inteiro centrado naquele universo) vozes negras é esperança, é resistência, é necessário. O maior must read possivel.

Amanda 12/07/2020

São quatro contos cheios representatividade, com mulheres guerreiras e fortes.
Os dois primeiros contam histórias mais sobre o cotidiano de mulheres negras.
O terceiro conto é um conto de ficção científica, confesso que este me deixou um pouco confusa, talvez por ser um conto e não poder explorar a história da melhor maneira.
O último conta uma a história sobre uma jovem bailarina e sua trajetória.
São textos rápidos, de fácil leitura e é um livro que realmente vale a pena ler.

PS: Me emocionei com algumas partes.

Gabi 11/07/2020

O livro proporciona uma leitura de extrema importância por amplificar vozes que são historicamente silenciadas. Possui histórias de peso, com relevância que merece e precisa ser reconhecida.

Fábbio @omeninoquele 09/07/2020

Necessário!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝A essência da verdade é imutável. Nossas percepções a seu respeito é que não são absolutas.❞
⠀⠀
Vozes Negras é uma antologia composta de quatro contos que trás uma proposta de muita diversidade, de mulheres fortes e com personagens marcantes que servirão de representatividade e identificação as pessoas, com histórias encantadoras a respeito de sonhos e conquistas e com uma escrita bastante fluida e prazerosa que vai te prender.
⠀⠀
Fiz um breve resumo dos contos e espero que se você não conhecer essa antologia, que se interesse por meio dessa resenha.
📚 Coincidências;
⠀⠀
Amara é uma jovem mulher sonhadora com o futuro que a vida lhe reserva, e quando passa para o curso de letras numa faculdade, tem a oportunidade de presenciar e viver seu sonho, vai morar em São Paulo sozinha e entre a faculdade, os estudos e os amigos, ela conhece Pedro, o cara super lindo, carismático e perfeito que faz com que Amara perca um pouco o chão e logo engatam um romance, mas as coisas desandam quando do nada o moço desaparece. Daí ela fica super em dúvida do que estava rolando entre eles, e numa tarde, numa praça ela tem a chance de tirar a história toda a limpo, quando vê o cara. Esse é um romance bem real e intenso que conversa muito sobre sonhos e como as pessoas são de fato influenciadas pelo meio que vivem.
📚 Carimbos e memórias;
⠀⠀
Glorinha sempre soube que os estudos a levariam longe. E desde muito cedo ela se apegou a essa oportunidade pra ser alguém na vida. E agora quando adulta e uma importante jornalista, ela lembra de quando no colegial se deparou com um livro que mudou sua vida pra sempre e serviu pra ela descobrir o que queria fazer da vida. É um conto bonito sobre o futuro, e sobre o quanto a educação é a arma pra mudar o mundo.
⠀⠀
📚 Não existem sinônimos suficientes para o futuro;
⠀⠀
Esse é o conto que foi mais desafiador pra mim porque é uma mistura de ficção científica e distopia futurista que narra a história do mundo depois que um vírus coloca a população em isolamento social, o que conversa bastante com nossa situação atual, a narrativa do conto é um tanto complexa e mesmo que a escrita das meninas, Pétala e Isa, tenha sido bastante eficaz, eu ainda me senti um tanto perdido, mas devo confessar que as personagens desse conto Enyin e Aleduma são encantadoras. Esse é o conto que certamente daria um livro e é uma ótima opção pra quem curte o gênero.
📚 Na ponta dos sonhos;
⠀⠀
Dandara é uma menina de família muito humilde que mora na favela de São Gonçalo, no Rio. Sua mãe é catadora de lixo e eles levam uma vida dura, Dandara é uma das irmãs de cinco filhos do casal, e sonha em ser uma dançarina clássica desde cedo, quando ganhara suas primeiras sapatilhas, fruto de um achado da mãe no lixão. E pra ela esse sonho é tudo, e a move desde pequena, ela sonha em alcança-lo pra dar representatividade para outras meninas negras que também sonham com isso. E sabe que pra alcançar ele, terá um caminho longo e por vezes muito difícil a trilhar. É um conto que nos ensina que não devemos nos abater diante dos obstáculos que a vida impõe, sonhe e corra atrás para realizar seus desejos.
⠀⠀
Enfim, essa é uma antologia riquíssima que conversa muito sobre o cenário atual da nossa sociedade e por isso devia ser uma leitura obrigatória pois ainda além de te entreter, te informa e gera debate sobre a causa negra que está tão em pauta e sempre foi uma causa historicamente silenciada. Recomendo demais
#VozesNegras #SeLigaEditorial

site: https://www.instagram.com/p/CCZUEfUjrlQ/

Bia | @vouleretedigo 08/07/2020

Quatro contos que representam lutas de mulheres fortes
O livro é composto por quatro contos. A premissa principal envolve mulheres pretas e batalhadoras que estão correndo atrás de seus sonhos e lidando com o autoconhecimento.

Meu conto favorito foi o 3°, sem dúvidas. O mais completo, por assim dizer, e tem uma temática afro futurista sensacional.

Paloma @wingardiumlivros 08/07/2020

Resenha - Vozes Negras @wingardiumlivros
1º CONTO
Este conto fala sobre uma mulher e seu relacionamento "complicado". Discorre sobre questões raciais e mostra algumas situações e pensamentos que eu nunca havia imaginado por não fazer parte dessa minoria. Gostei do conto em geral, a leitura foi fluida e indico sim.

2º CONTO
A temática principal do segundo conto é a escolha do nome para a biblioteca de uma escola da região. Como sou professora, gostei bastante da temática e também indico.

3º CONTO
Vírus. Novo mundo. Futuro totalmente maluco. As autoras falaram sobre algumas referências no final, mas eu sinceramente não entendi nada, nem a explicação nem o conto.

4º CONTO
E por último, esse foi meu favorito. Intercalando entre passado e presente, o conto fala sobre a história de uma bailarina sonhadora e que luta com toda sua força para conquistar seu lugar. Conta toda sua trajetória até o sucesso (mais que merecido) e todo o preconceito que sofreu ao longo de sua jornada. Foi triste e ao mesmo tocante acompanhar sua vida 💜

Todos os contos focam na representatividade e na luta para conquistar o que sonham mesmo com todo o preconceito e barreiras impostas pela sociedade. Só por isso já vale a leitura!

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/

Brenda 07/07/2020

Um compilado de quatro histórias que flutuam entre o infanto-juvenil e uma temática puxada mais para o público adulto. Os temas de todas as histórias são de grande importância, mas não gostar de duas das quatro histórias no meu caso está ligado a personalidade dos personagens.

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

muito bom e necessário;
ótimos contos!!!! gostei de todos (apesar do último ter um lugar especial no meu coração), super necessário e inspirador.

Sara 05/07/2020

Contos inspiradores
Todos os contos cheios de representatividade com muitas histórias cativantes! Amei cada um deles, todos alcançaram minhas expectativas!