Vozes Negras

Flor, Priscila

Resenhas - Vozes Negras

gabivbritto 04/07/2020

Obra de arte!
Para todas as idades e para todas as pessoas, para que nós reconheçamos nossos privilégios e entendamos melhor as dificuldades diárias enfrentadas pelas mulheres negras no Brasil. É um livro doce, lindo e cheio de esperança. Cada conto é único e especial, e as ilustrações são maravilhosas. Lindo ?

fabiana 03/07/2020

Um livro MARAVILHOSO! Amei todos os contos, especialmente o primeiro e o último

Bea 03/07/2020

Um livro com contos focados em lutas e dificuldades de pessoas negras que me fez refletir bastante sobre a questão do racismo. Recomendo demais!

jubtsouza 02/07/2020

Livro lindo e necessário!
O livro é simplesmente belo! Todo o cuidado com o design, as imagens, referências, as histórias, tudo te envolve em cada uma das histórias contadas.
É incrível perceber que um trabalho tão grandioso é realizado por jovens mulheres negras. A conexão entre o presente, o passado ancestral e o futuro é nítida e respeitosa, algo tão poderoso e necessário para nossa juventude negra, e aqueles que se interessam por tal. De Linn da Quebrada a Carolina Maria de Jesus, de Ellen Oleria a Glória Maria, todo o cenário é inspirador. Foi uma honra pra mim, uma jovem mulher negra, ler esta obra!

Izzaa 01/07/2020

As histórias são muito bem escritas, histórias sobre mulheres negras escrita por mulheres negras é o que a sociedade precisa, não faço parte do público alvo desse livro mas me senti representada, vi minhas amigas e parentes sendo representados nessas histórias o que é lindo, chorei em vários contos. E a mesma coisa que disse na resenha de Todas as Cores do Natal, queria que muitos virassem romances completos pois fiquei tão apaixonada pelas personagens que senti falta assim que os contos terminaram.

Giulia143 01/07/2020

Apaixonada S2
Da pra sentir todo o amor posto em cada página, cada palavra. Apesar de serem contos bem diferentes um do outro, são todos apaixonantes, lindos, cada um a seu modo.

Natalia 29/06/2020

Ótimo livro. Com o movimento Vidas Negras Importam mts pessoas vem falando sobre ler mais autores e personagens negros. Para quem n lê mt, achei esse livro otimo para um começo! Histórias rápidas, fluidas e muito boas!

Obs fiquei c gostinho de quero mais do conto "não existem sinônimos suficientes para o futuro"!!! Meu preferido.

hta 28/06/2020

Acho importante
Com toda a onda do movimento Black Lives Matter parei pra refletir, o que eu tenho feito pra apoiar o movimento sendo um mulher branca?, quantos autores negros eu apoio? E a resposta me deixou envergonhada, não li quase nada de autores negros, e foi isso que me fez ler vozes negras. Eu gostei de quase todos, menos do terceiro conto, que abandonei, não tava conseguindo me envolver e entender o objetivo dele. Mas todo o livro é válido, me tirou de certa forma da zona de conforto, ver por outras perspectivas e como eu tenho sorte e o luxo que outras pessoas não têm. Creio que traz muita inspiração e representatividade para crianças negras, que elas podem chegar a onde desejam, que elas têm capacidade assim como qualquer outra pessoa. Indico a leitura.
Lane @juntodoslivros 28/06/2020minha estante
Li apenas os três primeiros contos e até agora o terceiro foi o melhor para mim. Eu amo sci-fi e torço para as meninas transformarem a história em um livro.

hta 29/06/2020minha estante
Infelizmente não me entreti com o terceiro mas em breve com certeza tentarei ler de novo

Thaianne 01/07/2020minha estante
Eu já concordo com a Agatha... Achei até que o terceiro tinha potencial, caso fosse melhor desenvolvido (em um romance, por exemplo, acho que poderia ficar bem interessante), mas que, na estrutura do conto, acabou deixando algumas coisas muito no ar, e falhou em desenvolver outras. Achei uma boa premissa, mas uma execução que talvez tenha deixado a desejar. O meu preferido foi "Carimbos e Memórias".

Dandara 09/07/2020minha estante
O terceiro conto também foi meu preferido. Achei completo e complexo na medida certa para um conto. Uma prova do grande potencial da ficção científica nacional

Lane @juntodoslivros 05/08/2020minha estante
Sim, Dandara. Eu torço para que as meninas façam um livro a partir dele.

Randerson 28/06/2020

Um eco pelos 4 cantos do planeta
Trazendo relatos através de contos narrando algumas experiências da vida de mulheres negras em nosso país, Vozes Negras vem de forma emocionante dar vida e, de fato, voz a inúmeras mulheres que se identificaram com as histórias relatadas através do livro.
Na condição de homem pardo, é impossível falar tão bem de racismo e machismo, tendo em vista que quase nunca em minha vida fui vítima de tais práticas. Esse livro vem como uma bofetada na cara e nos faz refletir o quanto mulheres negras sofrem e são reprimidas em nosso país e o quanto ainda temos que evoluir como sociedade para mudar diversas realidades.
Contudo, histórias como as de Dandara, Glória e cia também nos dão esperança de que, apesar de passarem por tantas adversidades, essas mulheres podem vencer e realizar seus sonhos e serem felizes, mesmo com a enorme divida social que a sociedade como um todo tem com elas.
Para que possamos prosperar como sociedade e evitar que racismo, machismo e misoginia, mesmo que de forma inconsciente, sejam reproduzidos, e também para que milhares de meninas negras possam crescer, sonhar e ser o que quiserem de forma mais justa e fácil do que a de Dandara, esse livro deveria ser lido e entendido por todos, ecoado pelos quatro cantos do planeta

oiinatalia 27/06/2020

Representatividade importa
Livro de contos belíssimo e cheio de representatividade, me vi nas páginas desse livro como em nenhum outro, e me sinto grata por ele!

@mariresenhando 26/06/2020

O livro retrata 4 contos que, apesar e muito diferente entre si, abordam um tema totalmente relevante, principalmente nos dias de hoje. Gostei de cada um dos quatro, que me proporcionaram emoções diferentes.

Hevilla.Brito 25/06/2020

Uma leitura que não sabia o que esperar .
É um livro com alguns contos escrito por pessoas negras.
Alguns muito bons e instigantes, outros um tanto confuso.
Mas foi uma leitura fluida e levinha.

Camila 25/06/2020

Maravilhoso!
As histórias contadas em 'Vozes Negras' são quatro contos poderosos escritos, produzidos e protagonizados por mulheres negras e é uma leitura que faz bem a todes, de verdade. Essa leitura foi um dos presentes que tive nesse mês de junho.

O conto que mais me cativou foi 'Não existem sinônimos suficientes para o futuro', de Isa e Pétala Souza. É um conto afrofuturista com uma história e universo incríveis que facilmente dariam uma saga de livros de sucesso.

Jey Canavezes 25/06/2020

Que livro lindo
Cada uma dessas personagens foi tão única e tão real que eu queria poder sentar e conversar com elas.
Elas são inspiradoras!
Me faltam até palavras para descrever. Que mais e mais pessoas possam ler esse livro. Que mais pessoas negras possam ler, mas principalmente mulheres negras. Que elas se vejam aqui como realmente são, narradas por quem realmente as vê e por quem realmente torce por elas.

Natália 25/06/2020

Todos os contos são bem escritos, e carregam importantes mensagens e reflexões a respeito do racismo na nossa sociedade, além de serem perfeitos em representatividade. Destaque para os contos "Carimbos e Memórias", que me emocionou e no qual eu me envolvi mais, e "Não existem sinônimos suficientes para o futuro", que é muito interessante. Porém, neste conto confesso que fiquei um pouco perdida em alguns momentos.
Nos demais contos, tive um pouco de dificuldade de me envolver com os personagens. Acredito que isso é um problema MEU, pois não consigo mais me identificar com histórias que se passam no high school e na faculdade. Tenho preferido histórias mais adultas. Em alguns momentos achei o livro um pouco arrastado.